Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Onde investir +50.000 euros [averso a risco]

pedrofelgueiras

Recommended Posts

ola rakmoz,

Estes fundos de obrigações são baratos?

Porque é que não estas em ETFs tb?

Não... eu tenho mais ou menos assim:

40% Acções (ETF da DB X-trackers, ETF da Credit Suisse, ETF da iShares)

40% Obrigações (Fundos da PIMCO/Templeton/F&C)

20% Cash (ES liquidez)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 83
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Cardoso24

11

• ruicarlov

9

• afer

9

• rakmoz

6

Os fundos de obrigações não são nada baratos...cobram em média 1,3% (VS ETF que cobram 0,25%). Não estou pq começei a investir inicialmente em fundos de gestão activa e só depois descobri os passivos. A ideia será a breve prazo resgatar estes fundos de obrig todos e colocar em 1 ou 2 ETF obrig diversificados a nível global.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Infelizmente não. Tens os 5 ETF da Vanguard domiciliados em UK, mas são todos com distribuição de dividendos... que eu sou contra devido essencialmente à dupla tributação.

Aqui na Europa só olho para as seguintes "casas":

- db x-trackers;

- ishares;

- Credite Suisse;

- Lyxor;

- Amundi.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pelas respostas, em especial ao Kakmoz e ao azimuter!

Já agora o que acham se aplicasse parte do montante em cotadas que vão em breve distribuir dividendos?

Por exemplo, na PT? Bem sei que o risco é maior, mas tenho andado a ponderar esta hipótese...

Cump.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu penso que tanto eu como o rakmoz apontamos mais para o investimento passivo ("buy & hold" and "let it ride").

Não estou a procura da melhor ação mas sim apenas ganhar o que mercado nos fornecer.

Mas vamos deixar o rakmoz explicar a sua filosofia que poderá devirgir da minha.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pelas respostas, em especial ao Kakmoz e ao azimuter!

Já agora o que acham se aplicasse parte do montante em cotadas que vão em breve distribuir dividendos?

Por exemplo, na PT? Bem sei que o risco é maior, mas tenho andado a ponderar esta hipótese...

Cump.

Como é obvio, muitos já pensaram o mesmo que tu, inclusive eu :D

No entanto, lamento informar que a cotação desconta o dividendo. Se quiserem, podem confirmar isso no google finance, consultando uma cotação que dá dividendos, e a sua cotação de dias anteriores.

Para além disso, algumas empresas retiram o direito a receber dividendo, poucos dias antes da empresa pagar o dividendo.

Espero ter ajudado.

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A minha filosofia basicamente é a dos "bogleheads" e consiste em:

1. Objectivos Financeiros

No meu caso poupar para ter autonomia financeira/projetos pessoais e de uma forma geral para a reforma.

Tu terás que ver quais os teus.

2. Construção da Carteira de Investimento

Com o n. 1 em mente, penso em 3 coisas quando invisto:

i) Exposição à capitalização/qualidade: Se coloco mais em acções de grandes empresas ou de pequenas. Se na parte de obrigações coloco em países/empresas de maior qualidade (menor retorno) ou de menor qualidade (maior retorno).

ii) Diversificação Global: Reduz o risco se diversificares, através de fundos, globalmente e não concentrar em sectores/regiões ou mesmo individualmente (numa só empresa/estado).

iii) Custo: Reduzir custos é maximizar o dinheiro que chega ao meu bolso, daí optar sempre que possível por ETF (que são 75% mais económicos que fundos de gestão activa) transaccionados em intermediários que não me cobrem custódio de títulos e minimizem ao máximo o custo da transacção.

3. Protecção do meu património/investimento

Ter um fundo de emergência que te permita em caso de falta de dinheiro fazer face a despesas sem teres que resgatares posições da tua carteira de investimento... que é susposto estarem muitos anos investidas.

É útil ter um seguro de vida que proteja: de invalidez (logo potencialmente retirando a tua capacidade de gerar riqueza) ou que proteja aqueles que dependem de ti, da tua morte e consequente impossibilidade de fornecer o que essas pessoas necessitam. Ter um testamento também é útil porque decides tu como queres dividir o que é teu. Finalmente ensinar a tua companheira/familiar mais directo como gerir os teus investimentos se tu não o puderes fazer.

4. Colocar o plano em prática ao longo da vida

i) Colocar numa tabela as % que queres estar alocado e equilibrá-las sempre que saírem de um intervalo previamente estipulado, ex:

50% Acções

50% Obrigações

Com rebalanceamento em caso de descida/subida de 20%, ou seja se as acções passarem dos 60%, ou coloco dinheiro nas obrigações para "acompanharem" ou vendo acções e coloco nas obrigações.

ii) Se acontecer algo não expectável ao longo da nossa vida, refazer o plano (Ficar sem emprego, receber uma herança, ser aumentado, etc..).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como é obvio, muitos já pensaram o mesmo que tu, inclusive eu :D

No entanto, lamento informar que a cotação desconta o dividendo. Se quiserem, podem confirmar isso no google finance, consultando uma cotação que dá dividendos, e a sua cotação de dias anteriores.

Para além disso, algumas empresas retiram o direito a receber dividendo, poucos dias antes da empresa pagar o dividendo.

Espero ter ajudado.

Cumps

Tenho lido por aqui muito sobre dividendos. O efeito/ilusão de receber dinheiro faz com que as pessoas se esqueçam que quase sempre a acção desconta o valor do dividendo. O que significa que não estamos a receber nenhum extra, tal aconteceria se o valor da compra fosse superior ao valor actual da cotação menos o dividendo.

Se após o dividendo a cotação descer, o que irão fazer? Seleccionar empresas porque oferecem um dividendo maior, exceptuando o caso da JMT (que é um caso à parte no PSI20) soa-me a um comentário com o propósito de "Depósito a prazo".

MiguLuso é claro que este post não é direccionado para ti, mas como tenho visto vários comentários no sentido de seleccionar acções com dividendos, sem mencionar os riscos que isso também têm, bem como (na minha opinião) não ser vantajoso para pequenos investidores, tive de responder  ;) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites