Ir para o conteúdo
Visitante nuno moreira

Entrega em conjunto de IRS

Recommended Posts

Visitante nuno moreira

Boa tarde,

eu e a minha companheira vivemos juntos desde Jan de 2010, fizemos a mudança da morada fiscal nesse mesmo mês, podemos entregar a declaração em conjunto? ou só no proximo ano?

Obrigado

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Eu tenho ideia que é só no próximo ano, uma vez que em 31 Dez 2011 ainda não tinham completado os 2 anos. É a essa data que se refere a entrega de declaração de rendimentos...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Modelo3

Nuno, em 2011 tivemos também limites no âmbito dos Estatutos dos Benefícios Fiscais. Estes limites foram agravados para 2012, para além do limite máximo de reembolso.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante nuno moreira

tenho de simular para ver o que compensa mais, as unicas deduções são com os encargos do crédito a habitação, mas como a diferença de salarios é muito grande penso que compensa entregar em conjunto

A minha companheira descontou para IRS cerca de 70€ e eu mais 3000€ por isso acho que pode compensar, a minha duvida era mesmo se ja podiamos entregar em conjunto ou não, a de 2009 e de 2010 entregamos em separado mas já com a mesma morada fiscal, penso que a partir de 10 de Janeiro já podemos considerar que vivemos em união de facto pois ja temos mais de 2 anos na mesma morada fiscal, logo segundo o meu raciocinio na altura de entrega da declaração de IRS já podiamos entregar em conjunto

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Modelo3

Olá Nuno,

duas notas: a união de facto é um estatuto legal que não depende de entregarem a declaração com a mesma morada durante dois anos mas sim de, comprovadamente, partilharem casa, mesa e leito (podes confirmar no código civil). A segunda nota refere-se a ser essa a situação em que compensa declarar união de facto, quando existe uma grande diferença de rendimentos.

Cumps,

Celso

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante nuno moreira

nós mudamos a morada fiscal a vivemos mesmo junto desde essa data, quer dizer, até vivemos juntos à mais tempo, só que só quando adquirimos casa própria é que mudamos a morada fiscal, que foi em Janeiro de 2010, só mais uma duvida, se eu casar em Janeiro deste ano tenho de entregar a declaração em conjunto correcto? mesmo que em 31 de dezembro de 2011 não estivesse casado, certo?

já mandei um mail às finanças e a resposta que tive foi uma cópia do artigo 14º, enfim...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Modelo3

O comprovativo podem ser testemunhos de outras pessoas :-) Mas pronto, estão com a mesma morada fiscal e isso já é bom. Se casares em Janeiro só são obrigados a entregar declaração em conjunto em 2013. Para a que vão entregar daqui por uns meses, ou entregam em união de facto ou como solteiros.

Espero que tenha ajudado de alguma forma.

Cumps,

Celso

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Jonsi

Tenho uma questão relacionada.

Casei no decorrer do ano de 2011. Já tínhamos morada fiscal anteriormente, mas entregue IRS separados. Este ano já somos obrigados a entregar em conjunto?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante Visitante

Boa noite,

Só poderá entregar o IRS em conjunto com a sua namorada quando tiver 2 anos efetivos de morada fiscal. Se vivem juntos desde Jan/2010, então só poderá entregar o IRS em conjunto em 2013 (respeitante ao ano de 2012). Este ano a entrega será do IRS de 2011, logo não poderá fazê-lo. As Finanças contam 2 anos desde o dia/mês/ano em que têm morada fiscal em conjunto.

Espero ter ajudado, é que a mim aconteceu-me a mesma situação.

Cumprimentos,

CM

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante jonsi.lx

Boa tarde.

Obrigado pela informação.

De facto já temos 2 anos efetivos de morada fiscal (out 2009), logo teremos que entregar o IRS juntos.

Aproveito para colocar outra questão. Nos últimos anos tenho entregue IRS na última fase (Rendimento dependente + independente). A minha esposa costuma entregar na 1.ª fase pois é rendimento dependente. Como vamos entregar o IRS juntos, teremos que entregar na 2.ª fase, correto?

Obrigado.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

De facto já temos 2 anos efetivos de morada fiscal (out 2009), logo teremos que entregar o IRS juntos.

Mesmo que nem sequer tivessem a mesma morada fiscal - estando casados é obrigatório entregar a declaração conjunta (a menos que estivessem numa situação de separação de facto - espero que não ao fim de tão pouco tempo ;)).

Aproveito para colocar outra questão. Nos últimos anos tenho entregue IRS na última fase (Rendimento dependente + independente). A minha esposa costuma entregar na 1.ª fase pois é rendimento dependente. Como vamos entregar o IRS juntos, teremos que entregar na 2.ª fase, correto?

Correto

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
ceteris

Sou casado há 7 anos em regime de separação de bens, e temos feito a declaração de IRS de forma conjunta. A minha pergunta é a seguinte:

Podemos fazer a próxima declaração (2012) em separado?

Isto por vários factores, um deles é os benefícios fiscais, o outro está relacionado com o facto de estarmos em escalões diferentes e para um casal que faz as suas contas separadas é algo confuso...

Julgo que estarmos casados com regime de separação devia implicar essa possibilidade, porque duas pessoas decidem casar com as suas finanças separadas e o governo obriga a declarar em conjunto? Não faz muito sentido.

Já no empréstimo para a compra da casa permitem fazer tudo por separado, como é odvio, até poupamos dinheiro no seguro de vida (só um) e outros encargos.

Pode alguém esclarecer este assunto? Será que podemos entregar a declaração de IRS por separado?

Obrigado.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa