Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Obrigações

Recommended Posts

Felizmente um dos fundos que tenho desfez-se das obrigações que tinha do BES finance.

Entraram ha dois meses e ja sairam, foi porque acharam que foi um erro provavelmente, pois devem ter saido em perda, pois a cotaçao das obrigaçoes em causa caiu e bem.

Pessoalmente fiquei agradado por sairem, tal o desenrolar da historia BES e o nivel de risco do fundo.

Que fundo é esse? Mesmo sem o conhecer acho que tomaram uma excelente decisão face aos riscos que podiam correr.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 3,2k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Bushy

541

• afer

219

• PNogueira

195

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Parece ser um excelente negócio para o Benfica e para as entidades financeiras envolvidas.

Olha que não, também aqui faz todo o sentido ver a situação dessas empresas, pois basta um "problema" e reflecte-se na cotação da obrigação. É claro que para quem quiser levar até à maturidade pouco i

Título Emitente Cotação % YTM % Cupão % Maturidade O.T. 5% Junho 15/06/2012 REPÚBLICA PORTUGUESA 99,9200 5,1646 5,0000 15-06-2012 O.T. 5,45% 23/09/2013 REPÚBLICA PORTUGUESA 90,0950 12,6065 5,4500

Posted Images

"A CMVM entende que devem ser reembolsados todos os investidores não-qualificados que subscreveram produtos aos balcões do BES, ou de outros bancos do grupo, referentes a dívida emitida por empresas do GES."

"Embora o banco admita a possibilidade de também reembolsar os investidores em dívida da ESFG, considera que há ainda tempo para decidir, dado que estas emissões de dívida subordinada vencerão em 2015 e 2019."

http://economico.sapo.pt/noticias/bes-sob-pressao-da-cmvm-para-reembolsar-divida-da-esfg_198622.html

Será que o BES vai assumir o pagamento da divida subordinada do ESFG subscrita pelos clientes de retalho aos balcões do BES? Se vão pagar a divida da ESI e da Rioforte faz sentido que também assumam a da ESFG.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"A CMVM entende que devem ser reembolsados todos os investidores não-qualificados que subscreveram produtos aos balcões do BES, ou de outros bancos do grupo, referentes a dívida emitida por empresas do GES."

"Embora o banco admita a possibilidade de também reembolsar os investidores em dívida da ESFG, considera que há ainda tempo para decidir, dado que estas emissões de dívida subordinada vencerão em 2015 e 2019."

http://economico.sapo.pt/noticias/bes-sob-pressao-da-cmvm-para-reembolsar-divida-da-esfg_198622.html

Será que o BES vai assumir o pagamento da divida subordinada do ESFG subscrita pelos clientes de retalho aos balcões do BES? Se vão pagar a divida da ESI e da Rioforte faz sentido que também assumam a da ESFG.

Era óptimo que isso acontecesse para alívio dos muitos pequenos investidores que foram apanhados no meio desta tempestade.

Relativamente às obrigações da ESFG com maturidade em 2019, alguém sabe o que acontece caso não paguem um cupão?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Era óptimo que isso acontecesse para alívio dos muitos pequenos investidores que foram apanhados no meio desta tempestade.

Relativamente às obrigações da ESFG com maturidade em 2019, alguém sabe o que acontece caso não paguem um cupão?

Com o pedido de insolvência os cupões estão suspensos. A unica esperança é que o BES se chegue á frente, como quer a CMVM,  e salve os pequenos investidores que compraram aos balcões do banco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que a CMVM quer é que o BES pague o Papel Comercial da ESFG como está a fazer com a ESI e a Rio Forte, não são as obrigações.

A ESFG não tem papel comercial vendido no retalho, a noticia fala expressamente nas obrigações subordinadas de 2015 e 2019.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"O Banco Espírito Santo (BES) não tomou ainda uma decisão quanto ao reembolso do papel comercial da Espírito Santo Financial Group (ESFG) que vendeu a clientes de retalho, apurou o Económico."

Admito que seja erro do Jornal, até porque vem-nos a habituar a noticias pouco rigorosas.

Vamos ser rigorosos na análise, um cliente vai a um banco qualquer e compra papel comercial ou obrigações de uma determinada entidade, está a assumir risco dessa entidade, essa entidade não paga porque abre insolvência, o banco tem de pagar alguma coisa ao cliente?? a resposta é não.

O BES só está a pagar o papel comercial aos clientes por uma questão de reputação e de escandalo, 1º não se pode vender papel comercial no retalho, como disse a CMVM estas subscrições eram privadas até ao máximo de 149 clientes e ficavam fora da alçada da própria CMVM, 2º muito provávelmente o banco vendia o papel comercial como se fosse depósitos a prazo, e 3º o escandalo de não pagar iria fazer com que os investidores processassem o BES e o risco de levantamentos de € do banco seria enorme porque o cliente comum não iria entender o que se passava.

Quem investe em titulos de divida de uma empresa assume esse risco, quem comprou obrigações da ESFG assumiu esse risco, agora há uma coisa importante, as obrigações foram bem compradas e bem vendidas? o que quero dizer com isto, quem comprou e quem vendeu fê-lo como sendo ESFG ou como BES? é que se dizer num balcão de um banco compre lá estas obrigações do BES mas sendo ESFG...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

é que se dizer num balcão de um banco compre lá estas obrigações do BES mas sendo ESFG...

Precisamente por esse motivo é que o banco deve assumir todas as imparidades referentes á exposição dos clientes do retalho a todo o tipo de divida de todas as holdings do GES e reembolsar os clientes.

Evitam problemas de litigancia futura,  credibilizam o banco e resolvem de uma só vez o problema da exposição ao GES.

Certamente que a esmagadora maioria dos clientes do retalho não sabia distinguir o risco BES do risco das holdings, bastava o nome Espirito Santo que era tudo a mesma coisa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Precisamente por esse motivo é que o banco deve assumir todas as imparidades referentes á exposição dos clientes do retalho a todo o tipo de divida de todas as holdings do GES e reembolsar os clientes.

Evitam problemas de litigancia futura,  credibilizam o banco e resolvem de uma só vez o problema da exposição ao GES.

Certamente que a esmagadora maioria dos clientes do retalho não sabia distinguir o risco BES do risco das holdings, bastava o nome Espirito Santo que era tudo a mesma coisa.

Isso daria uma grande discusão, faz-me lembrar o caso do retorno absoluto do BPP... como se prova que o funcionário A ou B nos vendeu aquilo com o Deposito a Prazo ou neste caso disse que era BES? não é fácil, as coisas estão assinadas, existe alertas tanto nas fichas como se formos a subscrever via net...não sei se o pessoal obrigacionista se safa...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O gestor do BES vendeu-me como sendo Obrigações séniores do BES!

As primeiras a serem pagas em casa de falência do Banco "segundo ele".

Este produto foi-me vendido através de Agência/Balcão .

Espero bem que não me tenha enganado...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O gestor do BES vendeu-me como sendo Obrigações séniores do BES!

As primeiras a serem pagas em casa de falência do Banco "segundo ele".

Este produto foi-me vendido através de Agência/Balcão .

Espero bem que não me tenha enganado...

Também não consigo encontrar essas obrigações para te ajudar.

De qualquer forma acho "engraçado" o pessoal criticar sempre os gestores de conta quando as coisas dão para o torto...enquanto estão a ganhar 6/7% ficam todos contentes e eles são os melhores.

Se tiveres o link dessas obrigações coloca aqui. De qualquer forma sendo BES acho que não existe motivos para teres receios.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os receios são se elas são subordinadas, mas tudo indica um aumento de capital sem entrada estatal.

A questão é que se forem subordinadas passa a ser um "engano"....

Também acredito num AC sem entrada de capital estatal mas com um desconto brutal xD Só foi pena terem acabado com o short-selling  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

São obrigações internas do BES segundo o Gestor e são Séniores, só comercializáveis em balcão.

"Equiparadas aos Depósitos a Prazo" diz ele!

Falou-me que existe um fundo  europeu de 6 mil milhões de euros em que o banco se pode capitalizar se assim for necessário. 

Nos estratos mensais que recebo sobre a cotação da Obrigação não tem lá que tipo de obrigação é.

Apenas diz o que mencionei no outro post.

Mas amanha já pego no contracto e vejo mas certamente que são Séniores fico mais aliviado sem assim.

Agora a questão é, estando ela a 89% e com cupão 5% fixo. valerá a pena injectar mais uns 4500€ e comprar 5k?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

São obrigações internas do BES segundo o Gestor e são Séniores, só comercializáveis em balcão.

"Equiparadas aos Depósitos a Prazo" diz ele!

Falou-me que existe um fundo  europeu de 6 mil milhões de euros em que o banco se pode capitalizar se assim for necessário. 

Nos estratos mensais que recebo sobre a cotação da Obrigação não tem lá que tipo de obrigação é.

Apenas diz o que mencionei no outro post.

Mas amanha já pego no contracto e vejo mas certamente que são Séniores fico mais aliviado sem assim.

Agora a questão é, estando ela a 89% e com cupão 5% fixo. valerá a pena injectar mais uns 4500€ e comprar 5k?

Vou fechar os olhos ao que disseste aqui que até me dá arrepios: "Equiparadas aos Depósitos a Prazo" diz ele!

Não é nenhum fundo europeio, é um valor que foi dado pela Troika de cerca de 12 mil milhões e que metade foi utilizado pelo BPI, BCP e Banif e o BES não utilizou, estando por isso cerca de 6 mi milhões á disposição, no entanto, se esse capital entrasse no banco os accionistas perderiam o seu dinheiro assim como as obrigações subordinadas, se elas são séniores estarás tranquilo, no entanto saiu agora um comunicado dando conta que o BES irá fazer aumento de capital.

Quanto á pergunta dos 5k confesso que não entendi a estratégia...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O aumento de capital o que implica?

Elas estavam à dias a 101, entretanto com estes problemas todos baixou pos 89 dia 24 e neste momento está a rondar os 87. Muito provavelmente após estas complicações e trapalhadas esta OB vai voltar a disparar perto de 100% que é onde estava. A ideia é se seria uma boa opção como tenho 5k disponíveis aplicar nesta descida de preço.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O aumento de capital o que implica?

Elas estavam à dias a 101, entretanto com estes problemas todos baixou pos 89 dia 24 e neste momento está a rondar os 87. Muito provavelmente após estas complicações e trapalhadas esta OB vai voltar a disparar perto de 100% que é onde estava. A ideia é se seria uma boa opção como tenho 5k disponíveis aplicar nesta descida de preço.

Se elas são séniores o minimo não são 50000€? ou depois há multiplos mais baixos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O vitor bento provisionou tudo o que é obrigações BES de longo prazo vendidas ao balcão do estilo

isin xs...qualquer coisa as de mais curto prazo não provisionou porque o pessoal vai deixá-las ir até à

maturidade era obvio que não respeitavam as regras mas 7% e 8%... :)

Adicionalmente, existem ainda outras emissões de muito longo prazo, subscritas por clientes de

retalho, relativamente às quais também foram criadas expectativas de liquidez que podem levar o

Grupo BES a vir a proceder à aquisição de parte dessas obrigações que, nas condições atuais de

mercado, são transacionadas por valor superior ao seu custo amortizado. Para este efeito, o

Conselho de Administração decidiu constituir uma provisão para contingências no valor de 360M€,

que corresponderia à perda total que teria sido incorrida com compra integral destas emissões à

data de 30 de Junho.

Em conclusão, os impactos do ajustamento do valor das emissões, da consolidação dos veículos e

demais contingências associadas às emissões do Grupo BES detidas por clientes de retalho,

determinaram um registo de encargos nas contas do 1º semestre no valor total de 1249 M€.

Encontram-se ainda colocadas em clientes de retalho, obrigações do Grupo com prazos mais

curtos, sobre as quais a expectativa de liquidez não se coloca com tanta acuidade. No entanto,

na ausência de mercado secundário líquido para estas obrigações, poderá haver a possibilidade,

que o Conselho de Administração considera improvável, de o Banco vir a ter de proceder à

aquisição de uma parte das mesmas. No caso de o Banco ter que proceder à compra de todas as

obrigações, o prejuízo a 30 de Junho de 2014 seria de 505M€.

Atendendo à situação detetada na comercialização deste tipo de emissões, o Conselho de

Administração decidiu proceder à revisão de todo o processo de comercialização de instrumentos

de dívida própria junto dos clientes de retalho.

:) :) :) :)  pena eu só ter até março 2016 (BES LONDON 7% 29/03/2016 ISSUER BES LONDON BRANCH SENIOR GUARANTEED BES.SA) :( :(

QUE LIMPEZA :o :o :o :o O GAJO TÁ A PROVISIONAR TUDO :o :o COITADOS DOS PEQUENOS ACCIONISTAS

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vou fechar os olhos ao que disseste aqui que até me dá arrepios: "Equiparadas aos Depósitos a Prazo" diz ele!

Não é nenhum fundo europeio, é um valor que foi dado pela Troika de cerca de 12 mil milhões e que metade foi utilizado pelo BPI, BCP e Banif e o BES não utilizou, estando por isso cerca de 6 mi milhões á disposição, no entanto, se esse capital entrasse no banco os accionistas perderiam o seu dinheiro assim como as obrigações subordinadas, se elas são séniores estarás tranquilo, no entanto saiu agora um comunicado dando conta que o BES irá fazer aumento de capital.

Quanto á pergunta dos 5k confesso que não entendi a estratégia...

Não feches os olhos que é mesmo...lol com liquidez ao valor facial e tudo :o :o ;) ainda falam mal do Banco Portugal ;)  e Vanocas esquece que já não compras mais nada disso ao balcão ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não feches os olhos que é mesmo...lol com liquidez ao valor facial e tudo :o :o ;) ainda falam mal do Banco Portugal ;)  e Vanocas esquece que já não compras mais nada disso ao balcão ;D

Então compra pela net  :P

Agora a sério será que muitos dos produtos (obrigações) só eram vendidas aos balcões?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Então compra pela net  :P

Agora a sério será que muitos dos produtos (obrigações) só eram vendidas aos balcões?

ya :) sempre pensei que fosse legal até ler os resultados do 1ºsemestre afinal era proibido lol :o :o :o mas que era meio esquisito era principalmente quando ias ver a obrigação à bolsa do luxemburgo ::) ::) ::)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites