Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Resgate PPr em 2012

Visitante Warchief

Recommended Posts

• Respostas 85
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Ra

10

• ABCD

6

• pauloaguia

4

Gostava que pudessem ajudar tenho um ppr desde 2008 e faço entregas mensais de 50€ e sempre declarei em sede irs e agora quero levantar o ppr,e queria saber quanto vou ter de pagar ás finanças?

Tens que devolver os benefícios fiscais de que usufruíste, acrescidos de 10% por cada ano que passou: http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/bf_rep/bf21.htm

A menos, claro, que esse levantamento seja feito ao abrigo de uma das condições (reforma, desemprego de longa duração, etc). Fala com o banco para esclarecer melhor o assunto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Informações suplementares:

se pretender levantar o PPR para pagar prestações do CH, deverá respeitar o período de 5 anos de permanência.

Se pretender levantar/transferir o PPR para outra instituição porque as taxas são melhores ou porque as condições de garantia são melhores e tem um CH, deve refletir na penalização do spread antes de o fazer. Nesse caso, só deve transferir, parar com as entregas e começar um novo PPR dentro da própria instituição onde tem o CH.

Deixo um link com a indicação de rentabilidades (comissões, taxas e demais informações a ter em conta) de PPR's, fornecido pelo ISP: http://www.isp.pt/NR/exeres/1A4E93BA-6496-4F9F-A04F-B5E786F9871C.htm

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    Fiz um ppr em 2000/02/01,  com valor de 688,37€ queria levantar agora serei penalizado?

Como disse acima:

Tens que devolver os benefícios fiscais de que usufruíste, acrescidos de 10% por cada ano que passou: http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/bf_rep/bf21.htm

A menos, claro, que esse levantamento seja feito ao abrigo de uma das condições (reforma, desemprego de longa duração, etc). Fala com o banco para esclarecer melhor o assunto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Filipe Garcia

Fiz entregas de 341.74€ para PPR em 2003 e 2650.00€ em 2004.

Neste momento tenho valor sujeitos de 177.64€ e 825.71€.

Tive beneficio fiscais e gostaria de saber:

1. como calcular encargo/penalização em sede de IRS se o levantar  neste momento (não reuno as condições)

2. se tiver de colocar os valor na declaração de IRS para simular, one o devo fazer?

Grato!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em 2007 declarei no IRS 6500 de PPR, entretanto levantei parte deixando apenas 300 euros.

Não faço a mínima ideia do que vou ter de reembolsar o IRS. poderá ajudar-me?

Fiz entregas de 341.74€ para PPR em 2003 e 2650.00€ em 2004.

Neste momento tenho valor sujeitos de 177.64€ e 825.71€.

Tive beneficio fiscais e gostaria de saber:

1. como calcular encargo/penalização em sede de IRS se o levantar  neste momento (não reuno as condições)

2. se tiver de colocar os valor na declaração de IRS para simular, one o devo fazer?

(É curioso como tem havido tantas mensagens sobre este assunto ultimamente...)

A devolução dos benefícios indevidamente usufruídos declara-se no anexo H, Quadro 10.

Mais do que os montantes entregues, interessa o benefício efetivo. De acordo com as instruções de preenchimento daquele Quadro, os benefícios a devolver devem ser inscritos no quadro, acrescidos de 10% por cada ano que passou entretanto.

A forma mais simples de calcular os benefícios usufruídos é, provavelmente, recuperar a entrega da declaração desse ano e calcular novamente o imposto com e sem o PPR - a diferença será o valor do benefício.

A forma mais exata, no entanto, é ir consultar a legislação de cada um desses anos e ver qual era a fórmula de cálculo do benefício e se foi ou não atingido o limite de dedução para o mesmo (é consultar o artigo 21º do EBF - o portal das Finanças disponibiliza links para as versões anteriores, no fim de cada artigo - http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/bf_rep/bf21.htm ). Por exemplo, em 2007, eram dedutíveis 20% dos montantes investidos até 300€, 350€ ou 400€, conforme a idade do beneficiário. Se foram deduzidos os 300€ na declaração de 2007, e agora foi levantado o dinheiro, na declaração de 2014 deve-se adicionar à coleta 510€ (300€ + 7 * 10% * 300€).

Na dúvida, o melhor provavelmente é mandar uma mensagem às Finanças com essa dúvida e todos os dados para serem eles a fazer os cálculos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    Visitante António Pinheiro

Boa tarde,

Agradecia a Vossa ajuda.

Em 30 de Dezembro de 2009 subscrevi um PPR no valor de 3000€, entrega única, usufrui nesse ano do beneficio fiscal (350€).

No dia 31 de Dezembro de 2014 resgatei antecipadamente o PPR (>5 anos), gostaria de saber qual as penalizações e o valor que tenho de inscrever no campo 1002 do quadro 10, do Anexo H quando entregar a decl. de IRS referente a 2014. Obrigado. António

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em 30 de Dezembro de 2009 subscrevi um PPR no valor de 3000€, entrega única, usufrui nesse ano do beneficio fiscal (350€).

No dia 31 de Dezembro de 2014 resgatei antecipadamente o PPR (>5 anos), gostaria de saber qual as penalizações e o valor que tenho de inscrever no campo 1002 do quadro 10, do Anexo H quando entregar a decl. de IRS referente a 2014.

Vais ter de devolver os 350€ e mais 10% por cada ano que passou...

Mas o melhor é confirmar isso com uma simulação ou junto das Finanças...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 months later...
    Visitante Carlos Feliz

Bom dia, venho pedir informação relactivamente a Poupança Reforma pois tenho lido muita informação em relação a resgates antecipados, percentagem, várias interpretações da lei uma confusão. Daí pedir informações neste fórum.

Em 2004 constitui uma Poupança reforma, fiz reforços nesse ano e tive 400€ de benefícios pois tinha idade inferior a 35 anos. Em 2005 recebi em benefícios 400€ , em 2006 recebi em benefícios 350€, em 2007 recebi em benefícios 350€ até 2012 não fiz mais reforços, nem declarei ao irs, Fiz um reforço de 50€ em 2012, declarei ao irs, dai até agora não fiz mais reforços e não declarei ao irs, a pergunta é: quero fazer um resgate antecipado, quanto é que tenho de devolver as finanças.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites