Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Obrigações

Recommended Posts

É assim que funcionam por exemplo os CLNs, compram obrigações séniores (100k) e vendem a 1k, e depois o investidor compra as notes que quiser, e pode vender ao banco também as notes que quiser.

Mas só conehcia isso para CLNs, para obrigações...

Eu também tinha a mesma ideia do D@vid... Aliás, é uma estratégia da Banca para passar o risco de evento de crédito para o cliente e diminuir passivo.

Por outro lado, penso que o Big costuma comprar pacotes de títulos que depois vende acima do preço de compra ao cliente, assegurando uma mais-valia.

Se for interessante para mim, estou sempre aberto a propostas  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 3,2k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Bushy

541

• afer

219

• PNogueira

195

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Parece ser um excelente negócio para o Benfica e para as entidades financeiras envolvidas.

Olha que não, também aqui faz todo o sentido ver a situação dessas empresas, pois basta um "problema" e reflecte-se na cotação da obrigação. É claro que para quem quiser levar até à maturidade pouco i

Título Emitente Cotação % YTM % Cupão % Maturidade O.T. 5% Junho 15/06/2012 REPÚBLICA PORTUGUESA 99,9200 5,1646 5,0000 15-06-2012 O.T. 5,45% 23/09/2013 REPÚBLICA PORTUGUESA 90,0950 12,6065 5,4500

Posted Images

Vão sair umas EDP para 2021 para o mercado primário , disseram-me...

A cotar a perto do par acham boas para reforço carteira... Têm tendência a valorizar como aconteceu com as Ren?...

Penso que é uma questão de analisar quando estiverem disponíveis em mercado secundário. Se rondarem os 100% é, sem sombra de dúvida, um bom investimento. Irão, com certeza, valorizar num espaço curto de tempo (penso eu)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Penso que é uma questão de analisar quando estiverem disponíveis em mercado secundário. Se rondarem os 100% é, sem sombra de dúvida, um bom investimento. Irão, com certeza, valorizar num espaço curto de tempo (penso eu)

Têm alguma razão lógica amigo katolo

As da REN fizeram precisamente isso e eu gostaria saber o porquê? Por serem títulos com muita procura , títulos seguros?...

O facto da YIELD ser 4,125 também faz puxar pelo preço da obrigação , certo?

Confesso que de obrigações não entendo muito , gostaria que compartilhassem vosso parecer...

Obrigados

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Têm alguma razão lógica amigo katolo

As da REN fizeram precisamente isso e eu gostaria saber o porquê? Por serem títulos com muita procura , títulos seguros?...

O facto da YIELD ser 4,125 também faz puxar pelo preço da obrigação , certo?

Confesso que de obrigações não entendo muito , gostaria que compartilhassem vosso parecer...

Obrigados

EDP EMITE OBRIGAÇÕES NO MONTANTE DE EUR 600 000 000 COM VENCIMENTO EM JANEIRO DE 2021

Lisboa, 13 de Novembro de 2013: Nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 248.o do Código dos Valores Mobiliários, a EDP – Energias de Portugal, S.A. (“EDP”) vem prestar a seguinte informação ao mercado e ao público em geral:

A EDP Finance BV fixou hoje o preço de uma emissão de obrigações no montante de EUR 600.000.000 com vencimento em Janeiro de 2021 e cupão de 4,125%.

As obrigações serão emitidas ao abrigo do programa de emissão de títulos de dívida “Programme for the Issuance of Debt Instruments (MTN)” da EDP e EDP Finance BV e serão admitidas à cotação na Irish Stock Exchange. Esta emissão destina-se a financiar as necessidades decorrentes da actividade normal da empresa, permitindo alongar o seu prazo de maturidade e reforçar a flexibilidade financeira.

Nesta transacção actuaram como “Joint-Bookrunners” o BBVA, BESI, BNP Paribas, BPI, Deutsche Bank, HSBC, JP Morgan, Millennium BCP and MUSI.

EDP – Energias de Portugal, S.A.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A Galp irá fazer uma emissão de obrigações entre 300 e 500 milhões de euros, com um prazo de maturidade fixado em 2019.    Segundo a Boomberg, que cita fonte ligada à operação, a taxa de juro desta operação será de 4,5%. A notícia surge na sequência de informação avançada na passada semana de que a Galp tinha mandato cinco bancos de investimento  - BBVA, BNP Paribas, CaixaBI, Deutsche Bank e JPMorgan - para agendarem reuniões com investidores, visando analisar o seu interesse na compra de dívida da petrolífera.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A Galp irá fazer uma emissão de obrigações entre 300 e 500 milhões de euros, com um prazo de maturidade fixado em 2019.    Segundo a Boomberg, que cita fonte ligada à operação, a taxa de juro desta operação será de 4,5%. A notícia surge na sequência de informação avançada na passada semana de que a Galp tinha mandato cinco bancos de investimento  - BBVA, BNP Paribas, CaixaBI, Deutsche Bank e JPMorgan - para agendarem reuniões com investidores, visando analisar o seu interesse na compra de dívida da petrolífera.

Vão a estas?...

Paga cupão já em janeiro e devem ter um bom upside...

Vai revelar novas noticias das novas concessões poços petróleo no brasil a 28 e 29 deste mês!!!

http://economico.sapo.pt/noticias/galp-na-corrida-as-novas-concessoes-de-gas-no-brasil_181710.html

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde a todos.

Tinha 65.000€ no BES liquidez, entretanto o banco chamou-me para mudar de investimento porque está a desvalorizar. Propuseram-me as Obrigações BES com rentabilidade liquida de 3,60 - prazo a 5 anos. Acham uma boa aplicação? Disseram-me que o juro era anual e não corria riscos a não ser que o banco falisse. Agradeço a quem me souber aconselhar

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde a todos.

Tinha 65.000€ no BES liquidez, entretanto o banco chamou-me para mudar de investimento porque está a desvalorizar. Propuseram-me as Obrigações BES com rentabilidade liquida de 3,60 - prazo a 5 anos. Acham uma boa aplicação? Disseram-me que o juro era anual e não corria riscos a não ser que o banco falisse. Agradeço a quem me souber aconselhar

isso ke te disseram no banco é verdade são obrigações seniores (ve bem isso)5% a 5 anos pagam juro anual o risco é mais ou menos esse ke te disseram se falir perdes uma boa parte do capital (60% do inicial +/-) se não necessitas do dinheiro nesse prazo nem acreditas ke o bes possa falir entretanto não é mau de todo,lembra-te ke se a meio kiseres vender podes perder(ou ganhar) algum ;)

mas eu ia mais neste fundo tem o risco diversificado enquanto a obrigação é só do bes se correr mal chapeu

http://www.esaf.pt/Default.aspx?tabid=100&codfun=14165991085

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fui ao BES co intenção de trazer os 65.ooo€ para os correios (CTPM), entretanto puseram-me novamente a pensar, dizendo que se comprasse as obrigações no BES como pagam 5% receberia muito mais. Não me consigo decidir...se me pudessem ajudar agradecia :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quais são as condições para o pagamento do cupão? Parece que há condições..

Speedbird

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pior do que obrigações subordinadas só mesmo acções em caso de falência  ;)

Excelente taxa que o BES conseguiu, bem como uma enorme procura (principalmente estrangeiros). Há um ano atrás o Bank of Ireland só conseguiu colocar dívida subordinada com uma taxa de 10%  ;)

PS: Se os bagunceiros do costume não estragarem tudo, estamos, lentamente, a sair do buraco (vamos lá ver se não nos enterramos novamente)  :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estava a falar em instrumentos de financiamento directos das empresas. Normalmente as CLN's têm por base dívida sénior, o que alivia a percepção de risco. O problema é ter duas entidades por trás.

Uma coisa é certa. Se o BES recorrer em default no que concerne às obrigações subordinadas, as CLN's já foram  :P

Também é certo que eu nunca compraria dívida subordinada. Por vezes estes meninos lembram-se de "convidar" a malta a trocar dívida subordinada por acções para reforço dos capitais próprios  :police:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fui ao BES co intenção de trazer os 65.ooo€ para os correios (CTPM), entretanto puseram-me novamente a pensar, dizendo que se comprasse as obrigações no BES como pagam 5% receberia muito mais. Não me consigo decidir...se me pudessem ajudar agradecia :)

Aguardo e agradeço as vossas opiniões. Afinal ganho mais  nos CTPM, que também são obrigações certo? Ou nas obrigações seniores do BES? Quais as mais seguras?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Aguardo e agradeço as vossas opiniões. Afinal ganho mais  nos CTPM, que também são obrigações certo? Ou nas obrigações seniores do BES? Quais as mais seguras?

É divida pública mas não são obrigações, nem funcionam como tal, obrigações do tesouro é que são obrigações, os CTPM são uma aplicação de aforro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É divida pública mas não são obrigações, nem funcionam como tal, obrigações do tesouro é que são obrigações, os CTPM são uma aplicação de aforro.

Tem a certeza que os CTPM não são obrigações? Então o agente do BES mentiu-me. Estou estupefacta...porque se assim for, estarão a passar a rasteira a muita gente...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tem a certeza que os CTPM não são obrigações? Então o agente do BES mentiu-me. Estou estupefacta...porque se assim for, estarão a passar a rasteira a muita gente...

Ele o máximo que pode dizer, é que são divida pública, e a divida pública do Estado pode ser Certificados, Bilhetes do Tesouro e Obrigações do Tesouro, ao fim ao cabo é tudo um empréstimo ao Estado, mas um DP também é um empréstimo, e no entanto também existe as Obrigações.

Vê a coisa assim, Certificados = Depósitos a Prazo, Obrigações do Tesouro (Estado) = Obrigações do Banco, ou seja, é tudo um empréstimo á entidade e está sujeito ao risco da entidade, mas são instrumentos financeiros diferentes, se ele diz que um Certificado é uma Obrigação então também tem de dizer que um DP é uma Obrigação :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ele o máximo que pode dizer, é que são divida pública, e a divida pública do Estado pode ser Certificados, Bilhetes do Tesouro e Obrigações do Tesouro, ao fim ao cabo é tudo um empréstimo ao Estado, mas um DP também é um empréstimo, e no entanto também existe as Obrigações.

Vê a coisa assim, Certificados = Depósitos a Prazo, Obrigações do Tesouro (Estado) = Obrigações do Banco, ou seja, é tudo um empréstimo á entidade e está sujeito ao risco da entidade, mas são instrumentos financeiros diferentes, se ele diz que um Certificado é uma Obrigação então também tem de dizer que um DP é uma Obrigação :P

Ok, e perdi eu 1h no banco....o problema é que, como é evidente, não querem que leve o dinheiro de lá e estão a tentar "arranjar-me" um produto semelhante aos CTPM porque eu disse que ia transferir o dinheiro para os correios...mas afinal, qualquer semelhança é pura coincidência...... :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Amigos,

Recebi esta semana um telefonema do meu gestor de conta, aconselhando-me a vender umas obrigações do BCP que tenho em carteira (são 50K). As obrigações têm a designação "BCP 5.625 04/2014" e adquiri-as em Abril de 2012 a perto de 90%.

Acham que é uma boa estratégia vendê-las agora ou, pelo contrário, acham que devo levá-las até mais próximo da maturidade?

Já agora, como alternativa à aplicação do capital (se resolver vender as obrigações), o gestor aconselhou-me um FUNDO chamado "Fundo PPR BIG TAXA PLUS", que o banco tem com a Futuro.

Conhecem este produto? Eu telefonei hoje para a DECO a pedir um conselho sobre este "Taxa Plus", mas eles disseram-me que é um produto muito recente, ainda sem grande histórico (creio que foi lançado em Setembro), e que portanto não podiam dar uma opinião.

Portanto, agora estou um pouco como "no mato sem cachorro"... Os amigos poderão aconselhar-me, por favor, sobre:

a) se faço bem em alienar agora (no início da próxima semana) as obrigações "BCP 5.625 04/2014";

B) se com o dinheiro resultante da venda, faço bem em aplicar neste "Taxa Plus" do BIG/Futuro, ou se há alternativas claramente melhores. Quanto a estes 50K, minha disponibilidade é de médio prazo, isto é, posso aplicá-lo por uns 2 ou 3 anos, assim eu tenha saúde e não precise do dinheiro para tratamentos.

Agradeço muito a ajuda que me possam dar. Aguardo os V/ conselhos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites