Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Obrigações

Recommended Posts

• Respostas 3,2k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Bushy

541

• afer

219

• PNogueira

195

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Parece ser um excelente negócio para o Benfica e para as entidades financeiras envolvidas.

Olha que não, também aqui faz todo o sentido ver a situação dessas empresas, pois basta um "problema" e reflecte-se na cotação da obrigação. É claro que para quem quiser levar até à maturidade pouco i

Título Emitente Cotação % YTM % Cupão % Maturidade O.T. 5% Junho 15/06/2012 REPÚBLICA PORTUGUESA 99,9200 5,1646 5,0000 15-06-2012 O.T. 5,45% 23/09/2013 REPÚBLICA PORTUGUESA 90,0950 12,6065 5,4500

Posted Images

REN reabre obrigações para retalho em emissão com juro de 6,25% 

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd24644.pdf

Pagamento dos juros: Semestral (21 Março e 21 Setembro)

Montante : 200.000.000 €

A oferta vai decorrer entre as 8h30 do dia 3 de Setembro de 2012 e as 15h00 do dia 18 de Setembro de 2012. A sessão de apuramento de resultados será feita através de sessão especial da Euronext Lisbon, a ser realizada no dia 19 de Setembro de 2012”, acrescenta a REN.

Bancos Colocadores:

• BIG online
    • Banco Popular
    • Banif
    • CGD
    • BPI
    • Barclays

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se não estou enganado, apresentam o mesmo juro das ultimas emissões da PT e da Brisa.

E o prazo é igual ao da PT (4 anos).

Numa altura de descida dos juros dos DP's, é capaz de ter sucesso, apesar de nos ultimos meses terem existido várias empresas a emitir obrigações e a REN não ser tão conhecida como EDP, PT, Brisa ou Zon.

Disclaimer: tenho ações da REN :laugh:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sou novo neste fórum e venho aqui pedir a vossa ajuda para o seguinte.

Ontem deu-se o vencimento de umas Obrigações do Esp. Santo. Tenho, portanto, cerca de 50 mil euros disponíveis e pretendo manter esta posição em obrigações.

Habitualmente compro-as no secundário ao que eu considero um "bom preço" e levo-as até à maturidade.

Que conselho de compra me dão neste momento? (será para comprar esta semana)

Estudei o assunto um pouco pela rama (infelizmente, fui recentemente operado e não me encontro em condições físicas nem de motivação para grandes pesquisas), mas estava inclinado a adquirir/aplicar os 50 mil euros nas obrigações BRISA (BRCORO) 4 1/2 12/05/2016.

Que vos parece?

Se por acaso tiverem uma dugestão melhor, agradeço que ma indiquem.

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sou novo neste fórum e venho aqui pedir a vossa ajuda para o seguinte.

Ontem deu-se o vencimento de umas Obrigações do Esp. Santo. Tenho, portanto, cerca de 50 mil euros disponíveis e pretendo manter esta posição em obrigações.

Habitualmente compro-as no secundário ao que eu considero um "bom preço" e levo-as até à maturidade.

Que conselho de compra me dão neste momento? (será para comprar esta semana)

Estudei o assunto um pouco pela rama (infelizmente, fui recentemente operado e não me encontro em condições físicas nem de motivação para grandes pesquisas), mas estava inclinado a adquirir/aplicar os 50 mil euros nas obrigações BRISA (BRCORO) 4 1/2 12/05/2016.

Que vos parece?

Se por acaso tiverem uma dugestão melhor, agradeço que ma indiquem.

Obrigado.

Essas da Brisa com maturidade 2016 tem uma yeld de 6,5%. Com essa duracao ha as OT's 2016 6,4% com Yeld 7% (e que permite compras de 1000€). Com maturidade inferior e com uma yeld 7,5% has as BCP 2015 com cupao 9,25%.

No entanto as minhas favoritas, se conseguir juntar 20K aos 50K que tem agora, sao as Espirito Santo Finance 2019, com cupao 6,875% e com yeld actual de 15%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Agradeço a sugestão mas pretendia diversificar, pois já tenho BCP e Dívida Pública.

[Tenho cerca de 50 mil euros em BCP 5,625 para 04/23/2014 e cerca de 25 mil euros em Portugal (Div. Soberana) 5,45 para 09/23/2013]

Quanto às Espirito Santo Finance 2019 não só não tenho os 20 mil euros extra como, infelizmente, não possuo saúde que me permita antever horizontes de vida tão largos.

Não me dão p.f. outra sugestão?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas só pretende obrigações?

Falei em obrigações apenas para manter o mesmo balanço em termos das minhas aplicações financeiras.

Como este capital que disponho (50 mil euros) vem do vencimento de umas obrigações corporate que eu detinha (caiu em conta ontem), pensei em manter esse posicionamento em obrigações.

Tenho várias carteiras de fundos, umas de ações outras de obrigações e uma terceira mista, algum dinheiro em liquidez e outra parte dessas minhas aplicações diretamente em obrigações. Como estas últimas se venceram ontem, pensei em comprar outras obrigações para as substituir.

Selecionei 2 hipóteses: BRISA 12/05/2016 ou BES 01/21/2015

Mas é como disse. Estive internado 3 semanas (fui operado à cabeça) e estou há 1 em casa. Quase não me deixam tocar no computador e assim torna-se dificil obter informação. Telefonei aos meus gestores de conta no BIG e ACTIVO BANK mas... noto que cada um "puxa a brasa à sua sardinha" e não me parecem muito isentos.

Entretanto, tenho os 50 mil para aplicar...

Será melhor po-los em tesouraria e esperar?

Sinto-me doente e não posso preocupar-me com internets para otimizar esta aplicação, daí vir aqui pedir-vos ajuda. A minha mobilidade é percária.

Se me puderem dar a vossa opinião abalizada e isenta, agradeço muito.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Falei em obrigações apenas para manter o mesmo balanço em termos das minhas aplicações financeiras.

Como este capital que disponho (50 mil euros) vem do vencimento de umas obrigações corporate que eu detinha (caiu em conta ontem), pensei em manter esse posicionamento em obrigações.

Tenho várias carteiras de fundos, umas de ações outras de obrigações e uma terceira mista, algum dinheiro em liquidez e outra parte dessas minhas aplicações diretamente em obrigações. Como estas últimas se venceram ontem, pensei em comprar outras obrigações para as substituir.

Selecionei 2 hipóteses: BRISA 12/05/2016 ou BES 01/21/2015

Mas é como disse. Estive internado 3 semanas (fui operado à cabeça) e estou há 1 em casa. Quase não me deixam tocar no computador e assim torna-se dificil obter informação. Telefonei aos meus gestores de conta no BIG e ACTIVO BANK mas... noto que cada um "puxa a brasa à sua sardinha" e não me parecem muito isentos.

Entretanto, tenho os 50 mil para aplicar...

Será melhor po-los em tesouraria e esperar?

Sinto-me doente e não posso preocupar-me com internets para otimizar esta aplicação, daí vir aqui pedir-vos ajuda. A minha mobilidade é percária.

Se me puderem dar a vossa opinião abalizada e isenta, agradeço muito.

Também vi esta que me parece algo atractiva sem ser um prazo demasiado longo:

ABENGOA 8,50% 31/03/2016  95,63%  YTM 10,22%

ISIN: XS0498817542

Paga cupões semestrais. A cotação vi no BEST, mas esta obrigação também se comercializa no Invest.

Pus estes valores no meu simulador de cashflows do invest e deu-me isto para 50k.

Data  Movimento        Principal  Juros corridos  Comissões  CF Bruto  CF Liquido

03-Set-12  Início      -47.815,00        -6.078,08  -74,59    -53.893,08  -53.967,67

Data  Movimento        Juros    Comissões    IRS      CF Bruto  CF Liquido

30-Set-11  Cupão1  2.130,82      -41,15  -458,13  2.130,82  1.631,54

31-Mar-12  Cupão2  2.125,00      -41,04  -456,88  2.125,00  1.627,08

30-Set-12  Cupão3  2.125,00      -41,04  -456,88  2.125,00  1.627,08

31-Mar-13  Cupão4  2.119,18      -40,92  -455,62  2.119,18  1.622,64

30-Set-13  Cupão5  2.130,82      -41,15  -458,13  2.130,82  1.631,54

31-Mar-14  Cupão6  2.119,18      -40,92  -455,62  2.119,18  1.622,64

30-Set-14  Cupão7  2.130,82      -41,15  -458,13  2.130,82  1.631,54

31-Mar-15  Cupão8  2.119,18      -40,92  -455,62  2.119,18  1.622,64

30-Set-15  Cupão9  2.130,82      -41,15  -458,13  2.130,82  1.631,54

31-Mar-16  Cupão10  2.125,00    -41,04  -456,88  2.125,00  1.627,08

31-Mar-16  Amortização 50.000,00  -123,00            50.000,00  49.877,00

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Meus amigos,

Eu agradeço-vos muito as vossas indicações.

Vejo que uma das obrigações que me sugeriram é precisamente aquela que eu tinha em ideia comprar: Brisa 4,5 12/05/2016.

Pelo números que o banco me apresentou, garante uma TIR Bruta de 6,82% (TIR Líquida de 5,33%).

Neste mesmo banco de investimento tanbém me aconselharam, em alternativa, as obrigações BCPPL 5 5/8 para 04/23/2014 (TIR Brura 6,85% - TIR Líquida 4,81%). Mas, pelo que leio, não são as mesmas que aqui me sugeriram BCP 9,25 10/14 ...

Afinal, destas duas, qual é a melhor para o investidor?

O que me coloca engulhos são os 0,50% que eles (o banco) levam de comissão (fora outras alcavalas). Numa transação de 50 mil euros são... 250 euros. Não é brincadeira!

Por isso fiquei com curiosidade relativamente ao que aqui disseram sobre as CLNs da EDP no best. Estas não pagam comissões? A rendibilidade de 6,3 % a 3 anos é bruta ou líquida? Não se pagam comissões, é?

Vou ter de me informar no best dobre isso, mas gostaria de ouvir as vossas opiniões. É que quero dar um destino as dinheiro...

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ramiro, nos CLNs a única comissão existente são á volta dos 7€ por trimestre de custodia de titulos.

Ainda não está confirmando esse CLN no entanto a existir e se for essa taxa, é uma taxa bruta, e os juros são recebidos mensalmente, para o seu caso concreto e se decidisse colocar os 50k seriam á volta de 195€/mês.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se não está familiarizado com os CLN atenção. Convém ter a noção que o CLN tem um risco mais elevado do que obrigações séniores, já que são uma espécie de mistura entra obrigações e Credit-Default Swaps. Não sei se já leu este tópico: http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=7062.0

Havendo obrigações séniores com rentabilidades muito próximas, não sei se se justificaria. As comissões podem parecer muito grandes, mas é porque se está a trabalhar com valores bastante grandes. A nível de rentabilidade,  obrigações no mercado secundário podem continuar a muito atractivas, mesmo com estas comissões.

Vejamos o exemplo de Cashflows que pus acima. O total das comissões para o banco seriam coisa de 600 euros para os 4 anos e pouco, ou seja, 1,2%. Em média as comissões comem 0,3% da rentabilidade anual, o que não é assim tanto nesta gama de rentabilidades. É claro que convém olhar para o preçário do banco para chegar a estas conclusões.

O que vai importar é meter as comissões e as cotações de compra e calcular os ganhos líquidos. Depois pesar isso com o risco de cada tipo de aplicação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Meus amigos,

Antes de mais, agradeço a todos as explicações dadas.

Como penso que já disse anteriormente, encontro-me num estado de saúde que não me permite debruçar sobre estes assuntos como eu gostaria. Fui recentemente operado ao cérebro para remoção de um... (bem, não interessa... há que viver um dia de cada vez) e neste momento não posso preocupar-me com estes assuntos - nem os médicos me deixam.

Portanto, neste momento - e para ser muito objetivo - gostaria de aplicar o dinheiro corretamente (os tais 50 mil euros), em algo que tenha solidez, não me traga problemas com o IRS, e que se possa dizer que... é uma boa aplicação.

Muito provavelmente, eu não chegarei à data de maturidade destas obrigações, mas quero que os meus filhos (por acaso estão ambos a viver/estudar no estrangeiro... algo que, nestes momentos dificeis, me faz doer muito o coração...), dizia, quero que os meus filhos, quando tomarem posse das carteiras, vejam que o seu pai só fazia "bons investimentos". Desculpem a pieguice (que me enche os olhos de lágrimas) mas... é o que sinto.

Portanto, entre BRISA, BCP, etc etc ... o que me recomendam? É com este vosso parecer (confio mais em vós do que nos "personal advisers" dos bancos!) que hoje ou amanhã darei a ordem e... arrumarei de vez o assunto da minha (pobre e martirizada) cabeça,

Agradeço e espero que compreendam.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em termos de controlo do risco, poderá fazer sentido diversificar. Assim, a minha sugestão seria de repartir em dois lotes (25+25) ou até em três e aplicar cada um dos lotes numa das obrigações corporativas existentes que pagam taxas acima dos 6% (Continente paga 7%, ZON e Semapa pagam 6,85%, Brisa e P. Telecom pagam 6,25%). Elas estão todas um pouco acima do par (cerca de 1 a 1,5% acima) mas num horizonte de 2 a 3 anos essa diferença tem pouca importância.

Há ainda a possibilidade das obrigações da REN que também pagam 6,25% e cuja subscrição começa na próxima segunda-feira.

Espero ter ajudado e envio votos de melhoras rápidas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Penso que as pressas são sempre inimigas de uma boa racionalização principalmente no que toca ao dinheiro e investimentos, portanto acho que deve de ponderar e ver todas as situações possiveis no mercado (muitas delas optimas) e não se pricipitar, pelo que vejo está com pressa entre hoje e amanhã colocar o dinheiro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Concordo com o David. Investir quantias dessa ordem não é para pressas. Se nem você nem os médicos querem que você gaste neurónios a pensar nisto neste momento, então por agora ponha em liquidez (o BEST tem um fundo jeitoso para isso) e trate do assunto com mais calma quando tiver tempo e disposição.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Antes de mais, desejo ao Sr. Ramiro Costa, toda a força e coragem do mundo. Sensibilizou-me.

A minha opinião é que não deve "matar" ainda mais a cabeça com estes assuntos, porque (eu que o diga) torna-se uma obcessão a procura desenfreada pelos melhores investimentos.

Tenho a certeza que os seus filhos trocavam todo o dinheiro do mundo pela sua saúde. Meta-o num Depósito a Prazo qualquer e não se chateie mais com isso. Eles, concerteza, não estão, nesta altura, muito preocupados com essas questões. Cuide de si que os seus filhos agradecem, certamente.

Os meus mais sinceros cumprimentos,

CL

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Antes de mais, desejo ao Sr. Ramiro Costa, toda a força e coragem do mundo. Sensibilizou-me.

A minha opinião é que não deve "matar" ainda mais a cabeça com estes assuntos, porque (eu que o diga) torna-se uma obcessão a procura desenfreada pelos melhores investimentos.

Tenho a certeza que os seus filhos trocavam todo o dinheiro do mundo pela sua saúde. Meta-o num Depósito a Prazo qualquer e não se chateie mais com isso. Eles, concerteza, não estão, nesta altura, muito preocupados com essas questões. Cuide de si que os seus filhos agradecem, certamente.

Os meus mais sinceros cumprimentos,

CL

Subscrevo inteiramente as palavras do Katolo!

Não fará muita diferença se tomar esta decisão daqui a alguns meses quando estiver melhor. Afinal de contas os seus filhos ficarão decerteza contentes por saber que o pai lutou e conseguiu criar a carteira que tem actualmente.

Espero que corra tudo bem Sr. Ramiro Costa ;)  Há que acreditar que irá recuperar!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites