Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Obrigações

Recommended Posts

Para responder aos dois posts acima, primeiro: obrigações de outros países vendem-se cá. Em qualquer banco que lide com mercado secundário deve ter algumas obrigações disponíveis, tanto mais não seja como Espanha ou Itália, ou até Finlândia. Por pedido certamente arranjam outras.

A nível de impostos, penso que aqui na União Europeia, ao comprar obrigações através dos bancos de cá, já está tudo resolvido.

Só a nível de estados unidos é que costuma ser necessário preencher os impressos XPTOqualquer coisa para evitar dupla tributação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 3,2k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Bushy

541

• afer

219

• PNogueira

195

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Parece ser um excelente negócio para o Benfica e para as entidades financeiras envolvidas.

Olha que não, também aqui faz todo o sentido ver a situação dessas empresas, pois basta um "problema" e reflecte-se na cotação da obrigação. É claro que para quem quiser levar até à maturidade pouco i

Título Emitente Cotação % YTM % Cupão % Maturidade O.T. 5% Junho 15/06/2012 REPÚBLICA PORTUGUESA 99,9200 5,1646 5,0000 15-06-2012 O.T. 5,45% 23/09/2013 REPÚBLICA PORTUGUESA 90,0950 12,6065 5,4500

Posted Images

Obrigado ruicarlov,

No entanto no que estou interessado é na percentagem final de retenção. Admito que comprando através dos bancos portugueses está tudo tratado, eles fazem a retenção dos juros. Mas qual é a parcela "estrangeira" a somar aos 25%? (dependendo de cada país)

Essa informação é muito importante para sabermos se a compra de determinadas obrigações é viável ou não.

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas!

Eu tenho conta no BCP e no BPI e não consigo encontrar divida soberana de outros países e estes permitem negociação no mercado secundário, alguém que tenha conta noutros bancos pode fazer-me o favor de verificar se tem oferta de divida soberana de outros países??

So vi no BIG um titulo da Irlanda.

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nesses bancos só por pedido.

E muitos levam comissões de custódia.

O melhor para estes casos é o invest, que não tem comissões de custódia e já vi lá várias obrigações de outros países (não na lista online, mas do pfd que eles mandam quando dizemos que queremos negociar obrigações).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Posso já dizer que o best leva sempre comissões de custódia e o big leva se forem obrigações fora da lista que eles têm na net. De uma forma geral, as comissões do best são superiores às do BiG. O invest e o big estão mais ou menos iguais a nível de comissões (quando não há a custódia envolvida)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguém aqui que seja cliente do BIG ou do Best pode dizer se estão disponiveis obrigações de divida soberana de espanha e itália online?

Não, pelo menos não vi. Mas não acredito que apenas "clientes" do BIG possam ver se essas obrigações que pretendes estão disponíveis. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite.

Queria saber, p.f., a vossa opinião sobre o seguinte assunto:

Fui hoje contactado pelo meu banco de investimentos no sentido de VENDER os meus cerca de 25.000 euros que tenho aplicados em OT - Portugal (Dívida Soberana) 5.45 09/23/13 - para COMPRAR as obrigações da REN que estão agora a ser lançadas.

Como este banco pertence ao sindicato que está a colocar estas obrigações da REN, eu fiquei um pouco com a "pulga atrás da orelha", mas não sei... que acham?

Valerá a pena, (leia-se será rentável para mim), eu vender estas OT que se vencem em 2013 (o fulano do banco disse-me que estão "a cima do par", a 102,5%, e que, portanto, era uma boa altura para eu vender) para, com esse dinheiro, eu comprar as obrigações da REN? (Já agora, não terei de pagar "mais-valias" no IRS de 2012 sobre este negócio? Mesmo assim compensa?...)

O que acham?

Digo-vos com toda a sinceridade, eu confio mais na vossa opinião do que nestas "sugestões" do meu gestor de conta neste banco...

Aguardo o vosso conselho.

Muito obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não faça isso, pelo menos não para os 25k. Isto pela simples razão que muito provavelmente não vai conseguir colocar todo esse montante nas obrigações da REN. Devido ao rateio, estão apenas garantidos 5000 euros por pessoa

Agora vender 5k da posição que tem em OTs para investir na REN até pode ter algum interesse, tanto mais não seja a nível de diversificação.  É claro que vai ter declarar as mais valias para o IRS, mas mesmo que as mantivesse até à maturidade não é certo que não pagaria na mesma (é um tema muito debatido mas sem grandes conclusões).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O gestor do banco "garantiu-me" que tinha condições de adquirir os 25.000 euros de obrigações REN. Falou-me desses 5.000 euros por pessoa, mas acrescentou que se eu tomasse a decisão amanhã (ou depois), com quase toda a certeza me conseguiria "transferir" os 25.000€ das OT 2013 para a REN.

Será bom negócio para mim?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O gestor do banco "garantiu-me" que tinha condições de adquirir os 25.000 euros de obrigações REN. Falou-me desses 5.000 euros por pessoa, mas acrescentou que se eu tomasse a decisão amanhã (ou depois), com quase toda a certeza me conseguiria "transferir" os 25.000€ das OT 2013 para a REN.

Será bom negócio para mim?

Sr. Ramiro, é uma questão de fazer contas. Comprou-as a quanto (%)? Já sabe que vai ter de pagar 25% da diferença entre o preço de compra e o preço de venda. Faça contas.

Quanto ao pagamento de mais-valias no reembolso... não há certezas de nada. Já na alienação tem a certeza que vai pagar esses 25% mencionados anteriormente.

Eu também tenho OT's 2013 e não mexo até vencerem. Até porque obrigações de empresas... vai ter muitas em 2013  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não dá para o trabalho, veja  5,45 % para 6,2 a diferença é pouca para pagar os custos de comissões de venda e compra das novas , e mais se quiser dar uma vista de olhos no mercado secundario verifica que apesar de tudo ainda arranja melhor oferta de que propriamente a Ren no periodo até 2015 com semelhante fiabilidade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O meu receio é esse... que o fulano do banco (Big) esteja mais interessado no negócio para o próprio banco (e se calhar para ele próprio) do que para o cliente!

Confesso, eu até estava convencido que aqueles 25.000 euros nas OT 2013 estavam bem aplicados e fiquei admirado por hoje ter recebido este telefonema a proporem-me a "permuta" com as das Ren. O funcionário que me ligou disse-me que seria vantajoso para mim esta troca das OT 2013 pelas obrigações da Ren, embora não me tenha falado das mais-valias em sede de IRS.

Mas como fiquei na dúvida, resolvi consultar-vos.

Talvez o melhor seja ficar tudo como está. Correto?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No Banif fizeram-me uma simulação para as obrigações da REN, considerando um investimento de 5000 euros (devido ao rateio poderá ser o valor a atribuir a cada investidor), a taxa interna de rentabilidade (anualizada) é de 3,25%.

Acham este valor credível?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O meu receio é esse... que o fulano do banco (Big) esteja mais interessado no negócio para o próprio banco (e se calhar para ele próprio) do que para o cliente!

Confesso, eu até estava convencido que aqueles 25.000 euros nas OT 2013 estavam bem aplicados e fiquei admirado por hoje ter recebido este telefonema a proporem-me a "permuta" com as das Ren. O funcionário que me ligou disse-me que seria vantajoso para mim esta troca das OT 2013 pelas obrigações da Ren, embora não me tenha falado das mais-valias em sede de IRS.

Mas como fiquei na dúvida, resolvi consultar-vos.

Talvez o melhor seja ficar tudo como está. Correto?

Não mexa Sr. Ramiro. Deixe estar tudo como está, que está bem  :)

Não pense mais nisso e descanse. Olhe que eles a mim não me ligam (também sou cliente deles)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No Banif fizeram-me uma simulação para as obrigações da REN, considerando um investimento de 5000 euros (devido ao rateio poderá ser o valor a atribuir a cada investidor), a taxa interna de rentabilidade (anualizada) é de 3,25%.

Acham este valor credível?

Só vendo a simulação. Não faço a mínima ideia de quais as taxas e comissões que eles praticam. A ser, grandes comilões  :police:

Peça uma segunda opinião noutro banco  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites