Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Santander

Pedro Pais

Recommended Posts

Queria deixar as ultimas experiencias em relação e este Banco:

Negativo

• Pedido de Crédito Universitário (Saúde) - TAEG de 16,5% (muito superior à concorrencia)

• Linha de Apoio ao cliente com atendimento robótico muito "deficiente"

• Extrema publicidade nas cartas mensais aos clientes

Positivo

• Simpatia no atendimento ao balcão e por telefone - atendimento personalizado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 400
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• presidentedajunta

59

• Tiago Pereira

31

• MiguLuso

15

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Experimenta pedir algum feedback no quadro dos Fundos de Investimento: http://www.forumfinancas.pt/forum/23-fundos-etfs-acções-e-obrigações/  

Claro, mas há quem arranje e muitas vezes já tem uma conta ordenado noutro banco, mas se fizer um Depósito ou transferência todos os meses de 750€ fica sem anuidades de cartões e livro de 10 cheques

Que tal perguntar ao Santander? Era um bom primeiro passo.

Queria deixar as ultimas experiencias em relação e este Banco:

Negativo

• Pedido de Crédito Universitário (Saúde) - TAEG de 16,5% (muito superior à concorrencia)

• Linha de Apoio ao cliente com atendimento robótico muito "deficiente"

• Extrema publicidade nas cartas mensais aos clientes

Positivo

• Simpatia no atendimento ao balcão e por telefone - atendimento personalizado

Vou adotar a mesma fórmula para o Banif e para o ActivoBank, as minhas duas últimas experiências. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...

Muito Boa tarde,

Estou com uma dúvida em relação ao Santander.

Neste momento estou á procura de um credito habitção e ja fui a 3 bancos, BES, BPI e Santander. Sendo que o Santander me oferece o melhor Spread de 3,25.

Andei a pesquisar e falam-me que o Santander é dos mais caros em quase tudo. E por outro lado so vejo boas referências em relação ao BPI mas esse faz um spread de 3.6. E so pra ficarem a saber o BES que é o meu banco faz o spread de 4.

Ou seja gostaria de saber a vossa opinião sobre o Santander e se devo temer alguma coisa ao fazer um crédito habitação lá.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Muito Boa tarde,

Neste momento estou á procura de um credito habitção e ja fui a 3 bancos, BES, BPI e Santander. Sendo que o Santander me oferece o melhor Spread de 3,25.

Andei a pesquisar e falam-me que o Santander é dos mais caros em quase tudo. E por outro lado so vejo boas referências em relação ao BPI mas esse faz um spread de 3.6. E so pra ficarem a saber o BES que é o meu banco faz o spread de 4.

Ou seja gostaria de saber a vossa opinião sobre o Santander e se devo temer alguma coisa ao fazer um crédito habitação lá.

O melhor mesmo seria saber os custos associados mensais e actuais.

Ou seja, por mês cobra-se X (multiplicar pelo numero de meses e anos de crédito); (não esquecer acrescentar imposto de selo a taxa de 4% se ainda não tiver)

Quanto custa abrir um "dossier" de empréstimo, etc etc etc.

Eles dizem que está no preçário (via telefone e chat não fazem calculos), por isso aconselho a perguntar ao gestor :)

Depois é fazer o mesmo no BPI e ver qual é o que compensa mais :)

Espero ter ajudado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Muito Boa tarde,

Sem estar por dentro do assunto (crédito habitação). Não consideram 3.25% um spread alto? Como será provável que num futuro próximo a Euribor comece a subir...a prestação com este spread ficará bastante alta.

Quem perceba do assunto que dê a sua opinião. Mas tendo em conta as condições actuais, eu não arriscaria (se for possível) em spreads > 2%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sem estar por dentro do assunto (crédito habitação). Não consideram 3.25% um spread alto? Como será provável que num futuro próximo a Euribor comece a subir...a prestação com este spread ficará bastante alta.

Quem perceba do assunto que dê a sua opinião. Mas tendo em conta as condições actuais, eu não arriscaria (se for possível) em spreads > 2%.

O meu spread é de 0.85% e para mim já é alto, quanto mais essas percentagens abismais...considerem o aluguer em vez da compra.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas como conseguir um spread mais baixo?? o meu receio é mesmo esse, a euribor subir...sendo que um crédito é pra décadas e o mais provável é a taxa subir....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O meu spread é de 0.85% e para mim já é alto, quanto mais essas percentagens abismais...considerem o aluguer em vez da compra.

No meu caso o crédito é para construção....não me passa pela cabeça sequer alugar algo se tenho um terreno para construir....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ou seja, por mês cobra-se X (multiplicar pelo numero de meses e anos de crédito); (não esquecer acrescentar imposto de selo a taxa de 4% se ainda não tiver)

Eles dizem que está no preçário (via telefone e chat não fazem calculos), por isso aconselho a perguntar ao gestor :)

Espero ter ajudado.

Mas esses custos são inicias....a prestação sao umas décadas. Se me cobrarem mais 200 por "dossier" mas depois compensar na prestação axo que é de arriscar. 

Essa taxa de 4 refere-se a quê?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No meu caso o crédito é para construção....não me passa pela cabeça sequer alugar algo se tenho um terreno para construir....

Ah claro, se há um terreno das duas uma, ou vendes ou tentas construir, e se não há dinheiro para construir terás de pedir emprestimo...isso já é outra história :) mas eu até nessa situação me deixaria estar sossegado :) pensa só numa euribor a mais de 5% como já esteve em 2008 e faz as contas se conseguerias pagar uma prestação de 5%+3,25%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ah claro, se há um terreno das duas uma, ou vendes ou tentas construir, e se não há dinheiro para construir terás de pedir emprestimo...isso já é outra história :) mas eu até nessa situação me deixaria estar sossegado :) pensa só numa euribor a mais de 5% como já esteve em 2008 e faz as contas se conseguerias pagar uma prestação de 5%+3,25%.

O meu spread é de 0,5% e onde arranjei as melhores condições, foi no BCP(o meu banco era o BES)..também tinha terreno e fiz empréstimo para construção, isto à cinco anos, se fosse hoje essa opção estava fora de hipótese...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Espero ter ajudado.

Mas esses custos são inicias....a prestação sao umas décadas. Se me cobrarem mais 200 por "dossier" mas depois compensar na prestação axo que é de arriscar. 

Essa taxa de 4 refere-se a quê?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ESCÂNDALO: BANCO "FURTA" POLÍCIA - TODA A HISTÓRIA

Carlos Tomás

Um agente da PSP depositou 30 mil euros no Banco Santander Totta e quando os tentou levantar descobriu que a instituição tinha aplicado a verba num fundo de alto risco. Processou o banco e ganhou. Mas ainda está à espera que lhe devolvam o dinheiro.

“Nem queria acreditar quando me disseram que não tinham o dinheiro para me dar.” As palavras são de Luís Simaozinho. É agente da PSP no Montijo, casado e tem 40 anos. Segundo ele, estão em causa as poupanças de uma vida: 30 mil euros que depositou a prazo numa agência da Margem Sul do Banco Santander Totta e que a instituição resolveu investir, sem autorização do cliente, numa aplicação de alto risco.

Luís Simaozinho conta como tudo começou: “Quando depoistei o dinheiro, em 2009, pensei que seria uma garantia caso tivesse problemas. Com a crise o dinheiro foi desaparecendo e no final do ano passado vi-me forçado a ir buscar o dinheiro que tinha a prazo. Era um contrato anual e estava precisamente no fim. O banco sempre me pagou os juros e, por isso, nunca me preocupei. Porém, quando cheguei ao balcão para levantar os 30 mil euros eles disseram-me que isso era impossível, porque estava investido numa aplicação de alto risco e só o podia levantar em 2016. Fiquei para morrer, porque eu nunca assinei qualquer autorização para o banco fazer tal coisa.”

Providência cautelar

E a história do agente Simaozinho, que trabalha na área da investigação criminal, continua: “Como não me quiseram dar o dinheiro, coloquei uma providência cautelar contra o banco e exigi que me fosse devolvido o que era meu. A acção entrou no dia 5 de Março de 2013 e logo no dia 12 houve uma decisão do tribunal que me deu razão. O juiz ordenou que o banco me devolvesse de imediato os 30 mil euros, mas a verdade é que já estamos em Maio e dinheiro nem vê-lo.”

Segundo Luís Simaozinho, o Santander Totta já tentou renegociar o contrato: “Pediram-me para assinar agora a autorização para ter o dinheiro na tal aplicação. Propuseram-me o pagamento de dois mil euros se o fizesse. Claro que não assinei coisa nenhuma. Quero é o meu dinheiro de volta.”

O polícia quer também ser ressarcido civelmente dos prejuízos que tem tido devido ao facto de não poder contar com os 30 mil euros: “Comecei a entrar em incumprimento com os meus empréstimos, inclusive com o próprio Santander Totta. Ou seja, eles devem-me dinheiro e eu é que ainda tenho de estar a pagar um empréstimo que lhes fiz e com juros a aumentar de dia para dia. Se me derem o que é meu resolvo os problemas todos. Assim, corro o risco de ter problemas na própria PSP, uma vez que o nosso regulamento disciplinar não permite que se tenham dívidas em incumprimento.”

Dora Almeida, de 35 anos, mulher do polícia e empresária (gere um restaurante no Montijo), não esconde a sua revolta: “Isto é inaceitável. Temos três filhos, com idades entre os 9 meses e os 10 anos, mas ninguém no banco pensa neles. Se não fosse a ajuda dos nossos pais, neste momento estaríamos a passar fome. Não há direito.”

“O Crime” confrontou o Banco Santander Totta com esta situação, mas até ao fecho da nossa edição não tínhamos obtido qualquer resposta. Queríamos saber se é comum aquele banco investir o dinheiro dos seus clientes em aplicações de alto risco sem autorização dos mesmos, e quando é que seria devolvido o dinheiro ao agente da PSP.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...
    Visitante agoandkillp

Bom dia,

tenho um ALD com a instituição santander totta consumer. Recentemente tomaram a liberdade, sem me notificar antes de pagar o IUC. Já tenho o empréstimo por 3 anos e esta foi a primeira vez que o fizeram.

No dia 23 de Maio, recebi uma carta do Santander Totta (com a data de 24 de Maio, logo aqui mostra a boa fé) a dizer que iriam proceder ao débito de 136 euros da minha conta referente ao IUC mais despesas de comissão/tratamento do IUC. No meu contrato está claramente descrito que quem deve pagar o IUC é o proprietário da viatura e não a entidade financeira.

A meu ver, há aqui um conjunto de ilegalidades:

1) Santander Totta Consumer: Não fui notificado que isto iria acontecer e decidiram passar por cima do contrato;

2) Santander Totta Conssumer: Tenho por lei até ao fim do mês em causa para pagar o IUC, não sou obrigado a pagar na data que o banco decide;

3) Santander Totta Consumer: Despesas de comissão/tratamento do IUC. Isto é simplesmente o papel a dizer que o IUC foi pago tirado do site das finanças. Estão a cobrar IVA em cima de uma despesa do estado;

4) Santander Totta: Tenho a conta com o Santader Totta. Este decidiu aceitar o pedido do Santander Totta Consumer sem antes verificar se estes tinham autorização para aquele débito ou não.

5) Santander Totta: Má fé de enviar uma carta o dia antes a dizer que vai debitar no próprio dia. Nem sei se isto é legal...

Já avancei com uma reclamação para o portal do cliente bancário e para a instituição Santander Totta consumer. O Santader Totta consumer diz que não tenho razão. Argumenta que:

ü Dado que segundo as condições gerais do contrato de locação financeira, ser o imposto da responsabilidade do locatário, independentemente da entidade que o liquide, e na tentativa de evitar incorrer-se em outros custos (como coimas e juros de mora), o BST desde Julho 2012 veio alterar o seu procedimento passando a liquidar o referido imposto, debitando posteriormente os seus clientes.

Já pedi uma cópia do contrato com isto escrito e assinado por mim.

Sabem mais algum sítio onde deva avançar com a reclamação? O portal do cliente bancário costuma demorar quanto tempo a resolver este tipo de situações?

Obrigado pela ajuda. André

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não sei se o portal do cliente bancário é o equivalente a pedir o livro de reclamações do banco. Se for, tudo bem :) Nesse caso, poderás também informar o Portal da queixa (http://www.portaldaqueixa.com/) para os outros consumidores ficarem informados dessa practica.Caso a queixa no portal do cliente bancário não for equivalente, aconselho-o a pedir o livro de reclamações :)  Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Abri uma conta à ordem no Santander (já fui cliente antes - tive um cartão pré-pago) e aqui vai o meu feedback do banco.

Positivo

• Área online e móvel francamente completa (do telefone ainda não experimentei porque não aderi);
    • Depósitos a prazo podem ser feitos, reforçados e liquidados online sem precisar de ir ao balcão - todos;
    • Plataforma de investimentos bastante simples, mas com várias opções, incluindo uma plataforma especializada de obrigações em PSI20;
    • Atendimento telefónico competente e simpático;
    • No meu caso, a conta está totalmente gratuita até aos 21 anos, e se aderir à universidade manter-se-á grátis enquanto lá estiver.
    • Excelente atendimento no balcão, regra geral;
    • Oferta ampla.
    • Acesso online muito mais simplificado e rápido que noutros bancos.
    • Pouco tempo de espera de cada vez que vou ao balcão, ambiente confortável.
    • Sólido e de confiança.

Negativo

• Em termos de fundos, online, só tem disponíveis os do banco, e apenas 6 do total.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como alguns membros deste forum sabem, à uns meses atrás o meu novo gestor de conta tentou-me passar a perna do modo "o gajo é novo, assina, come e cala" o problema é que ele teve azar  :laugh:

Desde então passei de 4 ditigos para 0,00€ disponivel na conta à ordem.

A passada 6ª feira foi realmente, um dia revelador. Fui ao Banco ter com o gestor e descubro o que?

- Perdi o meu gestor de conta (agora sou uma conta standard)

- Atendimento sem comentários (parecia que tinha de pedir "por favor" para a senhora me dar os papeis que solicitava)

- Saldo negativo à mais de 20 dias, devido a um pedido de anulação ser regeitado pelo banco

- Depósitos a prazo sem possibilidade de levantar antes de 2015

Não tenho muito mais a acrescentar, mas estou com uma pressa que seja 2015 para tirar de lá o resto do mialheiro  :-\

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Não sei se o portal do cliente bancário é o equivalente a pedir o livro de reclamações do banco.

Há uma pequena diferença: pelo Portal do Cliente Bancário não é preciso esperar pelo envio da reclamação do livro para o BdP; fazendo a reclamação pelo livro, ao enviá-la para o BdP tipicamente o banco já envia a sua interpretação.

Tirando isso as consequências são as mesmas ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

O Santander Totta está com um produto que é o Plano Programado Premium +, que funciona nos mesmos moldes do Plano Programado dos 3,25% TANB... só que é 3,75% TANB e com entregas iniciais e mensais de 1000€ a 2000€.

Informação dada no chat do Santander Totta. É capaz de ser um produto interessante para quem quer render as suas poupanças a uma boa taxa com a segurança do banco!

Dou adicionalmente a informação de que não existem requisitos prévios para atribuição de gestor de conta - qualquer cliente pode pedir um, e a sugestão que me foi dada foi mesmo nesse sentido - e de que, para pedidos de crédito, é analisada a situação financeira do cliente (presumo que em poupanças e responsabilidades).

Como alguns membros deste forum sabem, à uns meses atrás o meu novo gestor de conta tentou-me passar a perna do modo "o gajo é novo, assina, come e cala" o problema é que ele teve azar

Desde então passei de 4 ditigos para 0,00€ disponivel na conta à ordem.

A passada 6ª feira foi realmente, um dia revelador. Fui ao Banco ter com o gestor e descubro o que?

- Perdi o meu gestor de conta (agora sou uma conta standard)

- Atendimento sem comentários (parecia que tinha de pedir "por favor" para a senhora me dar os papeis que solicitava)

- Saldo negativo à mais de 20 dias, devido a um pedido de anulação ser regeitado pelo banco

- Depósitos a prazo sem possibilidade de levantar antes de 2015

Não tenho muito mais a acrescentar, mas estou com uma pressa que seja 2015 para tirar de lá o resto do mialheiro

Muda de balcão. Está claro que esse balcão não te quis, e está clara a incompetência de quem esteve a tratar da tua situação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em duplo post, adicionalmente, as contas do 1º quadrimestre, disponíveis em http://www.santandertotta.pt/ficheros/PRSTSGPSMar13INGLESFINAL.pdf, mostram que o Core Tier I está nos 13,1% (em bom plano), mas que o rácio créditos/depósitos está nos 127%, um dos mais altos.

A cotação é BBB- na Fitch.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Se uma conta que tenha acções for património de 2 titulares, quem é o titular das acções propriamente ditas? Em termos fiscais quem declara mais/menos valias? Dividendos?

O titular é o particular que deu a ordem de compra, creio eu. Em termos fiscais é o próprio que deu a ordem de compra que declara... tal como dividendos. Penso eu.

http://www.santandertotta.pt/pagina/content/0,1564,698_22365_1_1_683_4_0,00.html

Alguém tem esta conta? Estava a pensar ter uma conta alternativa, sem domiciliar o ordenado.

Será que é possível ter esta conta sem ter qualquer cartão débito/crédito?

Talvez venha a ter brevemente esta conta. E sim, penso que é possível. :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom vou dar resposta às minhas próprias perguntas porque liguei para lá:

(1) É possível abrir conta sem qualquer cartão associado (débito/crédito). Ou seja movimentá-las apenas pela internet/telefone;

(2) As acções serão sempre do titular da conta que as comprou.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom vou dar resposta às minhas próprias perguntas porque liguei para lá:

(1) É possível abrir conta sem qualquer cartão associado (débito/crédito). Ou seja movimentá-las apenas pela internet/telefone;

(2) As acções serão sempre do titular da conta que as comprou.

Tal como tinha dito. :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico