Ir para o conteúdo
ecgd

Dívida fiscal em herança

Recommended Posts

ecgd

Boa noite,

Parabéns pelo blog, que apenas hoje descobri, no meio da minha pesquisa. Tenho uma questão que não encontrei respondida aqui e que talvez possa interessar a mais pessoas:

- o meu pai faleceu e estamos a iniciar o processo para a partilha dos bens. Algum tempo antes do seu falecimento, informou-nos que tinha sido notificado pelo fisco para pagar uma coima por não ter pago mais valias em 2008 pela venda de um imóvel. O valor a pagar é de cerca de 50.000 euros.

- O meu pai faleceu a meio do processo de negociação com as finanças para fasear o pagamento. Esse faseamento previa juros de 7% ano. O prazo para pronto pagamento termina para a semana.

A questão é: Como vamos assumir essa dívida, porque o valor da herança é superior, a contagem do prazo para pronto pagamento é interrompida por morte do meu pai?  Será que a dívida entra automaticamente no deve/haver da habilitação de herdeiros?

Na sexta-feira vou às finanças e queria ir preparada para lidar com a situação.

Ficarei muito grata se alguém me der uma luz sobre esta questão.

Obrigada, Emília

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Sim, a dívida entra para as contas da herança, mas se tiverem oportunidade de a liquidar desde já façam-no, evitam estar depois a perder dinheiro em juros.

O(s) herdeiro(s) que avançar com o dinheiro para a pagar, depois terá naturalmente direito a ser ressarcido dessa despesa quando fizerem as partilhas (sendo que há uma parte que lhe caberia a ele).

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante Luis Gi

Gostava de saber qual o artigo da Lei que menciona a obrigatoriedade de mais de 2 anos com a mesma morada fiscal para efeitos de declaração conjunta! Se duas pessoas vivem juntas há mais de dois anos sob a mesma morada fiscal, significa para mim, que no ano transacto já viveram sob o mesmo conjunto de rendimentos/despesas! Faz algum sentido que duas pessoas que tenham mudado a morada fiscal a 2 de Janeiro de 2010, só possam preencher a declaração de IRS em "união de facto" em 2013 (após quase três anos)? Parece-me que há aqui um abuso/deturpação da Lei.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
MiguLuso

Boa tarde,

Queria que me ajudassem nalgumas perguntas.

Existindo uma divida nas finanças (em stand-by porque nao foi feito nenhum acordo de pagamentos) em nome de dois titulares (casados em comunhão de bens), quando uma das pessoas falece, o que acontece à divida? Deixa de existir ou fica com o mesmo valor?

Nota: A pessoa que faleceu (e o conjugue) não têm nenhum bem. Não existe herança.

Cumps

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa