Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Obrigações

Recommended Posts

Eu tenho uma posição forte na PT 2018 - 5,875%

Em Maio estive para vender a posição que tinha na PT quando elas estavam nos 108% mas vendi antes as da EDP 5,875% 2016 pelos mesmos níveis pois tinham uma maturidade mais curta e pensei que ficassem menos tempo por esses níveis.

Desde aí as obrigações têm corrigido para valores mais normais, mas se chegarem aos 106% vendo a posição que tenho nas de 2018 pois para esses valores já terá uma YTM que consigo atingir noutras obrigações.

Fiquei indeciso e estive perto de vender hoje mas acho que vou deixar a poeira assentar e ver como evolui a cotação nos próximos dias.

Não percebo muito bem como reage o mercado obrigacionista a este tipo de informação (OPA), mas quem quiser realizar mais-valias este pode ser o momento ideal. Nos próximos dias poderá ocorrer uma correcção resultante deste disparo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 3,2k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Bushy

541

• afer

219

• PNogueira

195

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Parece ser um excelente negócio para o Benfica e para as entidades financeiras envolvidas.

Olha que não, também aqui faz todo o sentido ver a situação dessas empresas, pois basta um "problema" e reflecte-se na cotação da obrigação. É claro que para quem quiser levar até à maturidade pouco i

Título Emitente Cotação % YTM % Cupão % Maturidade O.T. 5% Junho 15/06/2012 REPÚBLICA PORTUGUESA 99,9200 5,1646 5,0000 15-06-2012 O.T. 5,45% 23/09/2013 REPÚBLICA PORTUGUESA 90,0950 12,6065 5,4500

Posted Images

Eu costumo dizer: Desde que se "arranje" um produto com uma yield superior e um risco similar, força!

Agora eu já vendi porque tinha visto um produto com uma yield superior e naquele espaço de 3 dias (até à liquidação dos títulos) as obrigações que pretendia subiram tanto que já não compensava... e depois fiquei "agarrado" e sem saber onde reaplicar o dinheiro  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não percebo muito bem como reage o mercado obrigacionista a este tipo de informação (OPA), mas quem quiser realizar mais-valias este pode ser o momento ideal. Nos próximos dias poderá ocorrer uma correcção resultante deste disparo.

Eu costumo dizer: Desde que se "arranje" um produto com uma yield superior e um risco similar, força!

Agora eu já vendi porque tinha visto um produto com uma yield superior e naquele espaço de 3 dias (até à liquidação dos títulos) as obrigações que pretendia subiram tanto que já não compensava... e depois fiquei "agarrado" e sem saber onde reaplicar o dinheiro  ;D

Eu tenho as obrigações como investimento e não como trading, no entanto nos 2 últimos anos as oportunidades têm surgido com frequência, agora já nem tanto, se se materializar a subida para os 106% provavelmente vou aproveitar e fazer a venda, caso não aconteça também não há problema em manter o investimento até à maturidade que de qualquer forma era o objectivo inicial.

Katolo eu quando faço rotação de obrigações vejo o preço de uma e de outra e mando logo dar ordem de venda e de compra ao mesmo tempo, assim a liquidação acontece no mesmo dia e não há esse problema de as obrigações poderem subir nesse espaço dos 3 dias e tornar o investimento desinteressante.

Claro que se o inverso acontecer e houver uma descida é óptimo mas tento evitar esse risco ao fazer logo as duas operações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Katolo eu quando faço rotação de obrigações vejo o preço de uma e de outra e mando logo dar ordem de venda e de compra ao mesmo tempo, assim a liquidação acontece no mesmo dia e não há esse problema de as obrigações poderem subir nesse espaço dos 3 dias e tornar o investimento desinteressante.

Claro que se o inverso acontecer e houver uma descida é óptimo mas tento evitar esse risco ao fazer logo as duas operações.

ChupaMisto,

Eu também faço isso agora já que troquei de banco para essas operações. No Invest isso é possível. No Best não, onde eu realizava essas operações. Tinhas de ter o dinheiro disponível à ordem para dar a ordem de compra... É uma treta! Mandei-os passear no que concerne a obrigações. Por mais que refilasse com a minha PFA que não fazia sentido essa situação parecia que estava a falar com uma parede... Perdi grandes oportunidades de negócio... mas paciência, mais vale tarde do que nunca abrir a pestana  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Expliquem-me uma coisa, se eu comprar obrigações com um YTM: 4.7%, cupão de 6.85% e que atingem a maturidade em 2016, como irei beneficiar se tudo correr bem?

Imaginando que compro 3k, recebo 4.7% de juros mais o montante investido em 2016 ou semestralmente vou recebendo juros e em 2016 recebo a última parcela de juro + o montante investido?

Quem compra obrigações de empresas tem direito a dividendos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Expliquem-me uma coisa, se eu comprar obrigações com um YTM: 4.7%, cupão de 6.85% e que atingem a maturidade em 2016, como irei beneficiar se tudo correr bem?

Imaginando que compro 3k, recebo 4.7% de juros mais o montante investido em 2016 ou semestralmente vou recebendo juros e em 2016 recebo a última parcela de juro + o montante investido?

Quem compra obrigações de empresas tem direito a dividendos?

A YTM é a taxa de rentabilidade implícita da aplicação, considerando todos os cash-flows (juros, impostos, comissões) desde a data em que é calculada e até à maturidade. Aliás, pode-se calcular quantas yield se quiser. É uma questão de escolher o período temporal em causa.

O que se recebe é o cupão, neste caso semestral, de 6,85% até à maturidade. Na maturidade recebe o último cupão mais o valor nominal que investiu que pode ser, ou não, o valor pelo qual comprou as obrigações dependendo se comprou ao par ou não.

Os dividendos... Só tem direito a dividendos quem é portador de ações da empresa. As obrigações não dão direito a dividendos, só ao cupão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Neste exemplo em concreto então deveria receber 205.5€ ou 144€ semestralmente? Deste valor devo ainda retirar os 28% de taxa liberatória correcto?

Não sei de que obrigação estamos a falar, mas acredito que o cupão de 6,85% seja TANB. Portanto, semestralmente deverá receber:

3000 * 0,0685 * (180/360) = 205,72 --> Juro Bruto

205,72 * (1-0,28) = 148,12 --> Juro Líquido

Semestralmente deverá receber €148,72.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites