Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• IVA dedutível nos automóveis

Visitante Bruno Romao

Recommended Posts

Pelo que li, as situações que levantam muitas dúvidas são os casos em que os veículos tem no certificado de matrícula "Mercadorias", apesar de terem mais de três lugares. É sobre esse caso que a autoridade tributária elaborou o Ofício-Circulado n.º 30152/2013, onde dizem especificamente que são os veículos com mais de três lugares que estão excluídos da dedução do IVA.

Ora se o seu veículo tem cumulativamente "até 3 lugares" e no certificado de matrícula é do tipo "mercadorias", parece-me que não está abrangido pela exlcusão mencionada neste ofício.

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/6BDB367B-E85C-461F-8338-B806261F7016/0/IVA-of circ 30152.pdf

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 months later...

Boa tarde, tenho uma empresa Unipessoal, Lda e andei a ver um carro para comprar de 4 lugares que o stand o classifica de comercial e que tem Iva dedutivel, mas o meu contabilista tem duvidas que esse carro dê para deduzir o IVA  na minha empresa por ser de 4 lugares. Será que consigo deduzir o IVA e as despesas de gasóleo da mesma forma como se fosse um comercial de 2 lugares? Alguém consegue esclarecer este assunto com mais clareza?

Obrigada 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 11 months later...
    • 1 year later...
    • 2 months later...
    • 1 month later...

Na compra de um carro novo plug in, posso deduzir o iva tendo a atividade  aberta.

A dedução  tem que ser igual nos quatro anos ou pode-se deduzir num ano ou dois o total?

A razão  da pergunta é pq pode haver um ano ou mais que nao tenha cobrado iva mas noutro ter mais que o necessário.

Alguém  me pode responder?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 year later...
    Visitante Joao neto

Bom dia ando a fazer uma pesquisa e pouco ou nada encontro do que eu pretendo.

Vou comprar uma carrinha mercedes sprinter ano 2014 nacional para transformação da mesma para autocaravana no qual sou obrigado a pagar o iva da mesma sendo carrinha ja usada ???

Relembro que é para uso pessoal autocarava depois de estar legalizada e homolgada

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 7 months later...
    A 17/02/2016 às 16:45, pauloaguia disse:

Quer dizer que se estiveres enquadrado num regime em que sejas sujeito passivo de IVA (cobres IVA aos teus clientes) podes deduzir o IVA desse carro ao IVA que os teus clientes te pagaram e tens de entregar ao estado.

Enquanto trabalhador por conta de outrem, isso não se te aplica...

boas Paulo,

alguns anos atras, 2016 ,

pedi para me ser restituido o valor,

e passados alguns meses depositaram na conta da empresa,

sabe me dizer se aida é possivél ???

cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 year later...
    Visitante Manel Fernandes

Boa noite, 

Sou trabalhador independente em regime normal de iva e pretendo comprar um carro eléctrico com uma parte a financiamento. Posso deduzir o IVA na mesma? Mesmo indo a crédito automóvel? 

Obrigado 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites