Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    TiagoF

Como funciona a Invest Money box? - Banco Invest

Recommended Posts

TiagoF

Bom dia, no último mês iniciei um débito na Invest money box no Banco Invest, mas a verdade é que não entendo bem como funciona. No site só se entende que dão 4%TANB mas nada acho sobre o seu modo de cálculo, e por isso decidi abrir este tópico para tentar entender como afinal funciona esta conta.

Cumprimentos  ;)

Barvela

O cálculo dos juros é diário. O pagamento é mensal.

J = C * T * D /360

J = Juro; C = Capital; T = Taxa; D = Dias

Para obteres o Juro Líquido é só multiplicar J por 0,75, para retirar a retenção na fonte.

TiagoF

Muito bem, então aqui fica um pequeno exemplo para quem tiver mais dificuldades em interpretar a fórmula.

Capital - 400€

Taxa de 4% - 0,04

Dias - 30

Retenção na fonte 25% - multiplicar por 0,75

Portanto: 400*0,04*30/360*0.75=1€

kula

Boa noite! A invest money box implica sempre ter um débito direto numa conta de outro banco? Não pode ser por transferência bancária? Digo isto porque num mês pode não dar para poupar e ser debitada a transferencia para a Money Box...

TiagoF

Respondendo à sua pergunta: Sim.

É de facto um 'handicap' desta conta mas pode constituir ou cancelar os débitos, pelo menos até 7 dias antes da data programada. Já li que há quem consiga cancelar no dia anterior mas não foi essa a informação que me deu o meu gestor.

TiagoF

Alguém me sabe dizer se é normal debitarem o montante na minha conta e passados 3 dias ainda não aparecer nada na Invest money box?

Barvela

É sempre uma questão de dias úteis.

Data programada - Nessa data o banco invest lança o débito directo no sistema.

Data programada +1 - o dinheiro sai da conta no outro banco.

Data programada +2 - o dinheiro chega à conta no banco invest.

É suposto ser assim. Se não for, pode ter havido algum problema.

superkinas

boa tarde todos dias 3 de cada mes durante ano trasferi x para o invest money box, 5 dias atrás transferi resto dinheiro para ter o pretendido para constituir um deposito prazo novos montantes,

no entanto surgiram-me 3 perguntas

- tenho transferir do money box para a conta ordem ?

- o deposito invest novos montantes não tem opção 24 meses ? só encontro 12 meses.

- Os juros são calculados diariamente e recebidos no fim mês certo ? a minha pergunta surge porque se eu nos proximos dias constituir um deposito prazo e sair do IMN ainda tenho direito juros 25 dias ou tenho deixar acabar o mês, se não perco estes 25 dias juros ?

obrigado

ruicarlov

- Sim, tem de transferir do Money Box para a conta à ordem. Atenção que só o dinheiro que transferiu para o IMN desde 26 Agosto é que pode ser usado para constituir depósito de novos montantes.

- Realmente tinha a opção de 24 meses, mas parece que entretanto essa opção foi removida, pelo que agora o prazo máximo é de 1 ano.

- Nunca perde os juros do Money Box, logo pode tirar quando quiser, que não fica penalizado.

superkinas

obrigado

a parte que desconhecia totalmente era

"Atenção que só o dinheiro que transferiu para o IMN desde 26 Agosto é que pode ser usado para constituir depósito de novos montantes" e que me faz repensar,

ruicarlov

Periodicamente vão alterando essa data. O que até é bem bom, pois permite a uma pessoa usufruir do depósito para novos recursos, tirar o dinheiro no final, esperar até que a data mude de novo, e voltar a aproveitar o depósito dos novos montantes.

Zafa

Viva,

Se bem percebi, este sistema é como se estivesse a pagar por exemplo a factura da água por débito directo correcto? Ou seja, o Invest apresentava uma ordem de débito à CGD e eles transferiam o dinheiro para o IMB?

Alguém me sabe dizer qual o custo desta operação?

A CGD cobra alguma comissão?

Eu tinha agendamento para transferir o € da CGD para o Privat, mas a partir do momento em que as transferências começaram a ser cobradas, larguei este sistema.

E a minha ideia sempre foi ter um sistema que automática e periodicamente me tirasse € da CGD para uma conta Poupança, idealmente com juros diários, se bem que neste caso os juros só são pagos no final do mês, mas esta parece-me ser uma solução muito semelhante ao que tenho actualmente no Private e que se enquadra no que procuro. Agradecia que alguém me confirmasse este raciocínio.

Já agora, para ser cliente deles, é preciso sempre abrir uma conta à ordem com um valor mínimo de 5000€, nem que no dia seguinte se tire de lá o €, correcto?

Cumps

ruicarlov

Até agora a caixa nunca me cobrou comissões por nenhum débito direto. Como bem disse, é quase como se fosse para pagar água, luz, etc.

Abrir conta no Invest necessita de 5000€. Depois disso não é necessário ter lá esse dinheiro. Os depósitos a prazo têm mínimos de constituição de 2000€. O Money Box não.

IceMan1910

Pergunta para os entendidos.

Subscrevi uma conta Mais Ordenado no Bankinter na qual uma data condições para a remuneração da mesma é uma domiciliação de débito direto.

Um débito directo da Invest Money Box sobre esta mesma conta, deveria contar para o efeito certo?

Existe para termos práticos alguma diferença entre este débito e por exemplo o da EDP?

Cumprimentos,

investidorPT
    há 36 minutos, IceMan1910 disse:

Pergunta para os entendidos.

Subscrevi uma conta Mais Ordenado no Bankinter na qual uma data condições para a remuneração da mesma é uma domiciliação de débito direto.

Um débito directo da Invest Money Box sobre esta mesma conta, deveria contar para o efeito certo?

Existe para termos práticos alguma diferença entre este débito e por exemplo o da EDP?

Cumprimentos,

Isso não contará com transferência e não como debito factura da empresa x ?

Nota: Não tenho Invest Money Box, apesar de ter conta no Invest

IceMan1910
    há 25 minutos, investidorPT disse:

Isso não contará com transferência e não como debito factura da empresa x ?

Nota: Não tenho Invest Money Box, apesar de ter conta no Invest

Não sei... vou tentar perguntar à gestora de conta, mas eu diria que se for um débito directo sepa devia ser tratado como qualquer domiciliação diferente.

investidorPT

manda-lhes email, costumam ser rápidos a responder...pelo menos a minha gestora.

IceMan1910
    há 4 horas, ruicarlov disse:

Pelo menos nos bancos que uso o débito directo do Moneybox parece perfeitamente equivalente ao da água, luz, etc.

Resposta da Gestora

"Esclareço que a Invest Money Box terá um tratamento semelhante às outras cobranças.

Trata-se de uma ADC – Autorização de Débito em Conta. O cliente define o montante e autoriza débito noutra Instituição de Crédito."

Parece-me em tudo semelhante a um débito de água ou luz.

Cumprimentos,