Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Obrigações

Recommended Posts

O problema reside muitas vezes nas comissões quando se trata do mercado primário.

Mas houje soube que em alguns casos o BEST também disponibiliza estas ofertas públicas. E que a comissão de subscrição é fixa - 5€.

Claro que tem depois a comissão de custódia de títulos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 3,2k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Bushy

541

• afer

219

• PNogueira

195

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Parece ser um excelente negócio para o Benfica e para as entidades financeiras envolvidas.

Olha que não, também aqui faz todo o sentido ver a situação dessas empresas, pois basta um "problema" e reflecte-se na cotação da obrigação. É claro que para quem quiser levar até à maturidade pouco i

Título Emitente Cotação % YTM % Cupão % Maturidade O.T. 5% Junho 15/06/2012 REPÚBLICA PORTUGUESA 99,9200 5,1646 5,0000 15-06-2012 O.T. 5,45% 23/09/2013 REPÚBLICA PORTUGUESA 90,0950 12,6065 5,4500

Posted Images

Tendo em conta que foi feita esta mesma pergunta no tópico dos depósitos a prazo, aproveito para citar a resposta dada pelo Dino e tentar encaminhar tudo o que diga respeito a obrigações para aqui.

Já vários utilizadores disseram aqui por várias vezes actualmente as obrigações no mercado secundário ficam mais lucrativas não só por que têm YELDs superiores como apresentam comissões mais baixas.

Agora caso queiras mesmo comprar as obrigações do continente ai o caso é outro mas creio que existem empresas com igual ou maior solidez que o continente com taxas mais atractivas. São elas EDP, vários bancos e até Brisa por exemplo sem falar das da dúvida pública.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Nos últimos meses, o tema das obrigações tem vindo a ganhar maior visibilidade. Tal fica a dever-se, em grande medida, à emissão de dívida por parte de uma série de empresas portuguesas e isso tem vindo a criar novas oportunidades de investimento, acessíveis ao público em geral.

Com o objectivo de ajudar a esclarecer os menos experientes acerca deste assunto, deixo aqui uma pequena apresentação que explica o que são obrigações, como é calculado o pagamento de juros e o que é o mercado secundário.

http://my.brainshark.com/Obriga-es-49634550

(Nota: tentei colocar aqui o embed, mas como o código HTML não foi correctamente reconhecido, deixo link externo).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parabéns pela iniciativa.

Alguns comentários

1) Cupão = juro das obrigações, não apenas a periodicidade de pagamento (http://www.thinkfn.com/wikibolsa/Cup%C3%A3o).

Por isso, em vez de

- taxa de juro = 5%

- cupão = semestral

podias ter simplesmente

- cupão = 5%, com pagamentos semestrais

2) "Recebimentos" (http://pt.wikipedia.org/wiki/Recebimentos) não soa lá muito bem.

3) As comissões não aplicam apenas ao mercado secundário. Por exemplo, os 2% + IVA sobre o cupão são frequentemente aplicados em qualquer caso, bem como uma (pequena) comissão de compra de títulos em mercado primário.

4) Os exemplos seriam mais realistas se

- Os cupões não fossem todos semestrais, pois na realidade a maioria dos título em mercado são anuais.

- No exemplo do mercado secundário, o preço fosse < 100% (por exemplo 80%, para a conta ser fácil), afinal essa é uma das principais razões pelas quais se compra em mercado secundário ;) . Assim já podias explicar que o cupão é sempre calculado sobre o valor nominal, bem como mencionar as mais-valias finais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

JRJordão,

Obrigado pelos comentários.

Relativamente ao ponto 1, concordo com a sugestão e vou fazer a alteração na apresentação.

Para o ponto 2, de facto o termo não é o ideal, mas faltou-me um termo melhor.

Quanto aos pontos 3 e 4, optei por não os incluir pois não queria tornar o vídeo demasiado complexo e longo. No entanto, é minha intenção elaborar um novo vídeo (complementar a este) no qual serão abordados alguns aspectos mais avançados, nomeadamente a questão das Yields e a compra em mercado secundário abaixo do par (se bem que a compra em mercado secundário também pode ser feita por ser mais vantajosa em termos de comissões - dependendo do intermediário financeiro naturalmente). Há também a questão do risco, que não pode deixar de ser referida quando estamos a falar de compras abaixo do par.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...

Obrigado Reituga.

O link da primeira apresentação está correcto (acabei de confirmar) de qualquer forma aqui fica novamente:

http://my.brainshark.com/Obriga-es-49634550

Se não funcionar tenta por aqui:

http://my.brainshark.com/Search.aspx?slice=1&searchtext=elias%20bonds

Os quadros que figuram na apresentação são acessíveis para clientes do BPI, mas suponho que haverá outros intermediários financeiros que disponibilizam esta informação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Reituga,

A informação está um bocado escondida.

Para lá chegar deves fazer o seguinte:

- login

- na barra superior (azul), escolhes Bolsa

- na segunda barra superior (branca), escolhes Cotações

- na barra lateral, escolhes obrigações

Espero que assim resulte

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Descobri, obrigado... E eu que sou cliente BPI á tantos anos e criticava o mesmo de não ter esta funcionalidade, afinal estava lá eu é que não estava com atenção, embora costume negociar obrigações através do Banco Invest, pois em termos de comissões fica mais dispendioso no BPI, mas é mais um a ter em conta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

no Caixadirecta invest estou com o mesmo problema, só encontro as cotações para as acções, nada de obrigações na euronext lisboa, alguém com experiência nesta plataforma a negociar obrigações?

pelo preçário devia ser possível...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parabéns pelo excelente trabalho! Explicação simples e concisa e, muito importante, acessível a todos! Permita-me, no entanto, corrigir um pequeno lapso. Quando realiza o cálculos do valor a receber e a pagar na compra de obrigações no mercado secundário centra-se, principalmente, no vendedor, e daí talvez o lapso. Afirma que o valor de venda será 10106,03€ o que está correctíssimo, porém, quem compra, terá de pagar 10141,4€, pois a fórmula de calculo não contempla o "desconto" de 25% que corresponde à retenção de IRS na fórmula da venda. Para o comprador seria 10000*86/365*0,06. O dinheiro retido em IRS ao vendedor tem obrigatoriamente que sair do "bolso" do comprador. Mas mais uma vez os meus parabéns pela atitude e pelo excelente trabalho! Cumprimentos!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

jmt,

Obrigado pelas suas palavras.

Relativamente ao IRS, a situação não é totalmente clara. Creio que o imposto a receber pelo vendedor é retido pelo intermediário financeiro e o comprador não tem de 'financiar' essa parte. Pelo menos no meu caso, quando adquiri obrigações em mercado secundário apenas tive de pagar o juro corrido líquido de IRS (ou seja, paguei 75% do juro corrido).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Quando as obrigações são vendidas acima do par 100% tipo 102,50%  recebe-se referente a quanto 100% ou 102,50% ?

É que algumas das obrigações que tenho já se encontram acima do par e começo a pensar vender se quando na altura da maturidade elas valerem só 100% então o melhor é vender já.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Então até ver mantenho, mas próximo da maturidade será que têm tendência em baixarem para perto do par? Quando estão acima claro o inverso é obvio.

Perto da maturidade é natural que baixem para perto do par, mas até lá é possível que se mantenham acima. De alguma forma podemos dizer que o mercado está disposto a pagar um prémio por ter essas obrigações. Convém lembrar que o juro é calculado diariamente e que na data da venda se recebe o juro corrido correspondente aos dias vencidos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É pertinente esta dúvida do Reituga, dado que, também estou nessa indecisão. Não obstante, a minha questão é mais se valerá a pena vender as obrigações para reinvestir ou aguentá-las até à maturidade. É que, à partida, não pagas mais-valias no reembolso, e, neste caso, vendendo antes, tens de pagar mais-valias (25% da diferença entre o que pagaste e o que recebeste). Será que vale a pena? Há que fazer muitas continhas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não pagas mais valias o tanas, tambem eu pensava ,só que já tirei essa a limpo e o que se passa é que o banco envia uma relação ás finanças das mais valias existentes dos clientes e aí o cliente pode arriscar não declarar só que com o sistema informatico de comparação de dados as finanças facilmente nos apanham e aí a coisa até doi. Eu este ano já tenho mais valias e no proximo lá tenho que pagar 25%. Não vou arriscar , e mais, estava á espera de abater os tais 500 euros que davam a toda a gente de mais valias e qual foi o meu espanto que simulei o proximo IRS(está aqui neste saite) e não há 500 euros para ninguem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde

nunca "trabalhei" com obrigações, mas esta semana foi-me aconselhado no BEST, as obrigações de dívida portuguesa.

ficando eu bem "impressionado" com este produto, que outras obrigações aconselham vocês que conhecem estes produtos?

obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguém tem opinião fundamentada acerca da empresa Abengoa?

Tem uma excelente yield (11% brutos), mas...

Vocês comprariam obrigações da empresa Abengoa? Conhecem a empresa? Transmite-vos confiança?Abengoa 8,50% 31/03/2016[table]  [tr][td]ISIN[/td] [td]XS0498817542[/td][/tr]  [/table]

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites