Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Obrigações

Recommended Posts

• Respostas 3,2k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Bushy

541

• afer

219

• PNogueira

195

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Parece ser um excelente negócio para o Benfica e para as entidades financeiras envolvidas.

Olha que não, também aqui faz todo o sentido ver a situação dessas empresas, pois basta um "problema" e reflecte-se na cotação da obrigação. É claro que para quem quiser levar até à maturidade pouco i

Título Emitente Cotação % YTM % Cupão % Maturidade O.T. 5% Junho 15/06/2012 REPÚBLICA PORTUGUESA 99,9200 5,1646 5,0000 15-06-2012 O.T. 5,45% 23/09/2013 REPÚBLICA PORTUGUESA 90,0950 12,6065 5,4500

Posted Images

• 4 weeks later...

Uma questão injusta ,enganadora ou não.  Aconteceu-me hoje uma situação de bradar aos ceus vejamos:

comprei uma determinada obrigação num determinado banco onde o juro decorrido já ia em doi terços do ano, isto é ,fiquei apenas com elas um terço do ano a vencer juros em termos reais ainda que tenha que pagar sempre os juros decorridos a quem as vende. Hoje ao receber a declaração para englobamento qual o meu espanto que anuncia que recebi os juros do ano inteiro e foi-me retido 21,5% de irs de 2 terços de juros que eu nunca recebi em termos reais. Que diga que recebi os juros do ano até aceito porque tive que paga-los a quem me vendeu a obrigação , agora que eu tenha que pagar ao fisco o ano inteiro sinceramente é mesmo ir ao bolso do zé. E la foram dois mil e tal euros.

A quem souber algo diferente sobre este assunto , agradeço desde já .....................................

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quando compas uma obrigação, pagas sempre o juros vencidos. Mas na data do pagamento dos juros também recebes sempre a totalidade.

expemplo : compra uma obrigação com 300 dias de juros vencidos. Tens de paagar esses juros. Na data do vencimento do juros, não recebes 65 dias, recebes os 365 dias de juro, daí a descontares a totalidade. Penso que é assim.....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quando compas uma obrigação, pagas sempre o juros vencidos. Mas na data do pagamento dos juros também recebes sempre a totalidade.

expemplo : compra uma obrigação com 300 dias de juros vencidos. Tens de paagar esses juros. Na data do vencimento do juros, não recebes 65 dias, recebes os 365 dias de juro, daí a descontares a totalidade. Penso que é assim.....

Penso que na altura me explicaram assim também, não tenho a certeza alguém pode confirmar o que o "galonegro" diz.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

segundo me explicaram sim, é isso ( tambem estou no inicio disto ).

Ou seja, quando investes 10.000€ no total em obrigacoes secundárias, a quem ja comprou, tas a investir 10.000 em que uma parte é as obrigacoes, outra é os juros decorridos a quem tu tas a comprar e as comissoes ao banco.

Quando compras obrigacoes com 360 dias ou 365 nao sei quanto é mas vou dizer 360 ( corrijam-me se tiver enganado ) , se comprares ao 31º dia, tas a pagar os juros de 30 dias a quem compras. Se as obrigacoes forem de 10 anos, no primeiro ano recebes 330 dias de juros ( 360 - 30 dias ).

No segundo ano recebes 360 dias de juros

No terceiro ano recebes 360 dias de juros

No quarto ano ...

...

No 10º Ano recebes 360 dias de juros e + o dinheiro investido inicialmente ( 10000- comissao do banco )

O big tem isso porreiro porque escolhes quantas obrigacoes queres comprar ou quanto queres investir no

total e ele diz-te quanto fica a " conta no final ". Diz-te quanto é os juros iliquidos, diz-te a comissao deles.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois mas foi mesmo neste banco que isto aconteceu e não consigo aceitar porque apesar de eu comprar os 2 terços do ano em termos de juros corridos, não é correto terem passado declaração  de IRS para englobamento o valor de 21,5% de IRS do ano inteiro como que eu tenha tido rendimento de juros o ano inteiro quando na verdade só tive 1 terço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

afer, quando o banco te paga juros, aplica a taxa de retenção em vigor. Como no caso das obrigações os juros pagos são referentes a um ano inteiro (independentemente do momento em que as subscreveste), é sobre esse montante que é feita a retenção.

O que não estou a perceber é porque vais fazer englobamento dos juros, se sobre eles já foi feita a retenção. Ou as obrigações já atingiram a maturidade e o englobamento de que falas é na realidade das mais valias?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

segundo me explicaram sim, é isso ( tambem estou no inicio disto ).

Ou seja, quando investes 10.000€ no total em obrigacoes secundárias, a quem ja comprou, tas a investir 10.000 em que uma parte é as obrigacoes, outra é os juros decorridos a quem tu tas a comprar e as comissoes ao banco.

Quando compras obrigacoes com 360 dias ou 365 nao sei quanto é mas vou dizer 360 ( corrijam-me se tiver enganado ) , se comprares ao 31º dia, tas a pagar os juros de 30 dias a quem compras. Se as obrigacoes forem de 10 anos, no primeiro ano recebes 330 dias de juros ( 360 - 30 dias ).

No segundo ano recebes 360 dias de juros

No terceiro ano recebes 360 dias de juros

No quarto ano ...

...

No 10º Ano recebes 360 dias de juros e + o dinheiro investido inicialmente ( 10000- comissao do banco )

O big tem isso porreiro porque escolhes quantas obrigacoes queres comprar ou quanto queres investir no

total e ele diz-te quanto fica a " conta no final ". Diz-te quanto é os juros iliquidos, diz-te a comissao deles.

Para cálculo de juros de obrigações deve-se contar com 365 dias (ou 366 caso seja ano bissexto).

Quanto ao imposto é como o JRJordao diz.

Caso queiram fazer umas simulações podem usar o excel: https://public.sheet.zoho.com/public/tiagozo/obrigacoes-pt

Na linha B18 podem ver o imposto do juro.

Para editar usem o botão "Click to Edit" em cima à direita.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

BCP 5.625 04/23/14

2014-04-23 11,01% (YTM)

Taxa do Cupão: 5,625%

Preço: 91,00%

Data do Próximo Cupão 23-04-2013

Emitente Português Sim

Data de Maturidade 2014-04-23

Moeda: EUR

Data de Emissão: 2009-04-16

Valor Nominal: 50.000,00

Que opinião tendes deste produto?

Qual a vossa apreciação sobre o risco inerente?

Data de Maturidade é o dia em que o Emitente procederá ao pagamento do Valor Nominal?

O pagamento de Mais Valias incide exclusivamente sobre a Diferença entre o Valor Nominal na Maturação e Preço Pago na Compra?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites