Ir para o conteúdo
Sorcha

Depósitos a prazo não renováveis

Recommended Posts

Sorcha

Boa tarde  :)

Quando um depósito a prazo é não renovável, significa que: não posso voltar a utilizar esse depósito a prazo; ou, se quiser usufruir do mesmo tenho de voltar a constituí-lo?

Desde já agradeço a vossa resposta, é que em 2 situações coloquei esta questão no banco e deram-me 2 respostas diferentes, daí continuar com a dúvida.

Cumprimentos,

Sorcha

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
jfbbms

Penso que dependa do deposito.

O deposito pode nao ser renovavel automaticamente , ou seja, tens de "á mao" renovar como o caso de um deposito do big que dure 3 meses em que ao fim tens de escolher o mesmo ou outro DP.

Como pode ser nao renovavel por ter condicoes especiais, como o de 5.5% a 3 meses do BIG que é só para novos clientes e é condicao para existir 1 só vez

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Sorcha

Obrigada jfbbms pela sua resposta.

Existem FIN que não deixam margem para dúvidas como essas que referiu.

No entanto, vou colocar um exemplo da CGD, que é efetivamente neste banco que tenho dúvidas, é que a FIN de todos os depósitos a prazo da CGD, com exceção do Caixa PopNet, diz que a renovação não é aplicável:

https://www.cgd.pt/Particulares/Futuro/Contas-Prazo-Poupanca/Depositos-Prazo/Documents/Deposito-Mais-6-Meses_FIN.pdf

E neste caso, como é?

Muito obrigada,

Sorcha

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
jfbbms

Nesse caos como eu interpreto é que o DP é durante 6 meses.

No fim dos 6 meses o dinheiro fica na conta - penso que na conta " xpto ", onde xpto é a conta que se criou o DP ( aqui nao sei se o €€ é transferido para a conta á ordem ) e mais os juros que rendem.

Aqui ao fim de 6 meses, o €€ fica parqueado, depois escolhes outro DP por exemplo de 6 meses ou 1 ano ou 5 anos.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Sorcha

Mais uma vez, obrigada pela sua resposta jfbbms.

Ou seja, terminados os 6 meses desse Depósito Mais 6 meses, não posso constituir outro Depósito Mais 6 meses?

Se assim for, para quem não tem cartão de débito diferido, cartão de crédito, crédito habitação, nem esteja a viver no estrangeiro; tenha ordenado domiciliado e 29 anos; pretenda ter o seu pé de meia a render, mas sempre disponível para qualquer eventualidade e num banco com vários balcões... na CGD torna-se complicado. lol

Muito obrigada,

Sorcha

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
ruicarlov

Correcto. Se não tiver nenhuma dessas condições não pode constituir esse depósito novamente.

Mas pode constituir outros. Aqui entre nós, 3% a 6 meses também não é taxa apetecível.

Mais vale ir para outros bancos, seja ou não o depósito renovável.

Mas isso do não-renovável não funciona sempre assim como nesse exemplo. Por exemplo nos depósitos do PrivatBank, que nunca são renováveis, o que isso implica é que quando acabar o prazo é preciso fazer novamente o depósito, com a taxa que eles estiverem a praticar na altura. Isso serve apenas para salvaguardar o banco de descidas das taxas juro de referência que tornem manter depósitos com taxas altas pouco convenientes.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Sorcha

Muito obrigada pela resposta ruicarlov.

Aqui entre nós, 3% a 6 meses também não é taxa apetecível.

Mais vale ir para outros bancos, seja ou não o depósito renovável.

É verdade, mas isso levanta outra questão... qual o melhor banco tradicional para se ter uma conta do dia-a-dia e um "fundo de emergência" a render (que depósito a prazo?) para qualquer despesa extra ou situação de maior "aperto financeiro"? É que gostaria de separar esse "fundo de emergência" das restantes poupanças que estão no banco Invest. Sugestões?

Muito obrigada,

Sorcha

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
ruicarlov

Por acaso considero o Invest o que tem o melhor "Fundo de emergência", nomeadamente o Invest Money Box.

Quando soube de antemão que ia estar uns meses sem receber, coloquei dinheiro lá para o poder tirar quando quisesse e mesmo assim ir rendendo algum.

Agora dentro da banca tradicional é um bocado complicado já que há muitas vezes comissões de manutenção de conta. Mas a nível de taxas de juro, quase todos os bancos dão mais do que a caixa: Montepio, Banco Popular, Banif.....

Mas porquê a insistência na banca tradicional? A meu ver, a banca online é muito melhor para emergências do que a tradicional. Isto porque em bancos como o Best e o Activo podemos cancelar o depósito online e ele fica disponível no momento. No caso do Activo, que têm cartão de débito gratuito, permite logo um levantamento ou pagamento quase imediato. A meu ver são condições ideais para tirar de um "aperto".

O que é quase certo é que a partir de agora as taxas para DPs de 3 e 6 meses vão baixar, devido à nova intervenção do Banco de Portugal. Só mesmo os bancos que se marimbam mais nos rácios (invest e PrivatBank) é que poderão manter essas condições.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa