Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Onde investir +50.000 euros [averso a risco]

pedrofelgueiras

Recommended Posts

pedrofelgueiras

É a tal questão, tal como a possibilidade de subscrição de obrigações da EDP que ponderei e se discutiu, de aceder ao mercado secundário para obrigações. Sei a teoria mas nunca fiz esse tipo de investimentos. No BCP disseram-me que não teria de aderir ao ActivBank, podendo fazer as operações através do BCP, e que como já tinha uma carteira de títulos não teria taxas onerosas. Até que ponto é que isto é verdade ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 83
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Cardoso24

11

• ruicarlov

9

• afer

9

• rakmoz

6

É a tal questão, tal como a possibilidade de subscrição de obrigações da EDP que ponderei e se discutiu, de aceder ao mercado secundário para obrigações. Sei a teoria mas nunca fiz esse tipo de investimentos. No BCP disseram-me que não teria de aderir ao ActivBank, podendo fazer as operações através do BCP, e que como já tinha uma carteira de títulos não teria taxas onerosas. Até que ponto é que isto é verdade ?

Sinceramente, nunca ouvi falar aqui no fórum acerca de negociação de obrigações em mercado secundário no BCP...mesmo no Activo Bank acho que não têm uma plataforma tão interessante e intuitiva quanto BIG, Best ou Invest..tenho ideia que tem de se ligar para a linha de atendimento a pedir cotações...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No Activo já lá vi uma página na zona de cliente para comprar obrigações, com as cotações, valores transaccionados, etc.

Mas confesso que nunca experimentei comprar mesmo.

A parte do preçário é que está pouco intuitiva, pois não se percebe bem quais as comissões que eles levam.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante sandr@

Boa Noite,

Eu continuo a achar que investir num imóvel e colocar para arrendar seria um bom investimento. Visto que mesmo 1900 e tal euros não é muito, tendo em conta o investimento.

Porque diz q dá chatices? Se for entre 350 a 400 por mês, é sempre menos arriscado que investir na bolsa ... penso eu, que normalmente sou muito conservadoras nas minhas aplicações.

cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Investir num imóvel implica procurar bem e ter "sorte" no preço, condomínio, vizinhança, ausência de "custos" e/ou "necessidade de obras" que em primeiras análises estejam "escondidos".

Implica gerir anualmente o andar, com o condomínio, finanças, etc. para além da manutenção que mais tarde ou mais cedo pode levar a algumas obras.

Depois, para arrendar, implica ter "sorte" em encontrar um inquilino que pague a tempo e não deteriore a casa. Também não se pode esquecer o impacto da renda no IRS (ou seja, tem de se ver é a renda liquida).

Eu concordo que, especialmente nos dias de hoje, investir num imóvel pode ser realmente um bom negócio. E até pode ter a vantagem de (sendo um bem material) dar mais garantias futuras, no caso de crach do sistema financeiro europeu. Mas pode não ser um investimento simples e também tem os seus riscos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    • 10 months later...
    pedrofelgueiras

Era uma questão de procurar e ter um outro tipo de aconselhamento :) daqui a 360 dias procura melhor!!

Volvido um ano, e com as aplicações ainda menos apelativas, repito a pergunta: Onde investir 50.000 euros ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ainda pensam que tenho comissão na esaf :) :)

De qualquer modo... pouco risco :police: pouca chatice :-* rentabilidade liquida em torno dos 5%  em

média nos ultimos 5 anos :laugh:  levam-me a aconselhar...

ES PLANO PRUDENTE mas os euros tens que os deixar lá 2 anos no minimo que aquilo não é

para especular... 8) 8) 8) 8) ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Volvido um ano, e com as aplicações ainda menos apelativas, repito a pergunta: Onde investir 50.000 euros ?

Não venho a este forum muita vez e só agora li o post. Recomendo que sigas o tópico de "TOP obrigações" e o tópico de "TOP fundos". O ano passado por esta altura poderias ter comprado obrigações da república 2037 no mercado secundário (entraria a 46%) e já estarias com um ganho de 30%. Sem falar que ao entrar a 46% terias recebido juros a uma taxa de 8,2%. Sei que queres total aversão ao risco mas segue os tópicos e vais ver que nos fundos/obrigações de TOP encontras soluções de risco calculado e com melhor rentabilidade do que qualquer DP que venhas a encontrar. Até o ES Liquidez te ofereça uma solução mais rentável que um DP (embora nestes últimos 6M a rentabilidade tenha caído dos 4,2% para os 3,7%). É um fundo que desde que existe nunca caiu.

A ausência total de risco, depois do exemplo do Chipre, é algo que deixa de existir dado que foi aberto o precedente de se poder no futuro vir a taxar DP. Se não te sentes confortável, diversifica, pega em 20K e experimenta criar uma carteira de fundos diversificada. Arranja um gestor de conta (PFA) num banco tipo BIG ou BEST que te oriente na criação da carteira.

Eu também era adverso ao risco até ter encontrado um gestor de conta que ao explicar-me bem os riscos e ganhos e a forma como estas aplicações funcionam me conseguiu convencer aos poucos e poucos de ir arriscando um pouco mais. Eu comecei com obrigações e um fundo de liquidez. O ganho obtido nas obrigações (em 6M) permitiu-me arriscar mais (pelo menos o valor ganho) e acabei por criar uma conta margem com uma carteira de fundos equilibrada. A cena do Chipre veio destabilizar um pouco a carteira, a rentabilidade caiu para os 1% mas neste momento já vai com uma rentabilidade de 5%. Para uma carteira que só tem 4M até acho que não é mau apesar da malta rodada no assunto ter rentabilidades maiores.

Moral da história: diversifica. Pega numa parte do dinheiro e corre um risco calculado (com aconselhamento apropriado). Os ganhos que daí obtiveres vão-te dar mais folgo porque uma parte do risco que correrás no futuro é "amortizado" pelas mais valias que já obtiveste anteriormente.

Bons investimentos,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá a todos:

Aproveito este tópico para pedir sugestões de investimento.

Em breve tenho um DP de 80K que se vai vencer. Já andei a sondar as taxas e os valores que oferecem andam pelas ruas da amargura e previsivelmente vão continuar a baixar.

Numa lógica de médio/baixo risco, o que sugeriam como alternativa?

Tinha pensado no ES Liquidez, mas parece-me que também tem vindo a perder fôlego.

Já tenho algum investido em fundos, mas estou indeciso quanto ao que fazer com este montante...

Cump.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

33% - Acções diversificadas a nível global

33% - Obrigações div. a nível global

33% - Cash/DP

Rebalancear 1x por ano..."ad eternum"

Rakmoz,

Eu percebo a tua ideia mas para alguém avesso a risco, não me parece boa opção investir em acções. Ou seja, não sei se a pessoa iria aguentar ver o "vermelho" durante algum tempo, e também é preciso perceber aonde investir. Mesmo a nível de obrigações é necessário ter cuidado em relação ao tipo de obrigações.

;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Diversifique:

por ex:

20% ES liquidez

20% DPs

20% certificados de aforro

20% certificados de aforro

20% iniciar nas obrigações da uma pouco de piementa aos seus investimentos e aumenta um pouco o retorno do portfolio na sua totalidade

Olá a todos:

Aproveito este tópico para pedir sugestões de investimento.

Em breve tenho um DP de 80K que se vai vencer. Já andei a sondar as taxas e os valores que oferecem andam pelas ruas da amargura e previsivelmente vão continuar a baixar.

Numa lógica de médio/baixo risco, o que sugeriam como alternativa?

Tinha pensado no ES Liquidez, mas parece-me que também tem vindo a perder fôlego.

Já tenho algum investido em fundos, mas estou indeciso quanto ao que fazer com este montante...

Cump.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Rakmoz,

Eu percebo a tua ideia mas para alguém avesso a risco, não me parece boa opção investir em acções. Ou seja, não sei se a pessoa iria aguentar ver o "vermelho" durante algum tempo, e também é preciso perceber aonde investir. Mesmo a nível de obrigações é necessário ter cuidado em relação ao tipo de obrigações.

;)

Já há imensos trabalhos/artigos/opiniões publicadas que provam que um portfolio com 80% Obrigações + 20% de Acções tem taxas de retorno melhores com o mesmo risco comparativamente a 100% Obrigações que é basicamente o que estão todos a sugerir. Daí a minha sugestão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

33% - Acções diversificadas a nível global

33% - Obrigações div. a nível global

33% - Cash/DP

Rebalancear 1x por ano..."ad eternum"

Tens as tuas poupanças com essa distribuição?

Como o estás a fazer? Fundos? ETFS? Investimento directo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites