Ir para o conteúdo
Hugo.marqued

Ordenado sócio gerente inferior ao de um funcionario...É possível???

Recommended Posts

Hugo.marqued

Sou sócio gerente de uma empresa de software. Somos 2 sócios com 50/50 e ambos auferimos um ordenado de aproximadamente 1500€. Estamos numa altura que necessitamos contratar programadores com muita experiência e os ordenados deste tipo de funcionários e superior aos 1500€ que os sócios auferem. Posso eu contratar um funcionario que fique a ganhar mais que os sócios? Ou tenho que também aumentar o salário dos sócios para o mesmo valor?

Obrigado pelas vossas respostas.

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
TiagoF

Uma coisa não tem nada a ver com a outra, você paga o que acordar com o programador, independentemente de quanto seja.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Hugo.marqued

O que o meu contabilista diz e que um sócio gerente nao pode ganhar menos que um funcionario. O que ele diz e que o estado faz isto pois sabe que como sendo sócios gerentes podem sempre arranjar forma de retirar dinheiro por fora e para evitar isso o estado obriga a isso, senão o que aconteceria e que os sócios declaravam todos o ordenado minimo para evitar pagar impostos e para compensar o baixo ordenado retiravam dinheiro por fora através de despesas,etc etc....

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Hugo.marqued

Estou a falar num funcionario que ira pertencer aos quadros da empresa, nao se trata de contratar um serviço em forma de avença, n sei se muda alguma coisa

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
TiagoF

Sinceramente isso não faz muito sentido, mas espere que mais alguém aqui venha dizer qualquer coisa ou informe-se com outra pessoa do ramo porque a informação que o seu contabilista lhe está a dar parece-me errada, pelo menos do ponto de vista legal não tenha qualquer problema, agora se esse facto poderá desencadear uma fiscalização já não lhe consigo confirmar ou desmentir.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Pedro Pais

Os sócios não recebem salário, mas sim participação nos lucros.

Se forem gerentes então o cargo é normalmente remunerado, que pode ser de qualquer valor, desde que aceite pelas partes (gerentes e sócios). O Código das Sociedades Comerciais define ainda que em certas circunstâncias a remuneração dos sócios gerentes podem ser reduzidas pelo tribunal, a requerimento de qualquer sócio, em processo de inquérito judicial, quando forem gravemente desproporcionadas quer ao trabalho prestado quer à situação da sociedade.

Dito isto, a remuneração da gerência pode ser mais baixa do que a dos empregados. De qualquer forma, esta é a minha opinião a título pessoal e informal, pelo que é sempre melhor obter aconselhamento junto de um profissional credenciado com conhecimentos em direito societário.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloagsantos

Pergunte ao contabilista qual a base legal para o que afirma.

Também gostava de saber isso...

realmente, agora gostava de saber o diploma, portaria, etc, que afirma isso.

levando isso à letra num clube de futebol o ordenado do presidente teria que ser superior aos dos futebolistas?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante Berta Cunha

Boa noite,

Preciso por favor que me esclareçam o seguinte:

Uma empresa com dois socios gerentes que só trabalham a part time cada um, qual o valor do vencimento que devem declarar e consequentemente a segurança social que devem pagar. Neste momento estão a descontar sobre 419,22, mas não é o valor correto que recebem mas sim metade do ordenado minimo.

Aguardo uma resposta

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante Nuno Reis

Boa tarde,

hoje o meu contabilista veio-me com esta mesma conversa. Será isto mesmo verdade, eu tenho uma empresa que presta serviços médicos e para isso preciso contratar médicos que obviamente ganham muito mais que eu. Somos dois sócios gerentes, se tiver de aumentar os ordenados dos dois sócios mais vale fechar a empresa, será isto possível? Eu nem quero acreditar nisto... Mas porque raio o Estado tem o direito de mandar nisto? Que porcaria de país este..

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia
hoje o meu contabilista veio-me com esta mesma conversa. Será isto mesmo verdade, eu tenho uma empresa que presta serviços médicos e para isso preciso contratar médicos que obviamente ganham muito mais que eu. Somos dois sócios gerentes, se tiver de aumentar os ordenados dos dois sócios mais vale fechar a empresa, será isto possível? Eu nem quero acreditar nisto... Mas porque raio o Estado tem o direito de mandar nisto? Que porcaria de país este..
às vezes há mitos que se espalham... ou coisas que foram mas já deixaram de ser só que continua toda a gente a praticar pela cartilha antiga, como aprendeu...

É perguntar ao contabilista qual a base legal para essa afirmação. E depois, sim, pode-se consultar a legislação e ver se é mesmo assim, se há exceções, etc.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa