Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Obrigações

Recommended Posts

Calou fundo no meu coração as vossas palavras amigas e motivadoras.

Segui, com rigor, o vosso conselho. Para não tomar decisões precipitadas, mandei colocar o valor da minha conta num fundo de liquidez. Ainda coloquei a hipótese de efetuar um DP, mas fui informado que as taxas em vigor são substâncialmente mais baixas (andam nos 2 a 3%) comparativamente com o histórico deste fundo de liquidez do best, que tem dado remunerações na ordem dos 4 a 4,5% (bem sei que neste tipo de fundos "rendibilidades passadas não garantem rendibilidades futuras" mas são, de alguma forma, uma referência).

Assim, os 50 mil euros ficam aplicados e, dentro de 2 ou 3 meses, se me sentir melhor, terei oportunidade dos aplicar mais ponderadamente.

Agradeço, aos amigos deste fórum, a vossa solidariedade e os conselhos que tiveram a amabilidade de me dar.

Um BEM-HAJA a todos!

Ramiro

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 3,2k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Bushy

541

• afer

219

• PNogueira

195

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Parece ser um excelente negócio para o Benfica e para as entidades financeiras envolvidas.

Olha que não, também aqui faz todo o sentido ver a situação dessas empresas, pois basta um "problema" e reflecte-se na cotação da obrigação. É claro que para quem quiser levar até à maturidade pouco i

Título Emitente Cotação % YTM % Cupão % Maturidade O.T. 5% Junho 15/06/2012 REPÚBLICA PORTUGUESA 99,9200 5,1646 5,0000 15-06-2012 O.T. 5,45% 23/09/2013 REPÚBLICA PORTUGUESA 90,0950 12,6065 5,4500

Posted Images

Fui hoje ao BEST informar-me sobre as opções de investimento para 10000€, de preferência a tratar até ao fim da semana.

Apresentaram-me o já aqui falado Eurovida 3ª série com pagamentos mensais e rendimento líquido médio de 4,25% ao ano(contas da sra do best). A aplicação interessou-me pela segurança e pelo rendimento aparentemente aceitável, mas por exemplo com estas percentagens quanto iria eu receber por mês já com todos os custos inerentes no best?

1º ano 4.55510%

2º ano 4.55510%

3º ano 7.8897% + 100%

Apresentaram-me também a ficha da CLN da PT que já terminou mas que irá voltar a haver entretanto (provavelmente om taxa menor) mas achei o produto com demasiado risco para o meu gosto e com uma taxa de cupão de 7%, se calhar seria mais seguro obrigações?

Por fim, apresentaram-me algumas obrigações em mercado secundário e meteram-me à vontade para, mesmo aquelas que pressupõem um investimento de 50000€ que compre só 10000€, o que achei estranho mas poder-me-ia interessar por exemplo no caso das obrigações abengoa.

Mas a pergunta que se impõe é onde investiam vocês estes 10000€ a no máximo 3 anos, preferência 2? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Deve haver aí algum equívoco em relação ao eurovida. Os pagamentos são anuais, não mensais.

Tal como escreveu, recebe-se 4,555% no fim do 1º e 2º anos, e 7,8897% no final do 3º.

E que eu saiba não há mais custos associados a esse produto.

Quanto a CLNs vs obrigações, naturalmente que obrigações séniores são mais seguras. Os CLN têm mais risco logo só penso valerem a pena se pagarem significativamente mais que obrigações séniores. Dependendo da nova taxa desses CLNs, poderá ser melhor opção aproveitar por exemplo a emissão de obrigações da REN (embora seja a 4 anos).

Mas palavra de honra que não percebo essa das obrigações secundárias. Investir apenas 10.000€ numa obrigação com preço de 50.000€ por unidade? Como raio fazem eles isso? Há aí histórias mal contadas....

Eu por mim, ou ia pelo risco mais baixo (eurovida renda 2015) ou então ia para obrigações, ou no mercado primário (REN) ou então procurar algumas no mercado secundário. Hoje reparei numa:BESPL 6.2 09/13  6,75% YTM

Está estranhamente atractiva.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Deve haver aí algum equívoco em relação ao eurovida. Os pagamentos são anuais, não mensais.

Tal como escreveu, recebe-se 4,555% no fim do 1º e 2º anos, e 7,8897% no final do 3º.

E que eu saiba não há mais custos associados a esse produto.

Tem razão, baralhei-me com o CLN. Esclarecido, apenas retiro os 25% para o IVA IRS (ou a taxa que vigorar na data de pagamento).

Quanto a CLNs vs obrigações, naturalmente que obrigações séniores são mais seguras. Os CLN têm mais risco logo só penso valerem a pena se pagarem significativamente mais que obrigações séniores. Dependendo da nova taxa desses CLNs, poderá ser melhor opção aproveitar por exemplo a emissão de obrigações da REN (embora seja a 4 anos).

Creio que irei por os CLN de lado, dão-me mais cento e pouco euros em três anos mas tem muitas características que desconheço e prefiro jogar pelo seguro.

Mas palavra de honra que não percebo essa das obrigações secundárias. Investir apenas 10.000€ numa obrigação com preço de 50.000€ por unidade? Como raio fazem eles isso? Há aí histórias mal contadas....

Ainda hoje ou amanhã cedo vou esclarecer isto junto do Best, posso efetivamente ter percebido mal.

Eu por mim, ou ia pelo risco mais baixo (eurovida renda 2015) ou então ia para obrigações, ou no mercado primário (REN) ou então procurar algumas no mercado secundário. Hoje reparei numa:BESPL 6.2 09/13  6,75% YTM

Está estranhamente atractiva.

Vou tratar da abertura de conta e durante a noite vejo o que há de obrigações mas o mais certo é ir para o Eurovida 2015

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tem razão, baralhei-me com o CLN. Esclarecido, apenas retiro os 25% para o IVA (ou a taxa que vigorar na data de pagamento).

Bem, já que estamos numa de correções, aproveito para lembrar os os 25% são a taxa liberatória para o IRS, o imposto sobre os rendimentos.

O IVA é um imposto sobre o consumo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alerto que  a subscrição de Obrigações REN 2012-2016 tem custos de investimento, pelo menos no Banco Popular.

conhecem algum banco que não tenha?

Obg

Custos de investimento é o prato do dia quando se fala de obrigações, sejam em mercado primário ou secundário. Posso dizer que o Popular não levar nada das da Soane foi a exepção e não a regra.

Dito isto, é sempre bom escolher um banco que leve poucas comissões. Penso que só 2ª conseguiremos ter ver bem as condições em todos os bancos colocadores, mas penso que o BiG não será má aposta, já que é muito razoável em termos de comissões.

Dediquei um pequeno artigo a esta emissão: http://trocospormiudos.blogs.sapo.pt/3430.html

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acho que só perguntando aos bancos que lidam com obrigações (Carregosa, Inves, Best) se é possível comprá-las.

Pode não haver liquidez ou coisa parecida, pelo que só mesmo lá é que podem responder.

Dos que referiste, só tenho conta no Best e qualquer produto que saia fora do "catálogo" é um problema para darem resposta. Quanto aos outros, não me apetecia questioná-los, não vão eles começar a chatear-me com regularidade.

Vou tentar o Big e ver o que estes me dizem. É que, antes de comprar, ainda preciso de saber se são obrigações senior, dado que ainda não descobri.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Do Invest posso dizer que não são chatos. Apenas me telefonam quando está uma aplicação a terminar (tipo as obrigações tesouro de 2012) para sugerir algum investimento. Fora isso não me costumam contactar.

A vantagem do Invest é que não cobra comissões de custódia. No caso do BiG, tudo o que seja fora do catálogo tem essa comissão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Nas obrigações de empresas sediadas em Portugal a taxa de retenção de cupão é de 25%. Se comprarmos obrigações (através de bancos portugueses) estrangeiras tipo Abengoas, Bes Finance, etc, sabem me dizer qual é a percentagem correspondente à dupla tributação no país de origem?

Há algum site onde possa consultar isso?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites