Ir para o conteúdo
migjac

Calculo recibo verde

Recommended Posts

migjac

Boa tarde,

Venho pedir a vossa ajuda no seguinte.

Fiz um trabalho em que pedi 3000€ liquidos. Agora vou passar o recibo. Tenho que somar o valor de iva e tem que se considerar o valor da retenção na fonte que a empresa terá que fazer.

O IVA será 23% e a retenção na fonte de 21,5%.

Qual a formula que calcula o valor que terei de emitir na factura para receber os 3000€ limpos?

Penso que será 3797€ que dará 797€ de iva?

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloagsantos

aos 3000 somas 23% do iva

recebes 3690€

desses 690€ é IVA e 645€ é da retenção da fonte (21,5% de 3000).

Ficas com 2355€

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Se o objetivo é ter 3000€ líquidos:

3000 / 0,785 = 3821,66€ = Rendimento Bruto

3821,66€ * 1,23 = 4700,64€ = Valor com IVA incluído

Ou seja, o recibo deve indicar:

* Custo so Serviço: 3821,66€

* Retenção na fonte: 821,66€

* IVA: 878,98€

A empresa entrega-te 3878,98€ e entrega os 821,66 ao fisco, para efeitos de IRS. Entretanto tu entregas os 878,98€ ao fisco para pagar o IVA (e esse valor a empresa pode deduzir ao IVA que ela própria tem de entregar). Ficas com 3000€ líquidos no final...

Agora, não sei bem se era esse o entendimento a que vocês tinham chegado...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloagsantos

as contas apresentadas pelo paulo, são as certas, mas acho estranho o "acordo" porque geralmente as contas são feitas apenas com IVA ou sem IVA, se à retenção na fonte, a empresa não deveria pagar mais pelo serviço

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
migjac

Muito obrigado pelas contas. Caso não faça retenção na fonte terei eu que pagar esse valor de irs no final do ano, certo?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Mesmo que faças não tens garantia nenhuma de não ter que vir a pagar...

A retenção na fonte é um adiantamento por conta de imposto, o verdadeiro valor só é calculado no ano seguinte, ao meteres a declaração de IRS... se os valores que foram sendo retidos na fonte não chegarem, pagas mais; se ultrapassarem, o fisco devolve a diferença.

Mas afinal, fazes retenção na fonte ou não?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
ana.portugal

Posso falar por experiência própria. Houve 2 anos em que não fiz retenção na fonte e depois tive de desembolsar (custou mais porque foi tudo junto).

Desde então, faço sempre a retenção na fonte (até porque estou no regime de Iva). Mesmo que não estivesse faria retenção na fonte.

Acho estranho dizer que o recibo tem de dar 3000€ líquidos... ::) Quando aceitamos uma prestação de serviços perguntam logo se fazemos retenção na fonte e IVA... Estranho...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
migjac

Eu tenho um trabalho. depois faço alguns trabalhos em part-time. NEstes part-time peço um valor liquido. Se não fizer retenção na fonte terei que mais tarde pagar esse valor correspondente ao IRS.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante José Ferreira

Se o objetivo é ter 3000€ líquidos:

3000 / 0,785 = 3821,66€ = Rendimento Bruto

3821,66€ * 1,23 = 4700,64€ = Valor com IVA incluído

Ou seja, o recibo deve indicar:

* Custo so Serviço: 3821,66€

* Retenção na fonte: 821,66€

* IVA: 878,98€

A empresa entrega-te 3878,98€ e entrega os 821,66 ao fisco, para efeitos de IRS. Entretanto tu entregas os 878,98€ ao fisco para pagar o IVA (e esse valor a empresa pode deduzir ao IVA que ela própria tem de entregar). Ficas com 3000€ líquidos no final...

Agora, não sei bem se era esse o entendimento a que vocês tinham chegado...

--» Quanto a esta resposta, porque é que a formula para o calculo da Retenção na Fonte é: 3000 / 0,785; e não 3000 * 0,215 ?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Ra

José Ferreira, repare que o exempo de calculo não é para achar a retenção na fonte mas sim para encontrar o valor bruto para no fim dar um valor liquido de 3000 (já contando com o iva que se entrega ao estado).

Se quiser saber o valor bruto de um serviço / recibo para dar 3000 euros liquidos (limpos para si), então a formula é:

3000 + 0,23 x = X + 0,23 x - 0,215 x

3000 + 0,23 x = X + 0,015 x

3000 + 0,23 x = 1,015 X

3000 = 1,015 x - 0,23 x

3000 = 0,785 x

x = 3000 / 0,785

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante Miguel Galão

Vou receber 600€ x 14 meses= 8400€ ano

Tenho que cobrar Iva?

Que desconto de irs devo aplicar? sou obrigado ou posso deixar para o ano até porque tenho muitas despesas

que taxa para Segurança Social?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Ra

Vou receber 600€ x 14 meses= 8400€ ano

Tenho que cobrar Iva?

Que desconto de irs devo aplicar? sou obrigado ou posso deixar para o ano até porque tenho muitas despesas

que taxa para Segurança Social?

Para esses valores pode ficar enquadrado no regime de isenção do iva. Não cobra iva.

Quanto à retenção de irs, também pode optar pela dispensa. Ficando para a altura da liquidação do irs, o acerto de contas.

A segurança social, tratando-se da primeira vez que inicia actividade independente, está isento durante pelo menos 12 meses.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
ajisma

Meus caros, acredito que o que se pede aqui é um Calculador Inverso para Recibos Verdes Eletrónicos.

No blog «Relatos d'um Internauta» surge uma excelente oferta natalícia que promete terminar com este problema.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante Denise

Boa tarde, vou passar pela primeira vez um recibo de acto isolado e tenho duvidas, o valor já com iva é 684,86, qual é a base de incidencia em irs que devo selecionar?? Aparece já preenchido sobre 100%, qual é a opção na retenção na fonte de irs? O que ponho no imposto de selo? e a titulo de é honorarios???

Obrigada

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa