Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Obrigações

Recommended Posts

Por exemplo:

- Investimento 10 000€

- Preço de compra 94%

- Cupão fixo 8%

- Maturidade a 12 de Março de 2015

Em 2014 o rendimento (bruto) seria-> 800€ (cupão)

Em 2015 o rendimento (bruto) seria -> 800€ (cupão) + 600€ (diferença entre valor nominal e preço de compra)

Portanto no total o meu investimento de 10 000€ renderia 2200€, ou seja, a rendibilidade anual seria 11% (brutos). Está correcto?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 3,2k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Bushy

541

• afer

219

• PNogueira

195

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Parece ser um excelente negócio para o Benfica e para as entidades financeiras envolvidas.

Olha que não, também aqui faz todo o sentido ver a situação dessas empresas, pois basta um "problema" e reflecte-se na cotação da obrigação. É claro que para quem quiser levar até à maturidade pouco i

Título Emitente Cotação % YTM % Cupão % Maturidade O.T. 5% Junho 15/06/2012 REPÚBLICA PORTUGUESA 99,9200 5,1646 5,0000 15-06-2012 O.T. 5,45% 23/09/2013 REPÚBLICA PORTUGUESA 90,0950 12,6065 5,4500

Posted Images

Falta o juro corrido, fees da correctora (custodia e percentagem que fica do cupão, normalmente 2%).

Mas são peenuts, grosso modo para benchmark, é a conta que eu faço.

Claro IRS e mais valias são um rombo violento , mas isso já sabes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ignorando os custos dos bancos, se compras um ob. por 50 e levas até à maturidade então recebes 100, porque compraste um papel que vale 100, mas no mercado secundário adquiriste por 50, mas ele vale 100 no fim, os cupões são anuais, semestrais,... e funcionam assim cada pessoa tem direito ao cupão pelo numero de dias que teve a ob., se eu tiver uma ob. 4 dias eu tenho de receber juros do cupão de 4 dias, quanto às vendas e compras é como em tudo compro a 5 e vendo por 10 se o mercado valorizar, não sou obrigado a ficar com a obrigação. Exemplo em dezembro adquiri um ob. do esfg a 75 com um cupão real de 9% e vendi a semana passada por 100 e recebi mais 3 meses de juro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado a ambos pelos comentários.

Eu ignorei propositadamente esses custos (ainda que possam fazer a diferença, claro), era só para fazer as contas grosso modo. Com o juro corrido é que não percebi o que queres dizer. O juro corrido ficou com o investidor que tinha a obrigação antes, correcto? Ou quando compro tenho de lhe dar o juro, daquele ano, até aquele momento? É isso que queres dizer? Por exemplo se já tiverem passado 6 meses desde o ultimo pagamento do cupão, tenho de lhe pagar, no momento de aquisição, além do preço de compra, metade do valor do juro anual. É isso?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim quem compra tem de pagar sempre ao vendedor o juro decorrido e depois no dia do juro recebes o juro por inteiro onde vai estar o que pagaste ao vendedor e o teu, seguindo o teu exemplo pagavas-lhe 6 meses de juro e depois irias receber 12 meses de juro no dia do cupão

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mandei mail para o Invest se subscrevem a obrigação da 3w power, aguardo resposta. Se tiverem vou subscrever um vez que tenho seguido com atenção os comentários do Bushy.

Será a minha primeira aquisição lol.

Á coisa de 1 mês tentei e não consegui Tb no Invest, pode ser que agora encontrem vendedor

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bushy quais as comissões de compra, custódia e venda que pagas no BES? Sempre usei o BIG ou o Invest que têm estas condições:

"  Valor mínimo a investir: 3000€

Comissão de compra: 0.25% ou 0.15% (para menos ou mais de 75000€, respectivamente.)

Mínimo: 30€

Comissão sobre juros: 2% (Mínimo de 2.5€)

Comissão de resgate: 0.2% (Mínimo de 2.5€)

Custódia: Isenta para as obrigações da lista"

Mas gostaria de comparar com as do BES pelo que percebi dos teus comentários, compensa porque te conseguem melhores preços pelas obrigações é isso?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não é bem assim.

Supondo que compras 1000 euros a 60, da 600 euros

Depois vendes esses mesmos 1000 a 70, da 700 euros.

Ora se investiste 60 e foste buscar 70. Esse diferencial não é 10%, mas sim de 16,6%

Para chegarem a esta conta é uma regra de 3 simples

60 ... 100

70 ... X

Bons negocios

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

é o 1ª ano que vou declarar ganhos na venda de obrigações.

tem de se preencher o anexo E, certo?

alguem já preencheu?

no rendimento o que se põe? valor de venda - valor de compra - despesas de compra - despesas de venda?

depois tb aparecem lá uns códigos esquisitos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

é o 1ª ano que vou declarar ganhos na venda de obrigações.

tem de se preencher o anexo E, certo?

alguem já preencheu?

no rendimento o que se põe? valor de venda - valor de compra - despesas de compra - despesas de venda?

depois tb aparecem lá uns códigos esquisitos...

Venda de obrigações? Anexo G, se pediste alguma declaração de englobamento por causa dos cupões Anexo E.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas

Tenho uma dúvida. Tenho obrigações em dois Bancos diferentes, mas queria passar tudo para um, como posso fazer isso e será que tem algum custo?

Aguardo

Cumps

Podes fazer uma transferencia de titulos, tem custos, é veres o precário do banco de onde queres transferir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites