Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Obrigações

Recommended Posts

Eu tenho estômago! Nas acções estou tranquilo. Alguns reforços que não devia ter feito, mas enfim... continuo confiante! Se tivesse tempo para acompanhar o dia-a-dia da Bolsa, os últimos dias tinham sido espetaculares para trade diário, dada a volatilidade louca da Bolsa. Mas como não tenho tempo nem pachorra, buy & hold e confiança que em 31 de Dezembro 2014 o meu património de acções valorizou face a 31 de Dezembro de 2013

O problema são mesmo as obrigações high yield... Ou aguento e trocam-me parte da dívida por acções (quase garantidamente) e que depois poderão não valer nada no mercado (ou até ser um bom negócio) ou vendo já, assumo os prejuízos e partimos para outra... Creio que acontecerá o mesmo na 3W. Eles estão à rasca, têm de reforçar os capitais próprios e garantidamente não vão ter dinheiro para pagar as bonds. Provavelmente vais levar com acções também. Se a companhia tiver futuro até pode ser um bom investimento a longo-prazo...

Acho que já estou a ver quais são essas subordinadas. Parecem aquelas que foram colocadas recentemente no mercado. Dívida subordinada é sempre um risco, mas se não houver surpresas durante este ano pode ser um bom tiro para 2014 e ganhar uns cobres até final do ano. Depois despachava-as e liquidava o crédito.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 3,2k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Bushy

541

• afer

219

• PNogueira

195

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Parece ser um excelente negócio para o Benfica e para as entidades financeiras envolvidas.

Olha que não, também aqui faz todo o sentido ver a situação dessas empresas, pois basta um "problema" e reflecte-se na cotação da obrigação. É claro que para quem quiser levar até à maturidade pouco i

Título Emitente Cotação % YTM % Cupão % Maturidade O.T. 5% Junho 15/06/2012 REPÚBLICA PORTUGUESA 99,9200 5,1646 5,0000 15-06-2012 O.T. 5,45% 23/09/2013 REPÚBLICA PORTUGUESA 90,0950 12,6065 5,4500

Posted Images

Que acham de investir na dívida soberana da Venezuela:

http://www.boerse-frankfurt.de/en/search/result?order_by=wm_vbfw.name&name_isin_wkn=Venezuela

Ou no Petroleos da Venezuela:

http://www.boerse-frankfurt.de/en/search/result?order_by=wm_vbfw.name&name_isin_wkn=Petroleos

Com a crise dos emergentes apanharam uma boa desvalorização e tem valores de entrada baixos...

Bushy, que te parece?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Desconfia

Também já olhei para elas na última semana mas essas obrigações, se não me engano, são tributadas na Venezuela e cá, 50% vai logo ao ar.

Depois terão de ser descontadas as comissões. Tirando tudo isso e com o risco associado não me parece que valha a pena.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Depende muito do banco, sobretudo das comissões mínimas que eles praticam. Normalmente os bancos cobram uma percentagem do valor da compra/venda/pagamento de cupão, mas com valores mínimos que tanto podem ser 30€ como 100€.

3000€ é o valor mínimo de subscrição no banco BiG, mas o melhor é apontar mais para os 5000€

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva;

Peço a V. opinião sobre o seguinte:

Tenho ABENGOA SA-8.5%-31.03.2016  XS0498817542,  a questão que me coloco é se não hei-de despacha-las realizando a maior valia já +/- 4.5k (comprei 50K nominais a 98% estão a cotar a volta do 110%) ainda que liquidos possa ser ligeiramente menos do que receberei levando-as a maturidade se não me engano receberei 7,5k liquidos. nunca se sabe se não voltam a descer e ficava já com o dinheiro do meu lado, para uma nova oportunidade.

Por exemplo podia até entrar nas da Wind acima do par!!!mas como tem cupao de 11,75% deve compensar!

Katolo, achas as da Abengoa de risco alto?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguem sabe porque é que as obrigações bes 7% março 2016 que eles vendiam ao balcão em 2012 não passam dos 103,?% quando as dez 2016 6,875% já vão em 108%...aquilo pode-se vender como as normais, tipo estabelecer o preço de venda?

Disto...XS0753020964

:)

Cheira-me a mammageemm... >:(  a cotação que refiro vem no extrato ... a 108 iam já à vida a 103 tenho que gramar até ao fim ...chatice ???

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas, se a guerra da Ucrania for para a frente ou aquecer amanha acho que é de vender tudo e comprar de novo quando bater no fundo porque estamos de novo num problema politico e não economico, logo aproveitem se a coisa se meter a jeito, mais um doce para quem souber aproveitar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas, se a guerra da Ucrania for para a frente ou aquecer amanha acho que é de vender tudo e comprar de novo quando bater no fundo porque estamos de novo num problema politico e não economico, logo aproveitem se a coisa se meter a jeito, mais um doce para quem souber aproveitar.

O que queres dizer com "problema político e não económico"? Que vai tudo cair pelo calor do momento e mais tarde retormar as tendencias de subida? E em que tipo de ativos esperas esse comportamento?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Jorge Figueiredo

Caros frequentadores  deste fórum passo por aqui de quando em vez e parece-me haver por cá quem saiba da poda. assim atrevia-me a perguntar: onde seria aconselhável, para um investidor pouco aventureiro como sou, investir uma poupaça de 50000 euros?

Se alguem qizer dar alguma dica , agradeço.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caros frequentadores  deste fórum passo por aqui de quando em vez e parece-me haver por cá quem saiba da poda. assim atrevia-me a perguntar:

onde seria aconselhável, para um investidor pouco aventureiro como sou, investir uma poupaça de 50000 euros?

Se alguem qizer dar alguma dica , agradeço.

Disse o montante que tem disponível. Falta o resto... Prazo? Tipo de investimento? Perfil de investidor?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Viva;

Peço a V. opinião sobre o seguinte:

Tenho ABENGOA SA-8.5%-31.03.2016  XS0498817542,  a questão que me coloco é se não hei-de despacha-las realizando a maior valia já +/- 4.5k (comprei 50K nominais a 98% estão a cotar a volta do 110%) ainda que liquidos possa ser ligeiramente menos do que receberei levando-as a maturidade se não me engano receberei 7,5k liquidos. nunca se sabe se não voltam a descer e ficava já com o dinheiro do meu lado, para uma nova oportunidade.

Por exemplo podia até entrar nas da Wind acima do par!!!mas como tem cupao de 11,75% deve compensar!

Katolo, achas as da Abengoa de risco alto?

Obrigado.

Desculpa só agora a resposta, mas ainda não tinha visto a pergunta. Tenho andado um pouco ausente. A Abengoa parece-me uma empresa muito sólida e com muitas reservas de cash para cumprir com as suas obrigações. Mas, se estivesse no teu lugar, faria mais-valias, sim  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Aproveito para voltar a reativar este tópico com uma notícia de uma nova emissão de obrigações para o retalho:

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/taxas_de_juro___credito/detalhe/vale_a_pena_investir_nas_obrigacoes_da_semapa.html

Não obstante parecer-me ser um investimento claramente seguro, 3,25% + Euribor a 6 meses durante 5 anos deixa um pouco a desejar...

Uma ideia que deixo no ar para os investidores. Podem sempre ir à OPV e tentar vender as obrigações 1 ou 2 meses depois a 101 ou 102%. Parece-me perfeitamente realista e com pouco risco face ao mercado de acções.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pouco interessante. Antes um DP a 3.25%, que não tem a panóplia de comissões que uma obrigação pode ter.

Sim, concordo! Não é o melhor investimento do mundo, mas penso que poderá dar para ganhar por volta de 1% líquidos num prazo de tempo muito curto. Há quem prefira ir investindo e reinvestindo com ganhos ligeiros do que ficar "agarrado" a um DP por um período de tempo.

Mas também assumo que não vou à OPV  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites