Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Obrigações

Recommended Posts

Bem, ninguém acredite que estes pagamentos a clubes de futeból vai acabar bem (especialmente os grandes) , tal como a Grecia que ninguém acretida que vai pagar o que deve ou até mesmo Portugal, a aterragem é lenta e talvez dê para saltar antes do embate..................... vamos esperar para ver, eu prefiro ir segunda feira ao mercado secundario comprar a um ano a 5 ou até 6% e portanto saltar antes do tal embate que é mais provável sobrar para os que vão comprar agora a 3 anos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 3,2k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Bushy

541

• afer

219

• PNogueira

195

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Parece ser um excelente negócio para o Benfica e para as entidades financeiras envolvidas.

Olha que não, também aqui faz todo o sentido ver a situação dessas empresas, pois basta um "problema" e reflecte-se na cotação da obrigação. É claro que para quem quiser levar até à maturidade pouco i

Título Emitente Cotação % YTM % Cupão % Maturidade O.T. 5% Junho 15/06/2012 REPÚBLICA PORTUGUESA 99,9200 5,1646 5,0000 15-06-2012 O.T. 5,45% 23/09/2013 REPÚBLICA PORTUGUESA 90,0950 12,6065 5,4500

Posted Images

Vale a pena investir 1000€ nestas obrigações do Benfica? 4,75% brutos ao ano é aliciante, será que este valor se mantém ao longo dos 3 anos?

Os 4,75% são fixos para os 3 anos.

Para um montante de investimento tão baixo, o que irás pagar de custódia (caso não tenhas já títulos no banco) poderá "comer" quase tudo o que ganhes.

Para o caso do Banco Best, podes usar o simulador do FCP (que dava 5%): http://www.banco-best.pt/best_dmk/SimuladorFCP/ . Para 1000€ ganhava-se 0,30% líquidos ao ano!

Obviamente, outros bancos poderão cobrar menos, mas as diferenças não deverão ser tremendas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para um montante de investimento tão baixo, o que irás pagar de custódia (caso não tenhas já títulos no banco) poderá "comer" quase tudo o que ganhes.

Para o caso do Banco Best, podes usar o simulador do FCP (que dava 5%): http://www.banco-best.pt/best_dmk/SimuladorFCP/ . Para 1000€ ganhava-se 0,30% líquidos ao ano!

Obviamente, outros bancos poderão cobrar menos, mas as diferenças não deverão ser tremendas.

Estou a ver, é esse tipo de analise q ainda n sou capaz de fazer. No activobank ja aparece na tabela a 0,2 acho. Quando falam em mercado secundario é o quê exatamente?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou a ver, é esse tipo de analise q ainda n sou capaz de fazer. No activobank ja aparece na tabela a 0,2 acho. Quando falam em mercado secundario é o quê exatamente?

Comprar em mercado secundário é, na prática, comprar em segunda mão, a preço de mercado. É por isso possível conseguir comprar com desconto, abaixo do valor nominal (100%).

Implica alguns custos distintos. Mas a comissão de custódia é a mesma.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Comprar em mercado secundário acarreta comissões mais caras ao invés do mercado primário em bancos sindicados, a yield de 6% actual do Benfica que acaba em Abril pode cair consideravelmente, a comissão de compra são de 5€ no mercado primário.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante JoseInvesdor

Atenção que para valores mais baixos, o que reduz muito o rendimento liquido é a comissão de guarda de título.

Por outras palavras, para quem já tem fundos de investimento no Best (e assim já paga essa taxa), pode considerar essa coluna como 0 zero, e assim aumentar o valor líquido a receber...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atenção que para valores mais baixos, o que reduz muito o rendimento liquido é a comissão de guarda de título.

Por outras palavras, para quem já tem fundos de investimento no Best (e assim já paga essa taxa), pode considerar essa coluna como 0 zero, e assim aumentar o valor líquido a receber...

Atenção que não são os fundos que pagam essa taxa, são titulos ( acções, obrigações, estruturados ), quem tem fundos não paga essa taxa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pronto, basicamente fico quietinho com € à ordem. No worries.

Em relação às obrigações SLB, é de facto melhor ficares quieto  :)

Mas não é razão para deixares o € a desvalorizar à ordem. Podes investir em CTPM a 5 anos com 2.25%. Ou num depósito a prazo a 1 ano. http://economiafinancas.com/taxas-de-juro-depositos-a-prazo/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    investidorPT

É precisamente por falta de alternativas que se tem de investir em alguma coisa.  :)

É precisamente por falta de alternativas que se tem de investir em alguma coisa.  :)

que é diferente de investir em qualquer coisa ;D

Temos que ser pacientes. :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho visto uma grande corrida às obrigações futebolísticas o que a mim pouco me cativou embora já tenha adquirido esse produto mas entretanto vendi.

O risco que elas correm comparando a % de lucro obtido ultimamente (caso do Benfica) creio não compensar..

Até porque em mercado secundário se consegue com melhores rendimentos..

Dado o facto de essas mesmas obrigações andarem a rondar os 5% e sabendo que isto das obrigações futebolísticas é uma grande bola de neve que um dia correrá mal...

Pergunto aqui aos membros mais antigos (com maior experiência financeira) o seguinte pensamento...

Se quem paga por obter 4,75% por uma obrigação destas, não estaria melhor servido com uma OB do NovoBanco. Sei que poderá parecer estranho, dado o caso do Bes o ano passado, mas as OB Séniores continuam "seguras" pela nova gestão. E tendo em vista que o banco será vendido em breve, embora a um preço mais reduzido do que o aumento de capital que teve e estando o Banco de Portugal de olho posto neste banco, eu pergunto aqui o seguinte...

Sabendo que os Clubes futebolísticos pagam as antigas OB emitindo novas...

Não seria mais seguro, uma OB Sénior  NB seja ela 2019 2022 ????

Tendo em conta que os maus activos foram separados e que será pouco provável uma nova crise bancária ao nível do Bes brevemente...

Digo isto porque tenho disponível cerca de 20k para re-investir e procuro rendimentos a cima dos 3% líquidos onde exista à partida algum conforto na segurança do investimento.

Estarei a analisar o NB com menor risco do que realmente neste momento existe???

Eu tenho OB NB Séniores e mesmo com a situação do Bes sempre recebi o pagamento do cupão a horas e sem problemas daí que estaria a ponderar o aumento de capital nesta aplicação ou em outro activo deste género.

Que me dizem sobre este pensamento???  ???

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Digo isto porque tenho disponível cerca de 20k para re-investir e procuro rendimentos a cima dos 3% líquidos onde exista à partida algum conforto na segurança do investimento.

O que procura, é o que toda a gente quer. Eu também. O que tem de considerar é quanto do seu capital (%) tem disponivel para alocar em obrigações. Se os 20.000€ for 5%, acho que sim, se for 50%, é evidentemente uma exposição grande, independentemente de quem seja o emitente. Investir em obrigações, do meu ponto de vista, so se justifica se tivermos capacidade para diversificar por várias emissões de diferente emitentes, ou então emitentes de grande segurança como governos AAA.

Dito isto, fazer uma especie de fundo de obrigações "privado", ou deixar isso para algum fundo de destribuição (para se assimilar ao rendimento periodico) que o faça por nós.

Tudo o que fuja fora disto, esta sempre sujeito a um imprevisto qualquer que pode acontecer, tanto neste tipo de investimento, como noutro qualquer. Basicamente seja banca, clubes, construção, etc, está tudo preso por arames, e não é preciso ser grande génio para ver isso.

Eu vou ter agora as da CGD a atingir a maturidade, mas era um investimento que se fosse hoje se calhar não o faria.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sobre a % que tenho em obrigações é já de 50% do meu capita (da qual uma grande parte do bolo é do NB).

Tendo outros produtos do CTT e depósitos que terminaram agora.

Encontrar um AAA com rendimento de 3% líquidos e com baixo investimento é muito difícil de encontrar...

Sei que o NB não é de todo AAA, no entanto, dado os factos a cima supracitados, creio existir bastante mais confiança nas OB, uma vez que quem o comprar tem a obrigação dos pagamentos e assume todos os activos do Banco.

Será melhor optar 5k re-investimento e 15k em outro aplicativo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu sinceramente nao ligo aos achos, penso que, analise fundamental, etc.

Basta a grecia sair do euro, e ninguem sabe o que acontece a seguir. Por isso a unica arma e esperar o melhor e estar preparado para o pior. Ter perto de metade do capital numa activo que tem rating de longo prazo altamente especulativo, e tudo menos prudente. Entretanto os principais bancos gregos ja estao todos em default parcial. Por ca basta um espirro e vamos ver a banca a tremer que nem varas verdes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não se trata de "acho" são factos!!!

É muito pouco provável uma nova crise nos próximos anos a não ser que ninguém o queira comprar!!!

Para alem de que  quem tinha OB BES que passaram a NB passaram a ter nos seus registos o valor total da OB e não o valor que deram por ela, isto é, imaginando que possuíam  20k  OB mas pagaram 19k pois estavam a baixo do par, com a reestruturação que houve, o NB ficou com o registo da totalidade da OB.

Ao inicio achei um pouco estranho o registo que la estava, depois vim a confirmar com o gestor de conta e outros investidores que entretanto venderam em mercado secundário essas OB.

Com a possível saída da Grécia (o que não acredito) vai existir é mais exigências a cada estado para garantir que esta situação não se alastre para outros estados membros. Poderá baixar um pouco a cotação das OB mas não acredito que os portugueses vão feitos malucos à corrida aos bancos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Em relação às obrigações SLB, é de facto melhor ficares quieto  :)

Mas não é razão para deixares o € a desvalorizar à ordem. Podes investir em CTPM a 5 anos com 2.25%. Ou num depósito a prazo a 1 ano. http://economiafinancas.com/taxas-de-juro-depositos-a-prazo/

De momento está à ordem, ando a ver esta hipótese, http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR067EZ . Apesar de ter um risco associado, este é baixo e a remuneração sempre é mais atrativa do que um DP ou CTPM.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...

Bom dia,

Alguém tem alguma informação relevante sobre a Abengoa? Quer obrigações quer as ações estão com um desvalorização brutal?

Obrigado

La cotización de Abengoa ha perdido un 68% desde comienzos de julio (un 47,8% en 2015) tras unas semanas en las que el mercado ha puesto el foco en su nivel de apalancamiento (6.554 millones de deuda neta a junio), el elevado coste de la deuda bruta (7%) y su dificultad para generar flujo de caja.

Desde mitad de julio, la empresa ha rebajado su previsión de ventas y ebitda para todo 2015, ha vendido su 4,14% en autocartera con un descuento del 3% para hacer caja y ha anunciado una ampliación de capital de 650 millones y un plan de venta de activos de 500 millones para sanear su balance.

Aun así, la cotización sigue en caída libre y el viernes Moody's puso en revisión el ráting de su deuda (B2, nivel de los bonos basura) para una posible rebaja, debido al elevado apalancamiento de Abengoa y a unas inversiones superiores a lo previsto, "que tendrán un significativo impacto negativo en el cash flow estimado y debilitarán su posición de liquidez".

expansion

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites