Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Obrigações

Recommended Posts

Johny, uma coisa que tens de saber e que em empresas sob stress, geralmente a medida que se aplica e uma debt-to-equity swap. E bom que estejas consciente dessa situação. Ou seja, troca de divida por capital (ações da empresa)...

Isso é terrível se acontecer...para quem julga que as obrigações não têm qualquer risco, muito cuidado.

Neste momento queria investir em obrigações com risco elevado, dívida Grega/Chipre, já passou o seu momento?

O que aconselhariam?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 3,2k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Bushy

541

• afer

219

• PNogueira

195

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Parece ser um excelente negócio para o Benfica e para as entidades financeiras envolvidas.

Olha que não, também aqui faz todo o sentido ver a situação dessas empresas, pois basta um "problema" e reflecte-se na cotação da obrigação. É claro que para quem quiser levar até à maturidade pouco i

Título Emitente Cotação % YTM % Cupão % Maturidade O.T. 5% Junho 15/06/2012 REPÚBLICA PORTUGUESA 99,9200 5,1646 5,0000 15-06-2012 O.T. 5,45% 23/09/2013 REPÚBLICA PORTUGUESA 90,0950 12,6065 5,4500

Posted Images

Johny, uma coisa que tens de saber e que em empresas sob stress, geralmente a medida que se aplica e uma debt-to-equity swap. E bom que estejas consciente dessa situação. Ou seja, troca de divida por capital (ações da empresa)...

Obrigado Katolo, eu conheço a medida. Se calhar não me expliquei bem...quando falei em incumprimento no pagamento das obrigações já contemplava esse cenário. Técnicamente (isso já não sei...) se calhar o debt to equity swap não é considerado um incumprimento...no cenário que perguntava considerava como sendo incumprimento.

Eu de momento não estou em PT e sigo as noticias a meio gás...era para ter mais insights de quem está a acompanhar a 100%. Eu do pouco que li é tudo a disparar para todo o lado e uns dizem que o banco está safo e outros não...confusão dos diabos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde que dias bons que veem ai, as obrigaçoes do BES estão a ficar muito apetecíveis

Bes e eventualmente ESFG se os problemas forem resolvidos e a poeira assentar.

Poderá estar aí uma oportunidade de ouro para reentrar e aproveitar a sangria. Mas neste momento todo o cuidado é pouco!!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já imaginaram se o bes fechasse era giro ver o pais a desaparecer, logo como não acredito nisso e é apenas uma guerra de pavões a ver quem sobe ao poder, quando o U voltar a subir penso que é bom ganhar algum nas ob. ou acções para que goste

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

http://www.boerse-berlin.com/index.php/Bonds?isin=XS0458566071

Vendi estas a 100% a cerca de um ano.

Agora vejo as á este preço.... Se a poeira acentar é o negócio do ano. O pior é se ainda vem mais maré.

Eu vendi-as em início de Maio último a 104%. Pura sorte!

Eu que as considerava quase como um DP...

Quando falava em oportunidade de ouro estava a referir-me exactamente a elas. Mas agora a confiança no GES é zero. Teria que estar muuuuito convencido da recuperação para me meter nelas outra vez

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ok, mas o problema não é o BES. Esse parece-me capitalizado. Agora o ESFG e o ESI estão, neste momento, tecnicamente falidos. E as obrg que estamos a falar são subordinadas.

Saber esperar é uma virtude

Então neste momento algo com muito risco BES ou ESFG, dívida Grega ou do Chipre não vale a pena?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Possuo 23k Obrigações BES 2022 está a cima do par pelo menos foi o relatório enviado ontem para a minha conta sobre a minha aplicação. Vale 23,200€

Comprei a 93.30. está a 100.910%

Com esta história toda a volta do BES corro o risco das minhas obrigações Senior se tornarem em Acções ou de incumprimento pelo banco?

Não sei se dou ordem de venda.... isto se alguem as comprar a este preço ainda....

XS0747759180

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já imaginaram se o bes fechasse era giro ver o pais a desaparecer, logo como não acredito nisso e é apenas uma guerra de pavões a ver quem sobe ao poder, quando o U voltar a subir penso que é bom ganhar algum nas ob. ou acções para que goste

Aqui o problema não é o BES fechar ou não. Isso está fora de questão! O problema é qual vai ser a dívida a reestruturar. Ou seja, qual a dívida que será convertida por ações da Rio Forte (o mais provável a acontecer).

Será a dívida da ESI? Da Rio Forte? Da ESFG?

Não sei, mas estou à rasca, porque tenho obrigações ESFG 2025 9,75% e estou com medo que parte seja convertida em ações. O que me deixa mais descansado é o facto de ser dívida não subordinada e a ESFG ser o braço financeiro do grupo (BES e Tranquilidade). Espero que não toquem nesta dívida...

Nunca queiram passar por uma reestruturação de dívida como eu já passei  :'(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Aqui o problema não é o BES fechar ou não. Isso está fora de questão! O problema é qual vai ser a dívida a reestruturar. Ou seja, qual a dívida que será convertida por ações da Rio Forte (o mais provável a acontecer).

Não sei, mas estou à rasca, porque tenho obrigações ESFG 2025 9,75% e estou com medo que parte seja convertida em ações. O que me deixa mais descansado é o facto de ser dívida não subordinada e a ESFG ser o braço financeiro do grupo (BES e Tranquilidade). Espero que não toquem nesta dívida...

Nunca queiram passar por uma reestruturação de dívida como eu já passei  :'(

O bes reestruturar a divida? A silly season começou em forte... o bes tem refinanciamento para 5 anos só via bce ::)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nunca queiram passar por uma reestruturação de dívida como eu já passei :'(

Viva Katolo,

Podes relatar o que aconteceu poderia ser útil caso alguém venha a passar pelo mesmo. Quais os sinais que devemos ter em atenção? Queda brusca da cotação? Notícias (que normalmente saem tarde)? Cupão? Rating da Empresa?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Cardoso,

Geralmente começa com os rumores dos problemas da instituição, seguida da ameaça das agências de baixar o rating. Aí a dívida já começa a mexer, para baixo  :D

Até ao anúncio oficial de reestruturação da dívida. É o pânico e vendem tudo ao desbarato. Quedas abrutas.

Normalmente o que é negociado com os credores é converter uma percentagem da dívida em ações da empresa (a desconto) e a dívida remanescente é trocada por nova dívida com um prazo mais dilatado e cupões mais baixos.

Quando a empresa tem futuro, até pode compensar. Quando a empresa está condenada, já sabemos que vamos perder tudo  ;)

Alguma coisa se irá passar com a dívida do braço não financeiro do GES. O quê, não sei, mas suspeito... Só tenho medo que afete a dívida da ESFG...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Cardoso,

Geralmente começa com os rumores dos problemas da instituição, seguida da ameaça das agências de baixar o rating. Aí a dívida já começa a mexer, para baixo  :D

Até ao anúncio oficial de reestruturação da dívida. É o pânico e vendem tudo ao desbarato. Quedas abrutas.

Normalmente o que é negociado com os credores é converter uma percentagem da dívida em ações da empresa (a desconto) e a dívida remanescente é trocada por nova dívida com um prazo mais dilatado e cupões mais baixos.

Quando a empresa tem futuro, até pode compensar. Quando a empresa está condenada, já sabemos que vamos perder tudo  ;)

Alguma coisa se irá passar com a dívida do braço não financeiro do GES. O quê, não sei, mas suspeito... Só tenho medo que afete a dívida da ESFG...

Se a Rio Forte é solvente e está por cima da esfg não te preocupes.... ;) A Esi vai ao buraco a esfg sai da bolsa a rio forte vai para a bolsa os da divida da esi recebem acções da rio forte...podia era divulgar já e poupar o bes ao carrossel mas até faz sentido pois assim tiram a esfg mais barata...acho que é isto 8)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Katolo,

Ainda bem que referes esses pontos, pois serão sem dúvida muito úteis para quem gosta de obrigações com alto risco.

Lembrei-me ainda de outra condição que pode chamar a atenção para uma possível reestruturação de dívida, não pagamento do juro na respectiva data?

No entanto as obrigações só podem ser convertíveis em acções se essa informação tiver sido mencionada no inicio da operação, correto? Não podem, por exemplo, alterar as regras a meio do jogo só porque a empresa não consegue pagar as suas dívidas e precisa de ser reestruturada, é isto?

Cuidado com a ESFG ;) Muita notícia vai correr, agora até a S&P baixou a perspectiva do BES para negativa, tudo isto para criar ainda mais pânico.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Katolo,

Ainda bem que referes esses pontos, pois serão sem dúvida muito úteis para quem gosta de obrigações com alto risco.

Lembrei-me ainda de outra condição que pode chamar a atenção para uma possível reestruturação de dívida, não pagamento do juro na respectiva data?

No entanto as obrigações só podem ser convertíveis em acções se essa informação tiver sido mencionada no inicio da operação, correto? Não podem, por exemplo, alterar as regras a meio do jogo só porque a empresa não consegue pagar as suas dívidas e precisa de ser reestruturada, é isto?

Cuidado com a ESFG ;) Muita notícia vai correr, agora até a S&P baixou a perspectiva do BES para negativa, tudo isto para criar ainda mais pânico.

O não pagamento do cupão pode levar a que os credores entrem com processo de insolvência contra a empresa...

À partida, a dívida NÃO poderia ser convertida, caso não fosse dessa modalidade. No entanto quando uma empresa chega à beira dos credores e lhes diz assim: Meus senhores, não há dinheiro para pagar a dívida, mas a empresa é solvente por isto e por aquilo... das duas uma, ou aceitam, contra vontade, entrar no capital da empresa ou estão sujeitos a perder parte do investimento porque os ativos podem não fazer face aos passivos, que é o caso do GES. São as chamadas reestruturações forçadas  ;D

Confesso que estou à rasca com a ESFG, mas também tenho a opinião do 1pedro2. Serão os credores da ESI e Rio Forte a levar com a fava e a ficar acionistas da Rio Forte...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu também tenho esfg, apesar de ter vendido a maior parte do que tinha quando apareceram os rumores. (Mas já 15% a baixo)

Agora tenho essas entaladas já com preço bastante inferior, vou aguardar.

Aqui o problema apesar de ser na rio forte e esi, convém saber a exposição que a esfg tem a essas empresas... Acho que a questão que se põe é essa. Já sabemos que o BES são cerca de 900m, e a esfg?

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"As of year-end 2013, ESFG’s consolidated exposure to ESI and Rioforte was EUR

1.37 billion. The loans are partially secured by collateral provided by GES Group in

the form of shares in non-financial investments.

As of the 30 June 2014, ESFG’s exposure to GES Group had risen to EUR 2.35

billion. The rise in its exposure was to support the reimbursement of GES Group

commercial paper held by retail clients of ESFG’s banking subsidiaries"

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As minhas não são essas! São estas:

http://www.boerse-berlin.com/index.php/Bonds?isin=XS0717615099

Não têm liquidez nenhuma! É dívida senior com um prémio de risco excelente! Tenho um tipo que mas compra em OTC a 100%...

Assusta-me a exposição brutal da ESFG à dívida da ESI/Rio Forte, mas não arranjo outro investimento destes, se correr bem!

O que fariam?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites