Ir para o conteúdo
Entrar para seguir isto  
Visitante coimbras

Acto isolado, recibo verde ou outro? Serviço de limpeza.

Recommended Posts

Visitante coimbras

Boa tarde.

Na minha empresa de construção, vou prestar um serviço de limpeza a um cliente, depois da obra feita. Para isso vou contratar uma senhora de limpezas que vai lá fazer o serviço umas determinadas horas. Isto se ocorrer apenas desta vez será um acto isolado por parte da senhora, certo? E se este serviço for requisitado mais vezes ao longo do ano como fica enquadrado?

Ao cliente quero passar uma factura do serviço de limpeza de um valor xx, e a senhora vai ter de me passar um documento em como recebeu xx-yy sobre o serviço prestado. eu como intermediário fiquei com o valor yy.

Tenho dúvidas na factura a colocar ao cliente, e no tipo de documento que a senhora deve fornecer, tendo em conta que este serviço pode repetir-se várias vezes.

Alguém pode esclarecer-me?

Obrigado.

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante Ra

Caso seja previsivel a prática desse serviço por mais vezes, não deve ser enquadrado no acto isolado.

O acto isolado resulta de um acto imprevisivel e sem caracter de habitualidade.

Se vais subcontratar essa senhora, ela deve, caso assim o exijas e como é de esperar que o faças, passar-te um comprovativo do serviço e dinheiro recebido. E esse comprovativo terá de ser uma factura/recibo ou um recibo verde (penso que se enquadrará na tabela dos prestadores de serviços).

Para isto ela terá de se colectar como Trabalhadora Independente.

Qual é a situação da senhora? é trabalhadora por conta de outrem?

Esta questão, assim como os valores previsiveis dos serviços por ano, podem dar uma ideia dos custos que a senhora terá como TI. É que pode não interessar à senhora colectar-se caso não tenho uma boa relação beneficio/custos.

Tu deves facturar como farias normalmente, como se de um serviço se tratasse, apenas vais subcontratar alguém de fora para o fazer por ti. A senhora "entende-se" contigo e tu "entendes-te" com o teu cliente.

Acho até que esse tipo de serviço, visto que se trata de uma limpeza de obra feita, se enquadra nos serviços de construção civil sujeitos à inversão do sujeito passivo em Iva.

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Entrar para seguir isto  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa