Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• custos de doação de imovel de tia para sobrinho

Visitante manuel pereira

Recommended Posts

Visitante manuel pereira

Boa tarde a todos

Minha tia que é solteira e não tem filhos e sendo eu seu único sobrinho, está disposta a doar-me a casa dela, visto que agora esta num lar de 3ª idade.

Gostava de saber quais as despesas vou ter para tratar da doação ( no que se refere a escritura,imp de selo,registos, etc.).Qual o valor total que terei que pagar .O imovel é antigo (mas está em condiçoes de habitar).

obrgº

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

As doações estão sujeitas a 10% de imposto de selo (exceto se entre ascendentes e descentes ou entre cônjuges) e a transferência de imóveis a 0,8% também de IS.

Sendo uma doação está isenta de IMT.

A escritura, registo, etc, tem valores mais ou menos tabelados mas não sei onde os consultar. Mas experimenta, por exemplo, fazer uma simulação num dos simuladores de crédito que os bancos disponibilizam, esses dados costumam aparecer lá (ter em atenção que no caso do crédito há mais algumas despesas a pagar para os registos, por causa da hipoteca, mas se só queres ficar com uma ideia, deve dar ;))

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 years later...
    Visitante FRANCISCO HUMMEL

pretendo como advogado acompanhar uma escritura de doação de tia para sobrinha, o valor venal -tributario do imovel é de R$ 36.000,00, preciso saber o custo de despesas que terei com o ato a ser praticado. obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

pretendo como advogado acompanhar uma escritura de doação de tia para sobrinha, o valor venal -tributario do imovel é de R$ 36.000,00, preciso saber o custo de despesas que terei com o ato a ser praticado. obrigado.

Talvez seja melhor colocar a questão num fórum que seja mais frequentado por quem segue a legislação brasileira? Aqui é quase tudo de Portugal...
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 year later...