Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

  • D@vid

    Futuros Euribor

    Recommended Posts

    D@vid

    Decidi abrir este tópico porque tenho curiosidade, e penso que todos o terão, em ver a evolução das taxas da Euribor, seja por termos contraido empréstimos seja por termos depósitos a prazo, ora a melhor forma de anteciparmos a evolução das taxas, é consultar os contratos de futuros das mesmas, vendo assim a espectativa que o mercado tem em relação ás suas evoluções, como poderão ver pelo link da Eurex, os contratos de futuros da taxa da Euribor a 3 meses está cotado actualmente para entrega em Dezembro nos 96,50, o que se traduz numa espectativa de taxa a 3,50% (100-96,50=3,50), neste momento esta econtra-se nos 3,853%, portatanto não muito longe, mas se formos mais alêm no tempo, verificamos que para entrega em Setembro de 2009 a cotação se econtra nos 97.60, ora deste modo o mercado está á espera de uma taxa da euribor a 3 meses nos 2,40%, mas tambêm se verifica que neste momento espera-se uma subida a partir dessa altura.

    Na minha opinião pessoal, talvez tambêm seja um desejo já que ficaria bem mais aliviado a nivel de prestação de CH, a minha espectativa é de uma taxa da Euribor a 3 meses nos 3% até ao fim do ano, e até Março estar a rondar os 2,50%, mas tudo isto passa pelo o que o BCE poderá fazer nas próximas reuniões e a evolução dos mercados.

    http://www.eurexchange.com/trading/products/INT/MON/FEU3.html?mode=quotes

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    lothar_m

    fazer futurologia é complicado. Mas vou arriscar umas ideias soltas sobre este assunto.

    i) o BCE irá baixar a tx directora enquanto não houverem sinais de retoma económicos;

    ii) em 2009 o sector financeiro continuará a lamber as feridas, sendo de esperar ainda muitas falencias/intervenções/nacionalizações, pelo que o credito às empresas e familias continuará a ser reduzido;

    Ou seja, tendo em conta a forma como o sistema económico-financeiro funciona, acho que, enquanto o sector financeiro não tiver sido "expurgado" dos excessos que aconteceram no passado recente, a economia não vai poder arrancar. Logo as taxas de juro deverão manter-se a niveis reduzidos, pois o BCE tem margem para o fazer e os governos europeus irão pressionar nesse sentido. Caso este cenário se confirme, não me espantaria se a euribor chegasse aos 2%-2.5%

    Já nos EUA, as coisas deverão ser bem piores pois a recessão será, provavelmente, acompanhada de inflação e da desvalorização do dolar.

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    Pena

    O futuro é complicado de prever mas a minha ideia é que o BCE seja "obrigado"  a descer as taxas ate aos 2% ou 2,5%...

    Menos que isso não me parece, uma coisa que nós não nos podemos esquecer é de quanto custava o dinheiro á uns 15 ou 20 anos?

    No entanto nesse tempo a economia era muito diferente, não se pode comparar com a actualidade...

    O credito a empresas e particulares acho que nunca mais vai ser como nestes ultimos anos, vai existir uma maior restrição especialmente para os particulares.

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites

    Your content will need to be approved by a moderator

    Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


    ×
    FinancasPessoais.pt

    Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

    Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

    Não mostrar mais esta caixa