Ir para o conteúdo
Visitante Sara Santos

Depósitos a prazo e IRS

Recommended Posts

Visitante Sara Santos

Boa tarde!

Tenho uma dúvida: depósitos a prazo e contas poupança têm de ser obrigatoriamente declarados no IRS? Ou depende dos valores depositados?

Obrigado.

Sara

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
ruicarlov

Nenhum depósito a prazo tem de ser declarado, com excepção de uma pessoa querer obtar pelo englobamento.

O englobamento só é vantajoso para pessoas com rendimentos muito baixos ou deficiências especiais. Assumindo que não é esse o seu caso, o que acontece é que o estado cobra logo 25% dos juros dos depósitos a prazo mal os recebe, mas não tem de os declarar em lado nenhum.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
cmparlos

Bom dia,

Estou com algumas dúvidas em relação à declaração dos depósitos a prazo no IRS

As dúvidas são:

- tenho um depósito a prazo que me rendeu no ano de 2012 um total de 191,96€ e de irs foram retidos 49,46€.

Sendo o meu rendimento do ano 2012 de 8895,30€, retenção de IRS: 318€ e TSU: 978,48€, existe vantagem em declarar?

- ao fazer este ano sou obrigado a fazer nos próximos?

- a  conta tem um segundo titular, ao ser declarado pelo primeiro titular o segundo também tem de o fazer?

Cumprimentos,

Carlos Andrade

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
D@vid

Bom dia,

Estou com algumas dúvidas em relação à declaração dos depósitos a prazo no IRS

As dúvidas são:

- tenho um depósito a prazo que me rendeu no ano de 2012 um total de 191,96€ e de irs foram retidos 49,46€.

Sendo o meu rendimento do ano 2012 de 8895,30€, retenção de IRS: 318€ e TSU: 978,48€, existe vantagem em declarar?

- ao fazer este ano sou obrigado a fazer nos próximos?

- a  conta tem um segundo titular, ao ser declarado pelo primeiro titular o segundo também tem de o fazer?

Cumprimentos,

Carlos Andrade

Há vantagem, não tem de declarar nos próximos, quem declara é o 1º titular.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
jotix

Um individuo que não tenha rendimentos, que apenas tenha rendimentos dos depósitos a prazo, sendo que esses rendimentos são inferiores ao salário mínimo, esse individuo vai receber os impostos retidos na fonte na totalidade?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
D@vid

Um individuo que não tenha rendimentos, que apenas tenha rendimentos dos depósitos a prazo, sendo que esses rendimentos são inferiores ao salário mínimo, esse individuo vai receber os impostos retidos na fonte na totalidade?

É fazer a simulação mas de certeza que vai.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
D@vid

E onde se pode fazer essa simulação?

Em qualquer simulador de IRS, no blog do Pedro tens, ou podes perguntar a quem te tem feito o IRS noutros anos, atenção que convem saber os valores certos, e depois se realmente for favorável pedir-se a declaração aos bancos, eles não enviam as declarações se não pedirem.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
ruicarlov

Eu sou um caso desses. No ano passado recebi a totalidade dos impostos retidos na fonte, tendo os rendimentos brutos sido da ordem do 1400€. Este ano deve rondar os 3000€ e tal e, pelas contas que fiz, não devo receber a totalidade. Talvez metendo as despesas de saúde, educação fique próximo, mas não devo receber a totalidade.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
D@vid

Eu sou um caso desses. No ano passado recebi a totalidade dos impostos retidos na fonte, tendo os rendimentos brutos sido da ordem do 1400€. Este ano deve rondar os 3000€ e tal e, pelas contas que fiz, não devo receber a totalidade. Talvez metendo as despesas de saúde, educação fique próximo, mas não devo receber a totalidade.

Interessa é receber mais ou pagar menos do que se não englobasses :)

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
D@vid

Claro que sim, mas estava apenas a responder à afirmação que fizeste mais acima. Não é garantido que se receba a totalidade da retenção na fonte. Depende dos montantes.

Ah isso não claro, nem está em questão se a pessoa vai receber na totalidade o que reteve nas aplicações ou a totalidade do IRS retido de todos os rendimentos, pode acontecer, mas não isso que está em discussão, dai dizer que se tem de fazer as simulações.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa