Ir para o conteúdo
Entrar para seguir isto  
Visitante Rui Andre

Renda da Casa para colocar no IRS

Recommended Posts

Visitante Rui Andre

boas...

aluguei casa com a minha namorada, o ano passado (em Dezembro 2011) e paguei 2 rendas como é normal. Como podemos declarar isto no IRS, visto só desde essa altura é que temos a mesma morada fiscal e em princípio vamos fazer o IRS separado. Cada um pode colocar no seu IRS?Tem vantagens fazermos já o IRS em conjunto?Se puderem esclarecer..

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Não podem fazer o IRS em conjunto enquanto não tiverem a mesma morada fiscal há pelo menos dois anos (ou enquanto não casarem - aí passa a ser obrigatório fazer em conjunto).

Quanto às rendas, uma vez que se trata de habitação própria e permanente (pois coincide com a morada fiscal), podem deduzi-las no IRS. Essas coisas tipicamente são no anexo H (não tenho a certeza), mas se usarem a aplicação para meter pela net é uma questão de fazerem uma pesquisa por Rendas...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante Rui Andre

então temos que fazer o IRS em separado. cada um pode meter os mesmos recibos no seu IRS? eu colocar 2 e ela os mesmos 2? ou como é?

Se puderes explicar..

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante RMMA

então temos que fazer o IRS em separado. cada um pode meter os mesmos recibos no seu IRS? eu colocar 2 e ela os mesmos 2? ou como é?

Se puderes explicar..

O contrato de arrendamento está nos vossos nomes aos dois? Se sim, penso que poderão colocar os dois as rendas, mas terão de as dividir por 2, dado que partilham a mesma renda. Se o contrato de arrendamento só estiver no nome de um de vocês, penso que só essa pessoa poderá deduzir as rendas. Aguarde por mais respostas ou envie um e-mail para as finanças.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante Francisco Parreira

Bom dia

Preciso de um esclarecimento sobre as rendas de casa

Tenho um contrato de arrendamento de 1984 da casa  onde resido, não sei se o valor da renda que pago pode ser descontado no meu IRS?

Obrigado pela atenção

Francisco Parreira

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Tenho um contrato de arrendamento de 1984 da casa  onde resido, não sei se o valor da renda que pago pode ser descontado no meu IRS?

Diz o Código do IRS, no seu artigo 85º:

d) Importâncias, líquidas de subsídios ou comparticipações oficiais, suportadas a título de renda pelo arrendatário de prédio urbano ou da sua fração autónoma para fins de habitação permanente, quando referentes a contratos de arrendamento celebrados a coberto do Regime do Arrendamento Urbano, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 321-B/90, de 15 de outubro, ou do Novo Regime do Arrendamento Urbano, aprovado pela Lei n.º 6/2006, de 27 de fevereiro, até ao limite de (euro) 502.

Assim de repente parece que não porque o contrato é anterior. Mas não fui ler em detalhes os decretos em causa, para ver se eventualmente abrangiam contratos anteriores...

Na dúvida, esclareça a questão nas finanças ;)

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Entrar para seguir isto  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa