Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Poupanças Plus - BES

Visitante nuno gv

Recommended Posts

Visitante luis LMG

Pois José.v essa resposta já eu tive à meses, agora espero ter a resposta com solução?

São uma cambada de gatunos, isto vai acabar mal, os clientes com poupanças plus estão nos limites, ou devolvem o nosso dinheiro, já acabou a paciência.

Cumprimentos e coragem a todos, vamos gritar aos balcões do Novo Banco e revendicaro que nos devem.

Luis

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 622
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• miza

64

• pauloaguia

21

• Pedro Eduardo

17

Top Posters In This Topic

Popular Posts

O que eu acho mais estranho é que todos dizem que lhes foi proposto deposito a prazo e o capital era garantido... alegando desconhecerem este produto do BES e suas possíveis consequências. Eu após ad

Boa noite a todos hoje passados dois meses tive uma resposta da cmvm a um email meu enviado dia 13 de novembro mando-vos uma copia, as justificações continuam as mesmas de 6 de novembro http://www.cmvm.pt/cmvm/apoio%20ao%20investidor/faq/pages/06102014.aspx

nao sei se é bom ou mau para nos

obrigado

jose.v

Exmo. Senhor,

não execução de qualquer operação de compra de ações preferenciais ou unidades de participação em veículos cujos ativos sejam constituídos por obrigações emitidas pelo Banco Espirito Santo, SA” (sublinhado nosso);

dependerá das opções comerciais do Novo Banco, que, todavia, deverão ser compatíveis com as orientações do Banco de Portugal e da CMVM;

08.01.2015   

Maria Igreja – Diretora

Pedro Ribeiro – Economista

[table][tr] [td] [img width=57 height=77]http://www.forumfinancas.com/mailbox:///C:/Users/jv%20.pc/AppData/Local/Microsoft/Windows/Temporary%20Internet%20Files/Content.IE5/M5GVEOKA/51710%20_N_R%2051710_RCL_DAIC_NAI_2014_56.eml?number=0&part=1.2&filename=image001.png

[/td] [td]

[/td] [td] 

[/td] [/tr][/table] 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Dado que a CMVM entende que o NB deve assegurar a recuperação da totalidade do capital investido na maturidade do investimento, será que nos casos em que essa maturidade já foi atingida e o capital não foi pago, que o investidor pode invocar o Sistema de Indemnização aos Investidores? Salvo erro este cobre até 25.000€ por titular...
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante luis LMG

Boa tarde, pois a sua situação é a mesma que a minha, tenho tudo o que poupei durante ema vida inteira como imigrante em França, e meti nas mãos desses gatunos, e efetivamente está tudo bloqueado, elem de já ter vencido desde agosto e setembro 2014.

Mandei cartas e email para o Banco de Portugal, CMVM, Novo Banco, reclamando o dinheiro que apliquei em a Poupanças plus, certamente com você, e a resposta é sempre a mesma, "estamos a aguardar para dar uma solução,.

Solução a quê, eu de certeza todos nós depositamos o nosso dinheiro e em aplicações que nos venderão gato por lebre, fomos enganados por esses ladrões que manipulavam as contas e que ninguém controlava, além de haver em Portugal entidades e pessoas que eram pagas para o fazer, e assim sendo são tão responsáveis como os que desviaram o nosso dinheiro.

Se alguém tiver uma ideia para avançarmos, enviem, vamos ter que nos mexer, porque até a data o Novo Banco e a copia do que era o BES, parole, parole..........e os meses vão passando e nós sem o dinheiro que nos pertence.

Cumprimentos

Luis

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia a todos, se é que para nós pode ser bom dia...

Fui uma vez mais hoje ao balcão do NB e o gestor literalmente, já sem desculpas do jogo do empurra culpas, não sabe dizer nada! Acha que até à venda do NB vamos ter uma resposta, mas trata-se de uma mera opinião.. Que fazer?

Será que podemos accionar o Sistema de Indemnização para as PP que já atingiram maturidade como diz o Sr pauloaguia?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pelo que li em http://www.cmvm.pt/CMVM/Apoio%20ao%20Investidor/Faq/Pages/SistemadeIndemniza%C3%A7%C3%A3oaosInvestidores.aspx#2 o ponto 6 e 20 estabelecem os requisistos para se accionar o SII.. O ponto 6 preenchemos todos os requisistos mas o 20 deixa-me dúvidas pois ninguém sabe se o NB tem dinheiro e quer "prender" os investidores porque vão tirar de lá todas as poupanças ou não tem dinheiro..

6. Quando é que o investidor beneficia da cobertura do SII?    No caso de se preencherem cumulativamente os seguintes pressupostos:

a) O intermediário financeiro em incumprimento ser entidade participante do SII (ver lista das Entidades Participantes);

B) O investidor ser elegível para efeitos da cobertura;

c) O crédito do investidor ser elegível para efeitos de cobertura, isto é respeitar a operações sobre instrumentos financeiros cobertos ou a dinheiro entregue ao IF que tenha sido expressamente destinado ao  investimento em instrumentos financeiros cobertos.

20. Em que situações é acionado o SII? O SII é acionado quando:</blockquote>

a) O participante do SII não tenha capacidade financeira para restituir ou reembolsar ao investidor os instrumentos financeiros ou dinheiro nele depositado para ser aplicado em instrumentos financeiros e o Banco de Portugal, depois de ouvir a CMVM, constate que o participante não conseguirá fazê-lo brevemente;

B) O Banco de Portugal comunique a decisão de revogar a autorização para o exercício de atividade à entidade participante no SII;

c) Relativamente a instituições com sucursais em Portugal, quando for recebida a notificação da autoridade de supervisão do país de origem comprovando que se encontra suspenso o exercício de direitos dos investidores a reclamarem os seus créditos sobre essa entidade.</blockquote>

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pelo que li em http://www.cmvm.pt/CMVM/Apoio%20ao%20Investidor/Faq/Pages/SistemadeIndemniza%C3%A7%C3%A3oaosInvestidores.aspx#2 o ponto 6 e 20 estabelecem os requisistos para se accionar o SII.. O ponto 6 preenchemos todos os requisistos mas o 20 deixa-me dúvidas pois ninguém sabe se o NB tem dinheiro e quer "prender" os investidores porque vão tirar de lá todas as poupanças ou não tem dinheiro..

Não estou a ver o BdP a revogar a autorização para o exercício de atividade ao Novo Banco. Mas pode ser uma forma de acelerar o processo, porque isso vai implicar que o banco tenha de reembolsar o cliente "brevemente" (é pena não haver uma definição para esta palavra, no entanto). Se o pedido para accionar o fundo fizer referência ao prazo que já passou desde a suposta data de reembolso, diria que a coisa tem de andar ou para um lado ou para o outro...
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois caro pauloaguia.. Aí é que está o problema porque esse brevemente dizemos nós em Direito que são conceitos indeterminados e tal como disse não há uma definição...

Nem sei que faça.. Accioando o fundo o nr de acção que somos detentores é vendida ao preço em que estão correcto? E não ao preço que supostamente o Banco assumia que comprava no final do contrato... De certeza que vai implicar bastante perda  :-\

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Accioando o fundo o nr de acção que somos detentores é vendida ao preço em que estão correcto? E não ao preço que supostamente o Banco assumia que comprava no final do contrato... De certeza que vai implicar bastante perda  :-\

Accionando o fundo, quem paga é o SII, depois de validar que realmente tal montante é devido pela instituição (e pelo que já aqui muita gente disse a CMVM concorda que sim) e de que se cumprem os demais requisitos para recorrer ao SII. Depois é um problema entre o SII e a instituição garantir que a instituição paga ao fundo aquilo que adiantou aos clientes. No limite, o SII poderia pedir a falência da instituição para ser ressarcido dos valores em dívida, como qualquer outro credor (incluindo os clientes das poupanças plus, por exemplo).

Agora, nem eu estou muito por dentro do problema, nem sou parte interessada. Só me pareceu que, a partir do momento em que a CMVM declarou que o NB deve reembolsar na totalidade o investimento, que se podia aplicar - cabe a cada um ver se a situação se enquadra no seu caso concreto ou não.

Eu diria que se houver alguém nesta situação que ache que o SII pode ser accionado, deve informar-se de como o fazer e colocar as questões todas ao SII. Porque se eu o fizer, provavelmente vão-me colocar questões de volta ou responder com argumentos que eu não vou saber responder ou comentar...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante sergio silva

boa tarde..

meu pai tem duas aplicações que já venceram em novembro 2014, depois de varias idas ao balcão do novo banco ele foi ao banco de Portugal no porto e foi aconselhado a enviar uma carta registada ao banco de Portugal e ao novo banco.

agradecia que alguém postaste um modelo de carta para esse efeito, sou emigrante e não tenho a certeza de conseguir uma carta em condições... obrigado desde já..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde, no que respeita a uma carta registada em condições ajudo-o sem problema pois sou jurista. Até podíamos enviar todos uma, mas qual e o objectivo da carta? E que eu já escrevi para o banco de Portugal sobre este assunto e eles disseram que quem tinha de nos ressarcir era o NB uma vez que o produto tinha transitado...

Também já reclamei, eu e pelo que sei outros quantos clientes, para o NB..

Passado algum tempo, cerca de um mês, recebe uma carta em casa em resposta à sua reclamação que é igual para todos os clientes que reclamaram e já foi aqui publicada anteriormente... Por isso não me parece que a carta registada vá resolver alguma coisa, infelizmente.. E olhe que já andamos nesta luta, eu e muitos clientes, desde finais de agosto caro SergioSilva...

Se em breve, e breve refiro-me ao mês de Fevereiro, não tivermos resposta, vamos ter de tomar medidas accionando, ou tentando, o SII junto da CMVM ou metendo uma acção colectiva em tribunal..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante loulou.s

até que enfim já há pessoas na rua a manifestarem para nos desbloquearem o que é nosso !!!!!!!porque isso é uma vergonha seja para os de cá ó para os que estão emigrados..a cmvm quer, o novo banco diz que tanbem quer , então porque é que o bdp anda a chular as pessoas?? fazendo as deprimir e angustia-las ???  a aqui alguem que tem o nome o endereço ,mail dessa assoçiação ?? se não nos mexemos , numca mais nos pagam. já a mexer-se é complicado , agora imaginem a estarmos caladinhos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

até que enfim já há pessoas na rua a manifestarem para nos desbloquearem o que é nosso !!!!!!!porque isso é uma vergonha seja para os de cá ó para os que estão emigrados..a cmvm quer, o novo banco diz que tanbem quer , então porque é que o bdp anda a chular as pessoas?? fazendo as deprimir e angustia-las ???  a aqui alguem que tem o nome o endereço ,mail dessa assoçiação ?? se não nos mexemos , numca mais nos pagam. já a mexer-se é complicado , agora imaginem a estarmos caladinhos.

[/quote

Acho que esta enganado.. No caso das poupança plus não e o Banco de Portugal que esta a colocar entraves.. E o Novo Banco pois o BP respondeu-me dizendo que já tinha dado indicações para isso ser pago, bem como a CMVM e o auditor externo.. O NB é que nem paga nem diz se paga ou quando paga.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ola a todos,

Como disse a Miza, temos de esperar mais algum tempo e ver se o banco nos dá uma proposta. Caso contrário teremos de meter o Novo Banco em tribunal numa acção colectiva...

Ainda assim estou convencido que tudo se vai resolver da melhor maneira com uma proposta idêntica ais detentores de obrigações poupança +.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ola e para dizer que falei com o meu gestor de conta e ele disse que até final de janeiro tem que resolver todas as gestao de carteiras e para as poupanças plus que sao series comerciais bes que transitaram para o novo banco sao obrigados a devolver o nosso dinheiro mas já faz muito tempo temos que nos unir todos e fazer força pois já passou muito tempo as primeiras séries comerciais ja resolveram a tres meses nao sao mais que nós eles diziam que para os imigrantes era melhor neste tipo de aplicaçoes agora que paguem o que nos devem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante marisa00

Boa noite a todos,

Para começar peço desculpas por o meus erros em Português, vai fazer um tempo que não tenho escrevido.

Meus pais são clientes ha anos do BES que tornou-se a ser o Novo Banco e, como muitos de vocês confiaram no seu gestor, sem saber e perceber em que é que estavam a investir o seu dinheiro. Dinheiro que representa a poupança de uma vida enteira.

De agosto até hoje, o NOVO BANCO serve o mesmo discurso : esperam as decisões da banca de Portugal.

Meus pais são imigrantes no estrangeiro, eles não têm informaçãos e não sabem se eles vão receber o seu dinheiro. Foi por acaso que eles ficar a saber  do desmantelamento do BES em agosto. 

Parece que meus pais têm ações Euroaforro 8 que são valores mobiliares.

De acordo com a publicação no site da CMVM datado de 06 outubro de 2014 :

6. O que são os títulos com um código que se inicia por SCBES (Séries Comerciais) e qual a situação dos seus detentores?

O código que se inicia por SCBES é um código meramente interno utilizado pelo BES. Estes instrumentos correspondem a investimentos em obrigações (emitidas pelo BES) ou ações preferenciais (de entidades relacionadas com o BES), e foram designados pelo BES como Séries Comerciais. Na sua substância, consistiu na aquisição de títulos pelos clientes em mercado secundário, com a promessa de recompra futura pelo BES, numa data predeterminada e a um preço predefinido, prometendo desta forma ao cliente, na maturidade do investimento, a recuperação do capital investido, assim como da rentabilidade acordada.

Por isso, a CMVM transmitiu ao Novo Banco a orientação de que tais compromissos com os clientes deverão ser respeitados. A administração do BES e o auditor externo tiveram o mesmo entendimento, tendo nas contas referentes a Junho de 2014 sido constituídas provisões específicas para eventuais perdas decorrentes da satisfação daqueles compromissos. A forma como tais compromissos serão satisfeitos dependerá das opções comerciais do Novo Banco, que, todavia, deverão ser compatíveis com as orientações do Banco de Portugal e da CMVM.

Eu entendo que BANCO NOVO deve respeitar os seus compromissos, tenho razao de esperar uma soluçao ?

Há uma maneira de acelerar as coisas?

Jà devoler o dinheiro a alguien?  :-\

Agradeço antecipadamente pelas suas respostas, que espero sejas positivas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite a todos,

Para começar peço desculpas por o meus erros em Português, vai fazer um tempo que não tenho escrevido.

Meus pais são clientes ha anos do BES que tornou-se a ser o Novo Banco e, como muitos de vocês confiaram no seu gestor, sem saber e perceber em que é que estavam a investir o seu dinheiro. Dinheiro que representa a poupança de uma vida enteira.

De agosto até hoje, o NOVO BANCO serve o mesmo discurso : esperam as decisões da banca de Portugal.

Meus pais são imigrantes no estrangeiro, eles não têm informaçãos e não sabem se eles vão receber o seu dinheiro. Foi por acaso que eles ficar a saber  do desmantelamento do BES em agosto. 

Parece que meus pais têm ações Euroaforro 8 que são valores mobiliares.

De acordo com a publicação no site da CMVM datado de 06 outubro de 2014 :

6. O que são os títulos com um código que se inicia por SCBES (Séries Comerciais) e qual a situação dos seus detentores?

O código que se inicia por SCBES é um código meramente interno utilizado pelo BES. Estes instrumentos correspondem a investimentos em obrigações (emitidas pelo BES) ou ações preferenciais (de entidades relacionadas com o BES), e foram designados pelo BES como Séries Comerciais. Na sua substância, consistiu na aquisição de títulos pelos clientes em mercado secundário, com a promessa de recompra futura pelo BES, numa data predeterminada e a um preço predefinido, prometendo desta forma ao cliente, na maturidade do investimento, a recuperação do capital investido, assim como da rentabilidade acordada.

Por isso, a CMVM transmitiu ao Novo Banco a orientação de que tais compromissos com os clientes deverão ser respeitados. A administração do BES e o auditor externo tiveram o mesmo entendimento, tendo nas contas referentes a Junho de 2014 sido constituídas provisões específicas para eventuais perdas decorrentes da satisfação daqueles compromissos. A forma como tais compromissos serão satisfeitos dependerá das opções comerciais do Novo Banco, que, todavia, deverão ser compatíveis com as orientações do Banco de Portugal e da CMVM.

Eu entendo que BANCO NOVO deve respeitar os seus compromissos, tenho razao de esperar uma soluçao ?

Há uma maneira de acelerar as coisas?

Jà devoler o dinheiro a alguien?  :-\

Agradeço antecipadamente pelas suas respostas, que espero sejas positivas.

http://observador.pt/2014/08/17/credit-suisse-ajudou-vender-titulos-de-offshores-com-divida-ges/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sr Pedro, este titulos de divida Bes foram "vendidos" a clientes que nao tinham e algums infelizmente ainda nao se aperceberam do facto que simplesmente podem nao voltar a ver o seu dinheiro. ONovo Banco tem a responsabilidade conforme a nota da CMVM de cumprir os compromissos assumidos independentemente do facto de os clientes serem residentes no estrangeiro ou nao. As aplicacoes similares de residentes ja foram tratadas, pq e que os nao residentes continuam a espera? Por serem ativos diferentes? 

Qualquer comprador do NB deve ter em conta que adquirir um banco que tem estes assuntos pendentes ou nao pagou tera repercussoes no seu negocio serias e graves em Portugal e no estrangeiro por muitos, muitos anos, as pessoas nao esquecem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Sergio morgado

Olá amigos eu tambem estou bastante insatisfeito com as informações que me chegam do banco novo :

Sou cliente do bes há mais de trinta anos, hoge inflizmente ,@sinto que a gerencia do banco novo não está a fazer o nesseçário para guardar os clientes .

Sou emigrante ,vivo em Paris 17 , encontro as mesmas dificuldades que voçês teêm com o produto poupança plus: já lá vâo seis meses há espera , e as informações sâo sempre as mesmas esto ė ,o banco está a tentar neguciar com o banco de Portugal ?a Será verdade ou estaram,eles a ir vivendo com o nosso dinheiro?

Pensando bem o que tanto nos custou a ganhar e a pôr  de ládo que ainda é mais difícil hoge paresse nâo ser nosso!!

Se estiverem de acordo comigo e como a uniâo faz a força todos juntos representados por um advogado os custos sâo minimos :

Vamos todos juntos pedir o que muito nos custou a ganhar, que muita falta nos faz!..

Um abraço para todos :

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite,

Estive hoje a falar com o meu gestor. Ele disse-me que em principio tudo o que passou para o novo banco que era pago mas nao sabe quando.

Sobretudo, escrivam a CMVM.

Acabaram hoje de pagar as carteiras de titulos.

Vamos esperar mas algun tempo senao temos que nos juntar para decedir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante santos123

Boa noite a todos,

Sou mais um dos lesados e enganado pelos gestores e gerente do ex BES. O que nos dizem a todos é que estão a tentar resolver a situação da Poupança Plus e do Top Renda, acções de vários grupos. Já tive reuniões com o director comercial do centro e do Norte do Novo Banco, e já me desloquei pessoalmente à sede do Novo Banco em Lisboa. Eu aconselho a todos a escreverem ao Novo Banco, ao Banco de Portugal e à CMVM para denunciar a situação, coisa que eu já fiz. Prometeram que resolviam a situação até ao fim do ano de 2014, agora dizem até ao fim de Janeiro mas o final do mês é dentro de 2 dias! Já resolveram o problema da gestão de carteiras, o que na minha opinião são casos diferentes do Poupança Plus. Contudo vou acreditar no bom senso dos directores porque falar com balcões já não vale a pena. Teremos possivelmente de nos organizar para tomarmos uma decisão em conjunto caso os nossos produtos não sejam resolvidos.

Saudações!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante luis LMG

Boa noite, concordo planeamento com a mensagem do Sr. Santos, eu também estou cansado de me deslocar aos balções do Novo Banco que me venderam as Poupanças Plus, e a resposta também é sempre a mesma que sita o Sr. santos, já tive varias reuniões com o diretor regional e diretor RE e é sempre a mesma resposta, também enviei carta regista para o Novo Banco, ao qual obtive a mesma resposta que nos balcões. Então enviei Emails desde o dia 07/01/2015 para o Banco de Portugal e CMVM com todos os anexos dos documentos e compromissos do novo Banco, mas até hoje não tive qualquer resposta do Banco de Portugal, além de ter reenviado varias vezes, quanto a CMVM foi contactado para enviar complemento de documentos e me informaram que já pediram esclarecimento desta situação ao Novo Banco, e o motivo por não estar a cumprir com os compromissos que tem com os clientes detentores de Poupanças Plus, até hoje aguardo resposta e solução para o reembolso do nosso património, mas nem só, á também os juros vencidos e os juros desde Agosto de 2014 até a data de libertação das Poupanças Plus, e até caso nós tivermos de recorrer para os tribunais, “espero que Portugal é um estado de direito e de Justiça”, também estão em coisa danos morais e pessoais que deveram ser reclamados, vamos nos organizando em grupo, para caso necessário fazer efetivamente uma ação conjunta. Deixo aqui o meu email lmgimoa@gmail.com para as pessoas pretenderem me contactar e que estejam na mesma situação com as Poupanças Plus.

Cumprimentos a todos, não podemos é baixar os braços, até que o Novo Banco nos devolva o que nos devem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites