Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Arrendamento: Retenção IRS: Sim ou Não?

diabo11982

Recommended Posts

Visitante Elsa Ribeiros

Bom dia,

tenho uma casa arrendada a um particular com o valor de 450 €, o que perfaz num ano completo 5400, creio que não tenho de fazer a retenção na fonte mensalmente, mas sempre declarei as rendas recebidas em IRS no anexo F. Tenho de o continuar a fazer certo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...
    Visitante vitoria martinez

Boa Tarde,

Tenho uma pensão de cerca  de 800€ mensais e vou alugar um armazém por 700€ mensais, a uma empresa com escrita organizada, sendo o meu único rendimento.

Gostaria de saber se posso englobar os rendimentos (comunicando ao inquilino) uma vez que a renda anual não ultrapassa os 10.000€ e se isso eventualmente não me será prejudicial a nível de retenção irs.

Cumprimentos,

Vitória

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa Tarde,

Tenho uma pensão de cerca  de 800€ mensais e vou alugar um armazém por 700€ mensais, a uma empresa com escrita organizada, sendo o meu único rendimento.

Gostaria de saber se posso englobar os rendimentos (comunicando ao inquilino) uma vez que a renda anual não ultrapassa os 10.000€ e se isso eventualmente não me será prejudicial a nível de retenção irs.

Cumprimentos,

Vitória

Confesso que não entendi bem o que quis dizer com poder englobar e comunicar isso ao inquilino.

É preciso ter em atenção o seguinte:

- A empresa é obrigada a reter 25% da renda. E entregar essa retenção ao estado.

- Existe a possibilidade, uma vez que não ultrapassa os 10000 euros/ano de rendimentos prediais, optar pela dispensa de retenção na fonte. Para tal, deve comunicar isso à empresa e mencionar no recibo "Sem retenção, nos termos do n.º 1 do artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 42/91". Estar dispensado significa que a empresa não irá reter os 25%.

- Estar dispensado de retenção não significa ficar não sujeito a irs. Os rendimentos prediais estão sujeitos a irs. Na liquidação da declaração de irs será calculado o imposto a pagar. Como não existiram retenções, nada será abatido ao valor a pagar. Se existissem retenções, esse valor era considerado um pagamento por conta, e era abatido ao valor a pagar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 year later...

Boa tarde,

Arrendei uma loja pelo valor mensal de 500 euros. O senhorio nunca registou o contrato nas finanças e não é feita a retenção na fonte. O recibo que me passa apenas menciona "IVA isento ao abrigo do artigo 9º do CIVA". 

A minha dúvida é se este contrato é válido e se não serei eu algum dia prejudicada por não ser feita retenção na fonte e/ou a dispensa da mesma não estar mencionada nos recibos.

Obrigada,

Susana Almeida

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Arrendei uma loja pelo valor mensal de 500 euros. O senhorio nunca registou o contrato nas finanças e não é feita a retenção na fonte. O recibo que me passa apenas menciona "IVA isento ao abrigo do artigo 9º do CIVA". 

A minha dúvida é se este contrato é válido e se não serei eu algum dia prejudicada por não ser feita retenção na fonte e/ou a dispensa da mesma não estar mencionada nos recibos.

Obrigada,

Susana Almeida

Enquanto o senhorio não pagar o imposto de selo, está em falta com as finanças.

As faturas da água e luz estão em seu nome ou mantém-se em nome do senhorio?

Poderá alertar o senhorio para pagar o imposto de selo o quanto antes e efetuar o registo das rendas no portal das finanças, pois as regras alteraram-se recentemente e o controlo aumentou. Este controlo passa por vários processos. Poderá ser através de denúncia da sua parte ou por cruzamento de informações, por ele não declarar as rendas no IRS, só para referir dois exemplos!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Enquanto o senhorio não pagar o imposto de selo, está em falta com as finanças.

As faturas da água e luz estão em seu nome ou mantém-se em nome do senhorio?

Poderá alertar o senhorio para pagar o imposto de selo o quanto antes e efetuar o registo das rendas no portal das finanças, pois as regras alteraram-se recentemente e o controlo aumentou. Este controlo passa por vários processos. Poderá ser através de denúncia da sua parte ou por cruzamento de informações, por ele não declarar as rendas no IRS, só para referir dois exemplos!...

Eu alertei para esse facto mas o senhorio disse que nunca o tinha feito e que não seria necessário desse ato para fazer instalação da água e luz (o que se veio a verificar).

Vou alertar mais uma vez pois a minha contabilista insere as rendas da loja como despesa. Poderá então registar agora o contrato, de Novembro de 2013, no serviço de finanças?

Obrigada

Susana Almeida

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu alertei para esse facto mas o senhorio disse que nunca o tinha feito e que não seria necessário desse ato para fazer instalação da água e luz (o que se veio a verificar).

Vou alertar mais uma vez pois a minha contabilista insere as rendas da loja como despesa. Poderá então registar agora o contrato, de Novembro de 2013, no serviço de finanças?

Obrigada

Susana Almeida

Julgo que a leitura, por si ou pela sua contabilista, do conteúdo deste link a elucidará relativamente às dúvidas que apresenta: http://www.forumfinancas.com/topic/11620-recibos-de-renda-eletrónico-dúvidas/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites