Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Obrigações

Recommended Posts

• Respostas 3,2k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Bushy

541

• afer

219

• PNogueira

195

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Parece ser um excelente negócio para o Benfica e para as entidades financeiras envolvidas.

Olha que não, também aqui faz todo o sentido ver a situação dessas empresas, pois basta um "problema" e reflecte-se na cotação da obrigação. É claro que para quem quiser levar até à maturidade pouco i

Título Emitente Cotação % YTM % Cupão % Maturidade O.T. 5% Junho 15/06/2012 REPÚBLICA PORTUGUESA 99,9200 5,1646 5,0000 15-06-2012 O.T. 5,45% 23/09/2013 REPÚBLICA PORTUGUESA 90,0950 12,6065 5,4500

Posted Images

bom dia

sobre as mais valias, no BEST, tambem me garantiram, que se levar as obrigações até à maturidade, não há tributação da mais valia.

aliás, os mapas que dão, com as rentabilidades, não pressupões esses possiveis 25% de IRS.

em que ficamos? reembolso na maturidade paga-se ou não iRS sobre mais valia?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tem 50k à mão?

É que se não nem vale a pena pensar nisso.

Não serão propriamente 50k. A 90 e picos % + juros decorridos pressupõe-se +/- 47,5k. Também não os tenho, mas há formas de contornar essa questão. Só precisava de umas opiniões fundamentadas acerca da Abengoa. Aparentemente, segundo o relatório e contas do 1º semestre parece-me bastante equilibrado. Mas, dado ser uma empresa espanhola e inserida num mercado bastante regulado...

Dão-se alvíssaras em troca de opiniões!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

bom dia

sobre as mais valias, no BEST, tambem me garantiram, que se levar as obrigações até à maturidade, não há tributação da mais valia.

aliás, os mapas que dão, com as rentabilidades, não pressupões esses possiveis 25% de IRS.

em que ficamos? reembolso na maturidade paga-se ou não iRS sobre mais valia?

Ficamos em que cada um arriscar o que quer. Que tentar a sorte e esperar não ser apanhado?

Ou prefere não correr o risco de pagar a ainda apanhar multa?

Estou à espera de um utilizador do Caldeirão de Bolsa receber uma resposta vinculativa das Finanças relativa a isso. Pode ser que antes do próximo IRS respondam, lol

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

boa tarde! Investi nas obrigações do continente e lá diz última cotação (102,40%), como é a primeira vez k investi em obrigações e praticamente nada percebo, o k quer dizer isto? Investi 5000€ e desde o dia 25 Agosto até à data tem 5120€.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

boa tarde! Investi nas obrigações do continente e lá diz última cotação (102,40%), como é a primeira vez k investi em obrigações e praticamente nada percebo, o k quer dizer isto? Investi 5000€ e desde o dia 25 Agosto até à data tem 5120€.

Significa que neste momento valem mais 2,40% do que o valor nominal. Ou seja, valem 5120. Se optares por vender, receberás 5120 (menos comissões) mais o juro corrido correspondente aos dias que passarm até ao presente.

A venda é feita em mercado secundário.

Aqui há tempos preparei uma apresentação que explica o funcionamento desse mercado, deixo aqui o link:

http://my.brainshark.com/Obriga-es-2-526623541

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

sobre a tributação da mais valia das obrigações encontrei isto:

. Contudo, existe uma excepção, uma forma de evitar esta tributação e optimizar fiscalmente o investimento. Para isso é preciso apenas alguma dose de paciência para esperar pela data de maturidade da obrigação. Assim, em vez comprar a obrigação com o intuito de a vender no mercado antes da data de vencimento, o investidor deve deixar a obrigação chegar à maturidade. Desta forma, não haverá lugar à alienação mas ao reembolso da obrigação e, como tal, em termos contabilísticos, não há lugar à realização de mais-valias nem há correspondente tributação. "O reembolso do valor nominal das obrigações que um sujeito passivo detenha até à maturidade não consubstancia a realização de uma mais-valia sujeita a IRS nos termos da nova redacção do artigo 10.º do CIRS, uma vez que não existe alienação do activo. (...) Não há alienação, há vencimento, pelo que só existirá mais-valia se a obrigação for vendida antes da sua maturidade e se apurar um ganho face ao seu valor nominal", explica Samuel Fernandes de Almeida, advogado e sócio da sociedade de advogados Miranda Correia Amendoeira & Associados. Pode mesmo dizer-se que, no caso da negociação de obrigações, a paciência é uma virtude e o princípio da estratégia ‘buy and hold' (comprar e manter) é, por ventura, o caminho mais certo para sair vencedor: não só permite ao investidor sair beneficiado fiscalmente como contornar o risco da taxa de juro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

sobre a tributação da mais valia das obrigações encontrei isto:

. Contudo, existe uma excepção, uma forma de evitar esta tributação e optimizar fiscalmente o investimento. Para isso é preciso apenas alguma dose de paciência para esperar pela data de maturidade da obrigação. Assim, em vez comprar a obrigação com o intuito de a vender no mercado antes da data de vencimento, o investidor deve deixar a obrigação chegar à maturidade. Desta forma, não haverá lugar à alienação mas ao reembolso da obrigação e, como tal, em termos contabilísticos, não há lugar à realização de mais-valias nem há correspondente tributação. "O reembolso do valor nominal das obrigações que um sujeito passivo detenha até à maturidade não consubstancia a realização de uma mais-valia sujeita a IRS nos termos da nova redacção do artigo 10.º do CIRS, uma vez que não existe alienação do activo. (...) Não há alienação, há vencimento, pelo que só existirá mais-valia se a obrigação for vendida antes da sua maturidade e se apurar um ganho face ao seu valor nominal", explica Samuel Fernandes de Almeida, advogado e sócio da sociedade de advogados Miranda Correia Amendoeira & Associados. Pode mesmo dizer-se que, no caso da negociação de obrigações, a paciência é uma virtude e o princípio da estratégia ‘buy and hold' (comprar e manter) é, por ventura, o caminho mais certo para sair vencedor: não só permite ao investidor sair beneficiado fiscalmente como contornar o risco da taxa de juro.

É uma opinião, para mim pouco sustentável. Na minha opinião são tributados, se bem que existem dúvidas sobre se na categoria E ou G.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

no BEST, garantem que se aguardar até ao vencimento, não há mais valia, ou seja, dizem exactamente o mesmo.

eu também tenho dúvidas.

será que tantas pessoas a "mexer" com obrigações e não há certezas duma coisa tão importante...esquisito.

quando tiver mais tempo, enviarei um mail para a direção de IRS a solicitar esclarecimento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ora bem, tudo depende do significado de "alienação". Para mim, e foi assim que aprendi na escola, significa cedência de posse, mudança de domínio. Transposto para títulos ou obrigações significa que tem de haver uma venda, uma transferência de posse. Logo, em bom português há lugar a taxação no caso de venda. Numa amortização não há alienação alguma.

Querem tirar dúvidas, mudem o texto na lei!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Artigo 5.º (Categoria E), n.º 2 alínea C, do CIRS.Os juros, os prémios de amortização ou de reembolso e as outras formas de remuneração de títulos da dívida pública, obrigações, títulos de participação, certificados de consignação, obrigações de caixa ou outros títulos análogos, emitidos por entidades públicas ou privadas, e demais instrumentos de aplicação financeira, designadamente letras, livranças e outros títulos de crédito negociáveis, enquanto utilizados como tais;

Se houver dúvidas sobre se é mais-valia (Categoria G), certamente que cairá na Categoria E.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E nesta altura do campionato que o estado cada vez mais aperta á procura onde o há não acredito............... nem que tenha que mudar as leis ao virar da esquina. Essa é como aquela que qualquer cidadão tinha 500 euros de mais valias sem pagar imposto , só que se simularem o IRS para o proximo ano (e já esta aqui disponivel) verificam que pagam e não há borlas para ninguem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante miquinhas

Não há nada de estranho, legalmente não tem nada a pagar. Se tiver o cuidado de informar-se com um fiscalista ele dirá que está isento de tributação de mais valia. Contudo o estado não é sério nem entidade de bem, pelo que o induz a declarar e pior COBRA-LHE imposto sabendo que o não deve fazer.

Apostam no temor que temos do Fisco porque para eles não passámos de miseráveis trapaceiros com rabos de fora em tudo que fazemos, e sabem que podem atormentar-nos ao infinito.

Acreditam que o banco vos diria uma coisa tão flagrantemente falsa???? Todos eles???? Claro que quem tem algo a esconder (algo maior) tendrá a declarar para evitar aborrecimentos maiores.....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O problema é que não são todos os bancos que dizem isso. Alguns dizem que sim e outros o contrário.

Não creio que eles estejam a tentar enganar ninguém, mas a confusão à volta disto é tanta que nem eles têm bem a certeza do que estão a falar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Significa que neste momento valem mais 2,40% do que o valor nominal. Ou seja, valem 5120. Se optares por vender, receberás 5120 (menos comissões) mais o juro corrido correspondente aos dias que passarm até ao presente.

A venda é feita em mercado secundário.

Aqui há tempos preparei uma apresentação que explica o funcionamento desse mercado, deixo aqui o link:

http://my.brainshark.com/Obriga-es-2-526623541

A apresentação do Elias está muito bem feita, desde os slides até à locução. Para um iniciado ou utilizador médio, como eu me considero, acabei por aprender alguma coisa e tirei dúvidas que tinha já há algum tempo.

Pela minha parte 'obrigado'.

Elias, será que podes fazer o mesmo para CLN's?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A apresentação do Elias está muito bem feita, desde os slides até à locução. Para um iniciado ou utilizador médio, como eu me considero, acabei por aprender alguma coisa e tirei dúvidas que tinha já há algum tempo.

Pela minha parte 'obrigado'.

Elias, será que podes fazer o mesmo para CLN's?

Obrigado tubarinho.

Em relação às CLN é um tema que não domino em profundidade por isso neste momento não me sinto à vontade para fazer a apresentação que me pedes. No entanto, tenciono explorar melhor esse produto, pelo que é possível que talvez daqui a mais algum tempo possa vir a realizar uma apresentação sobre o tema.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado tubarinho.

Em relação às CLN é um tema que não domino em profundidade por isso neste momento não me sinto à vontade para fazer a apresentação que me pedes. No entanto, tenciono explorar melhor esse produto, pelo que é possível que talvez daqui a mais algum tempo possa vir a realizar uma apresentação sobre o tema.

Boas,

Elias também sou fã dos teus vídeos pelo que gostaria imenso de assistir a um video acerca dos CLN, num registo acessível e esclarecedor. Fica a deixa.  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado vjmgoncalves.

Fica registado o pedido, logo que me seja possível farei um video sobre CLN.

Tenho feito igualmente algumas apresentações com análises técnicas ao mercado (essencialmente a índices nacionais ou sectoriais), deixo aqui o link para quem estiver interessado.

http://my.brainshark.com/search.aspx?author=603890

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites