Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Obrigações

Recommended Posts

Bushy o Bpi impoe que certas obrigacoes as que nao estao no Bpinet bolsa se compre no minimo 50k nominais ou seja as ot's 2037 como nao estao tem este minimo, ja as ot's de 2013, 2016, 2023 etc posso comprar a quantidade que quiser inferior aos 50k como uma normal operacao de bolsa.

Sei que no invest nao e assim gostaria de saber como é num bes, bcp ou cgd.

Ou seja pelo Bpi nao conseguia comprar 10k das 3w como compraste.

No bes nunca me falaram de limites compro o que quero

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 3,2k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Bushy

541

• afer

219

• PNogueira

195

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Parece ser um excelente negócio para o Benfica e para as entidades financeiras envolvidas.

Olha que não, também aqui faz todo o sentido ver a situação dessas empresas, pois basta um "problema" e reflecte-se na cotação da obrigação. É claro que para quem quiser levar até à maturidade pouco i

Título Emitente Cotação % YTM % Cupão % Maturidade O.T. 5% Junho 15/06/2012 REPÚBLICA PORTUGUESA 99,9200 5,1646 5,0000 15-06-2012 O.T. 5,45% 23/09/2013 REPÚBLICA PORTUGUESA 90,0950 12,6065 5,4500

Posted Images

è quando deixar de ver bons negocios como vejo agora, o imposto não pode aumentar muito mais do que está e já se começa a falar em redução de impostos, acredito que lá para 2015 as coisas começem a baixar um pouco logo eu não me preocupo com coisas que não existem ainda, conto com o que existe agora, se começar a por se em tudo então não ganho nada. E Ramiro se ganhar bem nisto faça uma empresa e pronto paga irc, contabilista e pec e certamente sai mais barato que 45% de mais valia.

Só há uma pequena diferença... É que na minha empresa, dou trabalho a mais de duas dezenas de colaboradores e sempre tive sensibilidade social. Apesar dos malefícios deste governo, temos conseguido, com muito custo e à custa dos proventos da empresa, manter os postos de trabalho.

Portanto, não são apenas os "lucros" que nos devem guiar na vida.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguem me pode explicar como é que voces negoceiam com obrigaçoes e têm bons lucros?

Vejo aqui muitas vezes escrito que compram obrigações mas depois vendem antes da maturidade e te^m bons lucros com isso.. mas nao entendo isso.

Dou como base de exemplo as obrigacoes da REN para 2016. A maior parte das pessoas que la investiram so conseguiram 5000e. Sendo que o cupão para 6,25% (acho eu) de 6 em 6 meses, numa simulação feita no BIG, o cliente recebe por volta de 109euros de 6 em 6 meses (ja conta com taxa de 28%).

Neste momento a Valorizaçao é de 5,7% assim sendo quem investiu 5000euros terá 5285euros.

Mas se o cliente levar ate a maturação ira ter em 2016 cerca de 5875euros.

Então so compensa resgatar antes da maturidade se, por exemplo, ao fim de receber 6 cupões a obrigação tiver a mesma valorização que tem hoje certo??

tipo:

5285(Valorizaçao de 5,7%) + 109*6=5939euros > 5875euros (valor em 2016) -> logo vender!

é isto?

obrigado,

david

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Safita é simples eu não compro em mercado primário, só em secundário nunca subscrevi ob. desde o inicio, exemplo, em Dezembro comprei ESFG2019 por 75% e vendi na sexta feira passada por 99.6% e assim se tem lucro, agora comprei por exemplo portugal 2037 por 75% e espero conseguir vender a 80 e assim se ganha alguma coisa

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu digo-te já o que vou fazer, compro tudo em wind e 3w e tenho 10% ao ano garantido até 2017 e 2015. Amanha vamos ver como reage os mercados com o aumento de um ano para pagar a divida

Isso do garantido não existe neste negocio

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bushy, como é que se tem acesso ao mercado secundario? em qu plataforma?

Não sou o Bushy, mas podes comprar obrigações no mercado secundário através da maioria dos bancos, tanto on-line como tradicionais.

Alguns exemplos,

Best: https://www.bancobest.pt/ptg/start.swe?SWECmd=InvokeMethod&SWEMethod=GotoContainerView&SWEService=BEST+Product+Context&CodDoc=OBRIGA002

BiG: https://www.bigonline.pt/OndeInvestir/Obrigacoes

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os custos no BiG são mais baixos.

Mas não é só isso que conta. Na minha experiência, o Best tem conseguido preços de compra mais baixos.

O que me disseram (fonte não oficial) é que no BiG aplicam uma margem, comprando na realidade a um preço mais baixo do que te cobram e ficando com a diferença. Talvez apenas um boato, mas as 2 vezes que pedi um preço de compra para o mesmo título (no mesmo dia) aos dois, o preço do BiG era 1% a 1,5% (do valor nominal) acima, uma diferença considerável.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ja agora onde é que se pagam menos comissões para essa obrigações PT 2037? no Best ou no BIG?

david

em termos de precário, o banco Invest tem menos encargos pois não cobra comissão de custodia

tens de considerar claro outros aspectos como sejam as condições de abertura/manutenção de conta, acesso aos mercados, plataforma de negociação, gestor financeiro, etc

por causa dessas e doutras, para efeitos de investimento trabalho essencialmente com o Invest para DPs e obrigações corporativas/soberanas e com o Best para DPs e fundos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Safita é simples eu não compro em mercado primário, só em secundário nunca subscrevi ob. desde o inicio, exemplo, em Dezembro comprei ESFG2019 por 75% e vendi na sexta feira passada por 99.6% e assim se tem lucro, agora comprei por exemplo portugal 2037 por 75% e espero conseguir vender a 80 e assim se ganha alguma coisa

Bushy, ainda sou um aprendiz na matéria. Mas se pudesses tirar-me uma dúvida! então no caso que mencionas acim,a se a obrigação tiver um cupão fixo anual e tu não tiveres a obrigação durante um ano, a única mais valia que fazes é pela diferença da cotação da obrigação?

Obrigado!

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bushy, ainda sou um aprendiz na matéria. Mas se pudesses tirar-me uma dúvida! então no caso que mencionas acim,a se a obrigação tiver um cupão fixo anual e tu não tiveres a obrigação durante um ano, a única mais valia que fazes é pela diferença da cotação da obrigação?

Obrigado!

Cumps

Se não a tens não podes ganhar nada, simplificando, isto é como as acções mas tens direito a um cupão, vais ao banco e dizes que queres comprar a obrigação x, eles dizem-te o valor dela e o cupão, exemplo imagina que descobres uma ob. que vale 70% do valor nominal (100 - valor a que saiu inicialmente no mercado primário) e com um cupão de 10% ao ano, neste caso ganhas em 2 formas, 1ª pelo cupão que ganhas 10% ao ano pelo tempo que ela for tua, 2º pela cotação se comprares a 70% e depois vendes a 80% ganhar o diferencial de 10. Basicamente é isto, mas depois tens os vários tipos de ob. e claro deve-se estudar a empresa em questão e o mercado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se não a tens não podes ganhar nada, simplificando, isto é como as acções mas tens direito a um cupão, vais ao banco e dizes que queres comprar a obrigação x, eles dizem-te o valor dela e o cupão, exemplo imagina que descobres uma ob. que vale 70% do valor nominal (100 - valor a que saiu inicialmente no mercado primário) e com um cupão de 10% ao ano, neste caso ganhas em 2 formas, 1ª pelo cupão que ganhas 10% ao ano pelo tempo que ela for tua, 2º pela cotação se comprares a 70% e depois vendes a 80% ganhar o diferencial de 10. Basicamente é isto, mas depois tens os vários tipos de ob. e claro deve-se estudar a empresa em questão e o mercado.

Obrigado. Mas imagina que a obrigação paga um cupão anual de 5% no dia 5 de Outubro de 2013. Só quem for detentor da obrigação nesse dia é que o ganha, certo? Imagina que compras a obrigação hoje e vendes dia 4 de Outubro de 2013 a um preço mais elevado. Nessa situação só fazias a mais valia do preço?  Faz-me é um pouco de confusão que quem comprasse dia 4 ficasse com o cupão e quem durante mais tempo não ganhe nada! Ou então estou totalmente errado!

CUmps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Gostaria que me tirassem uma duvida acerca da compra de obrigações em mercado secundário.

Tendo em conta uma obrigação cujo preço de venda é de 94%, se investisse 10 000€ pagaria só 9400€? Depois até à maturidade receberia o cupão e na maturidade receberia os 10 000€. Está correcto? Ou seja ganharia os cupões anualmente, e na maturidade a diferença entre o preço de compra e o valor nominal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites