Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Obrigações

Recommended Posts

A ‎27‎-‎02‎-‎2016 at 21:56, JRJordao disse:

Sim, é isso (sou eu o colega em questão). Omitindo comissões e impostos, claro.

Neste momento a OT vale 52%. Até já parece menos arriscada ;)

Esclareça-me uma dúvida como se forma o preço da obrigação no Euronext quando se dá o leilão, uma vez que vi uma oferta de venda em quantidade e valor inferior a várias ofertas de compra em valor e quantidade e não foi feito nenhum negócio.

Desde já obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 3,2k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Bushy

541

• afer

219

• PNogueira

195

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Parece ser um excelente negócio para o Benfica e para as entidades financeiras envolvidas.

Olha que não, também aqui faz todo o sentido ver a situação dessas empresas, pois basta um "problema" e reflecte-se na cotação da obrigação. É claro que para quem quiser levar até à maturidade pouco i

Título Emitente Cotação % YTM % Cupão % Maturidade O.T. 5% Junho 15/06/2012 REPÚBLICA PORTUGUESA 99,9200 5,1646 5,0000 15-06-2012 O.T. 5,45% 23/09/2013 REPÚBLICA PORTUGUESA 90,0950 12,6065 5,4500

Posted Images

há 49 minutos, Guest disse:

Tenho consultado o site da Euronext para saber as ofertas de compra e venda de Obrigações.

Verifiquei que para determinada obrigação havia 5 ofertas de compra e 5 ofertas de vendas com vários preços e várias quantidades.

Porque a última oferta de venda em preço e quantidade, 100,75 e quantidade 100 000, ultrapassa o somatório da 5 ofertas de compra e  superiores a 100,75, dei uma ordem igual 100,75. O que verifique foi que não houve transacções. Algum amigo sabe como se forma o preço para haver transacções? Há intervenção externa na formação do preço?   Penso que o funcionamento é diferente do mercado de acções!

Desde já obrigado.

O que acontece é que existe um limite máximo de variação em cada leilão. Normalmente esse limite é de 1%. Se o preço cair fora do intervalo, a negociação não acontece e o preço é revisto para o leilão seguinte.

Por exemplo, se a última transacção foi a 98,5%, então no próximo leilão só haverá negociação se o preço de equilíbrio estiver entres 97,5 e 99,5.

Se o preço de equilíbrio estiver a 99,80 não há negociação e no próximo leilão o intervalo passa a ser entre 98,5 e 100,5. Neste caso o valor já cai dentro do intervalo e pode haver negociação (isto se entretanto não surgirem novas ofertas que façam alterar o preço de equilíbrio).

Chamo a atenção para o facto de haver apenas duas chamadas (leilões) por dia: uma às 10h30 e outra às 15h30.

Espero ter ajudado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Uma coisa é certa...

As obrigações futebolísticas dos 3 grandes, dão, e sempre deram, maiores rentabilidades e "mais segurança", dos que pseudo-xpto investimentos da banca portuguesa.

Alguns bancos já foram ao fundo, arrastando as economias de milhares de pessoas, enquanto o futebol, supostamente com mais risco de incumprimento, blá, blá, blá, dá para além das alegrias desportivas, também alegrias remuneratórias.

O único senão (actualmente), é o regateio. O que quer dizer que, o sumo já está previamente espremido antes de chegar ao comum do pequeno investidor.

Se um dia, os 3 grandes decidirem abrir bancos em nome próprio, então é que o resto da banca tem de fechar portas... :lol:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, superkinas said:

Depois de tirar todos os custos associados em quanto deverá andar a taxa liquida '

Tipicamente os bancos cobram uma comissão fixa de custódia (ex: 5€ ou 6€ + IVA por trimestre, no Best). Portanto quanto menos subscreveres, mais essa comissão irá reduzir a rentabilidade. Há ainda a questão do rateio, que leva a que acabes por subscrever menos do que pedes.

No caso do Best, o juro líquido após impostos e comissões é cerca de 70% da taxa anunciada, neste caso (4,25% x 70%) cerca de 3%.

Se houver lugar a comissão de custódia de 5€ + IVA por trimestre ou seja cerca de 25€ por ano,

• (1000 EUR x 3%) - 25€ = 5€, corresponde a taxa líquida de 0,5%
    • (2500 EUR x 3%) - 25€ = 50€, corresponde a taxa líquida de 2%
    • (5000 EUR x 3%) - 25€ = 125€, corresponde a taxa líquida de 2,5%
    • (10000 EUR x 3%) - 25€ = 275€, corresponde a taxa líquida de 2,75%

Para cálculos mais precisos, à semelhança das emissões do Sporting e Porto do ano passado, deverão surgir simuladores online nos sites dos bancos comercializadores.

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

De facto o rateio pode levar a que o investidor fique com uma quantidade menor, de qualquer forma é sempre possível comprar mais em mercado secundário.

Quanto à comissão de custódia, o valor é o geralmente o mesmo independentemente do número de títulos (acções / obrigações) em carteira.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 16 de Abril de 2016 at 7:44 PM, Eliasg said:

De facto o rateio pode levar a que o investidor fique com uma quantidade menor, de qualquer forma é sempre possível comprar mais em mercado secundário.

Quanto à comissão de custódia, o valor é o geralmente o mesmo independentemente do número de títulos (acções / obrigações) em carteira.

Viva,

Para nao perder rentabilidade opto pelo banco Invest para as operacoes de obrigações porque não tem comissão de custodia e as restantes comissões - compra, etc - sao iguais aos demais bancos.

É claro que se tivesse outros titulos noutros bancos a custodia diluia-se, mas nao é o caso (tb tenho accoes mas estão no invest)

abc

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, lúcia_né disse:

Qual a melhor opção para 6000€, OTRV ou Obrigações SLB?

Como assim melhor? São produtos com níveis de risco percepcionados pelo mercado de forma diferente. Daí os cupões de um e outro serem diferentes. De qualquer forma, já não deve conseguir comprar 6K de Benfica, o rateio já vai em 3 / 1, logo já so deve ter acesso ao mínimo garantido a cada investidor: 1K.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Otimizado disse:

Como assim melhor? São produtos com níveis de risco percepcionados pelo mercado de forma diferente. Daí os cupões de um e outro serem diferentes. De qualquer forma, já não deve conseguir comprar 6K de Benfica, o rateio já vai em 3 / 1, logo já so deve ter acesso ao mínimo garantido a cada investidor: 1K.

Sendo assim excluo as OB SLB...

Estas obrigações do estado acham que tem muito risco?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 27 minutos, lúcia_né disse:

Têm o risco inerente à Republica Portuguesa. Neste caso, ao contrário dos CLNs, não tens o risco do emitente (Haitong, BNP Paribas, etc). Se achas que nos próximos 5 anos é expectável que a Republica entre em incumprimento não deves comprar. Se achas que não entrará, compra e ficas a receber um mínimo de 2,2% brutos / ano. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, Otimizado disse:

Têm o risco inerente à Republica Portuguesa. Neste caso, ao contrário dos CLNs, não tens o risco do emitente (Haitong, BNP Paribas, etc). Se achas que nos próximos 5 anos é expectável que a Republica entre em incumprimento não deves comprar. Se achas que não entrará, compra e ficas a receber um mínimo de 2,2% brutos / ano. 

Mas posso vender antes dos 5 anos, esteja a valer mais ou menos que os 6k!?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 minutos, lúcia_né disse:

Como assim melhor? São produtos com níveis de risco percepcionados pelo mercado de forma diferente. Daí os cupões de um e outro serem diferentes. De qualquer forma, já não deve conseguir comprar 6K de Benfica, o rateio já vai em 3 / 1, logo já so deve ter acesso ao mínimo garantido a cada investidor: 1K

Podes. Em mercado secundário. Assumindo o valor do dia + o precário de venda de obrigações do banco. E tambem podes ler o prospeto do produto. As respostas às perguntas que fizeste estão todas lá. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...

Ola sou novato neste forum e nestas andanças de investimento.

Desde já agradeço a vossa disponibilidade.

Pretendia saber mais, de como melhor investir em obrigações (porque ler 123pag não é fácil). Nomeadamente quais os índices de referência que devemos ter em quanta.

Já compreendi que tenho que utilizar um intermediário ( ex: banco best).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 16/05/2016 at 13:38, hjsantos disse:

Ola sou novato neste forum e nestas andanças de investimento.

Desde já agradeço a vossa disponibilidade.

Pretendia saber mais, de como melhor investir em obrigações (porque ler 123pag não é fácil). Nomeadamente quais os índices de referência que devemos ter em quanta.

Já compreendi que tenho que utilizar um intermediário ( ex: banco best).

Boas e bem-vindo.

Quando dizes que queres investir em obrigações, pretendes investir directamente (ex: comprar obrigações de 1 empresa ou estado), entrar num fundo de investimento ou similar, ou não fazes ideia do que me estou a referir?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 19/05/2016 at 21:50, Visitante Hjsantos disse:

Obrigado mmp

Na verdade não sei nada sobre os 2 campos.; seja investir diretamente ou investir num fundo de investimento.

Nesse caso sugiro que leias um pouco sobre ambos, neste tópico e no dos fundos.

Qual o horizonte temporal do investimento? Qual a tua tolerância ao risco? Que outros produtos de poupança/investimento tens?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Será que alguém me pode ajudar relativamente às seguintes obrigações?
    http://www.boerse-berlin.com/index.php/Bonds?isin=PTPTCYOM0008

Recebi a informação de que podem entrar em default. Onde posso descobrir mais sobre este assunto? Não percebo nada destes tópicos...

Recomendam-me a vender ao preço que está antes de perder tudo?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 30/05/2016 at 12:19, Visitante josef disse:

Será que alguém me pode ajudar relativamente às seguintes obrigações?
    http://www.boerse-berlin.com/index.php/Bonds?isin=PTPTCYOM0008

Recebi a informação de que podem entrar em default. Onde posso descobrir mais sobre este assunto? Não percebo nada destes tópicos...

Recomendam-me a vender ao preço que está antes de perder tudo?

Obrigado

Se tem estas obrigações, o intermediário financeiro na qual através as adquiriu, tem concerteza lhe colocado ao corrente sobre este assunto Oi/PT...mais não seja enviando informação relevante, a Oi encontra-se em negociação com os seu credores ( não é a mesma coisa que default ).

Não sei se terão liquidez suficiente neste momento para as conseguir vender.

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites