Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Obrigações

Recommended Posts

Amigos,

Recebi esta semana um telefonema do meu gestor de conta, aconselhando-me a vender umas obrigações do BCP que tenho em carteira (são 50K). As obrigações têm a designação "BCP 5.625 04/2014" e adquiri-as em Abril de 2012 a perto de 90%.

Acham que é uma boa estratégia vendê-las agora ou, pelo contrário, acham que devo levá-las até mais próximo da maturidade?

Já agora, como alternativa à aplicação do capital (se resolver vender as obrigações), o gestor aconselhou-me um FUNDO chamado "Fundo PPR BIG TAXA PLUS", que o banco tem com a Futuro.

Conhecem este produto? Eu telefonei hoje para a DECO a pedir um conselho sobre este "Taxa Plus", mas eles disseram-me que é um produto muito recente, ainda sem grande histórico (creio que foi lançado em Setembro), e que portanto não podiam dar uma opinião.

Portanto, agora estou um pouco como "no mato sem cachorro"... Os amigos poderão aconselhar-me, por favor, sobre:

a) se faço bem em alienar agora (no início da próxima semana) as obrigações "BCP 5.625 04/2014";

B) se com o dinheiro resultante da venda, faço bem em aplicar neste "Taxa Plus" do BIG/Futuro, ou se há alternativas claramente melhores. Quanto a estes 50K, minha disponibilidade é de médio prazo, isto é, posso aplicá-lo por uns 2 ou 3 anos, assim eu tenha saúde e não precise do dinheiro para tratamentos.

Agradeço muito a ajuda que me possam dar. Aguardo os V/ conselhos.

Caro Ramiro,

Parece que a Yield dessa obrigação do BCP ronda ~1% correcto? Se for assim, qualquer troca por um produto com uma taxa superior é bem-vinda  ;)

Quanto ao fundo, não opino, até porque não tem histórico e não é a minha "especialidade". Mas sabe os riscos dos fundos, certo? Amanhã pode ter mais ou menos do que aquilo que lá aplicou. Se se sentir confortável com esse tipo de aplicações, força! Mas veja a carteira do fundo e a classe de risco antes de avançar com o mesmo.

Já pensou nos Certificados do Tesouro Poupança Mais? (4,25% TANB média a 5 anos, podendo pagar um prémio nos últimos 2 anos indexado ao crescimento do PIB), mas pode resgatar a partir do 2º ano, caso necessite.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 3,2k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Bushy

541

• afer

219

• PNogueira

195

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Parece ser um excelente negócio para o Benfica e para as entidades financeiras envolvidas.

Olha que não, também aqui faz todo o sentido ver a situação dessas empresas, pois basta um "problema" e reflecte-se na cotação da obrigação. É claro que para quem quiser levar até à maturidade pouco i

Título Emitente Cotação % YTM % Cupão % Maturidade O.T. 5% Junho 15/06/2012 REPÚBLICA PORTUGUESA 99,9200 5,1646 5,0000 15-06-2012 O.T. 5,45% 23/09/2013 REPÚBLICA PORTUGUESA 90,0950 12,6065 5,4500

Posted Images

Agradeço a sua opinião.

Parece-me que há consenso quanto à oportunidade de eu vender estas Obrigações do BCP. Irei dar essa ordem ao banco já nesta segunda-feira. Obrigado.

Agora sobre o destino a dar aos 50K resultantes da venda, aí vou ter de pensar muito bem. O produto que me falaram - “Fundo PPR BIG TAXA PLUS” - não me pareceu ser desinteressante: é conservador (aplica, basicamente, em obrigações) e tem (ou diz que tem) uma política fiscal que protege o investidor ((https://www.bigonline.pt/OndeInvestir/PPR/Fiscalidade).

Mas agora, lá está... tudo vai depender da rentabilidade que esse produto me pode dar nos próximos 2 ou 3 anos. Não me interessa estar a correr riscos se, no final, vou receber igual (ou até menos!) do que receberia numa aplicação nos Correios.

Terei que pensar muito bem no assunto.

Entretanto, vou colocar este meu "dilema" na secção dos "Fundos" deste Fórum, pois agora a minha dúvida já não tem a ver com "Obrigações" (essas vou vender).

Muito obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se não for incómodo, gostaria de colocar uma questão aos amigos conhecedores do mercado de Obrigações.

Tenho um montante aplicado em Obrigações BANIF SGPS 2010/2013, que se vencem no final deste ano. Como se aproximam da maturidade (no final do próximo mês de dezembro), a minha pergunta é se me aconselham a vendê-las ANTES do vencimento ou se, pelo contrário, acham que devo levá-las até à maturidade (no fundo, será mantê-las aprox. mais um mês).

P.S. Comprei as Obrigações no seu lançamento, isto é, em 2010.

Agradeço uma orientação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se não for incómodo, gostaria de colocar uma questão aos amigos conhecedores do mercado de Obrigações.

Tenho um montante aplicado em Obrigações BANIF SGPS 2010/2013, que se vencem no final deste ano. Como se aproximam da maturidade (no final do próximo mês de dezembro), a minha pergunta é se me aconselham a vendê-las ANTES do vencimento ou se, pelo contrário, acham que devo levá-las até à maturidade (no fundo, será mantê-las aprox. mais um mês).

P.S. Comprei as Obrigações no seu lançamento, isto é, em 2010.

Agradeço uma orientação.

Mas porque as deseja vender, já perto da "meta"?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas porque as deseja vender, já perto da "meta"?

Coloquei a hipótese da venda porque li aqui que, no caso de deixar ir as Obrigações até à maturidade, a incidência do imposto é mais elevado (ao nível do nosso IRS, para quem está, como eu, num escalão alto), do que se for pago no momento da transação/venda antecipada.

Eu não tenho conhecimentos técnicos sobre o assunto, mas tenho quase a certeza de ter lido aqui um conselho nesse sentido. Ou estarei enganado?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Coloquei a hipótese da venda porque li aqui que, no caso de deixar ir as Obrigações até à maturidade, a incidência do imposto é mais elevado (ao nível do nosso IRS, para quem está, como eu, num escalão alto), do que se for pago no momento da transação/venda antecipada.

Eu não tenho conhecimentos técnicos sobre o assunto, mas tenho quase a certeza de ter lido aqui um conselho nesse sentido. Ou estarei enganado?

Não tenho conhecimentos sobre esse assunto.

Alguém por aqui o esclarecerá.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tem sido e até ver ,se levar até ao final paga 28%  , se vender antes tem que apresentar as mais valias se as houver e pagar os mesmos 28% e só se haver interesse é que opta por englobamento de impostos e aí paga o valor do calculo de todos os rendimentos que tem e portanto podendo ser superior aos 28%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caro Ramiro,

Se as comprou ao valor nominal (100%) e as levar até à maturidade recebe o valor investido e não há lugar ao pagamento de mais-valias.

Se decidir vendê-las agora e estiverem acima do par, irá pagar 28% da diferença entre o preço de venda e o preço de compra.

Agora é uma questão de fazer contas. Eu, pessoalmente, quando compro na fase de subscrição é numa óptica de as levar até à maturidade, A menos que surja uma oportunidade única de investimento e necessite de imediato do capital  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Muito obrigado, amigo "Katolo". Fiquei completamente esclarecido.

Como comprei as Obrigações no momento da emissão, o montante que receber será idêntico ao gasto na aquisição. Portanto, usando um raciocínio lógico (o que nem sempre acontece na AT), não terei de pagar nada em sede de IRS, dado que não existe incremento patrimonial. Apenas terei de declarar a transação no meu IRS de 2014. Correto?

Sendo assim, vou mesmo manter as Obrigações até dezembro.

Já agora, sabe dizer-me onde posso consultar um site que tenha a valorização atualizada das Obrigações? É que andei à procura do "valor" destas BANIF SGPS 2010/2013 e não encontrei em lado nenhum. Como são do (moribundo) Banif, até tenho receio que nem se efetuem transações destas obrigações...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por acaso sabe o ISIN das ditas? Assim, aparentemente, também não encontro nada, mas talvez no Banif@st consiga ver a cotação das suas obrigações.

Quanto à questão da declaração de IRS não estou certo que seja necessário declará-las, dado que não teve mais-valias, mas é melhor informar-se junto do seu contabilista. Como nenhuma das que tenho compradas em OPS atingiu a maturidade, ainda não me preocupei com essa questão  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por acaso sabe o ISIN das ditas? Assim, aparentemente, também não encontro nada, mas talvez no Banif@st consiga ver a cotação das suas obrigações.

Quanto à questão da declaração de IRS não estou certo que seja necessário declará-las, dado que não teve mais-valias, mas é melhor informar-se junto do seu contabilista. Como nenhuma das que tenho compradas em OPS atingiu a maturidade, ainda não me preocupei com essa questão  :)

Se quiser englobar o rendimento dos juros pode declarar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Ramiro disse que está num escalão elevado de IRS, portanto não me parece a melhor opção

Pois só respondi ao que disseste :) se não há venda só há rendimento de juros, e esses existe a possibilidade de englobar, se houver venda é obrigatório declarar e portanto vai entrar no rendimento global.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois só respondi ao que disseste :) se não há venda só há rendimento de juros, e esses existe a possibilidade de englobar, se houver venda é obrigatório declarar e portanto vai entrar no rendimento global.

Naturalmente que todas as minhas decisões passam pelo NÃO englobamento.

Relativamente à necessidade/obrigatoriedade de declarar, para este caso em que Obrigações atingem a maturidade e no fim somos ressarcidos do seu valor, ela efetivamente existe. Hoje de manhã informei-me sobre esse assunto (por acaso, até junto de 2 fontes distintas) e a informação que recebi foi coincidente: temos de declarar, em sede de IRS, o rendimento recebido, fazendo constar as datas e os valores pagos e recebidos. Como são coincidentes, não há lugar a qualquer imposto. Contudo, cabe à Administração Fiscal isso mesmo, daí a obrigatoriedade de declarar no IRS. Se não o fizermos, o que pode acontecer é sermos chamados às Finanças para comprovarmos documentalmente as transações, aborrecimento que podemos evitar declarando no modelo respetivo do IRS. Foi o que me disseram essas 2 fontes bem colocadas.

P.S. Já que falei em "ser chamado às Finanças para mostrar papeis", gostava de vos perguntar se isso se passa habitualmente convosco. Quanto a mim, no meu caso específico, tenho sido um verdadeiro "Cristo"... Praticamente, não há ano que passe em que eu não tenha essa "Via Sacra"... Claro que eu tenho sempre as minhas contas imaculadas e o processo revela-se uma mera formalidade, mas o tempo (dias!...) que se perde nas filas e o aborrecimento que dá, transformam essa já "rotina anual" num verdadeiro calvário!...

Convosco acontece o mesmo? São chamados regularmente às Finanças para documentarem a vossa declaração do IRS?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Naturalmente que todas as minhas decisões passam pelo NÃO englobamento.

Relativamente à necessidade/obrigatoriedade de declarar, para este caso em que Obrigações atingem a maturidade e no fim somos ressarcidos do seu valor, ela efetivamente existe. Hoje de manhã informei-me sobre esse assunto (por acaso, até junto de 2 fontes distintas) e a informação que recebi foi coincidente: temos de declarar, em sede de IRS, o rendimento recebido, fazendo constar as datas e os valores pagos e recebidos. Como são coincidentes, não há lugar a qualquer imposto. Contudo, cabe à Administração Fiscal isso mesmo, daí a obrigatoriedade de declarar no IRS. Se não o fizermos, o que pode acontecer é sermos chamados às Finanças para comprovarmos documentalmente as transações, aborrecimento que podemos evitar declarando no modelo respetivo do IRS. Foi o que me disseram essas 2 fontes bem colocadas.

P.S. Já que falei em "ser chamado às Finanças para mostrar papeis", gostava de vos perguntar se isso se passa habitualmente convosco. Quanto a mim, no meu caso específico, tenho sido um verdadeiro "Cristo"... Praticamente, não há ano que passe em que eu não tenha essa "Via Sacra"... Claro que eu tenho sempre as minhas contas imaculadas e o processo revela-se uma mera formalidade, mas o tempo (dias!...) que se perde nas filas e o aborrecimento que dá, transformam essa já "rotina anual" num verdadeiro calvário!...

Convosco acontece o mesmo? São chamados regularmente às Finanças para documentarem a vossa declaração do IRS?

Correcto, talvez me tenha expressado mal, as obrigações sempre que haja venda ou reembolso têm de ser sempre declaradas no Anexo G, durante a vida das mesmas o contribuinte pode declarar os juros do ano fazendo o englobamento no anexo E sendo isso opcional.

Por acaso nunca fui chamado, mas há vários casos assim, ou porque apresentam despesas elevadas ou por outras situações, geralmente são chamados aqueles que apresentam algo que não seja comum, como por exemplo essas tais despesas elevadas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Creio que só é obrigatório declarar ás finanças quando há mais valias isto é, quando são vendidas antes da maturidade , porque se deixar ir até á maturidade não precisa de dizer nada é-lhe apenas retido 28 % de irs sobre os juros dessa mesma obrigação, claro está que têm que ser também compradas ao valor da maturidade para não haver mais valias

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por acaso nunca fui chamado, mas há vários casos assim, ou porque apresentam despesas elevadas ou por outras situações, geralmente são chamados aqueles que apresentam algo que não seja comum, como por exemplo essas tais despesas elevadas.

Tem razão, amigo David. Há "fatores de alerta" que fazem despoletar essas vistorias. Ainda há dias me estiveram a explicar isso (sem grandes pormenores, é certo), quando eu tive de ir à Rua da Alfandega (à AT), tratar de um assunto de um familiar que tem investimentos no Huambo. Para além desses alertas, há também análises aleatórias. Disseram-me até que naquele gabinete da direção-geral tinham sido chamados 2 elementos às Finanças para "mostrarem" o IRS... Não sei se foi verdade ou se queriam apenas que eu ficasse a pensar que eram totalmente isentos nessas coisas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas

Tenho algumas Obrigações Benfica Sad 2016, que estão a cotar a 114%, será que compensa vender, e investir o montante noutra coisa?  Acham que é possível arranjar comprador?

Obrigado

114%?  :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o

Eh pá, as tuas devem ser especiais de corrida e banhadas a ouro. As minhas estão a 102%:

http://www.bolsadelisboa.com.pt/pt-pt/products/bonds/PTSLBFOE0007-XLIS

Nem a vitória sobre o Anderlecht faria esse milagre  ;D

PS: se alguém quiser comprar as minhas a 114%, chegue-se à frente, por favor  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Lol. É pá, eu também estranhei, mas vi no Best. Tenho a certeza que lá aparecia 114%, daí também achar ser boa ideia vender, mas amanhã vou ver outra vez. Também já questionei o meu PFA mas ainda não tive resposta.

Esta cotação aparece quando ponho para ver o património integrado e vou consultar as Obrigações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Algum dos amigos tem informações atualizadas/opinião sobre o Fundo de Pensões PPR BIG Taxa Plus?

É que já desmobilizei uma aplicação e estava a equacionar aplicar o dinheiro neste fundo por 2 ou 3 anos. Não me parece ter grande componente de risco (investe em Obrigações e é nível 4 em 7) e, embora seja um fundo recente, pareceu-me potencial de valorização. Para além disso, beneficia de um "atrativo" fiscal: depois do primeiro ano, a taxa é de 21,5% em vez dos 28%...

O que acham os amigos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites