Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    Guest vcsc

Cheque IRS

Recommended Posts

Guest vcsc

Boa noite!

O meu sogro recebeu o reembolso de IRS por cheque, acontece que ele não tem conta bancária.

Sendo o cheque não endossável, como/onde pode ele levantar o cheque?

Obrigada pela atenção.

Vânia

pauloagsantos

boa pergunta.....

uma forma de contornar o problema, é coloca-lo como titular de uma conta vossa, depositar o cheque, dar-lhe o dinheiro e tira-lo de titular da conta.

Guest Ra

O cheque além de ser "não à ordem" também não é cruzado?

É que me parece que o facto de ser "não à ordem" não impede que o beneficiário do cheque vá ele próprio levantá-lo ao balcão do banco emitente... mas o problema é que se tiver cruzado tem mesmo de o depositar.

Guest vcsc

Bom dia,

@pauloagsantos, hj tb me ocorreu essa ideia ;) . Se não houver outra forma terá que ser, lá é que não fica.

@Ra o cheque tb é cruzado, e não refere banco algum, é direcção geral do tesouro, ou assim.

Obrigada

Vânia

Guest vcsc

Venho-vos dar a conhecer a solução:

Liguei a linha de apoio e a Sra informou-me que o titular do cheque, tem que ir ás finanças, onde preenche um formulário, no qual nomeia outra pessoa para o receber.

A AT anula o cheque existente e passa um novo...enfim...

angracinha

Estou com o mesmo problema... :-[

Qual é o nº da linha de apoio?

Guest Filipe Guerreiro

Boa noite,

O meu avô recebeu o reembolso de IRS através de um cheque cruzado...Não tem conta bancaria e esta acamado já faz uns 5 anos para alem de também não saber assinar...E agora?Digo adeus ao dinheiro que sempre era uma ajuda para as fraldas do velhote??

pauloaguia
    O meu avô recebeu o reembolso de IRS através de um cheque cruzado...Não tem conta bancaria e esta acamado já faz uns 5 anos para alem de também não saber assinar...E agora?Digo adeus ao dinheiro que sempre era uma ajuda para as fraldas do velhote??
    Contacta as Finanças. São eles que te podem resolver a situação...

Guest Jorge (visitante)

Tenho o problema semelhante, so mesmo indo as finanças? se for ao banco de portugal nao ajudam?

obrigado

ABCD

Tenho o problema semelhante, so mesmo indo as finanças? se for ao banco de portugal nao ajudam?

obrigado

Só indo às finanças expor a situação poderá ter uma solução para o problema.

Guest Carlos Caseiro

Não é mais que um atropelo aos direitos Constitucionais permitido por um CONSTITUCIONALISTA de nome Marcelo.

Então não é que, sem que a Constituição o preveja, os cidadãos portugueses são obrigados  a ter conta bancária.

É a Lei do cheque que está errada. Actualmente todas a entidades oficiais partem do princípio que todos os cidadão têm que ter conta bancária. Não se lembram que, se o cidadão tivesse conta bancária, lhes teria fornecido o IBAN para eles transferirem qualquer quantia. Então, cumprindo as directivas de alguém que nos acha burros, emitem um cheque "a levar em conta". Depois, os seus cúmplices (os bancos) dizem que não te podem dar o dinheiro se não tiveres uma conta aberta, ou para ires ter com a entidade emissora para resolveres o problema. A entidade emissora até resolvia o problema, mas infelizmente o Banco só lhe dá cheque cruzados.

Mais um passo a bem das entidades bancárias. É que ao depositares o cheque o dinheiro não está logo disponível em conta. Se o levantares sacas logo o dinheiro. 

Deveria ser permitido sacar um cheque cruzado num balcão da entidade emissora.

SABRE
    A 01/11/2018 às 15:24, Visitante Vitor disse:

O cheque do irs pode ser endossado 

mesmo sendo "não à ordem"?

Guest Rita

Olá bom dia

Peço desculpa pela ignorância mas foi a primeira vez que recebi um cheque destes.. O que é que é suposto fazer com ele? Ir depositar ao banco? Pensei que fizessem logo transferência para a minha conta... Obrigada 

pauloagsantos
    há 6 horas, Visitante Rita disse:

Olá bom dia

Peço desculpa pela ignorância mas foi a primeira vez que recebi um cheque destes.. O que é que é suposto fazer com ele? Ir depositar ao banco? Pensei que fizessem logo transferência para a minha conta... Obrigada 

não bastava indicar o nib, era preciso confirmar que queria receber por transferencia bancaria. ou então tinha lá um nib de uma conta antiga que foi fechada e não reparou

quando ao cheque é ir ao banco e deposita-lo na sua conta normalmente.

Guest RitaRRV

Boa tarde...

Alguém me sabe dizer quanto tempo demoram a ficar disponível? Após o depósito?

Guest Msoareskempo14@gmail.com

que acontece se o cheque não for levantado ate o prazo limite .resolvem mandar outro.obrigado  Ps espero resposta.

Guest PauloADF

tenho o mesmo problema, um cheque que não foi levantado dentro do prazo. que posso fazer para receber o dinheiro ou novamente outro cheque??