Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Obrigações

Recommended Posts

Boa noite,

Preciso de ajuda a interpretar o email que recebi do meu gestor - entretanto como foi no final do dia já não foi possível falar e gostaria de pensar sobre o assunto.

OT 2037 4,1%  - 15 abril 2037

Quantidade:7000

cotação 73,6900%

Total ilíquido: 5158,30€

Juros corridos:161,35€

Encargos:31,20€

total líquido:5350,85€

Na prática: eu compro 7000 OT e pago agora 5350€

Todos os anos recebo a 15 de Abril 161,35€ - Relativo às 7000 obrigações  ( ou aos 5350€ ?)

161,35€ por ano não será pouco?? isso dá 4,1% líquido?? 

as despesas são iguais em todos os bancos??  Estou no Invest

Comprando a 73,69%, se daqui a 1 ano as OT estiverem a 80% e se as vender ganho os juros corridos de então mais a diferença entre os 80% e os 73,69% de agora certo?

Será um bom investimento?

obrigado

alguém me pode esclarecer? obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 3,2k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Bushy

541

• afer

219

• PNogueira

195

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Parece ser um excelente negócio para o Benfica e para as entidades financeiras envolvidas.

Olha que não, também aqui faz todo o sentido ver a situação dessas empresas, pois basta um "problema" e reflecte-se na cotação da obrigação. É claro que para quem quiser levar até à maturidade pouco i

Título Emitente Cotação % YTM % Cupão % Maturidade O.T. 5% Junho 15/06/2012 REPÚBLICA PORTUGUESA 99,9200 5,1646 5,0000 15-06-2012 O.T. 5,45% 23/09/2013 REPÚBLICA PORTUGUESA 90,0950 12,6065 5,4500

Posted Images

alguém me pode esclarecer? obrigado

Os 4,1% não são líquidos! Há que retirar os 28% para o IRS e as comissões do banco.

O cupão é sempre pago sobre o valor nominal, ou seja como se comprasses a 100% e não a 73,69% como nesse caso.

E sim as tuas contas estão correctas para o caso de venderes daqui a um ano.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Soube hoje que quem é cliente BCP pode comprar e vender obrigações estrangeiras de qualquer tipo. Basta fazer esse pedido na Sala de Mercados.

Adicionalmente estou tambem a tentar saber a possibilidade de subscrever fundos de investimento fora da oferta do BCP, e ainda hoje ou amanha devo receber ou um mail ou uma chamada de uma Sra que me ficou de dizer mais infos sobre isso. Adiantou me no entanto que em principio, se o Activo tem, o BCP tambem tera, ate porque são do mesmo grupo...

Uma coisa que tambem soube e é gira é que o BCP agora faz um questionário a quem queira fazer investimentos no sentido de determinar o acesso ou não a coisas como ações e afins. Não sei se outros bancos o fazem mas é bom :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para quem detem obrigações do Chipre e está um pouco preocupado pelo atraso na ajuda financeira a esse pais, face às noticias que sairam hoje. Terão de esperar pelo menos até eleições de Fevereiro.

http://online.wsj.com/article/BT-CO-20130121-706192.html

"From our side we have done everything that was asked or requested from us," he said on his way into a meeting of euro zone finance ministers. "We are now in a process and that process will take a little bit of time...With patience, we will get there."

Many finance ministers said there would be no decision until after Cyprus holds presidential elections, set for the second half of February.

German Finance Minister Wolfgang Schaeuble said the country's financial troubles must endanger the euro zone for the country to receive money from the euro zone bailout fund.

"I don't believe that we will arrive at a decision about Cyrus in the near future," Mr. Schaeuble said. "I don't believe it's necessary."

The International Monetary Fund, the European Commission and the European Central Bank are preparing a report on Cypriot banks, which will provide a basis for bailout talks.

Cyprus is struggling amid an economic crisis set off in part by the country's heavy exposure to Greek debt.

We are "not able to make decisions concerning Cyprus today," said Finnish finance minister Jutta Urpilainen. "Hopefully we will get more information about the banking system inside Cyprus, but no decisions today."

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parabéns pela explicação (e ao seu gestor de conta). Neste caso até era bem feita uma publicidade ao banco que tem gestores de conta com excelentes capacidades para explicar aos clientes determinados produtos.

Toda a razão. Foi um gestor do Banco BEST.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite,

Preciso de ajuda a interpretar o email que recebi do meu gestor - entretanto como foi no final do dia já não foi possível falar e gostaria de pensar sobre o assunto.

OT 2037 4,1%  - 15 abril 2037

Quantidade:7000

cotação 73,6900%

Total ilíquido: 5158,30€

Juros corridos:161,35€

Encargos:31,20€

total líquido:5350,85€

Na prática: eu compro 7000 OT e pago agora 5350€

Todos os anos recebo a 15 de Abril 161,35€ - Relativo às 7000 obrigações  ( ou aos 5350€ ?)

161,35€ por ano não será pouco?? isso dá 4,1% líquido?? 

as despesas são iguais em todos os bancos??  Estou no Invest

Comprando a 73,69%, se daqui a 1 ano as OT estiverem a 80% e se as vender ganho os juros corridos de então mais a diferença entre os 80% e os 73,69% de agora certo?

Será um bom investimento?

obrigado

Olá,

na minha explicação não mencionei os juros corridos porque é irrelevante para avaliar uma obrigação. Na operação de compra pagas os juros devidos a quem compras a obrigação. Essa valor é calculado com base nos dias corridos desde o dia 15 Abril de 2012 e a data a que fazes a compra (assumindo que compras antes 15 Abr 2013). E na operação de venda vais receber receber os juros corridos desde o pagamento do último cupão. Por exemplo, se venderes dia 30 Novembro de 2013. Vais receber juros corridos desde o dia 15 Abr 2013 até 30 Nov 2013.

Os juros que irás receber na data do cupão (15 Abr) será 4.1% do valor nominal. No teu caso serão 287€ dos quais terás que retirar os impostos cobrados (28% retenção IRS).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá,

na minha explicação não mencionei os juros corridos porque é irrelevante para avaliar uma obrigação. Na operação de compra pagas os juros devidos a quem compras a obrigação. Essa valor é calculado com base nos dias corridos desde o dia 15 Abril de 2012 e a data a que fazes a compra (assumindo que compras antes 15 Abr 2013). E na operação de venda vais receber receber os juros corridos desde o pagamento do último cupão. Por exemplo, se venderes dia 30 Novembro de 2013. Vais receber juros corridos desde o dia 15 Abr 2013 até 30 Nov 2013.

Os juros que irás receber na data do cupão (15 Abr) será 4.1% do valor nominal. No teu caso serão 287€ dos quais terás que retirar os impostos cobrados (28% retenção IRS).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A minha ultima questao 'e se 'e um bom negocio ou se o juro 'e baixo face ao risco?

Não te consigo dizer se é um bom negócio. Se estiveres só a pensar no cupão, essa aplicação iria dar-te anualmente uma taxa bruta de 5.56% (com os valores indicados). O YTM pela minha folha de cálculo caseira é de 5.45%. Penso que no mercado dos fundos de investimento consegues facilmente arranjar aplicações mais interessantes com liquidez que não encontras nesta obrigação.

Assim que o YTM das que comprei chegar aos 4.5% (a cotação tem de chegar aos 82%) vendo-as dado que nos fundos de investimento conseguem-se rentabilidades superiores com maior liquidez.

Mas não te deves guiar pela minha opinião. Como te disse sou novato nestas andanças e existe aqui malta no forum bem mais experiente do que eu.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esqueci-me de acrescentar:

Se estás a pensar em comprar com a perspectiva de subida a curto prazo para os 80% (por exemplo em Setembro quando Portugal regressar aos mercados) seria um bom negócio. Mas eu não te consigo dizer se elas vão estar a esse valor a curto prazo. Se tivesse essa capacidade de oráculo estaria milionário :)

Quando comprei as minhas ainda não conhecia os fundos (e.g. ES Obrigações) e apostei assumindo que iria ter que esperar uns 3 anos até ter uma rentabilidade aceitável. Como entrei a uma cotação baixa, o YTM calculado era ~10%. Portanto pareceu-me um bom investimento. Esta subida desde Maio até agora tem sido uma agradável surpresa :)

Espero que continue :) (embora nos últimos dias começaram numa trajetória descendente).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esqueci-me de acrescentar:

Se estás a pensar em comprar com a perspectiva de subida a curto prazo para os 80% (por exemplo em Setembro quando Portugal regressar aos mercados) seria um bom negócio. Mas eu não te consigo dizer se elas vão estar a esse valor a curto prazo. Se tivesse essa capacidade de oráculo estaria milionário :)

Quando comprei as minhas ainda não conhecia os fundos (e.g. ES Obrigações) e apostei assumindo que iria ter que esperar uns 3 anos até ter uma rentabilidade aceitável. Como entrei a uma cotação baixa, o YTM calculado era ~10%. Portanto pareceu-me um bom investimento. Esta subida desde Maio até agora tem sido uma agradável surpresa :)

Espero que continue :) (embora nos últimos dias começaram numa trajetória descendente).

O que penso sobre as ot2037 é, se o PS não estragar o caminho do PSD e se o PSD continuar o que esta a fazer estas OT irão subir naturalmente, e com anúncios de emissão de divida de Portugal  o seu preço tende a subir no caso de sucesso claro, logo temos uma probabilidade de 90\10 de sucesso, os 10 de insucesso seria uma nova crise europeia ou portuguesa o que não acredito. Logo estas OT são um bom investimento para valorização de preço a curto prazo no meu ver.

Será assim?

:)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem meus amigos, vou sair da CEDC e fazer mais valias e explico porque, continuo a acreditar na empresa e vou entrar de novo nela, mas com a tomada de liquidez das grandes casas e até uma transferência para acções quem sabe, a CEDC tem vindo a cair, logo o cenário de ir para a casa dos 50 e tal é possivel, logo vou tirar mais valias para comprar mais barato amanha, vou esperar pelo russo que diga que tem acordo com a divida de Março que tem de estar para breve e ai volto a entrar. Isto é apenas a minha estratégia não é recomendação de venda nenhuma cada um faz o que lhe apetecer e sentir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esta marcada a reunião da divida de março, parece que no inicio de março vai haver uma reunião para decidir ou comunicar a decisão final, todos tem um sentimento de compra, o que é bom, as estimativas são de aumento das vendas e eps o que tb é bom, realmente estou numa decisão complicada, vendo agora e compro mais tarde ou fico como estou pq até tenho um cupão real de 16%. Vida dificil esta!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por acaso também estado com o mesmo dilema. O russo tendo entrado com tanta determinação e capital leva a pensar que o objectivo é sanear a empresa. Em relação à dívida de Março ainda não há pistas. Enfim sendo um russo maluco à frente não ajuda nada na confiança. Acho para já deixo como está, mesmo tendo o risco considerável de me arrepender. Vamos ver se dentro de 2 semanas há novidades.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por acaso também estado com o mesmo dilema. O russo tendo entrado com tanta determinação e capital leva a pensar que o objectivo é sanear a empresa. Em relação à dívida de Março ainda não há pistas. Enfim sendo um russo maluco à frente não ajuda nada na confiança. Acho para já deixo como está, mesmo tendo o risco considerável de me arrepender. Vamos ver se dentro de 2 semanas há novidades.

2 semanas não parece que dentro de 44 dias temos comunicado, pelo menos uma coisa está segura são seniores de 1ºlinha e a dar 16% ao ano leva-me a pensar em ficar, bem é o dilema a resolver espero eu

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Encontrei isto que é duma carta que responderam ao Kaufman, se assim for e confirmado na reunião mais uma certeza de que a coisa esta no caminho certo, o problema é que o homem é russo e confiar num russo é obra.

They tell us that the restructuration is under control and the shareholders meeting is coming, which should be reassuring for the market..They seem to advertise on a little trick they played in order to allow them to search for other potential partners. I would say that it's there where Kaufman could/should help.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites