Ir para o conteúdo
RicardoAzevedo

Obrigações (duvida)

Recommended Posts

RicardoAzevedo

Bom dia,

tenho umas duvidas sobre como se calcula os ganhos com as obrigações?

O YTM é o que exactamente?

O cupão é o juro que se recebe anualmente? (tal como num deposito a prazo )

A cotação de uma obrigação se estiver a 50% agora , quer dizer que na maturidade e se o emitente nao for à falencia, valerá o dobro da qual a comprei certo?

As que tenho em vista são as O.T 3,85% 15/04/2021 e O.T 6,4% 15/02/2016 mas valerá a pena face aos certificados de aforro (5,3% liquidos ao fim de 10 anos)?

Obrigado

Ricardo

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante obrigaçoes

Bom dia,

A YTM (yield to maturity) corresponde ao juro anualizado que vais receber se ficares com as obrigações até à maturidade. Este juro já tem em conta o cupão e o preço a que compras (supondo que o emitente paga os 100% na maturidade). Este valor não inclui impostos (IRS) nem comissões do próprio banco.

O cupão é o juro que se recebe. Pode ser anual, semestral, trimestral, dependendo das condições definidas na emissão de cada obrigação específica. Por exemplo, o Continente está a pagar 7% ao ano, mas o cupão é semestral. Se não me engano, ambas as obrigações que referes pagam cupão anual.

Sim, se comprares uma obrigação a 50% e se, até à maturidade não houver um evento de crédito da entidade emitente, receberás os 100%.

Em relação às obrigações que referiste, para já o prazo é muito longo mas rentabilidade até é engraçada. No caso das obrigações, se precisares do dinheiro estarás sujeito à existência de compradores que queiram as obrigações e também ao preço que eles estejam dispostos a dar por elas. Por outro lado, no caso dos certificados de aforro, acho que podes levantar a qualquer altura passados os 6 meses iniciais (receberás juros muito baixos, mas mesmo assim podes levantar o dinheiro sem penalização a qualquer altura). Agora cabe-te a ti decidir se preferes a possibilidade de levantar o dinheiro com segurança ou se preferes estar sujeito ao preço de mercado (isto se as venderes antes da maturidade) com um juro ligeiramente superior, mas apenas "garantido" na maturidade.

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa