Ir para o conteúdo
nlopes

Escritura

Recommended Posts

nlopes

Olá a todos,

Quando compramos uma casa, os bancos são obrigados a darem ao cliente a escritura? É que uma amiga minha comprou uma casa há quatro anos e o banco nunca lhe deu a escritura. Não acham estranho?

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Provavelmente porque nunca a pediu.

Eu nunca comprei casa com recurso ao banco por isso não sei bem como funciona. Mas quando fiz a escritura da minha casa, a senhora no notário disse-me para passar lá uns dias depois para levantar o documento. Depois fui com ele ao registo predial tratar do resto das coisas.

Claro, como fui eu que tratei da papelada toda, e me fazia falta, obviamente que o fui lá buscar. Mas mesmo que não fosse preciso para mais nada ia lá - afinal, é a prova de que a casa é minha...

Não sei se compete ao banco entregar a escritura ao cliente - uma vez mais nunca passei por isso.

O que eu acho estranho é em 4 anos a tua amiga não se ter preocupado em ter um papel que provasse a propriedade da casa... isso é que é estranho!

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
hsfarao

Provavelmente porque nunca a pediu.

(...)

Não sei se compete ao banco entregar a escritura ao cliente - uma vez mais nunca passei por isso.

O que eu acho estranho é em 4 anos a tua amiga não se ter preocupado em ter um papel que provasse a propriedade da casa... isso é que é estranho!

A mim o banco entregou-ma passado alguns dias, talvez um mês no máximo. No entanto, uma coisa é certa, 4 anos sem nada (escritura) isso é que eu não ficava.

Ela que pergunte ao balcão do banco. Em último caso pode sempre solicitar uma cópia no notário. Esta última tem custos associados.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
CFinanceiro

Sim de facto o banco é obrigado a dar uma cópia mas muitos balcões ñ a dão para poderem controlar os clientes ou seja assim que lá fores agora pedir vão te perguntar logo para que efeito é e tentar dar a volta caso seja para transferencia. São uns artistas ;)

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
nlopes

A questão é mesmo essa: será que o banco não quer dar a escritura, temendo que o cliente pode solicitar a transferência do crédito para outra instituição? Como se pode ameaçar o banco para se ter a escritura?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
hsfarao

Temo é que agora o Banco diga: "nós já lhe entregamos a escritura" e a outra parte não vai ter como provar, porque não tem nada que o prove, nem o banco, pelo menos no meu caso, me entregou algum papel para assinar em como a tinha recebido.

Por isso o melhor a fezer é mesmo ir lá e "como quem não quer a coisa" puxar um assunto sobre a prestação e depois aproveitar para dar conta do facto de nunca lhe terem entregue a escritura. Devagarinho a puxar o novelo, porque se se entra pela parte da ameaça a corda vai quebrar para o lado da tua amiga. Até porque bão levantar-se dúvidas, legitimas, se não lhe foi dada a escritura ou se ela é que a perdeu.

Se eles ao balcão não lha derem, a tua amiga vem para casa calma e tranquila e através do homebanking do seu banco dá conta dessa situação. Deve relatar tudo susintamente e por fim questionar para lhe apresentarem algum documento em que comprove como a mesma lhe foi entergue. Como não o vão ter acabarão por dar razão ao cliente e irão resolver a situação.

Sou optimista.... :D

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
CFinanceiro

Só pedindo é que poderás saber se vão criar problemas ou ñ e se criarem é menos um ponto a favor deles caso se chegue a ponderar a transferencia, há balcões que mesmo sabendo que vão perder o cliente fazem tudo da melhor forma e assim ñ perdem na totalidade outros criam problemas aos clientes e acabam por perder o cliente na totalidade. Muitas das "discusões" que tenho com o pessoal dos balcões com quem trabalho é mesmo nesse sentido pq o mercado é mesmo assim umas vezes é um banco que tá com boas condições outra vez é outro mas o cliente mesmo qd transfere o credito se for bem tratado com certeza que vai continuar a movimentar lá contas, até pq uma das coisas que peço aos meus clientes é que tenham pelo menos 2 bancos onde façam movimentos ;)

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
m.elis

Olá a todos,

Quando compramos uma casa, os bancos são obrigados a darem ao cliente a escritura? É que uma amiga minha comprou uma casa há quatro anos e o banco nunca lhe deu a escritura. Não acham estranho?

Esta é boa, também não tenho escritura. Tenho uma certidão notarial extraída da escritura, lavrada nos livros......

Pensei que só teria a escritura no final do pagamento do empréstimo. Que idiotice a minha. :(

Mais uma investida......., no Montepio. >:(

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
coolzero

Hummmmm... Não sei se vos estou a perceber bem...

Quando fui fazer a escritura fiquei com a cópia da escritura na hora... Quer dizer... Tive de esperar uns 10 minutos....

O que tive de ir buscar uns dias mais tarde ao banco foi uma cópia do "contrato" de crédito...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
hsfarao

Quando fui fazer a escritura fiquei com a cópia da escritura na hora... Quer dizer... Tive de esperar uns 10 minutos....

O que tive de ir buscar uns dias mais tarde ao banco foi uma cópia do "contrato" de crédito...

A mim entregaram tudo junto, escritura e documento complementar, até sensivelmente um m~es depois, como já referi atrás.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Eu fiz a escritura numa 6ª feira. Como só seria registada umas horas depois e eu não podia voltar lá nesse dia, fiquei de passar por lá na 2ª feira seguinte. Só por isso é que foram uns dias :)

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Girassol

Olá!

Eu, no passado mês de Outubro, fiz uma escritura de transferência do crédito bonificado para o Millennium, e, no cartório notarial, foi-me logo entregue uma cópia, sem ter de a pedir.

Já em 2002, quando fiz pela primeira vez a escritura de aquisição do apartamento, com o BES, a cópia da escritura também me foi logo entregue pelo notário.

Cumprimentos,

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Pipocas

nlopes :)

Todas as escrituras que fiz, as cópias paguei-as na altura e sensivelmente 1 semana depois fui lá buscá-las.

Será que a tua amiga pagou as cópias no dia da escritura?

Os notários ficam sempre com uma "cópia" da escritura em arquivo, acho eu, por isso, a tua amiga pode passar no notário onde fez a escritura e pedir uma cópia da mesma, terá é de pagar e não é pouco, pelas minhas paguei à volta de 40/46eur, depende do nº de folhas. Ah! e a cópia que o banco tem tb foi paga por nós.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Grabulho

Ainda só fiz uma escritura, foi na CGD. A escritura após ser assinada por ambas as partes na presença do notário que ali se deslocou para o efeito. Foi levada pelo mesmo e cerca de uma semana depois foi-me entregue a mim uma cópia e outra à CGD. No entanto como os notário são obrigados por lei a ter um arquivo de todo o tipo de contratos que celebram, terá que se deslocar ao respectivo notário a fim de levantar uma cópia e claro pagá-la.

Não sei até que ponto o banco é que tem de entregar uma cópia à cliente, pois o banco é uma parte no contrato tal como a cliente. Possivelmente o banco requereu a sua cópia e deixou à cliente a decisão de querer uma cópia ou não.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
m.elis

Esta é boa, também não tenho escritura. Tenho uma certidão notarial extraída da escritura, lavrada nos livros......

Pensei que só teria a escritura no final do pagamento do empréstimo. Que idiotice a minha. :(

Mais uma investida......., no Montepio. >:(

Fui ao Montepio esclarecer-me sobre a Associação Mutualista e como quem não quer a coisa fui dizendo que não encontrava a escritura e qual não é o meu espanto a funcionária, simpática, foi tirar-me uma cópia. Portanto, não paguei nada ;) e já não me sinto "estúpida" por não a ter pedido na altura devida!

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Pedro Pais

Fui ao Montepio esclarecer-me sobre a Associação Mutualista e como quem não quer a coisa fui dizendo que não encontrava a escritura e qual não é o meu espanto a funcionária, simpática, foi tirar-me uma cópia. Portanto, não paguei nada ;) e já não me sinto "estúpida" por não a ter pedido na altura devida!

Bela táctica. :)

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
hsfarao

Como já por mais que uma vez referi, sou defensor de atitudes iguais à que tiveste, por ser das melhores para resolver estas situações pontuais. As entradas "a matar" por norma só servem para se sair com o "rabinho entre as pernas"

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
m.elis

Às vezes com a idade fica-se melhor ??? Já fui apologista de "entrar a matar" esspecialmente quando tinha razão. Não tive grandes vantagens e agora acho que a diplomacia vence bastantes obstáculos, e não é necessário ser subserviente  ;)

Mais uma vez o fórum ajudou-me com esta questão da escritura, e neste caso eu nem tinha razão. Devia tê-la pedido na altura devida!

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa