Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Obrigações

Recommended Posts

Boa tarde,

Estou bastante preocupado com este possível caminho:
    http://economico.sapo.pt/noticias/planos-de-resolucao-poderao-deixar-depositos-a-salvo_236270.html

Alguém  me pode esclarecer melhor sobre esta noticia, atendendo que possuo Obrigações Seniores do dito Banco.
    Desde já agradeço

É simples e vem bem explicado na notícia. As novas regras de resolução bancária tornam o bail-in, caso haja uma necessidade crítica de capital, uma parte obrigatória do processo. No caso do NB é improvável que cheguem à dívida sénior pois há ainda muitos activos valiosos para vender  (Seguradora NB, Banco BEST, participação na Pharol, etc) e, mais tarde, terão que ir primeiro à dívida subordinada. Mas não é um cenário que se possa pôr já de parte. Por alguma razão as obrigações seniores estão a cotar a 88%..

abraço 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 3,2k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Bushy

541

• afer

219

• PNogueira

195

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Parece ser um excelente negócio para o Benfica e para as entidades financeiras envolvidas.

Olha que não, também aqui faz todo o sentido ver a situação dessas empresas, pois basta um "problema" e reflecte-se na cotação da obrigação. É claro que para quem quiser levar até à maturidade pouco i

Título Emitente Cotação % YTM % Cupão % Maturidade O.T. 5% Junho 15/06/2012 REPÚBLICA PORTUGUESA 99,9200 5,1646 5,0000 15-06-2012 O.T. 5,45% 23/09/2013 REPÚBLICA PORTUGUESA 90,0950 12,6065 5,4500

Posted Images

É simples e vem bem explicado na notícia. As novas regras de resolução bancária tornam o bail-in, caso haja uma necessidade crítica de capital, uma parte obrigatória do processo. No caso do NB é improvável que cheguem à dívida sénior pois há ainda muitos activos valiosos para vender  (Seguradora NB, Banco BEST, participação na Pharol, etc) e, mais tarde, terão que ir primeiro à dívida subordinada. Mas não é um cenário que se possa pôr já de parte. Por alguma razão as obrigações seniores estão a cotar a 88%..

abraço 

Desde que foi anunciado a falha da Venda do Novobanco que elas passaram a negativo, duas semanas antes começaram a cair de 102.5 para 100.5.
    Neste momento ao consultar o meu balanço diz estar a 84.7 :S...
    Não existe muita Divida Subordinada, julgo que a única que existe foi a dos clientes do Bes que aceitaram em troca do papel comercial.
    Pois a antiga divida subordinada ficou no lado MAU em 2014.

A questão é até que ponto a divida Sénior pode ser tocada numa reestruturação?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Desde que foi anunciado a falha da Venda do Novobanco que elas passaram a negativo, duas semanas antes começaram a cair de 102.5 para 100.5.Neste momento ao consultar o meu balanço diz estar a 84.7 :S...
    Não existe muita Divida Subordinada, julgo que a única que existe foi a dos clientes do Bes que aceitaram em troca do papel comercial.
    Pois a antiga divida subordinada ficou no lado MAU em 2014.

A questão é até que ponto a divida Sénior pode ser tocada numa reestruturação?

"A questão é até que ponto a divida Sénior pode ser tocada numa reestruturação?" 

Num caso hipotético? Depende da quantidade de capital necessária. 

No caso do NB? Acho pouco provável. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    • 2 weeks later...
    Visitante Mdesk (visitante)

"A questão é até que ponto a divida Sénior pode ser tocada numa reestruturação?" 

Num caso hipotético? Depende da quantidade de capital necessária. 

No caso do NB? Acho pouco provável. 

Afinal... lá se vai!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Afinal... lá se vai!

E quem poderia prever que quase 18 meses depois da resolução do BES se lembrassem que é possível transferir títulos para o banco mau? Em Portugal as regras valem o valem, é o Oeste Selvagem dos tempos modernos. Não admira que os investidores institucionais estrangeiros estejam tenham neste momento uma ínfima (para não dizer inexistente) exposição ao nosso país.  

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    Visitante ptjmrg (visitante)

Tenho Obrigações Senior do Novo Banco e queria saber o seguinte:

Caso o valor da venda do NB, que começa agora em Janeiro 2016, não "cobrir" o valor do Fundo de Resolução, pode haver algum problema com as obrigações para compensar a diferença de valor?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Tenho Obrigações Senior do Novo Banco e queria saber o seguinte:

Caso o valor da venda do NB, que começa agora em Janeiro 2016, não "cobrir" o valor do Fundo de Resolução, pode haver algum problema com as obrigações para compensar a diferença de valor?

Eu vendia era isso e fugia a 7 pes de ob. seniores que são do bes ou novo banco, cambada de aldrabões nem querem pagar as ob. seniores do bes, ganhei muito com elas mas fico triste que o bes nem as seniores aceitou, logo o novo banco é tudo da mm laia.

Será que o mercado das ob. está a ficar apetecível de novo porque temos portugal com cot a 87% e estiveram a 81% já vale  olhar a coisa e tentar fazer futurologia do que o ps tem de fazer, porque andam a meter o rabinho entre as pernas e fazer o que a ue quer, o que pode levar aos mercados acalmarem com Portugal e as cot. subirem de novo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu vendia era isso e fugia a 7 pes de ob. seniores que são do bes ou novo banco, cambada de aldrabões nem querem pagar as ob. seniores do bes, ganhei muito com elas mas fico triste que o bes nem as seniores aceitou, logo o novo banco é tudo da mm laia.

Será que o mercado das ob. está a ficar apetecível de novo porque temos portugal com cot a 87% e estiveram a 81% já vale  olhar a coisa e tentar fazer futurologia do que o ps tem de fazer, porque andam a meter o rabinho entre as pernas e fazer o que a ue quer, o que pode levar aos mercados acalmarem com Portugal e as cot. subirem de novo.

So uma agencia de rating tem portugl como "investment grade", se essa agencia decidir em abril baixar o rating the Portugal para lixo, isso teria repercursoes drasticas no preço das obrigçoes. Por exemplo o Quantative Easing acabava para Portugal, e o preço das nossas obrigaçoes deixariam de estar aritificialmente pressionados em preços extremamenet baixos. O nosso governo tem umas filiaçoes estranhas com o BE, PCP e tudo o resto que se mexe à esquerda,  que nao sao vistas como factor de estabilidade no exteriror (e com razao).

Eu acho que o barco ir ao fundo, especialmente porque a conjuntura europeia nao esta a ajudar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

So uma agencia de rating tem portugl como "investment grade", se essa agencia decidir em abril baixar o rating the Portugal para lixo, isso teria repercursoes drasticas no preço das obrigçoes. Por exemplo o Quantative Easing acabava para Portugal, e o preço das nossas obrigaçoes deixariam de estar aritificialmente pressionados em preços extremamenet baixos. O nosso governo tem umas filiaçoes estranhas com o BE, PCP e tudo o resto que se mexe à esquerda,  que nao sao vistas como factor de estabilidade no exteriror (e com razao).

Eu acho que o barco ir ao fundo, especialmente porque a conjuntura europeia nao esta a ajudar.

Sim claro o que dizes é 100% correcto, mas será que a UE quer esse cenário para Portugal, acredito que isso não aconteceu já porque a UE interferiu ou acreditas na independência das agências. O PS acabará por calar-se e fazer o que a UE quer alias já começou a ceder, vamos esperar e ver o que dá mas poderá ser uma nova hipotese de investimento é só ver as politicas que vão ser seguidas em Portugal e esperar que não aja birras à Paulo Portas ehehehehehh

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite a todos,

Precisava de ajuda urgente relativamente às notícias que têm saído acerca do Novo Banco/negociação da dívida de Portugal.

O meu pai tem estas obrigações vedidas a retalho: Isin xs0723597398

Gostaria de saber como posso saber a cotação das obrigações neste momento? Alguém me pode explicar que tipo de obrigações são estas? Eu não tenho formação na área e o meu pai muito menos e ele não faz a mínima ideia em que é que tem o dinheiro investido.

Adicionalmente, ele disse me que o gestor de conta disse lhe que as obrigações tinham garantia estatal devido ao que diz no prospecto: http://prntscr.com/a5e2h1

Optariam por vender estas obrigações ou guardavam tendo em conta a rentabilidade?

Será que me podem confirmar se é isso que significa?

Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite a todos,

Precisava de ajuda urgente relativamente às notícias que têm saído acerca do Novo Banco/negociação da dívida de Portugal.

O meu pai tem estas obrigações vedidas a retalho: Isin xs0723597398

Gostaria de saber como posso saber a cotação das obrigações neste momento? Alguém me pode explicar que tipo de obrigações são estas? Eu não tenho formação na área e o meu pai muito menos e ele não faz a mínima ideia em que é que tem o dinheiro investido.

Adicionalmente, ele disse me que o gestor de conta disse lhe que as obrigações tinham garantia estatal devido ao que diz no prospecto: http://prntscr.com/a5e2h1

Optariam por vender estas obrigações ou guardavam tendo em conta a rentabilidade?

Será que me podem confirmar se é isso que significa?

Obrigado!

Tem cupão de 6% 21 DEC 2021 e está com valor a baixo de 70%... O mesmo acontece com as restantes Obrigações do Banco.
    Quem as vender neste momento perde muito dinheiro, porém salvaguarda-se de uma possível perda total...
    Avançaram que não houve evento de crédito falta saber sobre o evento de sucessão.
    Entretanto o banco teve um prejuízo de 800milhões em 2015 o que ira baixar as propostas dos interessados.

Eu possuo as de 2022 e estou aguardar para que saiam as propostas oficiais de compra do banco para ver se a cotação sobe como subiram da outra vez....
    Mas certezas e garantias neste momento é bastante complicado...
    Se vos faz muita falta o dinheiro ou se precisam dele podem sempre dar ordem de venda sobre uma % do valor que lá possuem, mas ja sabem vão receber uma desvalorização no preço muito acentuada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tem cupão de 6% 21 DEC 2021 e está com valor a baixo de 70%... O mesmo acontece com as restantes Obrigações do Banco.Quem as vender neste momento perde muito dinheiro, porém salvaguarda-se de uma possível perda total...
    Avançaram que não houve evento de crédito falta saber sobre o evento de sucessão.
    Entretanto o banco teve um prejuízo de 800milhões em 2015 o que ira baixar as propostas dos interessados.

Eu possuo as de 2022 e estou aguardar para que saiam as propostas oficiais de compra do banco para ver se a cotação sobe como subiram da outra vez....
    Mas certezas e garantias neste momento é bastante complicado...
    Se vos faz muita falta o dinheiro ou se precisam dele podem sempre dar ordem de venda sobre uma % do valor que lá possuem, mas ja sabem vão receber uma desvalorização no preço muito acentuada.

Obrigado! Como viste a que valor estavam as obrigações? Porque disseram ao meu pai que como estas não eram vendidas no mercado secundário não se podia ver pela net.

Outra coisa: estas obrigações (ou as tuas) não tem garantia estatal? Tal como aquele link que coloquei do prospecto parece indicar?

Abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado! Como viste a que valor estavam as obrigações? Porque disseram ao meu pai que como estas não eram vendidas no mercado secundário não se podia ver pela net.

Outra coisa: estas obrigações (ou as tuas) não tem garantia estatal? Tal como aquele link que coloquei do prospecto parece indicar?

Abraço

Estão todas a baixo desse preço de 2019 para a frente!
    O preço de compra é diferente do preço de venda em norma 3pontos.
    Para consultar o valor do dia, tens a opção de te deslocares a uma balcão ou então pela internet usando o acesso ao backoffice, colocas o código do cartão verde que vos deram e a pass.
    - Poupança e investimentos
    -Carteira de títulos e vez o preço :( de venda

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caros,

Esclareçam-me uma dúvida que se calhar nesta altura já não devia ter, mas a verdade é que me está a fazer alguma confusão.
    Nunca cheguei a comprar obrigações "puras", daí a minha questão:

Num outro tópico aqui do forum, um colega membro comentou que tinha comprado OTs da Grécia a cerca de 12%.
    Imaginemos  que o cupão é 5%, e que eu compro uma obrigação de 1000€. Se estava a 12%, isso significa que vou pagar apenas 120€?
    Mas depois recebo anualmente um cupão de 50€ e no final do prazo recebo 1000€. É assim tão simples?

(Vamos assumir que a obrigação chega à maturidade, e esquecer a parte do risco de incumprimento de uma OT assim tão baixa e riscos de hair-cut ou afins, a questão é puramente académica).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caros,

Esclareçam-me uma dúvida que se calhar nesta altura já não devia ter, mas a verdade é que me está a fazer alguma confusão.

Num outro tópico aqui do forum, um colega membro comentou que tinha comprado OTs da Grécia a cerca de 12%.
    Imaginemos  que o cupão é 5%, e que eu compro uma obrigação de 1000€. Se estava a 12%, isso significa que vou pagar apenas 120€?
    Mas depois recebo anualmente um cupão de 50€ e no final do prazo recebo 1000€. É assim tão simples?

(Vamos assumir que a obrigação chega à maturidade, e esquecer a parte do risco de incumprimento de uma OT assim tão baixa e riscos de hair-cut ou afins, a questão é puramente académica).

Eu penso que é assim mesmo, mas vamos esperar pelos utilizadores mais experientes. Agora do ponto vista estritamente prático (e não académico) nunca vi uma obrigação cotar a 12%, sem ter levado um haircut, ou eventualmente o emitente ter ido à falência pouco tempo depois.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caros,

Sim, basicamente é isso, as obrigações reembolsam nas maturidades a 100%, se compras a 12%, quer dizer que na maturidade já ganhaste 88%, depois recebes mais os cupões ao longo da vida da obrigação.

Um exemplo de obrigações que alguns corajosos também têm comprado ultimamente são as do Novo Banco com maturidade em 2019, estão a cotar nos 70%, se chegarem ao fim já ganharam 30% á cabeça...

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, basicamente é isso, as obrigações reembolsam nas maturidades a 100%, se compras a 12%, quer dizer que na maturidade já ganhaste 88%, depois recebes mais os cupões ao longo da vida da obrigação.

Um exemplo de obrigações que alguns corajosos também têm comprado ultimamente são as do Novo Banco com maturidade em 2019, estão a cotar nos 70%, se chegarem ao fim já ganharam 30% á cabeça...

Nao leves a mal, mas as contas estao mal feitas. Se compras a 12% e recebes 100% no fim tens um retorno de ~733%. (100-12)/12

No caso do novo banco de forma semelhante o retorno seria ~43%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nao leves a mal, mas as contas estao mal feitas. Se compras a 12% e recebes 100% no fim tens um retorno de ~733%. (100-12)/12

No caso do novo banco de forma semelhante o retorno seria ~43%

Penso que quando o David se refere aos 88% não é valorização, mas sim que adicionalmente aos 12% a que compraste, recebes +88% (12+88=100% do valor nominal).

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não era bem esse sentido que eu queria dar, basicamente o que queria dizer é que a compra seria 88% abaixo do preço na maturidade :D, seria este "ganho" que queria dar conta, claro que o ganho efectivo é esse Helder :rolleyes:

Eu compreendi, so quiz corrigir a imprecisao.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caros,

Sim, é isso (sou eu o colega em questão). Omitindo comissões e impostos, claro.

Neste momento a OT vale 52%. Até já parece menos arriscada ;)

Editado por JRJordao
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Tenho consultado o site da Euronext para saber as ofertas de compra e venda de Obrigações.

Verifiquei que para determinada obrigação havia 5 ofertas de compra e 5 ofertas de vendas com vários preços e várias quantidades.

Porque a última oferta de venda em preço e quantidade, 100,75 e quantidade 100 000, ultrapassa o somatório da 5 ofertas de compra e  superiores a 100,75, dei uma ordem igual 100,75. O que verifique foi que não houve transacções. Algum amigo sabe como se forma o preço para haver transacções? Há intervenção externa na formação do preço?   Penso que o funcionamento é diferente do mercado de acções!

Desde já obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites