Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    Rui 73

Euribor a 3 ou a 6 meses?

Recommended Posts

Rui 73

Gostaria de vos consultar sobre a Euribor. Recentemente pedi ao BPI, onde tenho a correr o meu crédito à habitação, que analiza-se as condições do mesmo e me sugeri-se uma forma de baixar a minha prestação. A minha gestora informou-me que a única hipotese de ter algum reflexo de baixa na minha prestação seria alterar a Euribor de 6 para 3 meses, uma vez que o spread que tenho - 0,45 - não poderia ser alterado. A minha dúvida é se realmente valerá a pena passar para a Euribor a 3 meses. Obviamente entendo que se a Euribor baixar o reflexo da baixa é mais rápido a 3 meses (corrijam-me se estiver errado ;D ), assim como a subida também terá reflexos mais rápidos. Numa analise de risco, acham que vale a pena passar para 3 meses? Obrigado.

pauloaguia

Outra hipótese poderia ser tentar aumentar o prazo. Mas aí, a longo prazo, pagarias muito mais de juros.

A opção entre a Euribor 3M e a 6M reflecte-se sobretudo na estabilidade da prestação - uma varia de 3 em 3 meses e a outra de 6 em 6 (óbvio, não? :))

Relativamente ao facto de uma ser mais cara ou mais barata que a outra, a diferença não costuma ser muito grande. Até porque depende se estamos num período de subida ou descida.

A forma mais simples de tirares isso a limpo é fazer um gráfico com a evolução das duas taxas e tentar tirar conclusões. Desde que a Euribor foi criada, em 99, poucos foram os momentos em que a Euribor 6M esteve abaixo da 3M (pelo menos durante muito tempo). Isso só ocorreu em 2001 quando havia uma perspectiva de descida sustentada a longo prazo (curiosamente tal como agora, mas a insegurança estará a manter as taxas mais longas em níveis superiores). Mas, mesmo nesse caso, o facto de a Euribor 3M reflectir mais depressa essas descidas provavelmente minimizou a diferença.

Historicamente parece que talvez poupes um pouco optando pela 3M. Agora, quanto ao futuro, só o tempo o dirá ;)

Se quiseres os dados para fazer os gráficos podes ir à página da Euribor (http://www.euribor.org/html/content/euribor_data.html) donde podes importar os dados para uma folha de Excel, ou então consultando o site Euribor Rates (http://pt.euribor-rates.eu/graficos-euribor.asp) que apresenta alguns gráficos já feitos (mas não encontrei opções para criar um gráfico com as duas linhas em simultâneo).

m.elis

Juros/crédito habitação: Euribor desce em todos prazos

"A Euribor, taxa que serve de referência ao crédito à habitação, voltou a descer esta quarta-feira, de forma acentuada em todos prazos, mantendo a tendência iniciada em Outubro e a antecipar novo movimento de descida nas taxas de juro do Banco Central Europeu (BCE).

Na maturidade a três meses, a Euribor recuou 0,043, para 3,743%, enquanto a taxa a seis meses, indexante mais utilizado nos empréstimos para compra de casa, cedeu 0,041 pontos percentuais, para 3,787%.

No prazo 12 meses, a Euribor desceu 0,043, para se fixar nos 3,853%, um novo mínimo de dois anos.

Os bancos esperam que a autoridade monetária da zona euro (BCE) desça os juros em 0,5 pontos percentuais, para os 2,75%, na reunião agendada para amanhã, em Bruxelas".

In DiarioDigital

Vampire

O BCE desceu 0,75% para 2,25%...

Euribor 3 meses    3,563%

Euribor a 6 meses  3,624 %

Devíamos poder pagar á Euribor 1 semana...2,697%  ;D

pauloaguia

Devíamos poder pagar á Euribor 1 semana...2,697%  ;D

Tinhas era uma prestação semanal em vez de mensal... e que mudava todas as semanas. Se calhar era um bocado complicado de gerir o orçamento familiar

Vampire

Tinhas era uma prestação semanal em vez de mensal... e que mudava todas as semanas. Se calhar era um bocado complicado de gerir o orçamento familiar

Nem por isso... Bastava criar uma conta especifica para isso e colocar lá o montante que se calculasse para 4 prestações.

Para um montante de 150.000€ de empréstimo a 30 anos e spread 0,5% dava uns 148€ por semana... 598€ por mês

Já a Euribor a 3 meses dava 721€ por mês... Ou seja uma poupança de 123€ por mês (-18%)....  1.476€ ao ano.

Acho que muita gente não se importava de ter de essa complicação por 1.476€ ;)

Claro que estavam mais vulneráveis ás oscilações do mercado ...

Mas também as pagavam menos tempo... Portanto vai dar ao mesmo.

Mas por exemplo:

Neste momento já estavam a pagar um empréstimo a 3.19% (Euribor 1 semana + 0,5%) e o resto das pessoas ainda andam a pagar 5.6% (5,11%+0.5%) do mês de Novembro e ainda o vão pagar durante uns 3 ou 6 meses ou até 1 ano.

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa