Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Obrigações

Recommended Posts

• Respostas 3,2k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Bushy

541

• afer

219

• PNogueira

195

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Parece ser um excelente negócio para o Benfica e para as entidades financeiras envolvidas.

Olha que não, também aqui faz todo o sentido ver a situação dessas empresas, pois basta um "problema" e reflecte-se na cotação da obrigação. É claro que para quem quiser levar até à maturidade pouco i

Título Emitente Cotação % YTM % Cupão % Maturidade O.T. 5% Junho 15/06/2012 REPÚBLICA PORTUGUESA 99,9200 5,1646 5,0000 15-06-2012 O.T. 5,45% 23/09/2013 REPÚBLICA PORTUGUESA 90,0950 12,6065 5,4500

Posted Images

Comprei obrigações Portugal (Dívida Soberana) 4.1 04/2037 em Maio/2014.

Comprei 5k agora valem cerca de 6.8K. (Ainda falta descontar 28% de mais valias.)

No dia 15 de Abril recebem o juro bruto de 4.1%. Nesta altura considero que o rendimento foi altíssimo.

Acham que devia resgatar estas obrigações no dia 15 de Abril enquanto estão em alta? Ou devia ficar com elas mais um ano? Ou ficaria até mais anos?

Que dizem?

Ninguém opina? Please :-)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ok. Acho que percebi.

Ainda assim depois de receber o cupão, será melhor mantê-las?

Uma das coisas que não me agrada é pagar cerca de 43 Euros/ano ao Banco por "guarda de títulos". E tenho apenas estas obrigações, mais nada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sobre obrigações de Iceland e russia valerá a pena???

Tem rendimentos atractivos desconheço é o risco associado a estes países!

Estou a ver neste site as diferentes cotações governamentais

http://www.investing.com/rates-bonds/world-government-bonds?maturity_from=10&maturity_to=290

Onde consigo ver  o risco associado a cada uma?

Existem alguns paises com Y que me deixam a pensar mas desconheço a situação económica delas!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...

Sobre obrigações de Iceland e russia valerá a pena???

Tem rendimentos atractivos desconheço é o risco associado a estes países!

Estou a ver neste site as diferentes cotações governamentais

http://www.investing.com/rates-bonds/world-government-bonds?maturity_from=10&maturity_to=290

Onde consigo ver  o risco associado a cada uma?

Existem alguns paises com Y que me deixam a pensar mas desconheço a situação económica delas!

Quando se desconhece o melhor é ficar longe :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

D@vid

Que me aconselhas então???

Possuo Ob NB/Bes 2022 5% e tenho certificados de aforro!!!

Todos os meses consigo juntar cerca de 500€ +/- de parte onde investir???

Neste momento tenho 3k parados sem saber bem onde os colocar a render...

tenho visto vários obrigações neste site

Algumas a 6 meses 9 meses com Y de 8 e mais!!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

D@vid

Que me aconselhas então???

Possuo Ob NB/Bes 2022 5% e tenho certificados de aforro!!!

Todos os meses consigo juntar cerca de 500€ +/- de parte onde investir???

Neste momento tenho 3k parados sem saber bem onde os colocar a render...

tenho visto vários obrigações neste site

Algumas a 6 meses 9 meses com Y de 8 e mais!!!

Se o objectivo são obrigações terás de ver se o banco as arranja, nunca esquecendo que uma obrigação é um empréstimo que se faz á entidade emitente, podes sempre ver os fundos de investimento se ainda não tens.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O problema dos Fundos é que não me existe uma garantia à partida que daqui por 1 ano precisando eu de retirar o dinheiro ou parte dele vá obter lucro!!!

Enquanto que nas Obrigações Sénior vou recolhendo os Cupões semestral ou anual.

Existe fundos só de Obrigações???

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O problema dos Fundos é que não me existe uma garantia à partida que daqui por 1 ano precisando eu de retirar o dinheiro ou parte dele vá obter lucro!!!

Enquanto que nas Obrigações Sénior vou recolhendo os Cupões semestral ou anual.

Existe fundos só de Obrigações???

Sim são coisas diferentes, no entanto apesar de teres o cupão as obrigações podem desvalorizar, e portanto aqui também não existe garantia de que se precisares do dinheiro consigas reaver a totalidade.

Sim existem fundos de investimento apenas de obrigações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Onde posso conhecer esses fundos de obrigações existe um site ou plataforma para poder analisar?

Recomendas algum? que já utilizes!!!

Mas nas Obrigações sei que chegando perto da maturidade elas ficam por norma "sempre" a cima do par!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Onde posso conhecer esses fundos de obrigações existe um site ou plataforma para poder analisar?

Recomendas algum? que já utilizes!!!

Mas nas Obrigações sei que chegando perto da maturidade elas ficam por norma "sempre" a cima do par!

1º de tudo terás de ver a oferta disponível no teu banco, o próprio banco tem plataforma de análise dos fundos, também podes ver no site da Morningstar, Bloomberg entre outros sites.

Da mesma forma como escolheste essas obrigações, terás de escolher o fundo ou fundos que melhor se adequam ao teu objectivo e perfil de risco, por isso não te posso recomendar nenhum fundo.

Sempre podes dar uma vista de olhos pelo tópico de fundos: http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=7549.0

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

À uns meses li um artigo em que o autor dizia as vantagens de investir em obrigações ou Fundos Obrigações:

Durante a leitura de um artigo

http://www.rankia.com/blog/etfs-pm/2449443-donde-invertir-para-largo-plazo-forma-sencilla

O autor levanta a questão que investir em fundos/ETF de obrigações, não é a mesma coisa que investir directamente em obrigações,

http://www.rankia.com/blog/etfs-pm/1719338-etfs-bonos-no-son-igual

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Então no fundo seria mais viável construir um pack de obrigações diversas!!!

Caso alguma falhe tenho as restantes...

Só que para diversificar bastante em Obrigações é preciso um capital muito grande!!!

É essa a estratégia que levou á criação de fundos de investimento :) diversificação por mais activos, menos risco e menos custos, no entanto são coisas distintas, ter uma obrigação directa terá as suas vantagens, assim como fundos terá outras.

Na verdade, há fundos que acabam por ter tudo isto e mais uma, não é um cupão de taxa fixa, mas há fundos que pagam dividendos, mensais, trimestrais, anuais, como acontece com as obrigações, e aqui a semelhança ainda fica maior em ralação a uma obrigação pura.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas podes comprar esse fundo a 100 "ex" e mesmo ganhando y em dividendos um dia queres pegar na tua grana e ela está sempre a baixo do que pagaste por ela. Quando uma OB chega à maturidade e recebes...

Essa dos dividendos tenho de ler mais sobre isso...

Eu estava MAL habituado aos depósitos e certificados com rendimentos de 5% e superiores.

Agora vejo-me obrigado a começar analisar a coisa bem mais a fundo para conseguir obter rendimentos sem por em causa os meus activos, ou correr muito pouco risco, pois risco existe sempre em tudo!!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas podes comprar esse fundo a 100 "ex" e mesmo ganhando y em dividendos um dia queres pegar na tua grana e ela está sempre a baixo do que pagaste por ela. Quando uma OB chega à maturidade e recebes...

Essa dos dividendos tenho de ler mais sobre isso...

Eu estava MAL habituado aos depósitos e certificados com rendimentos de 5% e superiores.

Agora vejo-me obrigado a começar analisar a coisa bem mais a fundo para conseguir obter rendimentos sem por em causa os meus activos, ou correr muito pouco risco, pois risco existe sempre em tudo!!!

Há prós e contras em tudo :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não necessariamente em ambos os casos:

- Num fundo, quanto mais longínquo for o dia em que vais "pegar na tua grana" menor a probabilidade de estar abaixo do que pagaste por ela;

- Quando uma OB chega à maturidade recebes: verdade se a empresa entretanto não tiver falido, se não tiver convertido a OB em acções, etc, etc

Para além disso se precisares de vender a OB antes da maturidade por precisares do dinheiro, e se for uma obrigação de qualidade o mais certo é estar acima do valor que pagaste por ela, logo também irás perder dinheiro.

Como diz o D@vid, há pros e contras em tudo.

Não deves é ficar com a ideia que as obrigações são mais seguras.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Precisava da vossa valiosa opinião, em relação a estas obrigações:

PORTUGAL 06-37

http://www.boerse-frankfurt.de/en/bonds/portugal+06+37+PTOTE5OE0007

Já tomei a decisão de vendê-las e troca-las por fundos defensivos/moderados.

A minha pergunta é: Deverei vender agora em Abril ou Maio ou Junho? (O meu limite é mesmo dia 20 Junho)

Será que a minha pergunta faz algum sentido?

Ou é completamente imprevisível o comportamento destas obrig. nestes próximo 60 dias? O que vos parece?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites