Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Obrigações

Recommended Posts

O banco Invest tem sempre melhores preços para as obrigações que o banco BIG, creio que foi o ruicarlov que tinha dito que isso de deve ao facto de no BIG ser o valor real assim que damos a ordem online aquele preço está garantido enquanto que no Invest damos a ordem de compra e eles vão negociar em bolsa a obrigação.

Alguém me pode confirmar isto e se sim qual dos dois bancos oferece normalmente melhores preços.

Desde já o meu muito obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 3,2k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Bushy

541

• afer

219

• PNogueira

195

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Parece ser um excelente negócio para o Benfica e para as entidades financeiras envolvidas.

Olha que não, também aqui faz todo o sentido ver a situação dessas empresas, pois basta um "problema" e reflecte-se na cotação da obrigação. É claro que para quem quiser levar até à maturidade pouco i

Título Emitente Cotação % YTM % Cupão % Maturidade O.T. 5% Junho 15/06/2012 REPÚBLICA PORTUGUESA 99,9200 5,1646 5,0000 15-06-2012 O.T. 5,45% 23/09/2013 REPÚBLICA PORTUGUESA 90,0950 12,6065 5,4500

Posted Images

Segundo me informou o meu gestor de conta do banco invest, as obrigações que são visíveis no site são as que o banco detém e por isso são vendidas ao preço que lá está afixado. Por outro lado podes pedir ao teu gestor outras obrigações, e essas sim, são compradas ao preço de mercado no momento do negócio (que não se pode prever com exactidão), e também acarretam outros custos de negociação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas

Tenho um dinheirito que vai vencer agora num DP, e queria aplicá-lo de novo.

Já conheço os produtos do Privatbank e do Invest e tenho lá DPs, mas agora gostava de diversificar e se possível apanhar os "bons negócios" que se podem fazer ao comprar obrigações  em mercado secundário, que entretanto tivessem "caído" muito, para garantir uma boa rentabilididade.

Não me interessam prazos longos e obrigações de empresas no mínimo duvidosas, mas sim empresas que garantam alguma "segurança"

Neste campo do mercado secundário, quais as melhores obrigações, com estas características?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

CLN só aconselho a quem tiver uma boa noção do risco adicional envolvido face às obrigações séniores.

Havendo as obrigações também da EDP (

), com uma YTM de 8%, parecem-me de momento uma das melhores opções em termos de risco/retorno.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nas obrigações e muito resumidamente tens o risco de crédito da entidade de referência, nos CLNs para alem da entidade de referência tens da entidade emitente, daí as taxas nos CLNs serem mais altas e pagam o juro mensalmente, penso que em qualquer produto temos de ter a noção do "risco" na verdade não ha produtos sem risco, até os DPs o têm, mesmo a questão da FGD é complicado, porque se eventualmente um grande banco abrisse falência, acham que esse Fundo de Garantia ia chegar para todos?... portanto a questão neste tipo de produto (Obrigações, CLNs) é sempre a mesma: Achamos que uma EDP/PT poderá abrir falência nos próximos 3 anos? mesmo em relação aos CLNs, em que ha também o risco de crédito da entidade emitente, que pode ser um Espirito Santo Investment, a pergunta seria a mesma, EDP falência? Espirito Santo Investment falência?... só para acrescentar, que os CLNs têm tido bastante procura e têm sido todos os meses subscritos na totalidade, as pessoas percebem que é um produto, embora classificado de risco elevado, acaba por não o ser, só no exemplo que vos dei, 20.000€ aplicados estamos a falar em 100€ a cair na conta todos os meses...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nas obrigações e muito resumidamente tens o risco de crédito da entidade de referência, nos CLNs para alem da entidade de referência tens da entidade emitente, daí as taxas nos CLNs serem mais altas e pagam o juro mensalmente, penso que em qualquer produto temos de ter a noção do "risco" na verdade não ha produtos sem risco, até os DPs o têm, mesmo a questão da FGD é complicado, porque se eventualmente um grande banco abrisse falência, acham que esse Fundo de Garantia ia chegar para todos?... portanto a questão neste tipo de produto (Obrigações, CLNs) é sempre a mesma: Achamos que uma EDP/PT poderá abrir falência nos próximos 3 anos? mesmo em relação aos CLNs, em que ha também o risco de crédito da entidade emitente, que pode ser um Espirito Santo Investment, a pergunta seria a mesma, EDP falência? Espirito Santo Investment falência?... só para acrescentar, que os CLNs têm tido bastante procura e têm sido todos os meses subscritos na totalidade, as pessoas percebem que é um produto, embora classificado de risco elevado, acaba por não o ser, só no exemplo que vos dei, 20.000€ aplicados estamos a falar em 100€ a cair na conta todos os meses...

D@vid: Queres dizer com isso que caso alguem possua obrigacoes e a entidade emitente, ou intermediario (banco) vá a falencia, o investidor nao ficaria a arder?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

D@vid: Queres dizer com isso que caso alguem possua obrigacoes e a entidade emitente, ou intermediario (banco) vá a falencia, o investidor nao ficaria a arder?

Não sou o D@vid, mas, da leitura do post dele, o que ressalta é a opinião de que é pouco provável a EDP ou o BES falirem. Claro que bastará acontecer isso a uma das empresas para que as perdas com a CLN sejam uma realidade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também foi o que me pareceu.

Nesse caso, a nível de garantias, parece-me que temos as seguintes diferenças:

Obrigações: emitente vai à falência - só reavemos alguns "restos" da venda dos activos da empresa (tipo 30%)

Intermediário vai à falência - continuamos a ter as obrigações ou então somos reembolsados pelo SII (Sistema de indemnização aos Investidores)

CLN: emitente ou intermediário vão há falência - perdemos o dinheiro (todo ou reavemos algum?  :-\ )

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Um dos factores foi certamente o facto de na última sexta feira terem vencido as obrigações do estado Português de 2012 o que levou a que existisse muito liquidez nos mercados.

E claro as pessoas que tinham dinheiro investido nessas obrigações e que deram bons lucros quiseram reinvestir eu acompanhei várias as que tiveram uma maior descida foram as da (Parpública 3.5 07/08/13) na semana passada chegaram a estar a dar uma Yield bruta de 14,17 e para quem as queira comprar hoje apenas dão 11,11

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também foi o que me pareceu.

Nesse caso, a nível de garantias, parece-me que temos as seguintes diferenças:

Obrigações: emitente vai à falência - só reavemos alguns "restos" da venda dos activos da empresa (tipo 30%)

Intermediário vai à falência - continuamos a ter as obrigações ou então somos reembolsados pelo SII (Sistema de indemnização aos Investidores)

CLN: emitente ou intermediário vão há falência - perdemos o dinheiro (todo ou reavemos algum?  :-\ )

Ruicarlov,

Esse ponto é muito importante nas obrigacoes. Saber se sim ou nao caso o intermediario vá abaixo continuamos a ter os titulos por inteiro nas nossas maos. Porque nao sendo assim, quem investir mais $$ em obrigacoes teria de comecar a subscreve-las em bancos diferentes para diminuir o risco. Um pouco como os DP's para a situacao do fundo de garantia ate um maximo de 100K/titular/instituicao.

Quem é que poderia esclarecer isto com total certeza?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites