Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Obrigações

Recommended Posts

BCP 5.625 04/23/14

2014-04-23 11,01% (YTM)

Taxa do Cupão: 5,625%

Preço: 91,00%

Data do Próximo Cupão 23-04-2013

Emitente Português Sim

Data de Maturidade 2014-04-23

Moeda: EUR

Data de Emissão: 2009-04-16

Valor Nominal: 50.000,00

Que opinião tendes deste produto?

Qual a vossa apreciação sobre o risco inerente?

Data de Maturidade é o dia em que o Emitente procederá ao pagamento do Valor Nominal?

O pagamento de Mais Valias incide exclusivamente sobre a Diferença entre o Valor Nominal na Maturação e Preço Pago na Compra?

eu comprei, acho que a 11% não se arranja em lado nenhum e não acredito na falência de nenhum banco em portugal logo é uma boa oportunidade

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 3,2k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Bushy

541

• afer

219

• PNogueira

195

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Parece ser um excelente negócio para o Benfica e para as entidades financeiras envolvidas.

Olha que não, também aqui faz todo o sentido ver a situação dessas empresas, pois basta um "problema" e reflecte-se na cotação da obrigação. É claro que para quem quiser levar até à maturidade pouco i

Título Emitente Cotação % YTM % Cupão % Maturidade O.T. 5% Junho 15/06/2012 REPÚBLICA PORTUGUESA 99,9200 5,1646 5,0000 15-06-2012 O.T. 5,45% 23/09/2013 REPÚBLICA PORTUGUESA 90,0950 12,6065 5,4500

Posted Images

Tendo 50k também é credito que é uma boa oportunidade de investimento.

Penso que é das melhores maneiras de rentabilizar o dinheiro, ainda que com um risco ligeiramente superior ao de um DP.

Se eu tivesse essa quantia, provavelmente teria feito o mesmo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia, mais uma vez venho pedir uma opinião para investimento em obrigações pois esta segunda feira, fico com 12k disponível e queria aplicar em obrigações mas gostava de ler a vossa opinião, já investi em algumas da Brisa 2013 a algum tempo e está a ser rentável uma vez que foram compradas a 86%.

Aguardo com expectativa algumas opiniões.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As rentabilidades de momento não andam tão altas como há umas semanas, o que é bom, pois quer dizer que estão com mais confiança em Portugal (vá-se lá saber porquê), mas fica menos apelativo a nível de rentabilidade.

Com 12k, as da CGD 2015 parecem-se relativamente jeitosas com 7.1%.

Tenho alguma curiosidade sobre uma nova entrada que vi no Big, BCP PL FLOAT 05/14 0, com 10.8% YTM. Não sei bem que obrigações são estas. Pagam um cupão baixinho, mas estão com um grande desconto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As rentabilidades de momento não andam tão altas como há umas semanas, o que é bom, pois quer dizer que estão com mais confiança em Portugal (vá-se lá saber porquê), mas fica menos apelativo a nível de rentabilidade.

Com 12k, as da CGD 2015 parecem-se relativamente jeitosas com 7.1%.

Tenho alguma curiosidade sobre uma nova entrada que vi no Big, BCP PL FLOAT 05/14 0, com 10.8% YTM. Não sei bem que obrigações são estas. Pagam um cupão baixinho, mas estão com um grande desconto.

Mas essas não estão a 102% ou mais?

Pensava que acima de 100% não era lá muito bom investimento, mas tem um bom cupão de 8%, já tinha olhado bastante para elas mas com estavam a 102%, achei que era mau negocio.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se é bom ou mau negócio vê-se pela YTM, que depende não só da cotação, mas também do cupão.

É perfeitamente possível haver obrigações com cupão miserável e boa cotação, ou pelo contrário má cotação e bom cupão, que no final dêm rentabilidades parecidas.

Neste caso, a do cupão miserável  (BCP) parece mais interessante. Mas o que é que será o FLOAT?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite,

Vale a pena vender Parpublica 3.5, que adquiri a 80.93%, estando agora com cotação de 91.1%, para reinvestir em obrigações do BCP 2.625 ?

Foram-me ainda recomendadas as obrigações do BES 5.625, mas estas têm actualmente um YTM de 9.6%, inferior às do BCP com YTM de 11%.

Agradeço desde já a vossa opinião.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia, mais uma vez venho pedir uma opinião para investimento em obrigações pois esta segunda feira, fico com 12k disponível e queria aplicar em obrigações mas gostava de ler a vossa opinião, já investi em algumas da Brisa 2013 a algum tempo e está a ser rentável uma vez que foram compradas a 86%.

Aguardo com expectativa algumas opiniões.

Para 12K não tens muitas soluções dado que, para grande parte dos investimentos em obrigações necessitas de 50K (-desconto).

Não sei se és cliente do Best, mas eles todos os meses lançam um produto estruturado chamado CLN's (basicamente uma transferência do risco das obrigações para o cliente). Já terminou a fase de subscrição da CLN's Portugal Telecom a 3 anos (7,75% TANB), mas terão, em breve, outras concerteza e com taxas de juro bastante atractivas (juro pago mensalmente e capital devolvido na maturidade).

Desde que sejam CLN's de uma empresa sólida e estável não terás problemas. Não deixam de ser obrigações, mas com a vantagem do investimento mínimo ser de 1.000€.

Li aqui algures que as próximas CLN's seriam do Banco Popular (8,4%). Não posso confirmar porque não questionei a minha gestora de conta. Mas, se for verdade, eu arriscava...

Cumprimentos,

CL

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não acredito que tenhas de esperar muito tempo para reinvestir o teu dinheiro em CLN's no Best. Liga para lá e pergunta quais as próximas, taxas, prazo de subscrição e maturidade.

Por vezes mais vale aguardar 15 dias a 1 mês por um produto interessante do que lançares-te logo de cabeça nas soluções que tens no imediato.

Bom, nada como informares-te.

Cumprimentos,

CL

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, isso têm. 6€ + IVA trimestralmente. Nesse caso se ainda não tens títulos por lá... terias mesmo de pagar esta custódia. Sendo assim, deixo à tua consideração. Mas se realmente as próximas CLN's forem a 8,4%... penso que valeria a pena assumir esta despesa.

De futuro, poderias negociar outros títulos através do Best. Não pagarias mais do que os 6€ + IVA trimestrais.

Tens a vantagem de, caso sejam títulos do grupo BES, não te cobrarem comissões. As obrigações BES 2014 têm uma yield engraçada, mas são precisos 50K (- desconto + juros decorridos)...

Cumprimentos,

CL

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se é bom ou mau negócio vê-se pela YTM, que depende não só da cotação, mas também do cupão.

É perfeitamente possível haver obrigações com cupão miserável e boa cotação, ou pelo contrário má cotação e bom cupão, que no final dêm rentabilidades parecidas.

Neste caso, a do cupão miserável  (BCP) parece mais interessante. Mas o que é que será o FLOAT?

Obrigações float são aquelas que têm um cupão variável, indexado geralmente à Libor ou à Euribor, acrescido de um spread com uma taxa constante (do tipo Euribor + 1,5%). A maioria das obrigações float paga cupão trimestral.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para investir 12k

PGB 6.4  02/15/16. Yeld 11.9%

PGB 3.35 10/15/15. Yeld 10.6%

SEMPL 6.85 3/30/15. Yeld 6.1%

CXGD 8  9/28/15. Yeld 7.2%

No invest recomendaram

PGB 4.8 6/15/20. Yeld 11.3%

Mas o prazo parece um pouco longo o que acham, qual a vossa opinião, onde aplicar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

De momento e que tenha conhecimento nao existem nenhumas obrigacoes com valor nominal <50K que representem uma grande oportunidade. Há uns tempos comprei também essas de 2020, cupao 4.8%. Se fosse hoje talvez nao o tivesse feito. É preciso lembrar também que a tendência nos próximos dias é de descida....

Com maturidade mais curta e com 12K, talvez estas:

BCP PL FLOAT 05/14. O cupao é baixinho mas a maturidade é bem mais cedo, e é aí que está o ganho.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

De momento e que tenha conhecimento nao existem nenhumas obrigacoes com valor nominal <50K que representem uma grande oportunidade. Há uns tempos comprei também essas de 2020, cupao 4.8%. Se fosse hoje talvez nao o tivesse feito. É preciso lembrar também que a tendência nos próximos dias é de descida....

Com maturidade mais curta e com 12K, talvez estas:

BCP PL FLOAT 05/14. O cupao é baixinho mas a maturidade é bem mais cedo, e é aí que está o ganho.

Não teria comprado porque?

Pedi uma lista no Banco Invest mas essas do BCP não constão lá, não sabe a cotação?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já vi a cotação no Big estão a 82,04% e pagam cupão de 0,843% se investir 12k fico com um retorno de +- de 2300 euros o que realmente não parece nada mal para 2 anos.

Será que tem menos risco que as OT portuguesas, pois se o risco for o mesmo compensa mais as OT.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acabei de comprar estas: BCP PL FLOAT 05/14 a 82%.

O risco entre BCP e OT é similar, o estado só entra em incumprimento se quiser, pois os estados membros estão do nosso lado.

Em relação ao BCP é identica, pois o BCP tem muito dinheiro investido em OT, se o estado não pagar o BCP vài de vela. O BCP tem a agravante se houver uma corrida aos depósitos, aí tb vai de vela. (Minha opinião)

Estas situações são pouco provaveis, mas possiveis!

Apesar disso investi

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As que falei esta a cerca de 82%.

Nao compraria (as OT's2020) porque sao 8 anos, uma eternidade até a maturidade, e principalmente porque são tão longas que há pouca margem de valorização se me quiser desfazer delas entretanto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Resta saber se a tendência destas obrigacoes do BCP com a situação grega podem ficar mais baratas, se tivessem tendência de descida esperava mais uns dias, mas não consigo ver a evolução das mesmas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que posso dizer sobre as obrigações, pois tenho acompanhado desde março conjuntamente com a ninha gestora:

juros dos depósitos baixaram e houve  "uma corrida às obrigações" com juros mais altos.

Neste momento estão quase todas (excepo as OT longo prazo) caras, mas temos que esperar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites