Ir para o conteúdo
davidmleal

Poupança Objectivo - ActivoBank

Recommended Posts

davidmleal

A 3 de Fevereiro constitui uma conta poupança por cada mês, desde Maio 2012 a Dezembro 2016, ou seja, 55 contas poupanças todas elas remuneradas à TANB 4%. O investimento ascendeu a 36.29 euros.

Hoje fiz o primeiro reforço da conta poupança de Maio para aproveitar os excessos que tinha na conta ordem.

Qual foi a supresa?

Em vez de ter a taxa 2.5%, foi remunerado à taxa 4% no valor do reforço. Porque naquela altura a FIN dizia sobre o reforço:

São permitidos reforços, pontuais ou programados, sem valor minimo ou maximo.

Hoje a FIN sobre a Poupança Objectivo na parte dos reforços diz um pouco mais:

São permitidos reforços, pontuais ou programados, sem valor minimo ou maximo.  A taxa de juro aplicável será aquela que estiver em vigor para o depósito a prazo na data do reforço.

Consequência desta omissão:

Acabei de garantir até 29/12/2016 uma taxa minima garantida de remuneração 4% (tanb).

Hoje efectuei várias contas poupança objectivo que irão vencer na mesmas datas das primeiras, mas terão uma taxa variavel, que neste momento estará a 4.5% (tanb).

Tenho de agradecer ao ActivoBank por esta omissão. Não faço anos, mas recebi uma excelente prenda para os proximos meses, quando as taxas irão continuar descer.

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Dino

Espectáculo isso é que foi pontaria.

Se as taxas de juro continuarem a descer essa omissão pode ser ainda mais vantajosa.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
SONIAROSA

Eu não sou cliente do Activo mas gostaria de saber mais sobre esse Poupança Objectivo, ainda está em vigor?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
davidmleal

Eu não sou cliente do Activo mas gostaria de saber mais sobre esse Poupança Objectivo, ainda está em vigor?

Poupança Objectivo consiste em determinar o objectivo final do capital + juros por exemplo:

Constituição a 03/02/2012

Vencimento a 30/07/2012

Taxa : Tanb 4%

Sem plano de reforços

Dias : 178 dias

Capital + Juros Liquidos : 2.57 €

Juros Iliquido : 0.05 €

Juros Liquidos : 0.04 €

Capital = 2.57 € - 0.04 € = 2.53 €

Se efectuar reforços, a conta poupança objectivo supera o objectivo dos 2.57 €, isso significa que termina?

NÃO.

Quando efectuei essas contas poupança objectivo à taxa 4% (tanb) a 3/02/2012, a FIN desse produto não referia a taxa aplicar dos reforços, por isso aplicasse a taxa inicial dos 4% para todos os reforços.

Agora se efectuares novas contas poupança objectivo, os reforços das taxas serão às taxas em vigor no momento.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
fousa

david, obrigado por partilhares essa informação!

Tinha uma pequena quantia para colocar a prazo e infelizmente constatei que as taxas dos depósitos a prazo desceram. Como tenho um depósito objectivo a 4% que vence em princípio de agosto, esta omissão significa que ainda consigo aproveitar essa taxa para os reforços nos 3 meses que virão.

Pena só descobrir isto antes das taxas alterarem, senão tinha-me organizado de forma a salvaguardar a taxa durante mais tempo.

A 3 de Fevereiro constitui uma conta poupança por cada mês, desde Maio 2012 a Dezembro 2016, ou seja, 55 contas poupanças todas elas remuneradas à TANB 4%. O investimento ascendeu a 36.29 euros.

Não percebi uma coisa, quando falas de 3 de fevereiro, falas do ano 2011? E porque constituíste uma conta poupança por cada mês e não efectuaste apenas reforços? Já previas a situação? Também não percebi a parte do investimento ascendeu a 36.29€.. Para constituir conta não é necessário colocar algum  montante?  Desculpa o meu lado inquiridor..

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
davidmleal

Pena só descobrir isto antes das taxas alterarem, senão tinha-me organizado de forma a salvaguardar a taxa durante mais tempo.

Não percebi uma coisa, quando falas de 3 de fevereiro, falas do ano 2011? E porque constituíste uma conta poupança por cada mês e não efectuaste apenas reforços? Já previas a situação? Também não percebi a parte do investimento ascendeu a 36.29€.. Para constituir conta não é necessário colocar algum  montante?  Desculpa o meu lado inquiridor..

Vê o ficheiro em anexo, fiz todas elas a 3 fevereiro de 2012, com a excepção de Outubro/2012 e Junho/2012 por ter também um produto semelhante que tinha constituido antes.

E porque constituíste uma conta poupança por cada mês e não efectuaste apenas reforços?

Todas as contas poupança que constitui vencem no fim do mês, a ideia era efectuar reforços ultimo mês aproveitando excessos de liquidez ou fazer reforços de outras aplicações que iriam vencer durante esse mês de modo a centralizar os recursos até que tivesse uma ideia no que deveria aplicar. Todas essas contas seriam remuneradas a um taxa mais elevada do que se fosse constituir um deposito de 30 dias por exemplo.

Neste caso todas elas serão remuneradas a 4% independemente de efectuar o reforço hoje, daqui a um ano...... Ou seja, defini um limite minimo de 4% em todas as minhas aplicações até Dez/16. Quando vencer uma conta poupança poderei reforçar a conta poupança do mês seguinte com o capital + juros da conta poupança que venceu.

Já previas a situação?

Entre Agosto a Outubro de 2011 que achava que as taxas de juro dos dp iriam baixar no espaço de poucos meses, por isso efectei uma constituição de certificados de deposito (semelhante a dp) a 10 anos com juros anuais de 6.75% (tanb). Todos nós passamos por algo semelhante em 2008, com juros elevados e no ano seguinte os juros estavam em taxas baixissimas, por isso determinei que não faria o mesmo erro. Quando acho que estamos no pico ou muito perto disso, eu vou fechar as posições para longo prazo (3, 4, 5 ...10  anos) em vez de curto prazo (3 ou 6 meses).

Também não percebi a parte do investimento ascendeu a 36.29€.. Para constituir conta não é necessário colocar algum  montante?

Vê o ficheiro em anexo.

398_e352995592d681ecf120b130b6e9ed22b0da8895.pdf

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa