Ir para o conteúdo
Bento

Dúvidas em relação a multas de Imposto circulação automovel

Recommended Posts

Bento

Boa noite.

Estou metido em alguns problemas , e gostaria de saber como resolver a situação.

Inicialmente o carro de um familiar está em meu nome por problemas fiscais do próprio , esqueceu se de pagar o selo do carro , quanso me dirigi às finanças para pagar o meu selo , vi que aquele selo estava em atraso , conclusão paguei o valor de selo normal acrescido dos 15 euros normais. Passado uma semanas recebo outra carta para pagar mais 15 euros , como não estava para me chatear devido aos 15 euros foram pagos também , após um mês recebo uma terceira carta , com ameaça de tribunal , com um valor próximo dos 70 euros para pagar. Todos os selos foram pagos pelo meu familiar que como bela mulher que é perdeu os comprovativos todos de pagamento. O que posso fazer para resolver isto ?

outra questão:

Comprei um carro a individuo , no espaço de uns dias tive um grande acidente , e o carro ficou a arranjar aproximadamente 9 meses , por desleixo não mudei o carro de nome , e o rapaz depois ligou me a dizer que tinha uma carta em casa , para pagar o selo etc etc.

Fui alterar o carro de nome , e fui às finanças pagar o selo mais a multa , conclusão ligou me hoje passado quase um ano e meio a dizer que recebeu uma carta em casa de 80 euros de multa por falta de pagamento dos selos do carro. Hoje estive a ver e o carro tinha os selos em dia ( tirando a parte que ficou em nome dele e ficou 9 meses na oficina , aí passou 6 meses do prazo ) , e agora apareceu lhe isto. A minha pergunta é , quando tenho multa de selo , tenho de pagar sempre ambos( o selo e a multa ) , a multa nunca pode ficar para pagar certo?  Havendo multa , ficou logo liquidada quando eu paguei as duas coisas certo? E os selos dos anos seguintes poderiam ser emitidos havendo multas ?  O porquê de haver esta carta?

Peço desculpa pelo testamento , mas isto preocupa me bastante.

Melhores cumprimentos Paulo Bento

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante NELSON

Quem compra um carro usado tem que confirmar sempre com o vendedor se tem todos os selos dos anos anteriores pagos.

Caso contrario quem compra a viatura e passa para seu nome fica com a responsabilidade de pagar todas as multas mesmo aquelas de anos atrasados.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Bento

O antigo proprietário não tinha nada em atraso , eu atrasei me naquilo , e paguei a multa do atraso , justo , mas qual é a lógica de uma coima daquele valor passado tanto tempo?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante nelson

Sao as leis que temos. Tenho um cunhado que lhe aconteceu o mesmo. Comprou uma mota em novembro 2011 e não verificou o selo e o antigo proprietario tinha que ter tirado o selo em abril 2011.

Agora recebeu uma multa de +- 70 euros.....

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

O sistema deixa pagar o imposto sem pagar a multa. Não é obrigatório que pagues as duas coisas ao mesmo tempo.

Se já tinhas pago a multa anteriormente e estás a receber nova notificação para a pagar, apresenta uma reclamação nas Finanças, junto com o comprovativo de que já a pagaste - alguém se esqueceu de registar o pagamento da multa, ou o sistema de notificações não está a levar isso em conta, não tens culpa disso.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante Fábio Ferreira

Boas eu comprei um jipe em que o imposto de circulação automóvel está em dia mas como o jipe foi para outro dono eu tenho de pagar novamente o imposto de circulação automóvel ou posso manter como tenho sem ter de ir pagar...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
PoupancaCia

Olá Bento,

Pessoalmente iria pessoalmente às finanças com todos os comprovativos relativos a cada um dos casos, de modo a verificar e liquidar (se possível) cada ano de imposto. Só sairia de lá com uma declaração de que todos os impostos estavam liquidados de modo a ficar com cadastro limpo e poder reclamar qualquer nova tentativa de cobrança fora de tempo.

Agora que o Estado se vê com problemas de tesouraria a máquina fiscal está a desenterrar todo e qualquer cêntimo que estivesse perdido. Portanto nada melhor que ir lá com todos os papeis e deixar tudo em pratos limpos.

Como já pode verificar o descuido paga-se caro.

espero que consiga resolver rapidamente a situação.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
PoupancaCia

Boas eu comprei um jipe em que o imposto de circulação automóvel está em dia mas como o jipe foi para outro dono eu tenho de pagar novamente o imposto de circulação automóvel ou posso manter como tenho sem ter de ir pagar...

Olá Fábio,

Se o imposto de selo estava em dia e o Jipe já não está registado em seu nome, à partida nada tem a pagar.

Tem apenas que garantir que de facto existiu transmissão de propriedade.

A forma mais simples de verificar muitos destes assuntos, passa por uma simples visita ao Portal das Finanças, consultando a áreas IUC consegue ver quais os veículos que estão em seu nome, se tem algum imposto em atraso e quando é que deve pagar o imposto.

Simples, rápido e evita muitas chatices.

Espero ter conseguido ajudar.

Cumps

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante Pamas

Boas!

Uma duvida que gostaria que me esclarecessem...

Antigamente era obrigatório pagar o IUC e colocar o respectivo selo no pára-brisas do veiculo.

Dado já não existirem esses selos, é obrigatório trazer na viatura ou connosco o comprovativo do pagamento do IUC?

A GNR ou a Policia numa operação de Auto-Stop pode-nos perguntar por esse tal comprovativo e autuar-nos caso não o tenhamos connosco?

Obrigado 

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante ana correia

vendi a uns meses atras um honda civic 1.5 LSI 16v matricula 34-50-CQ do ano de 1994/1995. gostaria de saber se o individuo a quem em o vendi se ja mudou de nome, pois tinha a declaraçao de venda assinada e com data anexada. e-mail:ana.correia.83@hotmail.com

muito atentamente

ana correia

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante isabel galvao

boa tarde , por motivos de esquecimento , nao tenho pago o imposto de circulaçao automovel , como posso faze lo                obrigado

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Ra

boa tarde , por motivos de esquecimento , nao tenho pago o imposto de circulaçao automovel , como posso faze lo                obrigado

Emite as guias no Portal das finanças, vai ao multibanco ou ctt e paga. E aguarda as coimas em casa.

Ou ir à repartição pagar, eles emitem as guias e recebem o dinheirinho dos iuc's e coimas.

Eu aconselho a segunda. Fica tudo resolvido de uma vez.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
nelson83

Uma questão:

comprei um carro a um stand, carro de 2000 mês 8, quando pedi os comprovativos do Imposto de circulação vi que estava tudo regularizado até 2012, visto o ex-proprietário ter feito um pagamento e ultimo no mês de junho de 2013,mas pagamento esse referente ao I.C de 2012.

A minha dúvida é a seguinte; o contrato entre mim e o stand é de Setembro de 2013, o carro é de Agosto 2000

reparei que no meu portal das finanças me pedem 50 e tal euros, mas afinal eu posso alegar e se sim onde para não pagar, visto ser minha propriedade só em setembro e o carro está registado em agosto e ainda não era meu.

Alguém me ajuda a esclarecer isto, Obrigado 

::)

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
ABCD

Uma questão:

comprei um carro a um stand, carro de 2000 mês 8,

quando pedi os comprovativos do Imposto de circulação vi que estava tudo regularizado até 2012, visto o ex-proprietário ter feito um pagamento e ultimo no mês de junho de 2013,mas pagamento esse referente ao I.C de 2012.

A minha dúvida é a seguinte; o contrato entre mim e o stand é de Setembro de 2013, o carro é de Agosto 2000

reparei que no meu portal das finanças me pedem 50 e tal euros, mas afinal eu posso alegar e se sim onde para não pagar, visto ser minha propriedade só em setembro e o carro está registado em agosto e ainda não era meu.

Alguém me ajuda a esclarecer isto, Obrigado 

::)

O que tem para pagar é referente a 2013 ou a 2014?

Deveria ter questionado o stand sobre o pagamento do IUC referente ao ano em que o comprou. Normalmente, eles assumem essa despesa. Depende das datas...

Leve esse documento de pagamento, referente ao IUC, ao stand que lhe vendeu o automóvel e peça-lhes esclarecimentos.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
nelson83

Para pagar é referente ao ano 2013, quanto ao stand eles deram-me o papel com os pagamentos do anterior proprietário e lá estava o ano 2013 no mês 6 um ultimo pagamento do imposto I.C, entao fiz confução pois pensei que o ano 2013 estava pago, mas não, era o pagamento do I.C de 2012, o stand solicitou esses dados via email e já enviei, mas tenho ligado para eles e dissem ainda não têm novidades eu ando nisto, por isso questiono o que poderei fazer para que isto se resolva.

Obrigado

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
ABCD

Para pagar é referente ao ano 2013,

quanto ao stand eles deram-me o papel com os pagamentos do anterior proprietário e lá estava o ano 2013 no mês 6 um ultimo pagamento do imposto I.C, entao fiz confução pois pensei que o ano 2013 estava pago, mas não, era o pagamento do I.C de 2012,

o stand solicitou esses dados via email e já enviei, mas tenho ligado para eles e dissem ainda não têm novidades eu ando nisto, por isso questiono o que poderei fazer para que isto se resolva.

Obrigado

Este tipo de assunto resolve-se presencialmente e perante o vendedor da viatura. Se não ficar convencido da resposta pode sempre pedir o livro de reclamações para expor, por escrito e de forma clara, a razão porque entende que devem ser eles a pagar o IUC...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
ABCD

Obrigado

Prepare um texto escrito, previamente, para no caso de ter de recorrer ao "livro" se lembrar dos dados do problema!...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante mariana tugui

Boa noite.

Estou metido em alguns problemas , e gostaria de saber como resolver a situação.

Inicialmente o carro de um familiar está em meu nome por problemas fiscais do próprio , esqueceu se de pagar o selo do carro , quanso me dirigi às finanças para pagar o meu selo , vi que aquele selo estava em atraso , conclusão paguei o valor de selo normal acrescido dos 15 euros normais. Passado uma semanas recebo outra carta para pagar mais 15 euros , como não estava para me chatear devido aos 15 euros foram pagos também , após um mês recebo uma terceira carta , com ameaça de tribunal , com um valor próximo dos 70 euros para pagar. Todos os selos foram pagos pelo meu familiar que como bela mulher que é perdeu os comprovativos todos de pagamento. O que posso fazer para resolver isto ?

outra questão:

Comprei um carro a individuo , no espaço de uns dias tive um grande acidente , e o carro ficou a arranjar aproximadamente 9 meses , por desleixo não mudei o carro de nome , e o rapaz depois ligou me a dizer que tinha uma carta em casa , para pagar o selo etc etc.

Fui alterar o carro de nome , e fui às finanças pagar o selo mais a multa , conclusão ligou me hoje passado quase um ano e meio a dizer que recebeu uma carta em casa de 80 euros de multa por falta de pagamento dos selos do carro. Hoje estive a ver e o carro tinha os selos em dia ( tirando a parte que ficou em nome dele e ficou 9 meses na oficina , aí passou 6 meses do prazo ) , e agora apareceu lhe isto. A minha pergunta é , quando tenho multa de selo , tenho de pagar sempre ambos( o selo e a multa ) , a multa nunca pode ficar para pagar certo?  Havendo multa , ficou logo liquidada quando eu paguei as duas coisas certo? E os selos dos anos seguintes poderiam ser emitidos havendo multas ?  O porquê de haver esta carta?

Peço desculpa pelo testamento , mas isto preocupa me bastante.

Melhores cumprimentos Paulo Bento

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante manuel jose

o que devo fazer: comprei  e esta registado na conservatoria 11 de junho um carro em junho 2014 num stand o selo devia ser comprado em maio de 2014 o vendedor disse estar tudoregularisado muito bem agora recebo uma carta das financas para pagar o selo de maiocoisa que ainda nao estava no meu nome. porque veio o selo para mim o que devo fazer .pagar nao pagar reclamar . obrig se poder ajude

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
ABCD

o que devo fazer:

comprei  e esta registado na conservatoria 11 de junho

um carro em junho 2014 num stand

o selo devia ser comprado em maio de 2014

o vendedor disse estar tudoregularisado

muito bem

agora recebo uma carta das financas para pagar o selo de maio

coisa que ainda nao estava no meu nome.

porque veio o selo para mim

o que devo fazer .

pagar nao pagar

reclamar .

obrig

se poder ajude

Reclamo. Stop

Escrita dificil de entender. Stop

Separei o texto para ver se se percebia o assunto que apresentou. Stop

Tente melhor a sua escrita. Stop

Vá falar com o vendedor. Stop

Se ele negar o pagamento do selo, solicite o livro de reclamações. Stop

Tente elaborar um texto escrito, corriga-o e leve-o consigo. Stop

Se for preciso escrever algo no livro de reclamações, copie o conteúdo do texto que levar consigo e indique o nome do vendedor em causa. Stop

Hugh!...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante Sergisa

Bom dia,

Já procurei alguma informação sobre o assunto, li as v/ questões, mas ainda não fiquei esclarecida: por ex, se adquirir uma viatura penhorada pelas Finanças, ou seja, sem conhecer o historial, com poderei precaver-me de irregularidades de natureza fiscal relativamente à mesma (seja IUC por liquidar, multas, portagens em falta...)?

Se alguém conseguir esclarecer, agradeço. :)

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia
Já procurei alguma informação sobre o assunto, li as v/ questões, mas ainda não fiquei esclarecida: por ex, se adquirir uma viatura penhorada pelas Finanças, ou seja, sem conhecer o historial, com poderei precaver-me de irregularidades de natureza fiscal relativamente à mesma (seja IUC por liquidar, multas, portagens em falta...)?
Supostamente só és responsável pelas irregularidades que se venham a verificar depois do carro passar para a tua posse. Na eventualidade de te notificarem por alguma coisa referente a essa data, só tens de responder de volta com a prova de que nessa altura o carro ainda não era teu.

A menos, claro, que adquirisses o carro com os ónus e encargos que ainda tenha. Mas isso não é habitual...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa