Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Obrigações

Recommended Posts

Agradeço as vossas respostas.

É que como eu estou por casa - só terei "alta" da operação cirúrgica a que fui submetido lá mais para o fim do mês e mesmo assim... vamos ver -  fico a remoer nestas coisas e... não posso deixar de ficar preocupado.

Mas muito obrigado pelas vossas opiniões. Vou então manter as OT 2013 até à maturidade. Está decidido!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 3,2k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Bushy

541

• afer

219

• PNogueira

195

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Parece ser um excelente negócio para o Benfica e para as entidades financeiras envolvidas.

Olha que não, também aqui faz todo o sentido ver a situação dessas empresas, pois basta um "problema" e reflecte-se na cotação da obrigação. É claro que para quem quiser levar até à maturidade pouco i

Título Emitente Cotação % YTM % Cupão % Maturidade O.T. 5% Junho 15/06/2012 REPÚBLICA PORTUGUESA 99,9200 5,1646 5,0000 15-06-2012 O.T. 5,45% 23/09/2013 REPÚBLICA PORTUGUESA 90,0950 12,6065 5,4500

Posted Images

Só vendo a simulação. Não faço a mínima ideia de quais as taxas e comissões que eles praticam. A ser, grandes comilões  :police:

Peça uma segunda opinião noutro banco  ;)

Comilões é pouco. Já vi algures que no BiG a TIR é dos 4,tantos%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Onde consultam o preço das obrigações? Por ex quero saber se as recentes obrigações da EDP, continente e Semapa já se encontram no mercado secundário e qual o respectivo preço.

Gostava de saber um local para consultar uma listagem de obrigações portuguesas e respectivo preço sem ter de saber o ISIN. Só conheço a listagem do BIG e do BEST que são 2 dos bancos com o qual trabalho. Mais alguma boa fonte de informação?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O meu gestor de conta voltou hoje a insistir para eu vender as minhas OT 2013. Mesmo sabendo que eu estou doente, que não me posso preocupar com estes assuntos - claro que "tenho" de preocupar-me com o meu dinheiro... o que eu quero dizer é que não será assim um assunto tão, tão drasticamente importante (quer para ganhar dinheiro, quer para o perder), que justifique ligar-me 3 vezes a perguntar-me se já me decidi, se eu já ponderei bem, se eu "tenho a certeza"... "veja lá... pense bem..." e coisas do género.

Primeiro, sugeriu-me uma troca integral (os tais 25 mil euros que tenho em OT 2013) por Obrig. da REN que vão ser agora lançadas. Hoje, já me disse que não podiam ser os 25 mil euros integrais, mas "apenas" 10 mil. O remanescente aconselhou-me a colocar a prazo, a uma taxa bruta a rondar os 4%.

Eu não compreendo a insistência... Se as OT 2013 estão valorizadas, acima do "par" 2 ou 3 pontos, não quer dizer que há pessoas a querer comprá-las? Então, se querem comprá-las é porque... não serão assim um tão mal negócio adquiri-las, não? É porque são boas, é porque proporcionaram ainda um razoável rendimento a quem as vai agora comprar... de outra forma não teriam compradores. Não estarei a pensar bem? Então porquê esta "ânsia" do gestor em aconselhar-me a vender? Até lhe perguntei se o Estado português ia falir amanhã!!!

Gostava de saber a vossa opinião ISENTA sobre este episódio. É que se - em termos técnico - o profissional do banco tiver razão - isto é, ser este é o timing correto para vender as minhas OT 2013 - então só me resta mesmo ser rápido, efetuar a venda e depois ver onde vou aplicar os cerca de 25 mil euros que vou buscar.

Agora nesta preocupação permanente, com estes telefonemas quase diários, é que eu não posso viver. Confesso, já nem durmo! Só com (mais) comprimidos... (Só ao deitar foram 5 pastilhas... Desculpem o desabafo)

O que acham que eu deva fazer?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Deve primeiro dizer aqui o nome desse gestor, depois dizer ao mesmo para deixar de o chatear e de zelar pelos interesses dele e das duas uma, começar a zelar pelos interesses do cliente ou remeter-se ao silêncio.

E desculpe-me a observação mas pelo que tenho lido se calhar você devia desfrutar mais a vida e ligar menos ao dinheiro, principalmente se está no estado que descreve. Olhe pergunte a esse gestor se não seria melhor tirar de lá o dinheiro todo e ir num cruzeiro! ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Agradeço a sua intervenção TiagoF. Mas o que eu pretendia era um comentário isento e fundado sobre a questão "financeira" que eu aqui coloquei e que tenho de resolver/decidir. Agora com o que eu vou fazer com o tempo de vida que me resta - e é com todo o respeito que eu lhe digo isto, TiagoF - só a mim me diz respeito. Não imagina o sofrimento por que tenho passado (e feito passar os que me rodeiam) e portanto, sobre esse assunto "meu", muito pessoal, talvez não valha a pena o TiagoF fazer comentários. P.f. se efetivamente quer ajudar, atenha-se ao assunto que se encontra em colação e deixe-se as referências de índole pessoal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ramiro há uma forma de se deixar de preocupar com isso, é deixar estar como está, de certeza que quando aplicou o dinheiro nas obrigações foi para as manter até á maturidade e não andar a chatear-se com o preço delas e se vai vender etc...

Acho que se deve de preocupar com uma coisa de cada vez, á medida que as suas aplicações forem terminado aí sim ver, estudar, aconselhar-se, para tomar a melhor decisão de voltar a aplicar o dinheiro, senão assim só anda a fazer mal á sua saúde e quem agradece é o médico que sempre vai recebendo mais algum das consultas  ;)

Na minha opinião deixe as OTs e esqueça as da REN, como já falei aqui para aplicar em obrigações da REN a 6,25% com comissões mais vale CLN EDP também a 6,25% e sem comissões, mas isso é outra história  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também com todo o devido respeito Sr Ramiro peço que nas suas próximas intervenções, uma vez que ficou incomodado com o que eu disse, se cinja à parte financeira para não haverem referências de índole pessoal que, alias, só existiram porque o sr se abriu conosco e nesse sentido apenas lhe dei um conselho como se de um amigo se tratasse.  ;)

Já lho disseram e pensei que tinha ficado claro mas ainda assim aqui fica, o melhor que tem a fazer é deixar levar essas obrigações até à maturidade. Se estiver com dúvidas peça ao seu gestor de conta a simulação de ambos os cenários.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O meu gestor de conta voltou hoje a insistir para eu vender as minhas OT 2013. Mesmo sabendo que eu estou doente, que não me posso preocupar com estes assuntos - claro que "tenho" de preocupar-me com o meu dinheiro... o que eu quero dizer é que não será assim um assunto tão, tão drasticamente importante (quer para ganhar dinheiro, quer para o perder), que justifique ligar-me 3 vezes a perguntar-me se já me decidi, se eu já ponderei bem, se eu "tenho a certeza"... "veja lá... pense bem..." e coisas do género.

Primeiro, sugeriu-me uma troca integral (os tais 25 mil euros que tenho em OT 2013) por Obrig. da REN que vão ser agora lançadas. Hoje, já me disse que não podiam ser os 25 mil euros integrais, mas "apenas" 10 mil. O remanescente aconselhou-me a colocar a prazo, a uma taxa bruta a rondar os 4%.

Eu não compreendo a insistência... Se as OT 2013 estão valorizadas, acima do "par" 2 ou 3 pontos, não quer dizer que há pessoas a querer comprá-las? Então, se querem comprá-las é porque... não serão assim um tão mal negócio adquiri-las, não? É porque são boas, é porque proporcionaram ainda um razoável rendimento a quem as vai agora comprar... de outra forma não teriam compradores. Não estarei a pensar bem? Então porquê esta "ânsia" do gestor em aconselhar-me a vender? Até lhe perguntei se o Estado português ia falir amanhã!!!

Gostava de saber a vossa opinião ISENTA sobre este episódio. É que se - em termos técnico - o profissional do banco tiver razão - isto é, ser este é o timing correto para vender as minhas OT 2013 - então só me resta mesmo ser rápido, efetuar a venda e depois ver onde vou aplicar os cerca de 25 mil euros que vou buscar.

Agora nesta preocupação permanente, com estes telefonemas quase diários, é que eu não posso viver. Confesso, já nem durmo! Só com (mais) comprimidos... (Só ao deitar foram 5 pastilhas... Desculpem o desabafo)

O que acham que eu deva fazer?

Sr. Ramiro,

Já várias pessoas, inclusivé eu, lhe responderam e aconselharam, de forma totalmente isenta, a essa sua dúvida.

Agora numa abordagem mais técnica:

- Comprou as obrigações abaixo do par? A quanto? 70%, 80%, 90%,...??

- As OT's 2013 têm um cupão de 5,45%. O seu gestor mentiu-lhe, inicialmente, garantindo-lhe a colocação total dos 25k em obrigações REN. Agora, volta atrás (antes de ter problemas) e sugere-lhe 10k obrigações REN (6,25%) e 15k DP (4,00%). Francamente, faça a média e veja lá o disparate onde se ia meter.

Em suma, poderá compensar aliená-las e pagar os 25% ao Estado em mais-valias. Mas tem de nos dizer a que preço as comprou e NUNCA aplicá-las no investimento sugerido pelo seu pseudo-gestor de conta, porque seria um muito mau negócio.

Conclusão:

Eu não irei abordar este tema novamente porque está claro que toda a gente aqui do fórum (pessoas isentas) já o aconselharam. E bem!

Portanto, na minha opinião tem várias opções:

- Ou nos "ouve" (já que nos pediu a opinião);

- Ou "atura" o seu excelente gestor de conta;

- Ou muda de banco e arranja um profissional competente que o saiba aconselhar.

Deixo à sua consideração.

PS - quanto às questões pessoais, todos respeitamos o seu problema de saúde ( e desejamos-lhe as rápidas melhoras), mas não se esqueça que foi o Sr. que abordou de uma forma extremamente sensível essa questão e, como humanos que somos, reagimos, o que é bom sinal. Mas, também, não volto a tocar no tema. Esteja descansado.

Cumprimentos,

CL

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Agradeço as opiniões e peço desculpa se fui demasiaso emocional nos meus comentários.

Eu apenas voltei ao assunto devido à insistência do meu gestor de conta e ao facto de ontem ter surgido aquela notícia tão difundida de que o Banco Central Europeu (BCE) iria comprar dívida soberana. Pensei que fosse isso que estivesse por detrás da "preocupação" do funcionário do banco - que, de alguma forma, esse anúncio da intervenção do BCE dizesse baixar o valor das minhas OT e daí a sugestão desse funcionário para eu as vender imeditamente.

Mas se não há relação e se devo manter estas OT 2013 até à maturidade, tudo bem.

Reitero o meu pedido de desculpas anteriormente formulado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sr. Ramiro,

Nao precisa de pedir desculpa de nada.

Espero que tenha lido bem o meu comentário:

- Em relação à sugestão do seu gestor de conta: ESQUEÇA! Muito má mesma.

- Em relação a alienar, ou não, as OT's 2013: só me dando os dados que lhe pedi anteriormente. Há que fazer contas.

Quanto ao anúncio do BCE, passa-se exactamente o contrário. Só lhe dará maior segurança e tranquilidade em relação ao total cumprimento das obrigações do Estado. Portanto, tem o valor nominal assegurado na maturidade.

Cumprimentos,

CL

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só para responder ao amigo Katolo, fui obter a informação diretamente à minha conta no banco. Assim informo que comprei as minhas OT 2013 em Abril deste ano ao custo médio (inclui encargos totais) de 96,29%. No mesmo dia adquiri também obrigações BCP 2014 (5,625) a 89,44%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu tenho tambem destas só que até 2014 . Penso que são das melhores dos bancos privados tem apenas um pequeno problema, tem um periodo um pouco grande apesar de terem uma vantagem estarem longe do par o que quer dizer que daqui a um ano pode escalhar poder vender com algum ganho neste campo e assim estar o capital sempre disponivel com lucro incorporado alem do juro corrido

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atualizei o excel para simulação de compra/vendas de obrigações. A parte da venda de obrigações já está a funcionar.

https://public.sheet.zoho.com/public/tiagozo/obrigacoes-pt

Para editar basta clicar no botão "Clicar para editar".

Qualquer erro ou melhoria é favor comunicar.

PS: As comissões do banco Invest são iguais às do BIG

Sobre o excel, tens uma mensagem privada.

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nao tenho conta no BIG mas assumo que sim. Já experimentou falar com o(s) gestor de conta?

Dando o ISIN eles podem procurar no mercado e comprá-las...

Também gosto muito destas do Espirito Santo, embora sejam perpétuas:

http://www.boerse-berlin.com/index.php/Bonds?isin=XS0303426661

Tem cupao de 5,753% e estao a cotar a 35%!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites