Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Onde investir +50.000 euros [averso a risco]

pedrofelgueiras

Recommended Posts

De facto é pena que o pedrofelgueiras não tenha explicado devidamente o que pretendia e não ter tomado atenção aos comentários dos utilizadores. A opção tomada acabou por ser pouco interessante, visto que para o mesmo nível de risco existem opções mais rentáveis, como aqui já foi dito.

É mais uma prova que na gestão das finanças pessoais pressas e mal-entendidos podem gerar prejuízos significativos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 83
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Cardoso24

11

• ruicarlov

9

• afer

9

• rakmoz

6

Precisamente pelo que referiste. Não sendo um investimento de milhões há que o capitalizar ao máximo. Se eu tivesse milhões investia em dívida alemã ou depositava-o na Suiça. Não ganhava nada, mas sentia-me seguro.

Reitero que nunca se deve comprar um produto de risco superior com uma TIR inferior a um produto de menor risco. Não é lógico nem faz sentido.

Portanto, tal como vários comentadores afirmaram, para obrigações tinha investimentos bem melhores. E esses 470€ que referes, num DP a 6%, é uma diferença considerável.

É simplesmente um aviso para novos pequenos aforradores que vão surgindo pelo fórum à procura de conselhos. Há que ter calma e não assumir tudo o que o nosso gestor de conta nos diz ao balcão por melhor relação que tenhamos com ele(a). Há que reflectir e ponderar com calma e, depois de alguma pesquisa, tomarmos as nossas próprias decisões sem influência de terceiros.

É o nosso dinheiro que está em jogo e como actualmente não abunda em grande parte das carteiras e a tendência é diminuir há que o alavancar com a maior eficácia possível.

Concordo contigo. É preciso analisar muito bem todas as opções existentes no mercado e perguntar até ficar esclarecido. Até porque há gestores e gestores de conta :P

:)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por acaso é mais do que isso. Optando pelas obrigações do BCP, mas no mercado secundário, seria qualquer coisa como 3562€ líquidos. (Fazendo umas aproximações e já considerando o pior cenário da declaração de mais-valias onde 20% é tributado.)

Ou seja +1782€ num ano - o dobro do que vai receber. Todos podemos concordar que duplicar a rentabilidade, qualquer que seja o valor, não é de desperdiçar.

Tens razão Ruicarlov. Não me lembrei das obrigações do BCP no mercado secundário estarem muito atractivas! Quando fiz o meu comentário foi apenas com base num DP a 6%. É claro que duplicar a rentabilidade todos concordam e acima de tudo, todos gostam :D;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Boa noite a todos,

Antes de mais quero agradecer a todos os que contribuem para este site, tem sido uma mais-valia nos últimos dias para me esclarecer algumas questões.

Neste momento tenho 50k para investir e ando à procura de soluções de depósitos a prazo para um ano(ou mais) no mercado com possibilidade de mobilização antecipada. Até à data a maior parte dos produtos que tenho visto rondam os 4.2-4.5%, havendo depois o barclays com 5%, e o banco invest com 5.25%. Na minha pesquisa(deco proteste e o vosso site) fui dar com o banco Finantia que oferece 5.75%:

http://www.finantia.pt/resources/13/files/DP_3anos_30abril_31maio2012.pdf

Alguém me pode dar uma opinião sobre este produto?

Muito Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para montantes de 50.000,00€ compensa o Finantia e o o Privat. Acredito que com 50.000,00€ possas negociar noutros bancos (Banif?). Alguns meses atrás era possível negociar em alguns bancos, por isso aconselho-te a tentar.

Relativamente a esse produto pouco há a dizer. Como diz na ficha de informação se mobilizares na data de pagamento dos juros não existe penalização. Portanto apesar de ser um depósito para 3 anos, tens a possibilidade de resgatar o capital ao final de 2 anos por exemplo e mobilizá-lo (na data de pagamento dos juros) sem penalização o que é bastante bom.

Experimenta fazer uma proposta em outros bancos para ver o que te podem oferecer para 50k€.

PS- Quando te referes a uma opinião sobre o produto referes-te a quê?(Fiquei com a ideia que percebeste tudo o que era preciso saber. Taxa oferecida(TANB), forma de mobilização.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Banif já não é o que era. Acabou-se a negociação. Talvez para mais de um milhão de euros...

Vai em frente no Finantia. Estás salvaguardado pelo FGD. Em DP's, para esse montante, certamente não arranjas melhor.

Podes mobilizá-lo anualmente.

Cumprimentos,

CL

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho contactado directamente alguns Bancos(balcões CGD,BPI,BES,BIG,Montepio,Banco Popular), e as taxas andam na ordem do que foi referido no post anterior. A justificação que apresentam para não conseguirem mexer muito nas taxas prende-se à regulação apertada que está a ser feita pelo Banco de Portugal. Para ter taxas superiores, apresentaram as Obrigações do BES, e Capital certo 2012-2017 no Montepio. Mas não me parece q tenham mais valias em relação aos DPs actuais, além disso não têm a garantia do FGD.

Não contactei o Privat Bank, por ter ficado ficado com a impressão do que tenho lido pelo fórum, de existirem impressões menos positivas em relação à instituição(ex:FGD na Letónia). Em relação ao Banif descartei, possivelmente erradamente. Pensei que estivessem a praticar taxas menos atractivas.

Fui muito vaga na pergunta que coloquei :-[ ...Quis saber a vossa opinião porque:

- desconhecia o Banco Finantia até andar agora à procura de soluções

- apesar de na ficha me parecer um depósito a prazo, queria saber se estaria correcta a esse respeito

- se existiam outras soluções de DP melhores no mercado que desconheceria

Obrigada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho contactado directamente alguns Bancos(balcões CGD,BPI,BES,BIG,Montepio,Banco Popular), e as taxas andam na ordem do que foi referido no post anterior. A justificação que apresentam para não conseguirem mexer muito nas taxas prende-se à regulação apertada que está a ser feita pelo Banco de Portugal. Para ter taxas superiores, apresentaram as Obrigações do BES, e Capital certo 2012-2017 no Montepio. Mas não me parece q tenham mais valias em relação aos DPs actuais, além disso não têm a garantia do FGD.

Não contactei o Privat Bank, por ter ficado ficado com a impressão do que tenho lido pelo fórum, de existirem impressões menos positivas em relação à instituição(ex:FGD na Letónia). Em relação ao Banif descartei, possivelmente erradamente. Pensei que estivessem a praticar taxas menos atractivas.

Fui muito vaga na pergunta que coloquei :-[ ...Quis saber a vossa opinião porque:

- desconhecia o Banco Finantia até andar agora à procura de soluções

- apesar de na ficha me parecer um depósito a prazo, queria saber se estaria correcta a esse respeito

- se existiam outras soluções de DP melhores no mercado que desconheceria

Obrigada.

Olá Plim. Reitero o que disse. Melhor que o Finantia não tens. Quanto ao PrivatBank, podem-me chamar o que quiserem, mas que raio faria eu se houvesse um problema com o banco? Onde ia? Com quem falava? Bahhh, já tenho chatices e dores de cabeça suficientes na minha vida.

Falaste em obrigações. Sim, são produtos diferenciados. Aqui compras dívida de Empresas / Bancos / Estado. Ficas credora dessas entidades. Caso confies nos emitentes tens taxas bem superiores aos DP's com prazos de maturidade mais curtos. Mas tens de ter noção que são produtos diferentes e aqui há um risco maior de incumprimento face aos DP's. A minha afirmação não é muito correcta até porque considero a dívida alemã bem mais segura que um DP num banco nacional. Dá-te é migalhas, mas dormes descansada.

Tens aqui no fórum mais do que informação acerca de bons investimentos em obrigações. Não vou rebobinar tudo de novo. Basta leres os tópicos.

Espero que reflictas e ponderes bem os teus investimentos e toma as melhores decisões.

Cumprimentos,

CL

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá Katolo,

Obrigada pela tua resposta. Eu como infelizmente tenho um conhecimento mt débil de como funcionam as obrigações, dividas, OT, CT, tenho receio desses produtos :-\ (ex: Taxas, IRS, comissões)... Por isso estava mais inclinada para DPs.

Este site tem contribuído para que perceba um pouco melhor o seu funcionamento.

Aceito a tua sugestão, e como tenho feito, vou investigar pelo site.

Obrigada

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uma alternativa de investimento para o banco BIG:

Designação

Depósito Indexado “Empresas Globais” (Depósito)

Classificação

Produto Financeiro Complexo

Caracterização do Produto

Depósito Indexado, denominado em Euros (€), não mobilizável antecipadamente.

Depósito com um prazo de 2 anos, que poderá ser sujeito a reembolso antecipado automático, e cuja remuneração está associada à evolução das cotações de um Cabaz de 3 acções: Portugal Telecom, Portucel e Galp (“Acções do Cabaz”).

Reembolso antecipado:

No final do primeiro semestre, se as cotações das três Acções do Cabaz forem simultaneamente superiores às respectivas cotações iniciais, o depósito termina e a Remuneração será igual a 6.00% do montante depositado (o equivalente a 11.61% TANB). Caso contrário, o depósito continua por, pelo menos, mais seis meses.

No final do segundo semestre, se as cotações das três Acções do Cabaz forem simultaneamente superiores às respectivas cotações iniciais, o depósito termina e a Remuneração será igual a 12.00% do montante depositado (o equivalente a 11.77% TANB). Caso contrário, o depósito continua por, pelo menos, mais seis meses.

No final do terceiro semestre, se as cotações das três Acções do Cabaz forem simultaneamente superiores às respectivas cotações iniciais, o depósito termina e a Remuneração será igual a 18.00% do montante depositado (o equivalente a 11.78% TANB). Caso contrário, o depósito continua por mais seis meses.

Reembolso na maturidade:

No final do quarto semestre, se as cotações das três Acções do Cabaz forem simultaneamente superiores às respectivas cotações iniciais, o depósito será reembolsado e será paga uma remuneração de 24.00% do montante depositado (o equivalente a 11.80% TANB). Caso contrário, o depósito é reembolsado, não sendo paga qualquer remuneração.~

Garantia de Capital

O capital aplicado está integralmente garantido na Data de Vencimento, e nas datas de possível reembolso antecipado automático.

Garantia de Remuneração

Este Depósito não garante uma remuneração mínima.

Factores de Risco

Risco de mercado:

A remuneração deste Depósito está dependente da evolução das Acções do Cabaz. Existe um risco adicional de reinvestimento, associado à possibilidade de reembolso antecipado automática.

Risco de crédito:

Este Depósito está sujeito ao risco de crédito do Banco de Investimento Global S.A.

Risco de Liquidez:

Este Depósito não permite a mobilização antecipada.

Outros riscos:

Possibilidade do regime fiscal aplicável ao aforrador ser alterado até à respectiva Data de Vencimento. Nesse contexto, uma eventual alteração adversa do regime fiscal poderá implicar, em termos líquidos, uma perda de parte da remuneração definida para o produto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

e se no final (na maturidade) as variações forem simultanoamente  inferiores às cotações iniciais?

acho que falta isto? ou estou enganado?

Isso é referido nesta parte "No final do quarto semestre, se as cotações das três Acções do Cabaz forem simultaneamente superiores às respectivas cotações iniciais, o depósito será reembolsado e será paga uma remuneração de 24.00% do montante depositado (o equivalente a 11.80% TANB). Caso contrário, o depósito é reembolsado, não sendo paga qualquer remuneração."

Para quem gostar de arriscar sinceramente pode compensar. Pelo que percebi até ao final do 3º semestre as cotações das 3 Acções do Cabaz não pode ser superior às cotações iniciais.

Apesar do mercado Português estar em Bear Market não estou a ver a galp/portucel a não terem cotações superiores mas é apenas uma previsão. Quanto à PT vem desde há 1 ano a descer...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Dada a actual instabilidade dos mercados com a crise da dívida, somada agora com a possível saída da Grécia do Euro.

A coisa tanto pode melhorar como piorar logo arriscar que essas 3 empresas vão todas subir, diria que é possível mas existe um risco muito grande de se ter o dinheiro parado 2 anos sem render nada (perdendo o valor da inflação).

Para isso investiria em obrigações que dariam quase o mesmo rendimento e poderia escolher uma que tivesse uma duração que mais me agrade. Sim é verdade consoante a obrigação que escolhe poderei ter perdas do capital investido, mas mesmo assim.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Dada a actual instabilidade dos mercados com a crise da dívida, somada agora com a possível saída da Grécia do Euro.

A coisa tanto pode melhorar como piorar logo arriscar que essas 3 empresas vão todas subir, diria que é possível mas existe um risco muito grande de se ter o dinheiro parado 2 anos sem render nada (perdendo o valor da inflação).

Para isso investiria em obrigações que dariam quase o mesmo rendimento e poderia escolher uma que tivesse uma duração que mais me agrade. Sim é verdade consoante a obrigação que escolhe poderei ter perdas do capital investido, mas mesmo assim.

A Grécia agora não é o maior dos problemas.(A vizinha Espanha sim!). Salvar a Espanha teria custos bem superiores...

Não percebeste este produto financeiro. Se no final do 1º semestre as três empresas do cabaz subirem face às cotações iniciais, o depósito termina e serás reembolsado a 6% do montante depositado e assim sucessivamente até ao 3º semestre.

A instabilidade actual afecta as bolsas mas o desempenho destas empresas irá determinar em parte o seu rumo. Uma empresa sólida (ex. Portucel) e com lucros tenderá sempre a ter a sua cotação valorizada, pois os investidores procuram empresas sólidas e que apresentem potencial de valorização.

Garantia de Capital : O capital aplicado está integralmente garantido na Data de  Vencimento, e nas datas de possível reembolso antecipado automático.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu percebi ;)

Mas dada a actual conjuntura diria que os dois cenários mais prováveis é isto anima e daqui a 6 messes são reembolsados com os juros ou então a coisa agrava e ficam sem juros nenhuns ou seja não me parece aliciante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu percebi ;)

Mas dada a actual conjuntura diria que os dois cenários mais prováveis é isto anima e daqui a 6 messes são reembolsados com os juros ou então a coisa agrava e ficam sem juros nenhuns ou seja não me parece aliciante.

Essa hipótese que colocas é só no final (2 anos) até lá o depósito tem de passar por 3 fases para continuar senão o pessoal é reembolsado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Essa hipótese que colocas é só no final (2 anos) até lá o depósito tem de passar por 3 fases para continuar senão o pessoal é reembolsado.

EU percebi mas acho que a probabilidade de nas 3 fases intermédias se dar o caso de as 3 estarem a ganhar (não tendo estado na 1ª) é muito pequena. Dai só ter considerado os outros 2 cenários como os mais prováveis.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

apesar de todos os defeitos e algumas vantagens eu referi que era uma alternativa e considero que uma obrigação de periodo curto é tiro mais certeiro tipo BCP  a vencer em Fevereiro proximo com taxa de 8,5%[table]  [tr][td]BCPPL 28/02/2013[/td] [td]

BANCO COMERCIAL PORTUGUÊS

[/td] [td]

94,9825

[/td] [td]

8,4653

[/td] [td]

1,9060

[/td] [td]

28-02-2013

[/td][/tr]  [/table]

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    pedrofelgueiras

Quando pedi conselhos aqui fiquei com ideia que as obrigações seriam a melhor opção. E pela comparação que fiz ás aplicações mais "publicitadas", a taxa era efectivamente melhor. Mesmo na CGD, de onde tirei o dinheiro, o gestor de conta (que nunca me tinha contactado) que ligou mal soube do movimento, não me conseguiu oferecer melhor que os 4.75%, daí a minha surpresa agora.

Mesmo no BCP, perguntei por obrigações e só me falaram em obrigações até 360 dias, não me falaram de obrigações até 2014 com as tais taxas de 10%.

Como é que posso consultar essas obrigações ?  Para investir melhor no ano que vem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já agora, esses 10% só são possíveis porque as obrigações estão a ser vendidas abaixo do preço porque foram compradas. Na prática a taxa de cupão das obrigações é muitas vezes de 4%, 5% ou 6%. Mas como são compradas a preço de saldo, e o juro é pago sobre o valor nominal e depois o reembolso também é feito ao valor nominal (compra-se a 90 e no fim recebe-se 100 e juros sobre esses 100) é equivalente ao tal rendimento (yeld) de 10%.

Deixo à imaginação de cada um deduzir porque será que as obrigações são vendidas a preço de saldo...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estarem a preço de saldo não significa necessariamente que está tudo a ir à falência.

Obviamente que as estão acima do par são obrigações de refúgio, com mais segurança. Abaixo do par demonstra mais especulação.

Quem deteve as obrigações desde o início foi fazendo dinheiro com elas. Logo ao vendê-las abaixo da par não lhe está necessariamente a dar prejuízo, pois já fez dinheiro suficiente anteriormente. Quanto maior for a duração das obrigações mais dinheiro fez. A certo ponto pode decidir que continuar com essas obrigações não é tão interessante como levantar e reinvestir noutras aplicações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites