Ir para o conteúdo
Visitante NN

Mercado secundário obrigações - Dúvidas

Recommended Posts

Visitante NN

Na tentativa de diversificar o tipo de investimento das minhas poupanças estou a equacionar o mercado de obrigações secundário estando a ler vários artigos e tentar perceber como funciona na integra o sistema. Como sou ainda muito verde neste tipo de operações tenho as seguintes dúvidas (por mais absurdas ou básicas que vos possam parecer).

Ao ver no Big por ex. a EDP Finance BV 3.75 06/22/15 com com uma yield de 8.21%, taxa do cupão 3.75%, maturidade de 22-06-15 e data do próximo cupão a 22-06-12 e a cotação a 88.38%, surgem-me as seguintes questões:

.1- O valor da yield (8.21%) comparativamente ao valor do cupão (3.75%) advém também da diferença entre a cotaçao inicial de 100% e a atual que é de 88.38%?

.2 - O valor da yield de 8.21% é somente válido no pagamento do próximo cupão ou em todos os cupões seguintes ate ao fim da maturidade após a data da compra?

Obrigado.

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
ruicarlov

A Yield é válida para o momento em que se faz a compra. Inclui os cupões e a diferença da cotação, com mais umas continhas pelo meio, de que já falo.

Logo comprando agora, a rentabilidade indicada pela yield até à maturidade vai ser os tais 8,21%

Uma subtileza é que a yield pressupõe que os juros pagos pelos cupões são reinvestidos à mesma taxa.

Como isto dificilmente é possível, a rentabilidade bruta média é menor do que a yield.

Quanto maior for o tempo que falta até à maturidade, mais diferente é a yield da rentabilidade média, já que mais cupões são pagos.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante NN

Desde já obrigado pela sua rápida resposta.  :)

Como posso então eu calcular ou fazer ideia de quanto será aproximadamente o valor bruto da yield médio desde a aquisição até à sua maturidade?

Já agora, aproveitando o lanço, para ter uma ideia mais ou menos aproximada do valor liquido, que contas ou com que valores (comissões, retenções irs) terei eu de ter em conta?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
ruicarlov

Sobre os cupões aplicam-se os 25%

Sobre as mais-valias (preço nominal - preço de cupão) é uma área mais cinzenta, onde ninguém está de acordo sobre se devem ser declaradas ou não. Mas se forem inferiores a 500€ nunca há tributação, pelo menos.

Para calcular a rentabilidade líquida (menos essa história das mais-valias no IRS) há simuladores.

Tenho um do BiG que é fácil de utilizar, e outro do Invest, que é mais complicado, mas detalha quanto se recebe ano-por-ano.

Se os quiser indique-me o seu mail numa MP, que eu envio

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
davidmleal

YTM (yield to maturity) tem 3 variaveis para o seu calculo:[list type=decimal]

[*]Taxa do Cupão (juros das obrigações)

[*]Ganhos ou perdas com reembolso

[*]Ganhos com reenvestimento dos juros à taxa igual do cupão.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa