Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Obrigações

Recommended Posts

... embora seja um fundo recente, pareceu-me potencial de valorização. Para além disso, beneficia de um "atrativo" fiscal: depois do primeiro ano, a taxa é de 21,5% em vez dos 28%...

Tinha ideia que essa taxa seria após o 5 ano...

Nos reembolsos efectuados fora das situações previstas na legislação, o rendimento é tributado à taxa de 8,6%, se o reembolso ocorrer a partir do 8º ano, ou 17,2%, se ocorrer entre o 5º e o 8º ano, desde que, pelo menos, 35% do investimento total tenha sido efectuado na primeira metade do contrato. Caso contrário, ou se o reembolso ocorrer até ao 5º ano, a tributação sobre o rendimento é 21,5%.

A tributação sobre os rendimentos depende da data em que os montantes reembolsados foram investidos, aplicando-se as condições que vigoravam à data do investimento. Em caso de reembolso parcial, as primeiras entregas efectuadas serão as primeiras a ser pagas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 3,2k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Bushy

541

• afer

219

• PNogueira

195

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Parece ser um excelente negócio para o Benfica e para as entidades financeiras envolvidas.

Olha que não, também aqui faz todo o sentido ver a situação dessas empresas, pois basta um "problema" e reflecte-se na cotação da obrigação. É claro que para quem quiser levar até à maturidade pouco i

Título Emitente Cotação % YTM % Cupão % Maturidade O.T. 5% Junho 15/06/2012 REPÚBLICA PORTUGUESA 99,9200 5,1646 5,0000 15-06-2012 O.T. 5,45% 23/09/2013 REPÚBLICA PORTUGUESA 90,0950 12,6065 5,4500

Posted Images

Creio que fica claro, após a leitura do prospeto, de que a taxa de imposto aplicável (para prazo >1) é de 21,5% e não os vigentes 28%. Ou estarei engano?

A funcionária do banco disse-me, precisamente, que essa era uma "vantagem fiscal" muito interessante do produto para o investidor, já que os PPR deixaram de ter interesse em termos de "deduções". 

Confesso, estou inclinado para a subscrição deste fundo, principalmente, porque dá garantias de estabilidade e assume um risco moderado/controlado - aplica 75 a 100% dos seus ativos em títulos de rendimento fixo. Como tenho uma "janela" para esta aplicação de 2 a 3 anos, parece-me um produto adequado. A alternativa para estes 50k serão os "novos" Certificados de Aforro, só que não sei se, para o período que pretendo, conseguirão igualar o potencial de valorização deste fundo de pensões do BIG/Futuro.

Vou analisar... Ainda estou na fase da auscultação do mercado, vendo o que ele oferece ao aforrador.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Creio que fica claro, após a leitura do prospeto, de que a taxa de imposto aplicável (para prazo >1) é de 21,5% e não os vigentes 28%. Ou estarei engano?

A funcionária do banco disse-me, precisamente, que essa era uma "vantagem fiscal" muito interessante do produto para o investidor, já que os PPR deixaram de ter interesse em termos de "deduções". 

Confesso, estou inclinado para a subscrição deste fundo, principalmente, porque dá garantias de estabilidade e assume um risco moderado/controlado - aplica 75 a 100% dos seus ativos em títulos de rendimento fixo. Como tenho uma "janela" para esta aplicação de 2 a 3 anos, parece-me um produto adequado. A alternativa para estes 50k serão os "novos" Certificados de Aforro, só que não sei se, para o período que pretendo, conseguirão igualar o potencial de valorização deste fundo de pensões do BIG/Futuro.

Vou analisar... Ainda estou na fase da auscultação do mercado, vendo o que ele oferece ao aforrador.

Composição do fundo (67,3% - títulos de divida...): http://www.montepio.pt/iwov-resources/SitePublico/documentos/pt_PT/futuro-sa/composicao-carteira/ppr-big-taxa-plus-cc-201310.pdf

Talvez devesse dar uma vista de olhos nesta tabela de fundos, enquanto está disponível: http://www.deco.proteste.pt/investe/reforma-fundos-ppr-p211938/pre_advice/comprar.htm

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Agradeço a resposta.

Era para realizar a aplicação hoje, sexta, mas como não tinha a certeza quanto a esta alternativa proposta pelo BIG (o Fundo de Pensões PPR BIG Taxa Plus), resolvi aproveitar o fim de semana que aí vem, para ler/analisar a imprensa especializa e tentar formar uma base para decisão mais consciente.

Algo que me surpreendeu neste pdf que o amigo ABCD fez o favor de divulgar, é a (ainda) reduzida dimensão da carteira do Fundo. Bem sei que se iniciou em setembro, mas mesmo para 3 meses de vida esperava que o Fundo tivesse outra robustez de ativos. Quanto à constituição, em si, da carteira, não tive grandes surpresas, já que são os títulos da dívida que, presentemente, estão a pagar melhor.

Mas é como disse, vou tentar informar-me, exaustivamente, este fim de semana, para que na segunda-feira possa aplicar estas minhas poupanças da forma mais consciente e rentável, mas dentro de um risco moderado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

...

Não sei se será assim tão claro, pois para a generalidade dos investimentos a taxa de imposto a 28% vigora nos primeiros 5 anos. Só reduz, a partir dos 5 anos e um dia...

... desde que, pelo menos, 35% do investimento total tenha sido efectuado na primeira metade do contrato.
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Taxa de IRS na generalidade das aplicações:

28%

Taxas de IRS nos Seguros de Capitalização:

Até 5 anos: 28%

A partir de 5 anos e 1 dia e até 8 anos: 22,4%

A partir de 8 anos e 1 dia: 11,2%

Taxas de IRS nos PPR/FPR/PPRE:

Até 5 anos: 21,5%

A partir de 5 anos e 1 dia e até 8 anos: 17,2%

A partir de 8 anos e 1 dia: 8,6%

Em ambos os casos coloca-se a regra dos 35%, ou seja estas taxas só vigoram se pelo menos 35% do investimento ter sido efectuado na 1ª metade da aplicação, isto na generalidade só se aplica na questão dos reforços, quando os há, porque quem aplica de uma só vez...

Outra coisa a salientar, nos PPR/FPR, o resgate se for feito dentro das condições previstas (Reforma, Desemprego, Morte, etc) a taxa passa a ser uma única de 8%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Taxa de IRS na generalidade das aplicações:

28%

Taxas de IRS nos Seguros de Capitalização:

Até 5 anos: 28%

A partir de 5 anos e 1 dia e até 8 anos: 22,4%

A partir de 8 anos e 1 dia: 11,2%

Taxas de IRS nos PPR/FPR/PPRE:

Até 5 anos: 21,5%

A partir de 5 anos e 1 dia e até 8 anos: 17,2%

A partir de 8 anos e 1 dia: 8,6%

Em ambos os casos coloca-se a regra dos 35%, ou seja estas taxas só vigoram se pelo menos 35% do investimento ter sido efectuado na 1ª metade da aplicação, isto na generalidade só se aplica na questão dos reforços, quando os há, porque quem aplica de uma só vez...

Outra coisa a salientar, nos PPR/FPR, o resgate se for feito dentro das condições previstas (Reforma, Desemprego, Morte, etc) a taxa passa a ser uma única de 8%.

Muito lhe agradeço, David, estas duas informações.

Primeiro, confirmou que se eu aplicar esta minha poupança no PPR do BIG  (https://www.bigonline.pt/OndeInvestir/PPR/PPRTaxaPlus) - será uma entrega única - posso esperar que, se resolver levantar o meu dinheiro daqui a 2 ou 3 anos, só pagarei de imposto 21,5% (e não os vigentes 28%). Portanto, existe, de facto, a "vantagem fiscal" que a menina FA do banco afirmou ocorrer nesta aplicação.

Segundo, se, por acaso, me acontecer uma fatalidade, a minha mulher/filhos poderão levantar o dinheiro pagando apenas 8% de imposto.

São dois aspetos do produto que me agradam.

O que fica agora em causa é a "eficiência" deste PPR do Big, isto é, se terá nestes 2 ou 3 anos rendibilidades interessantes, que justifiquem/premeiem a minha escolha pelo banco. Mas isso já será entrar em futurologia, não?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Agradeço a resposta.

Era para realizar a aplicação hoje, sexta, mas como não tinha a certeza quanto a esta alternativa proposta pelo BIG (o Fundo de Pensões PPR BIG Taxa Plus), resolvi aproveitar o fim de semana que aí vem, para ler/analisar a imprensa especializa e tentar formar uma base para decisão mais consciente.

Algo que me surpreendeu neste pdf que o amigo ABCD fez o favor de divulgar, é a (ainda) reduzida dimensão da carteira do Fundo. Bem sei que se iniciou em setembro, mas mesmo para 3 meses de vida esperava que o Fundo tivesse outra robustez de ativos. Quanto à constituição, em si, da carteira, não tive grandes surpresas, já que são os títulos da dívida que, presentemente, estão a pagar melhor.

Mas é como disse, vou tentar informar-me, exaustivamente, este fim de semana, para que na segunda-feira possa aplicar estas minhas poupanças da forma mais consciente e rentável, mas dentro de um risco moderado.

Será sempre futurologia, e neste PPR ainda mais, porque sendo um fundo (FPR) temos de olhar para ele dessa forma, então para o "estudar" temos de estar munidos de vários factores, como o histórico de rentabilidade, rácios (Sharpe,Alfa,Beta, Desvio Padrão) e a sua carteira, ora neste caso não temos nem um dos factores :)

Não quer dizer que com isso não seja bom, mas andar assim ás apalpadelas e ás escuras eu pessoalmente não gosto :)

Já agora, rentabilidade de 9/09/2013 a 29/11/2013 +0,366%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Será sempre futurologia, e neste PPR ainda mais, porque sendo um fundo (FPR) temos de olhar para ele dessa forma, então para o "estudar" temos de estar munidos de vários factores, como o histórico de rentabilidade, rácios (Sharpe,Alfa,Beta, Desvio Padrão) e a sua carteira, ora neste caso não temos nem um dos factores :)

Não quer dizer que com isso não seja bom, mas andar assim ás apalpadelas e ás escuras eu pessoalmente não gosto :)

Já agora, rentabilidade de 9/09/2013 a 29/11/2013 +0,366%

Foi o que me disseram na DECO, que este PPR/Fundo de Pensões do BIG/Futuro era muito recente (foi constituído em setembro) e que, portanto, não havia histórico. Nessa base, não podiam aconselham-me. Mas "atiraram-me" logo para outro PPR que eles (DECO) têm em associação com uma financeira cujo nome agora me escapa. Como não gostei muito deste "dirigismo" da DECO, mandando-me para um produto/PPR onde, provavelmente, eles têm (têm?) algum tipo interesse financeiro, então, subalternizei imediatamente dessa informação.

O certo é que continuo com dúvidas, sem saber, concretamente, onde aplicar estas minhas poupanças...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esta operação é aberta a particulares que possuam OTs da séries em questão ou apenas para institucionais?

Geralmente a troca é proposta a investidores institucionais (pelo menos foi assim da última vez). É tudo feito na "secretaria"

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Boa tarde,

Gostaria de saber qual a vossa opinião da Obrigação de dívida soberana com maturidade em 2037?

Portugal (Dívida Soberana) 4.1 04/2037 6,4% 3.000,00 4,100% 15-04-2037

Apresenta uma YTM de 6,4 que me parece bastante atrativa para um cupão de 4,1%

Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Boa tarde,

Gostaria de saber qual a vossa opinião da Obrigação de dívida soberana com maturidade em 2037?

Portugal (Dívida Soberana) 4.1 04/2037 6,4% 3.000,00 4,100% 15-04-2037

Apresenta uma YTM de 6,4 que me parece bastante atrativa para um cupão de 4,1%

Obrigado!

Acho que deves aguardar que aconteça mais um episodio à Paulo Portas para comprares abaixo do valor medio

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ora aqui está um belo investimento conservador com risco controlado, caso Portugal no futuro saia do Euro..............digam lá que não!

Eléctrica previa emitir 500 milhões de dólares, mas acabou por colocar 750 milhões, numa emissão de dívida em moeda norte-americana que chegou a estar prevista para o Verão.

A EDP Finance, subsidiária da EDP, concluiu esta esta terça-feira uma emissão de dívida em dólares. A eléctrica colocou 750 milhões de dólares em títulos de dívida com maturidade a 7 anos, mais que os 500 milhões noticiados esta manhã pela Bloomberg.

De acordo com um comunicado emitido pela EDP para a CMVM, os títulos pagam um cupão de 5,25%, o que de pressupõe um “spread” de 300 pontos base acima da taxa de juro de mercado, o que se situa abaixo do intervalo indicado esta manhã (entre 325 e 337,5 pontos base”.

A empresa liderada por António Mexia adianta que esta emissão “destina-se a financiar as necessidades decorrentes da actividade normal da EDP”. A EDP já tinha planeado há algum tempo esta emissão, que foi adiada devido à turbulência nos mercados financeiros.

Na conferência de imprensa para apresentar os resultados do primeiro semestre do ano passado, o CFO da EDP, Nuno Alves, revelou que a EDP não tinha desistido de realizar uma emissão de dívida em dólares, estando a aguardar por melhores condições para a concretizar depois do Verão. A eléctrica admitiu na altura o interesse em realizar uma emissão em dólares, que poderia ascender a mil milhões de dólares. “A culpa de não ter havido emissão em dólares foi do senhor Bernanke, que resolveu abrir a boca e fechou o mercado”, criticou o CFO da EDP.

A emissão da EDP surge no dia em que também a Caixa Geral de Depósitos anunciou que está a preparar uma emissão de obrigações hipotecárias. Os emitentes aproveitam a descida dos juros da República Portuguesa no mercado secundário, um sinal de maior procura dos investidores por activos de maior risco. O IGCP deve em breve avançar com a emissão de dívida de longo prazo, no âmbito da estratégia de regresso ao país ao financiamento autónomo e fim do programa de assistência.

O Morgan Stanley, RBS, Société Générale Corporate & Investment Banking, UBS Investment Bank e Espírito Santo Investment Bank actuaram como "Joint Lead Managers" da transacção

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas entradas a todos e como possivel invts. vejam a 3w que pagou o cupão.

Após um longo periodo de ausência BemVindo Bushy!!!!!!

Aproveito igualmente para desejar a todos um excelente 2014!!!! E esta a começar em grande Ot´s a baixar percepção do risco psi20 em grande!!!!

A pergunta que me coloco é onde colocar o s ovos, ou seja, que ajuste fazer a minha carteira para aproveitar ao máximo este BULL?? Aumentar exposição ao psi20? O que acham?

Sobre as OT37 entrei muito alto a 74 e andei a marinar quase 9 meses julgo que vou deixar andar se passar a barreira dos 85/90 analiso possivel venda o cupão não é nada de especial mas dadas as taxas de referencia para dp´s não é mau de todo!!!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites