Ir para o conteúdo
investidorx

Obrigações ZON

Recommended Posts

investidorx

Boas a todos!

Penso q ainda não existe um tópico acerca das obrigações da ZON!

Qual a vossa opinião acerca desta emissão a 3 anos que pagará 6,85% de juro?

Será um bom investimento ou existem outros no mercado com mais rentabilidade e menor risco?

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
bigmigas

Viva,

enquanto negócio, não me parece mau em função da taxa, prazo e fiabilidade da empresa.

O que me limita muito no investimento em Obrigações são as taxas abusivas que os bancos cobram pela subscrição, pagamento de juros, resgate e gestão de carteira de títulos.

Ou seja, se tiverem um valor elevado para investir os custos diluem-se mais, mas para pequenos montantes é proibitivo.

Até agora apenas subscrevi Obrigações da EDP 6% a 3 anos porque o Popular isentou quase todos os custos.

Bons investimentos.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Katolo

Boas!

Aproveito para perguntar se ninguém sabe de um artigo ou se quiser escrever, quais são as comissões inerentes à subscrição de obrigações.

Obrigado ;)

Variam de banco para banco e do teu poder negocial junto do teu balcão (produtos que tenhas subscrito, etc). No entanto, comprar obrigações só em mercado secundário.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Katolo

Boas a todos!

Penso q ainda não existe um tópico acerca das obrigações da ZON!

Qual a vossa opinião acerca desta emissão a 3 anos que pagará 6,85% de juro?

Será um bom investimento ou existem outros no mercado com mais rentabilidade e menor risco?

Existe bem melhor em mercado secundário, em empresas com um nível de solidez e sustentabilidade maior do que a Zon e com prazos de maturidade bem mais curtos.

Ainda mais, essas obrigações estão sujeitas a rateio e nunca sabes quantas te sairão na rifa. Logo, não tens garantias quanto à rentabilidade das mesmas.

Obrigações só em mercado secundário.

Cumprimentos,

CL

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
afer

Daqui a umas semanas compra-se no mercado secundario com menos comissões sem guarde de titulos e se calhar com mais taxas de juro

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Dino

Daqui a umas semanas compra-se no mercado secundario com menos comissões sem guarde de titulos e se calhar com mais taxas de juro

Nem mais.

Além disso não sei se uma ZON terá mais credibilidade que um BES ou uma Brisa por exemplo.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante Luís_XIV

Sou novo por aqui. Mas estou bastante interessado em diversificar os investimentos-poupanças e começar a apostar também em obrigações. Estas tem uma taxa atractiva.

Alguém falou acima em mercado secundário. Alguém me explica como isso funciona e como posso ter acesso? É através do meu banco do dia-a-dia?

Que taxas são praticadas nesse mercado secundário?

Obrigado.

Luís

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
ruicarlov

Sou novo por aqui. Mas estou bastante interessado em diversificar os investimentos-poupanças e começar a apostar também em obrigações. Estas tem uma taxa atractiva.

Alguém falou acima em mercado secundário. Alguém me explica como isso funciona e como posso ter acesso? É através do meu banco do dia-a-dia?

Que taxas são praticadas nesse mercado secundário?

Obrigado.

Luís

Banco do dia-a-dia não é a melhor opção. O melhor são bancos online como o BiG ou o Invest. A página do BiG tem a informação básica sobre isso.

https://www.bigonline.pt/OndeInvestir/Obrigacoes#

Vá vendo os vários separadores

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
MiguLuso

Pessoalmente não apostaria em obrigações da ZON, pelos seguintes motivos:

- Elevadas comissões cobradas pelos bancos;

- Bancos que aceitam a subscrição (noutras obrigações haviam os bancos online, neste já não...);

- A empresa que é...

Pessoalmente sou cliente da zon e já assisti a bastantes inovações na passada década... No entanto, a ZON está a investir numa tecnologia/infra-estutura que já tem um prazo de validade que expira entretanto.

O apoio a cliente da ZON está a piorar, a ZON está a aumentar os preços e está a agir de má fé perante todos os clientes que querem cancelar com fidelização (por falta de emprego, mudança de casa, ELEVADA burocracia em cancelar os contratos, empresa a admitir não ter recebido o pedido de rescisão e os clientes terem a prova do envio, etc).

Os clientes estão a ser muito mal tratados pela empresa! Pessoalmente nunca apostaria numa empresa que trata assim os clientes que estão com necessidades maiores (passam a não dar de comer aos putos para pagar a zon), para alem disso, esta empresa é considerada lixo no PSI 20.

Os casos que eu digo em cima vêm de pessoas que visitam o forum/blogue e me pedem ajuda. A ZON age contra as suas condições contratuais para conseguir manter o cliente....

Como cliente, passado mais de 10 anos, vou sair de lá. Fui mal tratado ao telefone da ultima vez que liguei para eles e a MEO oferece-me um melhor serviço, e mais barato.

Não quero denegrir a empresa, apenas queria que os futuros accionistas que visitem este tópico saibam em que empresa estão a investir.

Cumps

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Cardoso24

Os clientes estão a ser muito mal tratados pela empresa! Pessoalmente nunca apostaria numa empresa que trata assim os clientes que estão com necessidades maiores (passam a não dar de comer aos putos para pagar a zon), para alem disso, esta empresa é considerada lixo no PSI 20.

E essa tendência (lixo) já vem de algum tempo. Pessoalmente também não investiria em obrigações da ZON. Contudo, não acredito que a empresa faltasse com as suas obrigações pelo peso que tem no mercado nacional (marca).

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
MiguLuso

Nos ultimos dias a ZON tem vindo a recuperar um pouco das suas quedas, talvez por causa dos outdoors existentes nas ruas com as obrigações.

Do ponto de vista económico, tambem tenho a certeza que a zon iria pagar... então com estas noticias positivas:

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=560039 - Reforço da Isabel dos Santos e intenção de Internacionalizar a empresa.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=560509 - Entrada da Altice (actuais donos da Cabovisão) no capital da empresa.

No entanto, o BES e o BPI já anunciaram que iriam vender as acções que totalizavam 21,73%.

Para alem disso, já à muito tempo se fala numa OPA da ZON com a SONAECOM... Penso que isso ainda não seja possivel. Acho que a CMVM não iria permitir (existe actualmente a MEO, a ZON, a Clix e a Cabovisão), com a OPA passavam apenas a 3... ficando com um monopólio de clientes.

Para alem disso, a ZON ainda não pode sequer fazer a OPA porque todos os equipamentos e tarifários móveis (Internet móvel e ZON móvel) são da rede vodafone...

Cumps

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
investidorx

parece q já sairam os resultados...

eu tinha pedido a subscrição de 5.000,00 (1.000,00x5).

como parece q ha rateio, vou ficar com quanto investido, para provisionar a conta?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
MiguLuso

parece q já sairam os resultados...

eu tinha pedido a subscrição de 5.000,00 (1.000,00x5).

como parece q ha rateio, vou ficar com quanto investido, para provisionar a conta?

Ola,

http://www.zon.pt/institucional/PT/Documents/ZON-BondIssue-2012-06-15-PORTUGUES.pdf

Seguindo este link... Calculando que houve um rácio do factor procura sobre o da oferta foi de 158,83%...

Tudo indica que vais ficar com 5.000,00 * 0,5883 = 2.941,50 Salvo erro.

Não sei se as obrigações são em multiplos de 10... Se for, tanto podes ficar com 2.000 como 3.000 (se fizerem arredondamentos).

Cumps

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
investidorx

boas!

Afinal n sei o q se passou e o tipo de rateio q houve...

tinha dado a ordem de compra de 5.000,00 e foi esse mesmo o valor atribuido...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
MiguLuso

Esqueci-me de ler atentamente os critérios.

A maioria das obrigações não têm isto, mas aparentemente a ZON colocou isto:

Caso o total de obrigações solicitadas exceda o número de obrigações a emitir, aplicam-se sucessivamente os seguintes critérios de rateio:

1. Atribuição mínima de 5 obrigações por subscritor; se o número de obrigações for

insuficiente para esta atribuição mínima, a distribuição baseia-se na prioridade da

data da ordem de subscrição

2. A quantidade remanescente após atribuição mínima é distribuída baseada na

prioridade da data da ordem de subscrição. Às ordens de subscrição recebidas no

dia que se atinja o Valor Nominal Agregado da emissão são atribuídas obrigações de

forma proporcional à quantidade solicitada, em lotes de 1 obrigação com

arredondamento por defeito

3. A quantidade remanescente após aplicação dos critérios 1 e 2 é distribuída por

atribuição sucessiva de 1 obrigação às ordens que estejam mais próximas da

atribuição de 1 obrigação. Se o número de obrigações for insuficiente, haverá lugar a

sorteio.

Efectivamente subscreveste dentro do tempo em que ainda não havia uma procura maior que a oferta.

Cumps

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa